CMSP 7º ano – set24 “Desafios técnicos e táticos GR e Bocha”
(3º bimestre)
Professoras Mara e Juliana
Habilidades – (EF07EF05) planejar e utilizar estratégias
para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de precisão
e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para se
praticar.
Objetivos – solucionar os desafios técnicos e táticos dos
esportes de precisão e técnico-combinatórios.
Problematização: qual a importância das estratégias para
praticar as modalidades técnica-combinatórias e de precisão? (não precisa responder)
Interação
sobre a prática: Quais foram as sensações durante a prática da GR? (não precisa responder)
Algumas
sensações colocadas pela produção do CMSP:
·
Alegria
·
Medo
·
Insegurança
·
Motivação
·
Bem-estar
Interação sobre a prática: quais as dificuldades encontradas
durante a prática? E qual aparelho foi o mais fácil? (não
precisa responder)
Você e sua
equipe – além de trabalhar técnica e tática, o que é necessário para que sua
equipe se saia bem em uma apresentação de GR? (não
precisa responder)
Aspectos
importantes na GR:
·
Uma das vantagens do trabalho em equipe na GR é
a interação, pois o desenvolvimento dessa prática traz repercussões sociais
importantes para o praticante, como o
snso de coletividade, importante para a construção da cidadania
·
Compartilhamento de ideias e vivências devem ser
aproveitadas
Situações na
prática da GR
Situação 1:
sua equipe está com dificuldade em realizar as colaborações. Qual seria uma
estratégia para que ela se saísse bem? (não precisa
responder)
Respostas: entender se as dificuldades são individuais ou do
grupo, melhorar a condição física, treinar os gestos específicos e treinar a
flexibilidade.
Interação sobre a prática: Como foi a sua partida de bocha?
(não precisa responder)
Vamos para a bocha? Atividade 9 do
Caderno do Aluno
Desafio 1: Sabendo
que seria a vez da equipe azul lançar a bocha, qual seria a estratégia viável
para manter a vitória na partida?
Resposta: a equipe azul já está vencendo a partida por se
aproximar mais do bolim; então, a estratégia elaborada deve levar em
consideração isso. Ao lançar a bocha azul, o estudante deve calcular as
possibilidades de sucesso visto que o outro jogador ou a outra equipe ainda
possui uma jogada. Pode ser bloquear ou tentar jogar o
mais próximo possível.
Desafio 2:se
após a jogada da equipe azul, encontrássemos uma situação semelhante a seguir,
qual estratégia poderia se adotada pela equipe vermelha visando à vitória?
Resposta: para reverter a situação anterior, deve-se
planejar uma estratégia que afaste a bocha da equipe adversária ou do
adversário (azul) que se encontra mais próximo do bolim, colocando a sua no
lugar desta.
Desafio 3: e
agora nesta situação, em que o cenário encontrado no jogo é diferente do
anterior? A mesma estratégia empregada pela equipe vermelha seria eficaz?
Justifique sua resposta.
Resposta: O cenário é diferente sim; então, devemos tentar
afastar a bocha do adversário ou da equipe, uma vez que o jogo se apresenta
empatado e suas demais bochas estão mais distantes do bolim.
SP faz Escola, 2020, Caderno do Professor – 7º ano, vol. 3
p. 38 à 46
Atividade para entrega
Prazo: 02/10 sexta-feira
Assista aos vídeos indicados na Atividade 8 e faça a
Atividade 9 do Caderno do Aluno, páginas 57 e 58, observe que são as mesmas dos
desafios 1, 2 e 3 dessa aula do CMSP, já tem resposta.
Não se esqueçam ao enviar as atividades de colocar o nome
completo, turma e o número das Atividade e as páginas da Apostila.
#BORAFAZÊATIVIDADE, professor Alex
Nenhum comentário:
Postar um comentário