terça-feira, 10 de novembro de 2020

2ºA (Clayton - Português)


Simbolismo

Precedentes

          A partir de 1880, na França, ocorreu uma reação contra os pontos de vista cientificistas da elite intelectual da época, representadas na literatura pelo fatalismo naturalista e pelo rigor parnasiano.

          Nesse sentido, o Simbolismo surgiu como uma recusa a todos os valores ideológicos e existenciais da burguesia, e não apenas como uma estética oposta à literatura, objetiva, descritiva e plástica, mais especificamente a poesia lírica.

Contexto Histórico

 

          Após a Segunda Revolução Industrial, a economia mundial entra em crise. Houve aumento da concorrência e, com isso, falta de mercado consumidor. As empresas pequenas não conseguiram sobreviver, sendo encampadas pelas maiores, formando os trustes. O monopólio da comercialização de produtos com a formação dos cartéis limita as condições de venda e de pagamentos. O capitalismo não se desenvolve de maneira uniforme no mundo, gerando concentração de capital em países como França, Inglaterra e Estados Unidos, instituindo-se as grandes potências e o imperialismo econômico.

Sociedade e cultura


          Com o capitalismo e a evolução da ciência e da tecnologia, o mundo volta seu olhar para os interesses materiais. Entretanto, a classe trabalhadora não obteve melhorias em suas condições de vida, principalmente por causa da exploração de mão de obra como meio de auferir grandes lucros pelos empreendedores capitalistas. Isso gerou insatisfação e frustração ao homem comum, que passa a buscar conforto no lado místico e espiritual do universo.

          Tal busca pelo subjetivismo revela-se na arte como um retorno ao Romantismo, em que o anseio pelo refúgio fora do mundo real era valorizado. Nesse sentido, o predomínio da emoção supera o cientificismo e o objetivismo do período anterior, mas uma emoção carregada de frustrações e tristezas em decorrência do momento vivido na época.

Características

 

Principais características da produção artística


- Predominância da emoção; 
- O objeto deve estar subentendido, não se mostrando claramente – daí o "símbolo";
- Musicalidade (através de aliterações, assonâncias e outras figuras de estilo);
- Referências a cores, principalmente à branca; 
- Presença de motivos religiosos; a poesia representaria uma espécie de ritual;
- Sonho, imaginação e espiritualismo;
- Subjetividade;
- Culto à forma, com influências parnasianas;
- Uso da figura de linguagem sinestesia, que representa a fusão de sensações (beijo amargo, cheiro azul), além de outras como personificação e metáfora;
- Abordagem vaga de impressões subjetivas e/ou sensoriais (Impressionismo), sobretudo na pintura.

Principais autores e suas obras no Brasil


- Cruz e Sousa: Broquéis, Missal, Evocações, Faróis, Últimos sonetos.
- Alphonsus de Guimaraens: Setenário das dores de Nossa Senhora, Câmara ardente, Dona Mística, Kiriale.
- Pedro Kilkerry: Re-visão de Kilkerry (organizado por Augusto de Campos). 

Na França, destacaram-se principalmente Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud e Paul Verlaine. E em Portugal, Eugênio de Castro, Antônio Nobre e Camilo Pessanha.

 

Texto comentado

 

Braços (Cruz e Souza)

Braços nervosos, brancas opulências,
Brumais brancuras, fúlgidas brancuras,
Alvuras castas, virginais alvuras,
Lactescências das raras lactescências.

As fascinantes, mórbidas dormências
Dos teus abraços de letais flexuras,
Produzem sensações de agres torturas,
Dos desejos as mornas florescências.

Braços nervosos, tentadoras serpes
Que prendem, tetanizam como os herpes,
Dos delírios na trêmula coorte…

Pompa de carnes tépidas e flóreas,
Braços de estranhas correções marmóreas,
Abertos para o Amor e para a Morte!

          João da Cruz e Sousa nasceu em Desterro (atual Florianópolis), em 1861, e morreu em Sítio, Minas Gerais, em 1898. Filho de negros escravos libertados, viveu sob a tutela de um marechal, o que lhe propiciou fazer os estudos secundários. Vítima de preconceito racial, não pôde assumir um cargo público em Laguna, mudando-se para o Rio de Janeiro, onde participou do primeiro grupo de poetas simbolistas. Trabalhou em teatro, quando se frustrou por apaixonar-se por uma artista branca; e, com o escritor Virgílio Várzea, lançou um jornal de cunho republicano e abolicionista.

          Considerado um dos maiores poetas simbolistas, Cruz e Sousa buscou a unidade com o mundo cósmico, destacando-se em sua obra a evocação da cor branca, provavelmente pelos problemas que enfrentou por ser negro. Morreu aos 36 anos de idade, vencido pela tuberculose.

 

Comentários


          Neste poema de Cruz e Souza, podemos observar a referência à cor branca e à pureza pelos termos “fúlgidas, alvuras, castas, virginais, lactescências, raras”. Isso reflete sua obsessão pela pureza e pelo mistério, provavelmente por causa da cor de sua pele e pelo preconceito sofrido. Também há uma relação sensual entre desejo e morte, como em “braços nervosos, brancas opulências” (v.1) e em “abertos para o Amor e para a Morte” (v.14).

          O poema é dominado por aliterações e assonâncias que estabelecem uma sonoridade vibrante e sibilante em sua leitura, com a utilização de plural como uma das principais marcas dessas figuras de linguagem. As figuras de estilo mais evidentes são as metáforas (v.1 e 2), sinestesia (v. 8 e 5), comparação (v. 10), sinédoque (v.1 e 9) e assíndetos por toda primeira estrofe.

          Quanto à linguagem, é culta e sofisticada. Somente na utilização do verbo, “tetanizam”, há neologismo. O termo significa “afetados pela tetania, acometidos por contrações musculares relativas ao tétano”.

          Em relação à forma, temos um Soneto, com versos decassílabos em todo o poema, influências da escola anterior – o Parnasianismo –, além da estrutura rítmica variada e o resgate de ritmos. 

Por Carmen Pimentel

Professora Maria Cristina - 6 e 7 Anos Eletivas

 Olá  meus queridos, tudo bem?

A tarefa da semana é a seguinte: 

Assistir ao filme: Wall - E

Após assistir ao filme, faça uma crítica e relacione com as  nossas ações humanas e o futuro do nosso planeta!

Enviar a atividade pelo email: cristinamcma75@gmail.com

Não esquecer de identificar a sua atividade com nome, número e série. OK? Abração


 

Professora Maria Cristina - 6 Anos Projeto de Vida


Olá meus queridos, tudo bem com vocês?

Abordarei um assunto pertinente ao caderno do aluno - 4 Bimestre

A tarefa da semana: Refletir e escrever o seu parecer sobre:

1) Somos todos iguais? respeito é bom e eu gosto!

2) Ter igualdade é não ter diferença?


Enviar a atividade pelo email: cristinamcma75@gmail.com

Não esquecer de identificar a sua atividade com nome, número e série. OK? Abração



Professora Maria Cristina - 3 ANOS - Química

  Olá meus queridos, tudo bem com vocês?

Abordarei um assunto pertinente ao caderno do aluno - 4 Bimestre

A tarefa da semana:






Enviar a atividade pelo email: cristinamcma75@gmail.com

Não esquecer de identificar a sua atividade com nome, número e série. OK? Abração

Professora Maria Cristina - 2 ANO - Química

 Olá meus queridos, tudo bem com vocês?

Abordarei um assunto pertinente ao caderno do aluno - 4 Bimestre

A tarefa da semana:



Enviar a atividade pelo email: cristinamcma75@gmail.com

Não esquecer de identificar a sua atividade com nome, número e série. OK? Abração

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

                    PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  10/11/2020 


Equipe Gestora
2020


6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

Leia o texto abaixo para responder as questões.

 

Por que as aranhas fazem teias?

          Elas estão por todas as parte. Nos cantos da parede, em algum móvel velho, embaixo da cama, no jardim... Ele certamente será devorado que encantam nossos olhos. Procure atentamente e você deve encontrar uma teia! Que elas são feitas por aranhas, Todos já sabem. Mas por que as aranhas fazem teias?

          A resposta está na barriga da aranha. Bem na ponta do abdome dela, existe um par de órgãos que produzem fios de seda, que formam a teia. Assim, ela solta o fio e vai tecendo, com ajuda de algumas de suas oitos pernas, um emaranhado que pode ter muito formatos.

          As teias têm várias utilidades para as aranhas. Caçar, proteger seus ovos ou mesmo fazer abrigos. As aranhas que fazem teias para caçar são as mais observadas. Você já deve ter visto algum bicho grudado em uma teia. É que ela é coberta por uma substância grudenta. Assim, o inseto que voa desavisado pode esbarrar em uma delas e ficar preso em seus fios. Se isso acontecer, já era! Ele certamente será devorado.

 

(Oliveira, Felipe Bandoni de. Por que as aranhas fazem teias? Ciência hoje das Crianças; Rio de Janeiro, n.144, mar. 2004. Adaptação.)

v

Assinale com um X as respostas corretas

 

01. Para fazer a teia, a aranha utiliza:

 

(A) a barriga e as pernas.

(B) a boca e os olhos.

(C) a cabeça e a barriga.

(D) as pernas e a barriga.

 

02. No trecho ― “Assim ela solta o fio”, a palavra sublinhada se refere a:

 

(A) barriga da aranha.

(B) própria aranha.

(C) perna da aranha.

(D) boca da aranha.

 

03. Em ―”Assim, o inseto que voa desavisado pode esbarrar em uma delas e ficar preso em seus fios.”, a palavra sublinhada quer dizer:

 

(A) descontente.

( B) destemido.

(C) distraído

( D) Desinformado

 

04. O assunto principal do texto é a:

 

(A) utilidade das aranhas.

(B) construção da teia de aranha.

(C) reprodução da aranhas.

(D) alimentação das aranhas.