terça-feira, 1 de dezembro de 2020

EBAAAA , ÚLTIMA LIÇÃO DO ANO?! PORTUGUÊS revisão Simbolismo.

SIMBOLISMO 

O Simbolismo no Brasil (1893-1902) é representado, principalmente, pelos autores Cruz e Sousa (1861-1898) e Alphonsus de Guimaraens (1870-1921). Cruz e Sousa, um dos poucos autores negros do século XIX, é identificado pela sua profundidade filosófica, angústia metafísica e obsessão pela cor branca. Já Alphonsus de Guimaraens possui uma poesia marcada pela forte religiosidade e morbidez.

O Simbolismo surgiu na França, com a publicação do livro As flores do mal (1857), de Charles Baudelaire (1821-1867). De maneira geral, possui as seguintes características: misticismo, musicalidade, rigor formal, uso de reticências, valorização do mistério, maiúscula alegorizante e sinestesia. Seus autores duvidavam da razão e da realidade concreta; por isso, buscavam, por meio dos sentidos, atingir o plano das essências.

Na segunda metade do século XIX, o capitalismo europeu deixava evidente a disparidade social entre a elite econômica e o proletariado. Se, de um lado, a burguesia enriquecia, de outro, os trabalhadores viviam uma realidade de miséria. Diante dessa situação, o movimento operário ganhou força e o conflito de classes tornou-se mais evidente, enquanto as grandes potências realizavam a expansão imperialista, na Ásia e na África, e empreendiam, estimuladas pelo progresso científico, uma corrida armamentista.

No Brasil, o Simbolismo surgiu após a Abolição da Escravatura (1888) e a Proclamação da República (1889). Nesse contexto, havia a miséria dos escravos libertos, um problema social e étnico que se estenderia pelas gerações afora, além dos conflitos políticos ocasionados pela ditadura empreendida por Floriano Peixoto (1839-1895), que durou de 1891 a 1894. Além do mais, no Nordeste, os problemas sociais relacionados à seca levaram à Guerra de Canudos (1896-1897).

Assim, os artistas recorreram novamente à fuga da realidade. A vida como ela é já não interessava mais a esses artistas, nem a um povo cansado de tão dura realidade. Assim sendo, as obras de caráter realista, segundo aqueles mais sensíveis, deveriam ser substituídas pela fantasia.



A pintura impressionista dialoga com o Simbolismo ao criar imagens menos nítidas, como em Vétheuil no verão (1880), de Claude Monet (1840-1926).

O Simbolismo apresenta as seguintes características:

  • Falta de confiança na realidade, que seria ilusória;
  • Oposição ao objetivismo parnasiano e realista;
  • Valorização do não racional, ou seja, do mistério;
  • Apreço pelo não consciente, pelo espiritual e imaterial;
  • Crença na existência de um mundo ideal;
  • Relação entre o mundo visível e o mundo das essências (ou ideal);
  • Misticismo, sondagem do eu e valorização da intuição;
  • Musicalidade das palavras;
  • Alienação social;
  • Rigor formal: metrificação e rimas;
  • Visão contrária ao otimismo científico;
  • Destaque para o abstrato, o impalpável;
  • Uso de reticências para sugerir imprecisão;
  • Poder de sugestão, em oposição à objetividade;
  • Maiúscula alegorizante: palavra escrita com inicial maiúscula;
  • Estímulo dos sentidos humanos, a partir da sinestesia;
  • As palavras com maiúscula alegorizante e as sensações são símbolos capazes de levar o leitor a ter contato com o plano das essências.

Autores Brasileiros Simbolistas

Cruz e Sousa (1861-1898)

Considerado o precursor do simbolismo no Brasil, João da Cruz e Sousa foi um poeta brasileiro nascido em Florianópolis.

Sua obra é marcada pela musicalidade e espiritualidade com temáticas individualistas, satânicas, sensuais. Suas principais obras: Missal (1893), Broquéis (1893), Tropos e fantasias (1885), Faróis (1900) e Últimos Sonetos (1905).

Alphonsus de Guimarães (1870-1921)

Um dos principais poetas simbolistas do Brasil, Afonso Henrique da Costa Guimarães, possui uma obra marcada pela sensibilidade, espiritualidade, misticismo, religiosidade. Sua temática é a morte, a solidão, o sofrimento e o amor.

Sua produção literária apresenta características neo-romântico, árcades e simbolistas. Suas.principais obras: Setenário das dores de Nossa Senhora (1899), Dona Mística (1899), Kyriale (1902), Pastoral aos crentes do amor e da morte (1923).

Augusto dos Anjos (1884-1914)

Augusto dos Anjos foi um dos grandes poetas brasileiros simbolistas, embora, muitas vezes, sua obra apresente características pré-modernas.

Patrono da cadeira número 1 da Academia Paraibana de Letras, publicou um livro intitulado "Eu", e foi chamado de "Poeta da morte". Isso porque seus poemas exploram temas sombrios.

JÁ EM PORTUGAL FORAM:

O marco inicial do Simbolismo em Portugal foi a publicação da obra "Oaristos", de Eugênio de Castro (1869-1944) em 1890.

Os poetas simbolistas portugueses que merecem destaque são: Camilo Pessanha (1867-1926), Eugênio de Castro (1869-1944), Augusto Gil (1873-1929), Raul Brandão (1867-1930) e Antônio Nobre (1867-1900).

DICA:

Simbolismo fez na literatura o que o Impressionismo estava fazendo na música e na pintura, isto é, promoveu a diluição da figura, a perda dos contornos, a percepção individual da realidade, a influência da luz, o sonho, as imagens etéreas, o subjetivo, o momento, o conhecimento intuitivo.


Vídeo de apoio:





https://www.todamateria.com.br/simbolismo-no-brasil/
https://www.blogger.com/u/3/blog/post/edit/8443020417524550026/7841669529842082001
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-simbolismo-no-brasil.htm


Prêmio PodCast 2020 - 2°A, 2°B, 2°D.

 


Será presenteado com uma lembrança surpresa, o responsável pela melhor gravação. 
Ocorrerá dentre os alunos participantes das turmas (2°A,B,D) em que são ministradas a mesma disciplina (Tecnologia) pela professora Tali. Sendo apenas um colocado entre as 3 turmas e não de cada turma.

Boa sorte a todos os participantes.
Prof Tali.

Obs- Aula desse tema foi enviado 24/09.

2ºA (Clayton - Português)

 Devolutiva / Correção de: quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Metonímia e Metáfora - Exercícios

Questão 1 - (Enem)

As doze cores do vermelho

Você volta para casa depois de ter ido jantar com sua amiga dos olhos verdes. Verdes. Às vezes quando você sai do escritório você quer se distrair um pouco. Você não suporta mais seu trabalho de desenhista. Cópias plantas réguas milímetros nanquim compasso 360º de cercado cerco. Antes de dormir você quer estudar para a prova de história da arte mas sua menina menor tem febre e chama você. A mão dela na sua mão é um peixe sem sol em irradiações noturnas. Quentes ondas. Seu marido se aproxima os pés calçados de meias nos chinelos folgados. Ele olha as horas nos dois relógios de pulso. Ele acusa você de ter ficado fora de casa o dia todo até tarde da noite enquanto a menina ardia em febre. Ponto e ponta. Dor perfume crescente...

CUNHA, H. P. As doze cores do vermelho. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.

A literatura brasileira contemporânea tem abordado, sob diferentes perspectivas, questões relacionadas ao universo feminino. No fragmento, entre os recursos expressivos utilizados na construção da narrativa, destaca-se a

a) repetição de “você”, que se refere ao interlocutor da personagem.

b) ausência de vírgulas, que marca o discurso irritado da personagem.

c) descrição minuciosa do espaço do trabalho, que se opõe ao da casa.

d) autoironia, que ameniza o sentimento de opressão da personagem.

e) ausência de metáforas, que é responsável pela objetividade do texto.

Resolução

Alternativa B.

No texto, está evidente a ausência de vírgulas. No entanto, para a exclusão de alternativas, é preciso saber que a alternativa E está equivocada, já que menciona a ausência de metáforas; no entanto, o texto apresenta metáfora, como: “peixe sem sol”.

Questão 2 - (Enem)

O autor do texto seguinte critica, ainda que em linguagem metafórica, a sociedade contemporânea em relação aos seus hábitos alimentares.

“Vocês que têm mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? [...]

Mas vocês não se lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que é vaca. Nem o que é leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite — leite em pacote, imagina, Tereza! — na porta dos fundos e estava escrito que é pasterizado, ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, é garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.

Será que isso é mesmo leite? No dicionário diz que leite é outra coisa: ‘Líquido branco, contendo água, proteína, açúcar e sais minerais’. Um alimento pra ninguém botar defeito. O ser humano o usa há mais de 5000 anos. É o único alimento só alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve pra fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha [...]. O leite é só leite. Ou toma ou bota fora.

Esse aqui examinando bem, é só pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais água do que leite, tem serragem, sou capaz de jurar que nem vaca tem por trás desse negócio.

Depois o pessoal ainda acha estranho que os meninos não gostem de leite. Mas, como não gostam? Não gostam como? Nunca tomaram! Múúúúúúú!”

FERNANDES, Millôr. O Estado de S. Paulo, 22 de agosto de 1999.

A crítica do autor é dirigida:

a) ao desconhecimento, pelas novas gerações, da importância do gado leiteiro para a economia nacional.

b) à diminuição da produção de leite após o desenvolvimento de tecnologias que têm substituído os produtos naturais por produtos artificiais.

c) à artificialização abusiva de alimentos tradicionais, com perda de critério para julgar sua qualidade e sabor.

d) à permanência de hábitos alimentares a partir da revolução agrícola e da domesticação de animais iniciada há 5000 anos.

e) à importância dada ao pacote de leite para a conservação de um produto perecível e que necessita de aperfeiçoamento tecnológico.

Resolução

Alternativa C.

No texto, há uma crítica à artificialização abusiva de alimentos tradicionais, como o leite. Portanto, o leite é usado, metaforicamente, para referir-se aos demais alimentos tradicionais. Além disso, o autor constata a perda de critério dos consumidores para julgar sua qualidade e sabor.

Questão 3 - (Enem)

Texto I

Chão de esmeralda

Me sinto pisando
Um chão de esmeraldas
Quando levo meu coração
À Mangueira
Sob uma chuva de rosas
Meu sangue jorra das veias
E tinge um tapete
Pra ela sambar
É a realeza dos bambas
Que quer se mostrar
Soberba, garbosa
Minha escola é um cata-vento a girar
É verde, é rosa
Oh, abre alas pra Mangueira passar

BUARQUE, C.; CARVALHO, H. B. Chico Buarque de Mangueira. Marola Edições Musicais Ltda. BMG. 1997. Disponível em: www.chicobuarque.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010.

Texto II

Quando a escola de samba entra na Marquês de Sapucaí, a plateia delira, o coração dos componentes bate mais forte e o que vale é a emoção. Mas, para que esse verdadeiro espetáculo entre em cena, por trás da cortina de fumaça dos fogos de artifício, existe um verdadeiro batalhão de alegria: são costureiras, aderecistas, diretores de ala e de harmonia, pesquisador de enredo e uma infinidade de profissionais que garantem que tudo esteja perfeito na hora do desfile.

AMORIM, M.; MACEDO, G. O espetáculo dos bastidores. Revista de Carnaval 2010: Mangueira. Rio de Janeiro: Estação Primeira de Mangueira, 2010.

Ambos os textos exaltam o brilho, a beleza, a tradição e o compromisso dos dirigentes e de todos os componentes com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Uma das diferenças que se estabelece entre os textos é que

a) o artigo jornalístico cumpre a função de transmitir emoções e sensações, mais do que a letra de música.

b) a letra de música privilegia a função social de comunicar a seu público a crítica em relação ao samba e aos sambistas.

c) a linguagem poética, no Texto I, valoriza imagens metafóricas e a própria escola, enquanto a linguagem, no Texto II, cumpre a função de informar e envolver o leitor.

d) ao associar esmeraldas e rosas às cores da escola, o Texto I acende a rivalidade entre escolas de samba, enquanto o Texto II é neutro.

e) o Texto I sugere a riqueza material da Mangueira, enquanto o Texto II destaca o trabalho na escola de samba.

Resolução

Alternativa C.

No Texto I, é possível apontar imagens metafóricas, como “chão de esmeraldas”, “chuva de rosas” e “cata-vento a girar”, além da valorização da escola de samba. Já o Texto II é utilitário, não literário e informativo, mas usa elementos subjetivos para envolver o leitor, como: “o coração dos componentes bate mais forte”.


Por Warley Souza

 

Questão 4

Assinale a única alternativa que possui metonímia:

a) Pedro é bom de garfo.

b) Serraram o pé na mesa.

c) Sua boca é como um túmulo.

d) A noite de veludo chegou friamente.

Resposta Questão 4

Letra AToma o continente pelo conteúdo.

b) Catacrese: é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar um conceito, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de conceito.

c) Comparação: figura baseada em uma relação de semelhança. Sempre haverá uma partícula comparativa entre os elementos confrontados.

d) Sinestesia: consiste em agrupar, em uma mesma expressão, sensações originárias de diferentes órgãos dos sentidos.

Questão 5

A única opção que não é uma metonímia é:

a) Conseguiu a aprovação com suor e lágrimas.

b) Comprou-lhe um diamante de noivado.

c) Não tinha um teto para abrigá-lo.

d) A Cidade maravilhosa continua linda.

Resposta Questão 5

Letra D. Trata-se de uma antonomásia, que consiste em identificar algo ou alguém não por seu nome, mas por uma característica que a difere das demais.

Questão 6

A definição de metonímia é:

a) ( ) é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar algo, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de conceito.

b) ( ) é a figura de linguagem que faz uso aproximado de termos opostos.

c) ( ) é a figura de linguagem usada para atenuar algo grave de ser dito.

d) ( ) é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra, com a qual haja uma relação de sentido.

Resposta Questão 6

Letra D.

a) catacrese

b) antítese

c) eufemismo

Questão 7

(Nosso Rumo) Na sentença, “Este seu Guignard é falso ou verdadeiro?”, o nome do pintor Guignard é empregado como uma referência para um quadro do mesmo pintor, ou seja, uma metonímia. Sendo assim, assinale a alternativa em que o uso desse nome tem a mesma função.

a) “Mas me diga só uma coisa: viu Guignard pintar este quadro?”

b) “Qualquer um vê logo que se trata de Guignard autêntico, Guignard da melhor época.”

c)“Guignard tinha alunos; e daí?”

d) “Eu não duvido nada, só que existem por aí uns cinquenta quadros falsos de Guignard, e então...”

Resposta Questão 7

Letra B.

 

2ºA (Clayton - Português)

 

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

       


              PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  01/12/2020


Equipe Gestora
2020

Atividade de Educação Física Prof. Luciana 7ºC

 

São Paulo, 30 Novembro de 2020.

E.E Maria Montessori.

Atividade de Educação Física.

Turmas: 7°C

Prof. Luciana

Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.

Coloca nome, nº e serie.

 Data da entrega 07/12

Atividade p/ nota e presença do 4° Bimestre.

Instruções para realização e entrega da atividade:

•          Não esqueça de colocar em sua atividade NOME, NÚMERO E SÉRIE; preferencialmente a caneta.

•          Fazer em folhas separadas quando necessário, no caderno de educação física; pode tirar foto enviar pelo e-mail prof.luedfisica@yahoo.com.br

•          Entregar o trabalho na data determinada.

•          O que fazer quando tenho dúvidas: perguntar no grupo do WhatsApp ou encaminhar aos cuidados da professora por WhatsApp no privado; tel 1198940458.

•          Não deixar acumular atividades, isso sobrecarrega e não ficam bem feitas;

•          As atividades serão datadas para você não se confundir; e serão postadas uma vez por semana;

Tema :Esportes

Habilidades (EF07EF06) Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).

(EF07EF07) Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes de precisão e técnico combinatórios não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade

Esportes: de precisão e técnico combinatórios

Corpo, Movimento e Saúde

 (EF07EF24*) identificar as exigências corporais mobilizadas na prática dos diferentes jogos eletrônicos relacionando as capacidades físicas. Capacidades físicas e habilidades motoras Corpo, Movimento e Saúde

(EF07EF25*) relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde, reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável.

Exercício Físico

Questionário: 1 Esportes: de precisão e técnico combinatórios.

1.     1- Quais são os esportes de técnico combinatórios? Resp:

2.     2- Quais os esportes de precisão? Resp:

3.   3-   Quais são os esportes de invasão e precisão? Resp:

4.     4- O que é um esporte de precisão?

5.   5-   É considerada como esporte combinatório? Por que recebe essa classificação? Resp:

6.     6- O que é esporte de técnico combinatório? Resp:

Questionário: 2 Capacidades físicas e habilidades motoras.

1.   1-   Qual a diferença entre capacidades físicas e habilidades motoras? Resp:

2.    2-  Quais são os tipos de habilidades motoras? Resp:

3.    3-  Quais são capacidades físicas e quais são elas? Resp:

4.     4- O quê e quais são as habilidades motoras?

 

 

Bom trabalho.

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)