Leia:
A vida alagada
O Pantanal é abundante em água. Muitos animais encontram
abrigo, alimentação e um lugar seguro para a reprodução em suas áreas alagadas.
Peixes, aves, mamíferos, répteis e anfíbios vivem lá, ocupando, muitas vezes, o
mesmo espaço sem grandes problemas. Por ser uma região muito rica em termos
naturais e muito bela, o Pantanal é bastante visitado por quem se interessa
pela vida selvagem, seja cientista ou turista.
É curioso saber que a região tem somente duas estações: de
chuva e de seca. São elas que regulam o nível de água do lugar e determinam o
ciclo de vida pantaneiro. Veja: as enchentes ocorrem de outubro a março, com
chuvas abundantes. No período de seca, os campos inundados ficam enxutos e a
vegetação logo aparece, além de animais de hábitos terrestres, como as
capivaras, que aproveitam o solo seco para passear e procurar alimentos.
Quando volta a inundação, os animais terrestres procuram as
poucas áreas secas que restam. As plantas que cresceram nas áreas enxutas ficam
submersas, morrem e apodrecem. A decomposição dessa vegetação libera na água
nutrientes e sais minerais que ficarão disponíveis para o desenvolvimento da
vida aquática. Porém, o excesso de plantas mortas na superfície provoca um
fenômeno conhecido como decoada.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 226. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).
Questão 1 – Grife, na passagem
abaixo, o termo usado para retomar o Pantanal.
“Muitos animais encontram abrigo, alimentação e um lugar seguro para a reprodução em suas áreas alagadas.”
Questão 2 – “Por ser uma
região muito rica em termos naturais e muito bela, o Pantanal é
bastante visitado por quem se interessa pela vida selvagem [...]”
O fato sublinhado é:
( ) a causa de outro fato.
( ) a finalidade de outro fato.
( ) a consequência de outro fato.
Questão 3 – Releia este segmento do texto:
“[...]
regulam
o nível de água do lugar e determinam o ciclo de vida pantaneiro.”
Nesse
segmento, o texto expõe as funções:
( ) das enchentes.
( ) das chuvas abundantes.
( ) das estações de chuva e de seca.
Questão 4 – Em “No período de
seca, os campos inundados ficam enxutos e a vegetação logo aparece
[...]”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Na parte “[...] além de animais de hábitos terrestres, como as
capivaras, que aproveitam o solo seco para passear e procurar alimentos.”, o
vocábulo “como” indica:
( ) um exemplo.
( ) uma condição.
( ) uma comparação.
Questão 6 – Na frase “Quando volta a
inundação, os animais terrestres procuram as poucas áreas secas que restam.”, a
vírgula indica:
( ) a omissão de uma informação.
( ) a intercalação de uma informação.
( ) o deslocamento de uma informação.
Questão 7 – No período “As plantas que
cresceram nas áreas enxutas ficam submersas, morrem e apodrecem.”, a
palavra destacada significa:
( ) “alagadas”.
( ) “escassas”.
( ) “despedaçadas”.
Questão 8 – O texto “A vida
alagada” tem fins:
( ) didáticos.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário