quarta-feira, 4 de novembro de 2020

 3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 11/11/2020

Unidade Temática: Origem e Evolução da Vida- Evolução Biológica e Cultural


Instruções: 

1- Assistir as Vídeo Aulas (Discovery Channel e a Evolução Humana e o Documentário sobre: De Onde Vieram os Humanos), links disponibilizados abaixo.

2- Responder o exercício de Fixação.

3- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


https://youtu.be/bCdMGS4jJd4
https://youtu.be/5icqS_6yVNk


Exercícios de Fixação

1: (UFSC 2017)

Com base nos conhecimentos sobre a evolução humana, é correto afirmar que:

 
 
 
 


2: (UFSC 2016)

A figura abaixo representa a relação entre os períodos de extinção biológica em massa e o número de famílias taxonômicas, com base nos registros fósseis.

LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 277, v. 2. [Adaptada].

Sobre evolução e com base na figura, é CORRETO afirmar que:

 
 
 
 
 
 
 


3: (UFSC 2015)

A figura abaixo representa a idade geológica das principais espécies de hominídeos, com base na datação de fósseis.

Com base na figura e nos conhecimentos atuais sobre a evolução humana, é CORRETO afirmar que:

 
 
 
 
 
 
 


4: (UFSC 2018/1)

Em uma aula sobre evolução, o professor apresentou o seguinte modelo didático: uma tela que possibilita apenas a passagem das bolinhas pequenas.

FAVARETTO, J. A. Biologia: unidade e diversidade, 3o ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016, p. 267. [Adaptado].

Com base no modelo didático e sobre o assunto evolução, é correto afirmar que:

 
 
 
 
 
 
 



5: (UDESC 2018/1)

Um tubarão e um golfinho possuem muitas semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água.

Esse processo é conhecido como:

 
 
 
 
 


6: (UFRGS 2015)

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos mecanismos de mudança evolutiva.

( ) O equilíbrio de Hardy-Weinberg descreve uma situação modelo na qual as frequências alélicas mudam ao longo das gerações.
( ) As mutações são fonte de variabilidade, pois ocorrem em taxas elevadas para a maioria dos locos estudados.
( ) O movimento de gametas entre populações, referido como fluxo gênico, pode alterar as frequências alélicas de uma população.
( ) Quando uma população passa por um evento de gargalo populacional, a variação genética pode ser reduzida por deriva genética.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 
 
 
 
 


7: (UFRGS 2015)

Quando são realizadas comparações entre espécies, constata-se que muitas características são compartilhadas. Considere as afirmações abaixo, sobre os processos evolutivos relacionados a esse fato.

I - Características homólogas são aquelas compartilhadas por diferentes espécies, herdadas de um ancestral comum.
II - As estruturas ósseas das asas de morcegos e aves são derivadas de um ancestral comum de quatro membros.
III - A evolução convergente refere-se a características similares que evoluíram, de forma independente, em diferentes espécies sujeitas a pressões seletivas semelhantes.

Quais estão corretas?

 
 
 
 
 


8: (FUVEST 2017)

Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestres.

 
 
 
 
 


9: (UNICAMP 2016)

Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. A conformação dos dentes sugere o cardápio possível das espécies, sendo correto afirmar que:

 

 
 
 
 



10: (Unespar 2017)

“A origem das espécies” de Charles Darwin foi um dos maiores avanços das Ciências biológicas de todos os tempos, a ponto de ser dito que “nada na biologia faz sentido exceto à luz da evolução” (DOBZHANSKY, T. Biology, Molecular andOrganismic. American Zoologist, v. 4, p. 443-452, 1964).

No entanto, ainda hoje, há certa confusão sobre como se processa a evolução, mesmo entre os estudantes de Ciências Biológicas. Assim, assinale a única alternativa que Não condiz com as ideias de Darwin.

 
 
 
 
 


11: (Unespar 2016)

Para Darwin, os seres vivos variam entre si, lutam pela sobrevivência e os mais aptos sobrevivem.

As ideias de Darwin são a base para o Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução.

De posse destas teorias podemos afirmar que:

 
 
 
 
 


12: (Unespar 2015)

A teoria da evolução biológica é considerada a base da biologia moderna. “Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução” Theodosius Dobzhansky.

A ideia sobre evolução, também evoluiu com o passar do tempo, sobretudo com o avanço dos conhecimentos científicos. Identifique a correlação correta entre o nome do cientista e sua ideia de evolução.

 
 
 
 
 

 2° Ano E Biologia Profa Solange

Período para entrega: Até 11/11/2020

Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DNA/ Biotecnologia  

Instruções: 

1- 
Assistir a vídeo aula (Khan Academy,USP-UNIVESP,BIOLOGIA MOLECULAR EM 3D), link disponibilizado abaixo. 

2- Fazer a Leitura e Interpretação de Texto.

3- Responder a atividade: Exercícios de Fixação.

4- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com


https://youtu.be/5YlfZwzRPa4

https://youtu.be/B2KLuzD_suQ

https://youtu.be/ewt3k_C4JbQ


Biologia molecular


biologia molecular é a área da biologia que busca estudar os organismos do ponto de vista molecular, focando principalmente na base para todos organismos, os ácidos nucleicos, que formam RNAs e DNAs que posteriormente dão origem à proteínas. Nascida da junção dos ramos da genética, da bioquímica e da biologia celular, a biologia molecular é um campo que visa entender os fenômenos biológicos e como estes se relacionam com o material genético do organismo. Mais especificamente, ela estuda os processos de replicaçãotranscrição e tradução do material genético e a regulação destes processos.

Este ramo da biologia nasceu dado os avanços na ciência que graças à técnica de cristalografia por raio-x, permitiu com que o DNA fosse “visto” pela primeira vez. Juntando este conhecimento com o conhecimento de hereditariedade, descritos previamente por Mendel e desde então, novas observações, de que este DNA seria o responsável por carregar as informações relacionadas à hereditariedade, os cientistas viram a importância e a necessidade de se entender melhor esta molécula complexa que estava dentro dos núcleos de nossas células.

A partir de técnicas bioquímicas mais simples e principalmente relacionadas a microbiologia, até técnicas mais avançadas, a biologia molecular se desenvolveu e foi ganhando cada vez mais complexidade. Hoje é muito comum que as técnicas sejam acompanhadas de análises bioinformática e técnicas cada vez mais computadorizadas devido ao aumento do volume de informações e dados gerados.

No geral as técnicas relacionadas à biologia molecular, têm foco na obtenção, identificação e caracterização do material genético. As principais técnicas que são a base da biologia molecular são:


PCR – Reação em cadeia da polimerase

Esta técnica consiste em aumentar a quantidade de determinado fragmento de DNA, a partir de uma única cópia. Utilizando-se da enzima polimerase, submetendo a específicos ciclos de temperatura e dado os reagentes necessários, é possível obter-se grandes quantidades de cópias de um fragmento gênico. Além disso, também através do uso da polimerase, dado outros reagentes necessários também é possível realizar o sequenciamento genético de dado material. É uma técnica muito usada e muito importante não só para diversos ramos da ciência, como também nas tecnologias forenses.


Eletroforese em gel

A partir da construção de géis de agarose ou acrilamida, cuja a concentração é conhecida, e da aplicação de uma corrente elétrica é possível separar fragmentos de DNA, RNA ou proteínas em razão de seus tamanhos e cargas elétricas. Cada separação tem um nome e um protocolo específico (Southern blot – géis usados para separar DNA; Northern blot –géis usados para separação de RNA; Western blot – géis usados para separação de proteínas), mas todos utilizam o mesmo princípio.


Clonagem molecular

Através do uso da polimerase também é possível introduzir sequências específicas no DNA de interesse, e estas sequências, podem servir como base para a técnica de clonagem. Utilizando-se da presença de um sítio de clonagem conhecido (sequencias de DNA palindrômicas que representam locais de clivagem para algumas enzimas) juntamente com a enzima específica, é possível fragmentar o DNA em regiões de interesse. A partir dos fragmentos de interesse, associado a técnica de PCR e/ou sequenciamento, é possível obter grandes quantidades do respectivo fragmento.

A partir destas técnicas mais fundamentais, têm-se a derivação de novas técnicas que visam otimizar e/ou aumentar a quantidade de informações obtidas. No entanto todas as técnicas e utilizações da biologia molecular têm como base o dogma central da biologia molecular: O DNA codifica a produção de RNA, através do processo chamado transcrição. Este por sua vez, codifica sua informação para proteínas, através do processo chamado tradução. E esta é a forma final da informação, pois não pode codificar nem outras proteínas, nem voltarem aos passos de RNA e DNA. Como dito por Crick, cientista que propôs o dogma “once information has passed into protein it cannot get out again”, ou seja, ‘uma vez que a informação chegou na forma de proteínas, não pode retornar’.


Referências:

Weaver, Warren (6 November 1970). "Molecular Biology: Origin of the Term". Science. pp. 581–582. doi:10.1126/science.170.3958.581-a. Retrieved 31 December 2016.

Weaver, Warren (6 November 1970). "Molecular Biology: Origin of the Term". Science. pp. 581–582. doi:10.1126/science.170.3958.581-a

Crick F (August 1970). Central dogma of molecular biology. Nature 227 (5258): 561–3.


Exercícios de Fixação



























1: (Unespar 2016)

“No Brasil, foram plantados 40,3 milhões hectares com sementes de soja, milho e algodão transgênicos em 2013, com um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Esse desempenho levou o Brasil a consolidar a posição conquistada em 2009, o de segundo lugar no ranking de área plantada com transgênicos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos”.

Sobre o assunto, assinale o que for correto.

 
 
 
 
 


2: O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência

a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.


3: A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizado para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo golgiense.
e) Retículo endoplasmático.



terça-feira, 3 de novembro de 2020

 


                     PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 04/11/2020 


Equipe Gestora
2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português) Linguagem verbal e não - verbal. (Revisando)

          Olá, queridos (as) alunos (as), estudar é importante, mas cuidar da nossa saúde também. Antes de estudar lembre-se de lavar bem as mãos, utilizar álcool em gel quando necessário, evitem lugares com aglomeração de pessoas. Fiquem em casa! Abraços e bons estudos!

Conteúdo: Linguagem verbal e não verbal. 

          A comunicação faz parte da visa social do ser humano, em nosso cotidiano, a todo momento, estamos nos comunicando. O ato de comunicação pode acontecer das mais variadas maneiras: por palavras, gestos, expressões, cores, sinais ,imagens, sons, movimentos etc...Dentre as diversas formas de linguagem, há uma especial que permite a comunicação por meio de códigos linguísticos: a língua.

          É através da língua que organizamos o próprio pensamento, então a língua é um elemento fundamental para a interação e comunicação entre as pessoas.

Língua: E um conjunto de palavras que permitem a comunicação de um determinado grupo de pessoas. Ex. Português, Francês, Grego, Inglês, etc..

Linguagem: É um termo mais abrangente, refere-se a comunicação por meio de palavras, sons, gestos, imagens, expressões faciais etc..

          A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não - verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.


          Exemplos de Linguagem Verbal e Não Verbal:

  

Vale ressaltar que ambas são tipos de modalidades comunicativas, sendo a comunicação definida pela troca de informações entre o emissor e o receptor com a finalidade de transmitir uma mensagem (conteúdo). Nesse sentido, a linguagem representa o uso da língua em diversas situações comunicativas.

          As duas modalidades são muito importantes e utilizadas no dia a dia, no entanto, a linguagem verbal é a mais empregada, por exemplo, quando escrevemos um e-mail, utilizamos a linguagem verbal, expressa pela escrita; ou quando observamos as cores do semáforo, expressa pela linguagem visual (não-verbal).

          Em resumo, se a transmissão de informações na mensagem é realizada mediante o uso de palavras, trata-se de um discurso verbal, por outro lado, se a mensagem não é produzida pela escrita, estamos utilizando um discurso com linguagem.

          A linguagem mista é a junção das duas modalidades anteriores para realização do processo comunicativo, a qual agrega essas duas modalidades, ou seja, utiliza a linguagem verbal e não-verbal para produzir a mensagem, por exemplo, nas histórias em quadrinhos, em que acompanhamos a história por meio dos desenhos e das falas das personagens.

 

Segue abaixo alguns exercícios sobre a linguagem verbal e não verbal: 1- Qual o tipo de linguagem utilizada abaixo:

 

 

a) Linguagem verbal

b) Linguagem não verbal

c) Linguagem mista

d) Linguagem conotativa

 

2 - Quando assistimos um jogo de futebol, as linguagens verbal e não verbal estão envolvidas. Qual delas abaixo representa a linguagem verbal usadas nas partidas de futebol:

 

a)      Bandeiras de impedimento

b)      Cartões vermelho e amarelo

c)      Locutor do Futebol

d)     O apito do juiz

 Conteúdo: folheto sobre coronavírus, interpretação, informações explícitas e implícitas, ordem alfabética

 

 

Leia o folheto e responda:

 

 

3)Para que esse folheto serve?

 

 

 

4-) Qual o assunto do folheto?

 

 

 

5-) Qual material a pessoa deverá utilizar ao tossir ou espirrar?

 

 

 

6-) Por que devemos evitar locais com aglomeração de pessoas?

 

 

 

7-) Se uma pessoa estiver com algum sintoma de gripe o que ela tem que fazer?

 

 

 

8-) Quando o médico deverá ser procurado?

 

 

9-  Leia:



Caixa de texto: Coronavírus – descartável – cuidados- atenção – olhos – aglomeração – objetos crianças – médicos - respiratória

 

a)        Organize em ordem alfabética:

 

 

 

b)       Separe-as em sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas.