Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B - 8°C
e-mail: esinoli2020@bol.com.br
Alunos e alunas,
Leiam o texto para responder às questões de interpretação. Essa aula tem como finalidade a interpretação textual, valendo nota para o 3° bimestre.
Altamente confidencial
Quem observa o trabalho de um hacker hoje pode ter a impressão de
que a arte de inventar e quebrar códigos secretos é algo extremamente moderno…
Ledo engano! O jogo das mensagens cifradas já desafiava a imaginação pelo menos
desde a Idade Média.
Nessa época, a troca de mensagens era assunto delicado, como
mostra o bispo Gregório de Tours, que no século VI escreveu uma história do
reino dos francos. Segundo ele, em pleno alvorecer da Idade Média, dois
mensageiros de um certo Godovaldo, que reivindicava o trono, foram presos e
torturados por homens do rei Gontrão ao tentarem transmitir uma mensagem
secreta.
O caso mostra que nesse período a escrita era uma forma muito
vulnerável de comunicação. Uma carta podia parar com facilidade em mãos
inimigas e, por isso, os emissários não apenas levavam consigo documentos
oficiais manuscritos, mas também decoravam mensagens que transmitiam oralmente
aos destinatários. Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não
facilitaram em nada o trabalho dos historiadores, e por isso é preciso ter cuidado
quando se fala das técnicas de codificação utilizadas na Europa medieval.
No século XVI, o abade alemão Johannes Trithemius, autor de
uma das primeiras grandes obras de criptografia do Ocidente, afirmou que reis
francos como Faramundo e Carlos Magno já utilizavam alfabetos secretos em suas
correspondências. Por mais fascinantes que sejam esses códigos, porém, eles
parecem ter saído da imaginação do próprio Trithemius. Carlos Magno mal sabia
ler e escrever, e é pouco provável que tenha inventado novos alfabetos.
EXERCÍCIOS
Questão 1 – Registra-se uma
opinião sobre um fato em:
a) “Ledo engano!”
b) “[…] a escrita era uma forma muito vulnerável
de comunicação.”
c) “[…] Os poucos registros deixados pela
diplomacia medieval não facilitaram em nada […]”
d) “Carlos Magno mal sabia ler e escrever, e é
pouco provável que tenha inventado […]”
Questão 2 – “Nessa época, a
troca de mensagens era assunto delicado […]”. A que época o texto se refere?
Questão 3 – Na Idade Média, “a
escrita era uma forma muito vulnerável de comunicação.”. Assinale a alternativa
que justifica esse fato:
a) “Uma carta podia parar com facilidade em mãos
inimigas […]”
b) “[…] os emissários não apenas levavam consigo
documentos oficiais manuscritos […]”
c) “[…] decoravam mensagens que transmitiam
oralmente aos destinatários.”
d) “Os poucos registros deixados pela diplomacia
medieval não facilitaram em nada […]”
Questão 4 – Em “Segundo ele, em
pleno alvorecer da Idade Média […]”, o pronome “ele” substitui, considerando-se
o contexto:
a) o bispo Gregório de Tours.
b) um certo Godovaldo.
c) o rei Gontrão.
d) o abade alemão Johannes Trithemius.
Questão 5 – No segmento “O jogo
das mensagens cifradas já desafiava a imaginação pelo menos desde a
Idade Média.”, o verbo sublinhado aponta para um fato:
a) totalmente concluído.
b) que poderá acontecer.
c) em realização no passado.
d) que está acontecendo.
Questão 6 – A palavra “hacker”
aparece em itálico no texto porque:
a) não foi empregada no sentido literal.
b) é de origem estrangeira.
c) é pouco conhecida.
d) foi escrita incorretamente.
Questão 7 – No trecho “[…] mas
também decoravam mensagens que transmitiam oralmente aos destinatários.”, a
expressão em destaque indica a ideia de:
a) oposição
b) adição
c) causa
d) comparação
Questão 8 – “Por mais
fascinantes que sejam esses códigos, porém, eles parecem ter saído da
imaginação do próprio Trithemius.”. Indique palavras que poderiam substituir
“porém”:
Nenhum comentário:
Postar um comentário