quinta-feira, 8 de outubro de 2020

R E C A D O

 


 R E C A D O




Em virtude de solicitar aos alunos que coloquem nome, número, série e TEMA das atividades nos emails que me enviam e os mesmos teimarem em não colocar os dados que solicito para localizar e corrigir as atividades, comunico que a partir de agora só aceitarei as atividades pelo CLASSROOM. 

Obs:. Enviarei novamente os codigos das salas do Classroom nos grupos de WhatsApp das turmas. 

 Atenciosamente,

Prof Angela 



R E C A D O

                                                                        

 R E C A D O




Em virtude de solicitar aos alunos que coloquem nome, número, série e TEMA das atividades nos emails que me enviam e os mesmos teimarem em não colocar os dados que solicito para localizar e corrigir as atividades, comunico que a partir de agora só aceitarei as atividades pelo CLASSROOM. 

Obs:. Enviarei novamente os codigos das salas do Classroom nos grupos de WhatsApp das turmas. 

 Atenciosamente,

Prof Angela 


TECNOLOGIA - PROF ALICE

Pessoal,  já temos três atividades valendo nota nesse bimestre. Sendo assim, peço que na aula de hoje os que ainda não realizaram coloquem tudo em dia e me enviem até dia 13/10.  Dúvidas no e-mail. Um abraço.

e-mail: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br

PROFª CLEUSA | Eletivas Empreendedorismo 1ª, 2ª 3ª ANO

Alunos,

Peço que assistam os vídeos a seguir e entregue o trabalho abaixo.

 



A eletiva tem como finalidade contribuir para o aprendizado de uma cultura de respeito aos direitos fundamentais e às responsabilidades cidadãs, a partir da criação no ambiente escolar de espaços para a convivência harmônica baseada por fatores que envolvem a motivação humana, saem do seu local de residência habitual para outro local, gerando novas relações de importância cultural, social, econômica e ecológica entre os núcleos emissores e receptores. Através de diversas situações, o aluno poderá aperfeiçoar o olhar critico, o senso de preservação, sentir-se pertencente ao município e /ou a região e prepara-lo para o mundo do trabalho. Envolve a dimensão do turismo local, regional e global, sua relevância na valorização e preservação do patrimônio histórico cultural das localidades bem como a necessidade do seu desenvolvimento responsavel.

Questionário

1. Qual a finalidade da eletiva?

2. Como podemos trabalhar a eletiva?

3. Qual a função da eletiva?

 Enviem o trabalho para o e-mail: cleusamouracoelho@gmail.com




6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMPLETO (QUESTÕES: 01 ATÉ 12): CONTO (6º ANOS: A,B,C)

 

Leia o texto abaixo e depois responda as questões:

 

O JUMENTO 

Aluna Raylane Furtado de Sousa

Professor F. Maurício Araújo

 

            Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade, um fazendeiro que possuía um jumento que sabia falar. Esse animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele prontamente fazia.

            Mas o pobre do animal, apesar da sua capacidade de falar e entender o que seu dono dizia, não era valorizado, alimentava-se da pior comida e dormia no relento da noite fria.

               Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito longa, que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para trazer as mercadorias que compraria. Durante o percurso, o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O jumento começou a caçoar do seu dono, rindo e relinchando sem parar.

            O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de batê-lo, falava muitos palavrões com o desprovido animal. Não demorou em chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um camponês que passava por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender toda aquela situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva do jumento, foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:

            __Você quer comprar este jumento?

            __Quero, mas só tenho dez moedas. Respondeu o homem.

               __Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o fazendeiro.

            Assim, o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas de tão pouco valor que não davam para comprar nem sequer um saco de milho. Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem.

            Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe apresentou o jornal que destacava um camponês que possuía um jumento que sabia falar, muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.

                __ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o fazendeiro.

                __ Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo.

            O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal. Então, quando na rua passava, as pessoas perguntavam a razão de ter vendido seu animal, já que ele era diferente e sabia falar. Mas nem ele compreendia a burrice que havia feito.

            E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do bicho. Agora, dizem que o jumento vive comendo da melhor comida e bebendo do melhor vinho.

 

De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola João Moreira Barroso. 

São Gonçalo do Amarante. Adaptado pelo professor Francisco Maurício Araújo

 

1ª) O gênero do texto é

a) crônica, porque apresenta fatos do cotidiano.

b) conto, porque narra uma história ficcional, criada pela imaginação da autora.

c) lenda, pois apresenta personagens místicos e enredo fantasioso.

d) relato, porque o narrador apenas apresenta fatos vividos por ele.

 

2ª) O acontecimento central do texto é

a) o jumento que caçoou do homem numa viagem.

b) a fazenda distante da cidade.

c) um jumento que sabia falar e fazia o que o dono pedia.

d) a venda do jumento por dez míseras moedas.

 

3ª) Segundo o texto, o jumento

a) era bem tratado na fazenda.

b) dormia dentro de casa.

c) se revoltou com seu dono.

d) era bem alimentado pelo camponês.

 

4ª) O jumento foi vendido porque

a) estava dando muito prejuízo para o fazendeiro.

b) caçoou do dono ao cair no buraco.

c) o camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.

d) relinchava todos os dias, fazendo um barulho ensurdecedor.

 

5ª) Há uma opinião em

a) “O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre...”.

b) “O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal.”.

c) “Esse animal era muito sabido...”.

d) “E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida.”.

 

6ª) A finalidade do texto é

a) informar algo ocorrido no passado.

b) noticiar um fato inusitado sobre um jumento.

c) entreter o leitor com uma história ficcional.

d) criticar as pessoas que maltratam os animais.

 

7ª) O trecho abaixo que apresenta uma linguagem informal é

a) “__Tá bom, você leva o jumento...”.

b) “... o fazendeiro precisava ir à cidade...”.

c) “Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade...”.

d) “...o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco...”.

 

8ª) No trecho: “... e eu fico com suas dez moedas...”, a palavra destaca se refere 

a) ao fazendeiro.

b) ao camponês.

c) ao jumento.

d) ao amigo do fazendeiro.

 

9ª) No fragmento: “Esse animal era muito sabido...”, a palavra destacada estabelece ideia de

a) tempo.

b) modo.

c) intensidade.

d) lugar.

 

10ª) “__ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!!”, a repetição do ponto de exclamação foi usado com intuito de

a) provocar humor.

b) tornar a admiração da personagem mais expressiva.

c) advertir o leitor durante a leitura do texto.

d) mostrar a felicidade da personagem ao descobrir o que aconteceu com seu jumento.

 

11ª) No trecho: “... pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.”, a palavra destacada tem o mesmo significado de

a) importante.

b) assustador.

c) atemorizante.

d) grandioso.

 

12ª) No final do texto, percebe-se que

a) o jumento continuava se alimentando da mesma comida que ganhava do fazendeiro.

b) o fazendeiro ficou feliz quando descobriu o que o seu antigo animal ficou famoso.

c) o jumento se alimentava melhor na casa do camponês.

d) o fazendeiro ficou rico, bebendo do melhor vinho e comendo da melhor comida.

2ºA (Clayton - Português)

CONTO: O BARBEIRO - MACHADO DE ASSIS - COM INTERPRETAÇÃO

 

Conto: O BARBEIRO

 

Perto de casa havia um barbeiro que me conhecia de vista, amava a rabeca e não tocava inteiramente mal. Na ocasião em que ia passando, executava não sei que peça. Parei na calçada a ouvi-lo (tudo são pretextos a um coração agoniado), ele viu-me e continuou a tocar. Não atendeu a um freguês, logo e outro que ali foram a despeito da hora e de ser domingo, confiar-lhes as caras as navalha, perdeu-os sem perder uma nota. Ia tacando para mim. Esta consideração fez-me chegar francamente a porta da loja, voltado para ele. Ao fundo, levantando a cortina de chita que fechava o interior da casa, vi apontar uma moça trigueira, vestido claro, flor no cabelo. Era a mulher dele; creio que me descobriu de dentro e veio agradecer-me com a presença o favor que eu fazia ao marido. Se não me engano, chegou a dizê-lo com os olhos. Quanto ao marido, tocava agora com mais calor; sem ver a mulher, sem ver fregueses, grudava a face no instrumento, passava a alma ao arco, e tocava, tocava…

 

Machado de Assis, Dom Casmurro, fragmento do capítulo 127.

 

Entendendo o conto:

01 – O barbeiro “amava a rabeca e não tocava inteiramente mal”. Quer dizer que o homem era:

a)   Amador e artista.

b)   Amador e profissional.

c)   Amador e razoável.

d)   Profissional e péssimo.

02 – A música do barbeiro aliviou o autor da narrativa:

a)   Da melancolia ocasional.

b)   Das agonias de seu coração.

c)   De suas dores físicas.

d)   Do tédio que sentia nesse dia.

03 – Quantos fregueses o barbeiro deixou de atender?

a)   Um.

b)   Três.

c)   Dois.

d)   Nenhum.

04 – O barbeiro preferiu perder dinheiro e tocar porque:

a)   Tinha amor à música.

b)   Nunca tinha oportunidade de tocar.

c)   Foi solicitado pelos fregueses.

d)   Sua mulher lhe pediu que tocasse.

05 – O narrador voltou para casa e:

a)   Esqueceu-se do acontecido.

b)   Lastimou que o barbeiro tivesse perdido fregueses.

c)   Achou que o barbeiro tocava muito bem.

d)   Nunca se esqueceu deste acontecimento.

06 – Quando o autor finaliza o texto com “Divina arte!”, está:

a)   Sendo desdenhoso.

b)   Sendo irônico.

c)   Sendo sincero.

d)   Se divertindo com o acontecimento.

07 – Em relação a concordância verbal. Indique a alternativa correta:

a)   Bateu duas horas no relógio da torre.

b)   É proibida entrada de pessoas estranhas.

c)   Conserta-se aparelhos de som aqui.

d)   Leem-se muitas placas erradas.

08 – “Toda a verdade dos fatos .........., ainda que ............... as revelações”.

a)   Será apurado / doa.

b)   Será apurada / doam.

c)   Serão apurada / doam.

d)   Será apuradas / doa.

09 – O narrador parou na calçada. Aparentemente o motivo foi a música. O texto, no entanto, nos revela a verdadeira causa de sua atitude. Qual foi?

10 – Explique a expressão: “Perdeu-os sem perder uma nota.”