segunda-feira, 22 de junho de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)


Pessoal do 6º Ano, pra quebrar um pouco o gelo, assistam este filme, numa próxima aula eu passarei perguntas sobre ele ok?! Bom filme!




Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                            Série: 8°B - 8°C               





  
Foco narrativo: é a forma que a história vai ser narrada.



Foco narrativo em 1° pessoa: o narrador é um dos personagens da história.

Foco narrativo em 3° pessoa: o narrador não participa diretamente dos acontecimentos narrados.



   Quando decidimos que o narrador participará da história, temos um foco narrativo em 1° pessoa. Nesse tipo de texto, o narrador será também um personagem, que pode ser protagonista (personagem principal) ou coadjuvante (personagem secundário)


   Entretanto, quando queremos que o nosso narrador não participe da história, adotamos o foco narrativo em terceira pessoa. Dessa forma, o narrador não está presente nos acontecimentos narrados e, por isso, assume uma postura objetiva diante dos eventos ocorridos.


   No foco narrativo em 3° pessoa, o narrador pode ser um mero espectador da história e apresentar os acontecimentos como se fosse uma câmera “filmando” os fatos conforme eles vão ocorrendo. Por isso, ele é chamado de narrador observador.


   Porém, há um tipo de narrador que conhece toda a história. Seu conhecimento vai além daquilo que se observa nas cenas da narrativa. Ele sabe tudo sobre o cenário, os fatos e os personagens, incluindo os pensamentos destes. Esse é o narrador onisciente.



                                                                      Exercício



1)     Leia os dois textos e identifique o foco narrativo de cada um. E justifique sua resposta.



Texto 1

          Continho

   Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo.

 - Você aí, menino, para onde vai está estrada?

 - Ela não vai não: nós é que vamos nela.

 - Engraçadinho duma figa! Como se chama?

 - Eu não me chamo não, os outros que me chama.

(Campos, Paulo Mendes)



Texto 2



(...)



  E eu? Eu fiquei, imóvel no meu lugar de uma fila que não mais existia. A final, eu tinha conseguido o segundo lugar, não tinha? Pois aquilo tinha de significar que eu merecia pelo menos o segundo prêmio do concurso, não tinha?

  Não tinha. A professora, vendo que nada mais havia a fazer, parou de berrar e pôs as mãos na cintura, num suspiro de desalento. De repente, deu pela presença daquele menininho ali, disciplinadamente imóvel, e falou:

 - Vá, menino! Va procurar os ovinhos.

 Saí correndo, já com a boca salivando na expectativa do chocolate.

(...).



Resposta:


e-mail: espinoli2020@bol.com.br




2ºA (Clayton - Português) Romantismo - filme.

Pra quebrar um pouco o gelo, assistam o filme a seguir: Romeu e Julieta (Romantismo) que na próxima aula vocês farão a interpretação ok?! Estou elaborando as questões! Bom filme!



2B-2E-3A- Eletiva: História em Quadrinhos

Olá alunos:

2B - Ana Luiza, Camila Eduarda
2E - Evandro Marques, Fabricio Machado, Jessica Marques, João Pedro, Kaiky Lopes, Leandro, Livia, Maryane, Mateus Domingos, Thyfane, Vinicius Silva, Vitoria Moraes
3A - Amanda Mariano, Brenda, Bruno Bonifacio, Deborah, Diego Cunha, Douglas, Edson, Erik Bianchi, Jenifer Conceição, Jonathan Gabriel, Julia dos Santos, Luiz Henrique Paiva, Marcella, Michael Douglas, Nathan Souza, Otavio Freitas, Rafael Barbosa, Raphael Silva, Rosa Flores, Sergio Ferreira e Sergio Murilo.

 Pesquisa sobre:
-  Histórias em Quadrinhos no Brasil
- O Papel das Tirinhas nos Jornais


Assitir ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=LR6oowrtL0o

  Enviar para: esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br

Professor Alex Ed. Física - Turmas 7º A e B
Atividade referente a aula do CMSP Danças Urbanas
Segue um resumo e ao final a atividade a ser realizada


AULA CMSP 18/06 – Danças urbanas
Professoras Juliana e Mara
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos)
Objetivos
·         Conhecer a história da dança e do Movimento Hip Hop
·         Identificar as danças urbanas
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Dança urbana o que é isso? (questionamento da aula)
Interações: conhecimentos prévios, troca de informações
Dança urbana – Hip Hop – interações com tempo pra responder
·         Você já praticou, viu ou assistiu a alguma dança? Quais?
·         Onde você teve esta oportunidade? Quando?
·         Quais destas danças no chat você considera serem urbanas? Explique.
Danças urbanas características
·         Movimentos fortes
·         Sincronizados e harmoniosos
·         Rápidos
·         Simétricos ou assimétricos
·         Movimentos de pernas, cabeça e ombros
·         Coreografia
·         Músicas com batidas fortes
·         A música é a maior manifestação da cultura hip hop, assim como a dança e a arte também estão presentes
·         Para muitas pessoas, este movimento hoje tornou-se um estilo de vida. Exemplos:
o   Praticantes do universo do basquete e do skate estilo de moda – roupas largas
o   Pessoas comuns que são influenciadas por esta onda
** Este estilo é denominado de Street
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
O termo Street Dance (Dança de Rua) é utilizado para tratar de diversos estilos de dança:
·         Locking – travar
·         Popping – estourar, ondas
·         Freestyle – estilo livre
·         Breaking – quebra, robozinho
·         House Dane – casa de dança
·         Krump – sem significado, caracterizado por movimentos livres, altamente energéticos
·         Funk – gênero musical
O movimento hip hop e as danças urbanas influenciam muitas pessoas.
Curiosidades – citação de artistas que influenciaram o hip hop (Michael Jackson rei do pop)
Interações via chat
Leitura do Hip Hop – anotar os pontos importantes
Cultura popular americano iniciado no Bronx Nova York década de 70
Movimento social urbano de protesto.
No Brasil – São Paulo nos anos de 1980 nas periferias
Estilo Hip Hop
·         Moda
·         acessórios
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
Vivência, professoras Juliana e Mara passos básicos.
Ufa... que canceira...

Atividade da aula

·         Faça um desenho com o tema de um dos elementos do Hip Hop.


Valeu galera, espero vocês mais tarde na videoaula de hoje, segunda-feira às 16:00h.
Abraços, professor Alex
Professor Alex Ed. Física - Turmas 7º A e B
Atividade referente a aula do CMSP Danças Urbanas
Segue um resumo e ao final a atividade a ser realizada


AULA CMSP 18/06 – Danças urbanas
Professoras Juliana e Mara
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos)
Objetivos
·         Conhecer a história da dança e do Movimento Hip Hop
·         Identificar as danças urbanas
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Dança urbana o que é isso? (questionamento da aula)
Interações: conhecimentos prévios, troca de informações
Dança urbana – Hip Hop – interações com tempo pra responder
·         Você já praticou, viu ou assistiu a alguma dança? Quais?
·         Onde você teve esta oportunidade? Quando?
·         Quais destas danças no chat você considera serem urbanas? Explique.
Danças urbanas características
·         Movimentos fortes
·         Sincronizados e harmoniosos
·         Rápidos
·         Simétricos ou assimétricos
·         Movimentos de pernas, cabeça e ombros
·         Coreografia
·         Músicas com batidas fortes
·         A música é a maior manifestação da cultura hip hop, assim como a dança e a arte também estão presentes
·         Para muitas pessoas, este movimento hoje tornou-se um estilo de vida. Exemplos:
o   Praticantes do universo do basquete e do skate estilo de moda – roupas largas
o   Pessoas comuns que são influenciadas por esta onda
** Este estilo é denominado de Street
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
O termo Street Dance (Dança de Rua) é utilizado para tratar de diversos estilos de dança:
·         Locking – travar
·         Popping – estourar, ondas
·         Freestyle – estilo livre
·         Breaking – quebra, robozinho
·         House Dane – casa de dança
·         Krump – sem significado, caracterizado por movimentos livres, altamente energéticos
·         Funk – gênero musical
O movimento hip hop e as danças urbanas influenciam muitas pessoas.
Curiosidades – citação de artistas que influenciaram o hip hop (Michael Jackson rei do pop)
Interações via chat
Leitura do Hip Hop – anotar os pontos importantes
Cultura popular americano iniciado no Bronx Nova York década de 70
Movimento social urbano de protesto.
No Brasil – São Paulo nos anos de 1980 nas periferias
Estilo Hip Hop
·         Moda
·         acessórios
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
Vivência, professoras Juliana e Mara passos básicos.
Ufa... que canceira...

Atividade da aula

·         Faça um desenho com o tema de um dos elementos do Hip Hop.


Valeu galera, espero vocês mais tarde na videoaula de hoje, segunda-feira às 16:00h.
Abraços, professor Alex
Professor Alex Ed. Física - Turmas 6º A, B e C
Atividade referente a aula do CMSP Danças Urbanas
Segue um resumo e ao final a atividade a ser realizada


AULA CMSP 18/06 – Danças urbanas
Professoras Juliana e Mara
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos)
Objetivos
·         Conhecer a história da dança e do Movimento Hip Hop
·         Identificar as danças urbanas
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Dança urbana o que é isso? (questionamento da aula)
Interações: conhecimentos prévios, troca de informações
Uma História sobre a dança (texto conteúdo do material recebido pelos alunos)
Ideia do conceito de ritmo.
Dança urbana – Hip Hop - interações
·         O que é hip hop?
·         Quais danças fazem parte do hip hop?
·         Você conhece alguém que dança?
Leitura – o universo Hip Hop
Cultura popular americano iniciado no Bronx Nova York.
Movimento social urbano de protesto.
Fundador do hip hop Kevin Donovan líder da Zulu Nation unindo os estilos musicais, funk, música eletrônica e o rap.
Apresentações – competições chamadas “batalha, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda.
No Brasil – São Paulo nos anos de 1980 nas periferias
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
Estilos de danças no hip hop
·         Locking – travar
·         Popping – estourar, ondas
·         Freestyle – estilo livre
·         Breaking – quebra, robozinho
·         House Dance – casa de dança
·         Krump – sem significado, caracterizado por movimentos livres, altamente energéticos
·         Funk – gênero musical
Vivência professora Michele 5 vídeos de vivência – nome de passos, passando pelos estilos, desavio final fazer movimento de acordo com cada palavra da música.

Atividade da aula
·         Que tal, depois da aula, você criar um desenho que simbolize a História do Hip hop!
Retomada final da aula.


Valeu galera, espero vocês mais tarde na videoaula de hoje, segunda-feira às 16:00h.
Abraços, professor Alex