quinta-feira, 12 de novembro de 2020

 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                                      Série: 8°B e 8°C

e-mail: sandroavant@gmail.com

Essa aula pretende levar os alunos a desenvolver ainda mais o senso crítico para a apreciação consciente de uma obra de arte. Desenvolver habilidades de sustentação de uma opinião é algo muito importante no processo de aprendizagem de gêneros textuais argumentativos, como é o caso do estudo da Resenha Crítica.


                                                           O que é tipologia textual? 

   São as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções comunicativas. Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a finalidade do texto: contar, descrever, argumentar, informar,… 

Tipologia dissertativa argumentativa ou expositiva: a finalidade é trazer uma informação com exposição ou opinião sobre determinado assunto.

Exemplos de dissertativa-argumentativas: artigo de opinião, resenha, manifesto...

Exemplos de dissertativa-expositivos: resumo, jornais, apostilas escolares...

Resenha Crítica 

    Inúmeros tipos de textos se caracterizam por apresentar informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outros textos. Outros, além de apresentar essas informações, também apresentam comentários e avaliações. Os primeiros são resumos e os segundos são resenhas. 

    A resenha difere do resumo por conter elementos avaliativos, ou seja, comentários do resenhista sobre a obra resenhada. Como no caso do resumo a resenha é um texto sobre outro texto. Assim, é natural que haja menções ao texto original, o que, no caso da resenha, vem acompanhado de comentários feitos pelo resenhista. 

   Portanto, para que possamos nos orientar a respeito de um livro, por exemplo, podemos procurar um texto que além de resumir o enredo da narrativa, apresente uma visão crítica da obra. Esse texto que expressa uma opinião a respeito de uma produção artística é chamado de resenha crítica. O autor (crítico) apresenta, assim um pequeno resumo da obra e desenvolve uma série de avaliações sobre os mais diversos aspectos de uma obra. Ele pode elogiar ou reprovar o enredo até elementos técnicos.

   Para comprovar o que diz, o crítico aponta em que ponto um filme, por exemplo, tem seu traço mais marcante ou emocionante. Ele pode, ainda, indicar quais são as falhas cometidas pelo diretor, pelos autores ou os erros do enredo do filme.

O que você deve concluir em relação à linguagem que deve ser usada em uma resenha? Deve-se tentar ser “polido”, evitando agredir o autor, procurando garantir neutralidade emocional ao que é dito.

Texto 1 

    Ayrton Senna ganhou seu primeiro kart do pai quando tinha 4 anos. Era um garoto levado e extrovertido nas brincadeiras de rua e um aluno mediano na escola. Foi casado com Lilian de Vasconcellos, uma amiga de infância, por apenas 14 meses e mudou-se para Europa em 1981 para competir nas fórmulas europeias, onde conquistou vitórias e dizimou recordes.

Texto 2 

 As Bicicletas de Belleville 

   Quem disse que, com uma simples história não se faz excelente filme? Graças a simplicidade e à criatividade que, ultimamente vêm ampliando ainda mais os limites e a imaginação dos desenhos animados. As Bicicletas de Belleville é uma singela animação em 2D que conta a divertida história de uma vovó adorável em busca do seu neto raptado. (...) É sensacional! Méritos para o estreante, roteirista e diretor Sylvian Chomet, que criou um universo charmoso e criativo, no qual opta por espelhar-se no cinema mudo apresentando uma mistura de raros diálogos, canções e movimentos. Além da simples história que exibe uma trama cativante e envolvente, o encanto certamente está no gráfico em 2D. (...)

                                            ATIVIDADE PARA O 4° BIMESTRE

1-   Agora que você aprendeu a estrutura de uma resenha, chegou a sua vez de produzir uma resenha crítica sobre um filme que você já assistiu. Nela, é preciso que se apresente o resumo da narrativa (história do filme) em uma abordagem opinativa com informações sobre como a obra foi produzida, sua aceitação pelo público e pela crítica especializada.


Essa atividade deve ser enviada para o meu e-mail: sandroavant@gmail.com


VALE NOTA PARA O 4° BIMESTRE!!!









TECNOLOGIA - 2C - PROF ALICE

 Na aula de hoje vocês devem assistir o vídeo do CMSP sobre eletrônica.

Apenas assistir, não precisa enviar nada.



Link do vídeo indicado: https://www.youtube.com/watch?v=U01wWS_psww&feature=emb_logo

2ºA (Clayton - Português)

 Bom dia à todos! 

Este questionário está relacionado à aula de: terça-feira, 10 de novembro de 2020

 

1 -  Qual foi o principal objetivo do surgimento do Simbolismo?

2 – Após qual acontecimento histórico, a economia mundial entra em crise?

3 – Qual foi esta crise?

4 – O que fez com que o mundo voltasse seu olhar para os interesses materiais?

5 – O que gerou insatisfação e frustração ao homem comum, que passou a buscar conforto no lado místico e espiritual do universo?

6 – Qual foi o nome do período literário em que o anseio pelo refúgio fora do mundo real era valorizado?

7 - Nesse sentido, como eram as emoções neste período?

8 – Cite 5 características do Simbolismo.

9 – Cite os nomes dos principais autores deste período.

10 – Quais figuras de linguagens aparecem (que mais dominam) no poema: “Braços “(Cruz e Souza) ?

1 -  Qual foi o principal objetivo do surgimento do Simbolismo?

2 – Após qual acontecimento histórico, a economia mundial entra em crise?

3 – Qual foi esta crise?

4 – O que fez com que o mundo voltasse seu olhar para os interesses materiais?

5 – O que gerou insatisfação e frustração ao homem comum, que passou a buscar conforto no lado místico e espiritual do universo?

6 – Qual foi o nome do período literário em que o anseio pelo refúgio fora do mundo real era valorizado?

7 - Nesse sentido, como eram as emoções neste período?

8 – Cite 5 características do Simbolismo.

9 – Cite os nomes dos principais autores deste período.

10 – Quais figuras de linguagens aparecem (que mais dominam) no poema: “Braços “(Cruz e Souza) ?

quarta-feira, 11 de novembro de 2020


Prezados pais, responsáveis e alunos!



Para validar a progressão de série, é imprescindível que os alunos entreguem as atividades, comprovando a participação no ano letivo. A devolutiva deve ser feita o quanto antes! Mesmo que as crianças e jovens não alcancem o aprendizado ideal poderão prosseguir se tiverem o mínimo de entregas necessárias. Após o avanço do aluno, as equipes escolares farão uma análise, nivelando o conhecimento e aplicando, caso necessário, o reforço. Não deixem os estudos de lado!







 Equipe Gestora

2020

 

AINDA DÁ TEMPO!

Venha falar com à direção! 





Equipe Gestora
2020

                  PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  12/11/2020 


Equipe Gestora
2020



 2° Ano E Biologia Profa Solange

Período para entrega: Até 18/11/2020

Unidade Temática: Tecnologias de Transferência do DNA- Enzimas de Restrição, Vetores e Clonagem Molecular. 


Instruções: 

1- 
Assistir as Vídeo Aulas (Discovery Channel Brasil, Expresso Futuro), link disponibilizado abaixo. 

2- Responder a atividade: Exercícios de Fixação.

3- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com


https://youtu.be/t4dwOgCZ1R4

https://youtu.be/trjg295oWnI

https://youtu.be/E9_nXynOTGA

https://youtu.be/f60PPSIwMRE



Exercícios de Fixação


01) (FATEC/2020) Embora há milhares de ano o ser humano utilize a Biotecnologia tradicional na produção de vinhos, vinagres, queijos e iogurtes, a partir de organismos vivos como são encontrados na natureza, foram os conhecimentos em diversas áreas científicas, como a Química, a Biologia, a Física, a Informática e, em especial, as áreas relacionadas à molécula de DNA, que revolucionaram o modo de manipular os organismos por meio da Engenharia Genética ou da tecnologia do DNA recombinante.
Assim, a Biotecnologia moderna tem uma formação multidisciplinar com conhecimentos em várias áreas, podendo atuar em vários setores, como na saúde, na microbiologia, no meio ambiente, na indústria, na agricultura, etc.
Atualmente, sabe-se que certas enzimas bacterianas podem cortar moléculas de DNA em pontos específicos, gerando fragmentos de DNA com tamanhos definidos. Esses fragmentos podem ser separados por meio de um processo específico realizado em uma placa de gelatina especial (gel). Esse processo permite identificar pessoas.
Assinale a alternativa que associa correta e respectivamente os nomes das enzimas bacterianas e do processo específico referidos no texto.


02) (UFJF – Pism/ 2019)  O jornal Folha de São Paulo, em junho deste ano, publicou uma notícia com a seguinte manchete:

Polícia federal usa bituca de cigarro e DNA para apurar ataque de facção”.

A notícia tratava do uso da genética molecular para identificar criminosos por meio de identificação de DNAs presentes na cena de um crime.

Sobre esse assunto é CORRETO afirmar que:


A) As mutações e a mitose (que embaralha as diferentes combinações genéticas) são os processos responsáveis pela geração de variabilidade genética na espécie humana, o que permite identificar cada pessoa como sendo única.
B) Nós possuímos variabilidade genética, como, por exemplo, temos um número de cromossomos diferentes, o que permite, em uma análise genética de DNA presente na cena de um crime, identificar um criminoso.
C) A identificação de pessoas por meio de análise de DNA baseia-se no uso de enzimas de restrição, que são moléculas capazes de sequenciar o DNA, assim demonstrando de quem é o DNA presente na cena de um crime.
D) Na eletroforese, os fragmentos de DNA maiores, por serem mais pesados, correm em uma maior velocidade ao longo do gel e se depositam, portanto, mais proximamente ao polo positivo no final do processo.
E) A eletroforese de fragmentos de DNA é um dos métodos utilizados para identificar pessoas. O uso de enzimas de restrição para cortar o DNA gera um padrão de fragmentos que é característico de cada pessoa (impressão digital molecular).


03) (Enem 2019 – PPL) 

Disponível em: www.repositorio.uniceub.br.
Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

A sequência de etapas indicadas na figura representa o processo conhecido como


A) mutação.
B) clonagem.
C) crossing-over.
D) terapia gênica.
E) transformação genética.


04) (SL Mandic/2016)  A engenheira de alimentos, Rosana Goldbeck, conseguiu identificar, em sua tese de doutorado, microrganismos silvestres isolados de frutos do Cerrado, entre os quais os Acremonium strictum, que sinalizam um potencial para o desenvolvimento de celulases (enzimas) empregadas na produção de álcool de segunda geração, que é o bioetanol, produzido a partir de diversas fontes de biomassa vegetal, preferencialmente para matérias-primas não destinadas ao consumo humano. As enzimas estudadas são capazes de degradar a celulose (um polímero) em glicose, que poderá ser posteriormente convertida em etanol.

“Esse processo é bastante recente”, situa a autora. “É uma inovação trabalhar com microrganismos engenharados (geneticamente modificados), a partir dos genes isolados e sequenciados de Acremonium strictum, cujo objetivo é fazer a sacaraficação e fermentação simultaneamente – degradar a celulose em glicose e depois convertê-la em etanol”.

(Jornal da Unicamp, nº 541, 07/08/2015. Adaptado.)

Uma das grandes vantagens de se produzir o álcool de segunda geração é o fato de que:


A) o bagaço resultante da produção do álcool de cana, até então descartado pelas usinas, passa a ser reaproveitado e a ter uma utilidade econômica.
B) a produção do biocombustível não necessita da ampliação da área de cultivo de cana-de-açúcar.
C) não se amplia o Efeito Estufa, já que no processo de produção do álcool celulósico não há liberação de gases estufa.
D) a celulase liberada por esses microrganismos não atua sobre outros vegetais.
E) a celulose, após ser hidrolisada, libera a frutose, uma macromolécula que libera mais combustível.


05) (CESMAC/2016.2) A tecnologia do DNA recombinante permitiu a criação do milho Bt, resistente ao ataque de determinados tipos de insetos. Considerando que foi introduzido um gene da bactéria Bacillus thuringiensis, que promove na planta a produção de uma proteína tóxica aos insetos, mas inofensiva aos mamíferos, é correto afirmar que o milho Bt é resultado de técnica de:


A) clonagem gênica.
B) transgênese.
C) terapia gênica.
D) eletroforese.
E) cruzamento interespecífico.


06) (Enem/2017 )  Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores  da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema.

Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta


A) Clone.
B) Híbrida.
C) Mutante.
D) Dominante.
E) Transgênica.


07) (Enem/2016 )  Após a germinação, normalmente, os tomates produzem uma proteína que os faz amolecer depois de colhidos. Os cientistas introduziram, em um tomateiro, um gene antissentido (imagem espelho do gene natural) àquele que codifica a enzima “amolecedora”. O novo gene antissentido bloqueou a síntese da proteína amolecedora.

SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutrição: conceitos e controvérsias. Barueri: Manole, 2002 (adaptado).

Um benefício ao se obter o tomate transgênico foi o fato de o processo biotecnológico ter


A) aumentado a coleção de proteínas que o protegem do apodrecimento, pela produção da proteína antissentido.
B) diminuído a necessidade do controle de pragas, pela maior resistência conferida pela nova proteína.
C) facilitado a germinação das sementes, pela falta da proteína que o leva a amolecer.
D) substituído a proteína amolecedora por uma invertida, que endurece o tomate.
E) prolongado o tempo de vida do tomate, pela falta da proteína que o amolece.


08) (UERJ/2019-2)  Determinadas sequências de DNA presentes no material genético variam entre os indivíduos.
A análise dessa variação possibilita, por exemplo, a identificação dos pais biológicos de uma criança. Considere os esquemas a seguir de sequenciamentos de trechos de DNA, separados por gel de eletroforese, de uma família formada por um casal e quatro filhos.

Com base nos sequenciamentos, o filho biológico dessa mãe com pai diferente do apresentado é o de número:


A) 1
B) 2
C) 3
D) 4


09)(FAI/2016)  Em biotecnologia, uma das formas de manipular o material genético é utilizando-se a tecnologia do DNA recombinante, empregada nos procedimentos de


A) clonagem terapêutica.
B) produção de células-tronco.
C) terapia celular com células-tronco.
D) terapia gênica.
E) clonagem de animais.


10) (Fupac/2015) Observe a figura a seguir, que mostra um procedimento médico de diagnóstico pré-natal.

Com base na análise da figura, assinale a alternativa correta.


A) A figura mostra o exame das vilosidades coriônicas e tem como objetivo identificar o sexo do bebê, quando o mesmo não é evidenciado pelo exame clássico de ultrassonografia.
B) A seringa colhe sangue da placenta sem, portanto, atravessar o âmnio.
C) O exame, conhecido como amniocentese, permite a análise dos cromossomos do feto.
D) A imagem refere-se à fetoscopia e mostra detalhes morfológicos do feto.
E) A técnica analisa o líquido amniótico, com o objetivo de analisar o quanto de nutrientes está sendo transferido da mãe para o feto.


11) (São Camilo/2014) Um gene de uma espécie de água-viva foi inserido no genoma de camundongos. O resultado do experimento foi percebido quando esses roedores ficaram expostos à luz ultravioleta e, devido à presença de certas proteínas, brilharam.

A técnica pode ser usada para marcar células cancerosas e com isso identificá-las no corpo de uma pessoa. De acordo com o experimento realizado e os desdobramentos dessa pesquisa, é correto afirmar que


A) as proteínas sintetizadas pelo camundongo teriam que ser injetadas em um tumor e elas se difundiriam para as demais células, permitindo marcá-las.
B) ocorreu a produção de proteínas, que ficaram fluorescentes nas células do camundongo, revelando que houve expressão dos genes da água-viva.
C) houve a inserção de moléculas de RNA da água-viva no genoma do camundongo e elas se expressaram produzindo as proteínas fluorescentes.
D) os genes da água-viva promoveram a formação de ribossomos nas células do camundongo e estes conseguiram produzir proteínas fluorescentes.
E) as pessoas com câncer teriam que ingerir as proteínas fluorescentes para que fossem identificadas as células com tumores.


12) (UEPG/2018) Os organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie são chamados de transgênicos. Assinale o que for
correto sobre as características e os processos envolvidos na criação de um organismo geneticamente modificado.


01) Atualmente, os organismos geneticamente modificados estão descartados do mercado, visto que os benefícios prometidos durante a confecção dos transgênicos não foram atingidos. Por exemplo, os transgênicos de milho e soja, resistentes ao ataque de insetos, são inviáveis.
02) As enzimas de restrição, obtidas a partir do genoma humano, são essenciais para as etapas de clonagem de genes de interesse em bactérias. As bactérias são os únicos organismos geneticamente modificados que tiveram sucesso em técnicas de transgenia, visto que são de fácil crescimento e manutenção em laboratório.
04) Animais transgênicos são produzidos pela injeção de um gene de interesse em zigotos da espécie que se deseja transformar, logo após a fertilização. Esses embriões são então implantados no útero da fêmea onde se desenvolvem.
08) A manipulação genética de plantas é mais simples que a de animais. O gene que se deseja introduzir na planta é ligado ao plasmídio Ti de Agrobacterium tumefaciens, que tem capacidade de integrar-se ao cromossomo da planta. Pode-se ainda introduzir DNA exógeno à planta, bombardeando-a com partículas contendo DNA aderido na superfície.
16) A injeção de DNA geneticamente modificado (a partir de uma espécie “A”) no núcleo de ovos de uma espécie “B”, onde ele será implantado, permite a obtenção de um organismo transgênico totalmente diferente de “A” ou “B”, chamado de organismo “C”.