quinta-feira, 15 de outubro de 2020

2°B,C,D - ATV. FORMAÇÃO TEMPOS VERBAIS - PORTUGUÊS

Formação dos tempos verbais 

FAZER NO CADERNO

1- Leia a música da Pitty

Admirável Chip Novo


[...]
Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação

Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva

[...]


a – Em relação à música da cantora Pitty , qual a conclusão a que chegamos em relação aos verbos identificados no refrão?


b- Feita uma análise quanto à mensagem (discurso), há uma crítica social presente na mesma? Justifique

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2- Analise o contexto, empregando de forma adequada os verbos entre os parênteses:

a – Você precisa estudar, antes que ------------- tarde demais (ser).

b – É preciso que nós ------------- coragem para enfrentar a situação (ter).

c – Se você ------------- carona até a cidade, chegaria a tempo de trabalhar (conseguir).

d – Quando o professor ---------- nossos trabalhos, fará elogios (ver).

e – Gostaria que você ----------- que não estou magoada com o que aconteceu (saber).

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 1- Alguns tempos do modo indicativo podem ser utilizados com valor imperativo. veja abaixo as palavras em destaque, qual se encaixa com valor imperativo:

a) Faça logo esse serviço!

b)Não desçam correndo a escada

c) Saiam logo depois do sinal.

d) Prestem atenção ao que foi dito.

e)  Não matarás, diz a Bíblia..

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2- "Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como este sorriso." (Fernando Sabino).

Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque:

a)futuro do pretérito, presente do subjuntivo.

b)pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito do subjuntivo.

c)pretérito mais-que-perfeito, presente do subjuntivo.

d) pretérito perfeito, futuro do pretérito

e) futuro do pretérito, pretérito imperfeito do subjuntivo.

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3- Assinale os períodos cujos verbos destacados estão no modo indicativo:

I. Os alunos entendem a importância da preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

II. Nós nos preocupávamos com a desigualdade social no país.

III. É importante que todos saibam sobre a importância da ação do homem sobre a natureza.

IV. O voo fez duas escalas antes de chegar ao Brasil.

V. Só poderei brincar quando eu terminar a tarefa.

Estão corretas:

a) Apenas V.

b) Apenas I e II.

c) Apenas IV.

d) I, II e IV.

e) I, III e V.

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4- Assinale os períodos cujos verbos destacados estão no modo subjuntivo:

I. Entenda que é preciso preservar os recursos naturais para as gerações futuras;

II. É necessário que nos preocupemos com camadas sociais menos favorecidas;

III. Nem todos sabem sobre a importância da ação do homem sobre a natureza;

IV. O voo fará duas escalas antes de chegar ao Brasil;

V. Ela poderá brincar caso termine a tarefa antes do anoitecer.

Estão corretas:

a) Todas as alternativas.

b) Apenas III e IV.

c) I, II e V.

d) II, III e V.

e) Apenas II e V.

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Interprete a anedota em pauta, indicando seu respectivo tempo e modo das formas verbais:

O consultório estava imundo. O paciente, revoltado, mandou chamar o médico:
- Por que vocês não fazem guerra às bactérias neste consultório?
E o médico respondeu:
- Já fizemos, mas as bactérias venceram.

estava – 

mandou – 

chamar – 

fazem – 

respondeu – 

fizemos – 

venceram – 


FAZER PARA DIA 20.10

BONS ESTUDOS.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

 PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  15/10/2020







Equipe Gestora
2020

6º Ano: C (Clayton - Português)

Correção da atividade de: quinta-feira, 8 de outubro de 2020 (1ª parte)

 

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: CONTO (6º ANOS: A,B,C)

 

Leia o texto abaixo e depois responda as questões:

 

O JUMENTO 

Aluna Raylane Furtado de Sousa

Professor F. Maurício Araújo

 

            Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade, um fazendeiro que possuía um jumento que sabia falar. Esse animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele prontamente fazia.

            Mas o pobre do animal, apesar da sua capacidade de falar e entender o que seu dono dizia, não era valorizado, alimentava-se da pior comida e dormia no relento da noite fria.

               Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito longa, que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para trazer as mercadorias que compraria. Durante o percurso, o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O jumento começou a caçoar do seu dono, rindo e relinchando sem parar.

            O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de batê-lo, falava muitos palavrões com o desprovido animal. Não demorou em chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um camponês que passava por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender toda aquela situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva do jumento, foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:

            __Você quer comprar este jumento?

            __Quero, mas só tenho dez moedas. Respondeu o homem.

               __Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o fazendeiro.

            Assim, o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas de tão pouco valor que não davam para comprar nem sequer um saco de milho. Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem.

            Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe apresentou o jornal que destacava um camponês que possuía um jumento que sabia falar, muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.

                __ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o fazendeiro.

                __ Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo.

            O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal. Então, quando na rua passava, as pessoas perguntavam a razão de ter vendido seu animal, já que ele era diferente e sabia falar. Mas nem ele compreendia a burrice que havia feito.

            E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do bicho. Agora, dizem que o jumento vive comendo da melhor comida e bebendo do melhor vinho.

 

De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola João Moreira Barroso. 

São Gonçalo do Amarante. Adaptado pelo professor Francisco Maurício Araújo

 

1ª) O gênero do texto é

a) crônica, porque apresenta fatos do cotidiano.

b) conto, porque narra uma história ficcional, criada pela imaginação da autora.

c) lenda, pois apresenta personagens místicos e enredo fantasioso.

d) relato, porque o narrador apenas apresenta fatos vividos por ele.

 

2ª) O acontecimento central do texto é

a) o jumento que caçoou do homem numa viagem.

b) a fazenda distante da cidade.

c) um jumento que sabia falar e fazia o que o dono pedia.

d) a venda do jumento por dez míseras moedas.

 

3ª) Segundo o texto, o jumento

a) era bem tratado na fazenda.

b) dormia dentro de casa.

c) se revoltou com seu dono.

d) era bem alimentado pelo camponês.

 

4ª) O jumento foi vendido porque

a) estava dando muito prejuízo para o fazendeiro.

b) caçoou do dono ao cair no buraco.

c) o camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.

d) relinchava todos os dias, fazendo um barulho ensurdecedor.

 

5ª) Há uma opinião em

a) “O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre...”.

b) “O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal.”.

c) “Esse animal era muito sabido...”.

d) “E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida.”.

 

6ª) A finalidade do texto é

a) informar algo ocorrido no passado.

b) noticiar um fato inusitado sobre um jumento.

c) entreter o leitor com uma história ficcional.

d) criticar as pessoas que maltratam os animais.

2° Ano E - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 19/10/2020

Unidade Temática: DNA como material genético- DNA- Receita da Vida e seu Código.


ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO


Instruções:

Prezados alunos: 

A atividade é referente a semana de Recuperação e Aprofundamento do 3° Bimestre. Não deixem de realizar essa atividade, porque poderá melhorar a nota e também por ser fechamento do bimestre! Boa sorte à todos! 

Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


1- Sobre a estrutura do DNA, marque a alternativa incorreta:

a) O DNA carrega as informações genéticas do indivíduo.

b) Os cromossomos são formados principalmente por DNA.

c) O DNA, assim como o RNA, é formado por nucleotídeos, que são constituídos por um fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada.

d) Os nucleotídeos que formam o DNA diferenciam-se do RNA por apresentarem uma ribose e a base timina.


2- Uma fita de DNA apresenta a seguinte sequência:

TCAAGT

Marque a alternativa que indica corretamente a sequência encontrada na fita complementar:

a)AGTTCA

b)AGUUCA

c)ATAAUA

d)UCTTGU

e)AGUUGA


3- Marque a alternativa que melhor define um gene.

a) O gene é uma porção da molécula de RNA que determina uma característica.

b) O gene é uma região do DNA que é responsável pela síntese de carboidratos, determinando nossas características.

c) O gene é uma sequência de nucleotídeos em que está contida a informação que será usada para a síntese de proteínas.

d) Trecho do RNA que contém sequências de nucleotídeos que são usados para a síntese de proteínas.


4- (PUC-SP) […] De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida.

É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor da cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso, e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro das pesquisas biológicas e médicas muito além do genoma e de seu sequenciamento (uma simples soletração). (…)

* LEITE, Marcelo. De volta ao sequenciamento. Folha de S. Paulo- 20 out. 2002.

O autor refere-se às proteínas como “atores do drama molecular” e ao DNA como “diretor de cena”. Essa referência deve-se ao fato de:

a) não ocorrer uma correlação funcional entre DNA e proteínas no meio celular.

b) o DNA controlar a produção de proteínas e também atuar como catalisador de reações químicas celulares.

c) o material genético ser constituído por proteínas.

d) as proteínas não terem controle sobre o metabolismo celular.

e) o DNA controlar a produção de proteínas e estas controlarem a atividade celular.


5- (UFMG) Se o total de bases nitrogenadas de uma sequência de DNA de fita dupla é igual a 240, e nela existirem 30% de adenina, o número de moléculas de guanina será:

a)48.

b)72.

c)120.

d)144.

e)168.


6- A síndrome de Down é causada por uma anomalia cromossômica em que o portador apresenta células com três cromossomos do número 21. Os afetados apresentam geralmente baixa estatura, pescoço relativamente curto, olhos oblíquos, mãos curtas e largas, entre outras características. Essa síndrome é um exemplo de:

a) Euploidia.

b) Aneuploidia.

c) Deleção.

d) Duplicação.

e) Translocação.


7- Sabemos que as aberrações cromossômicas podem ser numéricas ou estruturais. Marque a alternativa que indica corretamente os processos que levam a alterações estruturais:

a) Euploidia, aneuploidia e duplicação.

b) Duplicação, transcrição e tradução.

c) Deleção, translocação e transcrição.

d) Deleção, inversão e translocação.

e) Inversão, deleção e transcrição.


8- Nas aneuploidias, um tipo de aberração cromossômica numérica, ocorrem alterações no número de um ou mais pares de cromossomos. Um exemplo de aneuploidia é a síndrome de Turner, em que o indivíduo apresenta apenas um cromossomo X, sendo, portanto, sempre do sexo feminino. Nesse caso ocorre uma pessoa com baixa estatura, ovários atrofiados, pescoço alado, deficiência hormonal, entre outras características. Esse tipo de aneuploidia recebe o nome de:

a) Nulissomia.

b) Monossomia.

c) Trissomia.

d) Tetrassomia.


9- (UFMT) Quanto às mutações cromossômicas, leia as afirmações abaixo:

I – As mutações numéricas podem ser classificadas em dois tipos: euploidias e aneuploidias.

II – Euploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de um ou alguns cromossomos. Aneuploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de genomas (formando-se células 3n, 4n e assim por diante).

III – Euploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de genomas. Aneuploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de um ou alguns cromossomos.

IV – A síndrome de Down e a síndrome de Turner são alguns exemplos de aneuploidias.

Estão corretas:

a) I e II, apenas

b) I e III, apenas

c) I, II e IV, apenas

d) I, III e IV, apenas

e) III e IV, apenas


10- A mitose e a meiose são dois processos importantes que garantem a divisão das células. Sobre a meiose, marque a alternativa incorreta:

a) Na meiose são formadas quatro células-filhas.

b) A meiose ocorre em células somáticas de animais.

c) Na meiose observa-se a formação de células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe.

d) Duas divisões celulares são observadas na meiose.

e) Na prófase I da meiose, pode ser observado o crossing-over.