Formação dos tempos verbais
FAZER NO CADERNO
1- Leia a música da Pitty
Admirável Chip Novo
[...]
Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
[...]
a – Em relação à música da cantora Pitty , qual a conclusão a que chegamos em relação aos verbos identificados no refrão?
b- Feita uma análise quanto à mensagem (discurso), há uma crítica social presente na mesma? Justifique
___________________________________________________________________________
2- Analise o contexto, empregando de forma adequada os verbos entre os parênteses:
a – Você precisa estudar, antes que ------------- tarde demais
(ser).
b – É preciso que nós ------------- coragem para enfrentar a
situação (ter).
c – Se você ------------- carona até a cidade, chegaria a tempo de
trabalhar (conseguir).
d – Quando o professor ---------- nossos trabalhos, fará elogios
(ver).
e – Gostaria que você ----------- que não estou magoada com o que
aconteceu (saber).
___________________________________________________________________________
1- Alguns tempos do modo indicativo podem ser utilizados com valor imperativo. veja abaixo as palavras em destaque, qual se encaixa com valor imperativo:
a) Faça logo esse serviço!
b)Não desçam correndo a escada
c) Saiam logo depois do sinal.
d) Prestem atenção ao que foi dito.
e) Não matarás, diz a Bíblia..
_______________________________________________________________________
2- "Assim
eu quereria a minha última crônica:
que fosse pura como este
sorriso." (Fernando Sabino).
Assinale a série em que estão
devidamente classificadas as formas verbais em destaque:
a)futuro do pretérito, presente
do subjuntivo.
b)pretérito mais-que-perfeito,
pretérito imperfeito do subjuntivo.
c)pretérito mais-que-perfeito,
presente do subjuntivo.
d) pretérito perfeito, futuro
do pretérito
e) futuro do pretérito,
pretérito imperfeito do subjuntivo.
___________________________________________________________________________
3- Assinale os períodos cujos verbos destacados estão no modo indicativo:
I. Os alunos entendem a importância da preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
II. Nós nos preocupávamos com a desigualdade social no país.
III. É importante que todos saibam sobre a importância da ação do homem sobre a natureza.
IV. O voo fez duas escalas antes de chegar ao Brasil.
V. Só poderei brincar quando eu terminar a tarefa.
Estão corretas:
a) Apenas V.
b) Apenas I e II.
c) Apenas IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e V.
___________________________________________________________________________
4- Assinale os períodos cujos verbos destacados estão no modo subjuntivo:
I. Entenda que é preciso preservar os recursos naturais para as gerações futuras;
II. É necessário que nos preocupemos com camadas sociais menos favorecidas;
III. Nem todos sabem sobre a importância da ação do homem sobre a natureza;
IV. O voo fará duas escalas antes de chegar ao Brasil;
V. Ela poderá brincar caso termine a tarefa antes do anoitecer.
Estão corretas:
a) Todas as alternativas.
b) Apenas III e IV.
c) I, II e V.
d) II, III e V.
e) Apenas II e V.
____________________________________________________________________
Interprete a anedota em pauta, indicando seu respectivo tempo e modo das formas verbais:
O consultório estava imundo. O paciente,
revoltado, mandou chamar o médico:
- Por que vocês não fazem guerra às bactérias
neste consultório?
E o médico respondeu:
- Já fizemos, mas as bactérias venceram.
estava –
mandou –
chamar –
fazem –
respondeu –
fizemos –
venceram –
FAZER PARA DIA 20.10
BONS ESTUDOS.