segunda-feira, 10 de agosto de 2020

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - (10 A 14 DE AGOSTO) - PROFª ELIZABETH


Na última semana, o gênero estudado no centro de mídias foi o apólogo, uma narrativa cujo foco é uma lição moral. Além disso, o apólogo trabalha com a figura de linguagem chamada personificação.
Com base nisso, abaixo consta duas atividades que deverão ser feitas e entregues no email  elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br
1ª atividade: pesquisar a figura de linguagem personificação (o que é, em quais textos usamos, e exemplos)
2ª atividade: leia o apólogo abaixo e explique-o com suas palavras (que mensagem ou lição ele quer passar)

O VELHO POTE RACHADO

Um carregador de água, na Índia, levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do Senhor para quem o carregador trabalhava. O pote rachado sempre chegava com água apenas pela metade.

Foi assim por dois anos. Diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu Senhor. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição. Sentia-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que lhe havia sido designado fazer.

Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote rachado, um dia, falou para o carregador à beira do poço:

— Estou envergonhado. Quero lhe pedir desculpas.

 Por quê? — perguntou o homem. — De que você está envergonhado?

 Nesses dois anos — disse o pote — eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho que leva à casa de seu Senhor. Por causa do meu defeito você não ganha o salário completo dos seus esforços.

O carregador ficou triste pela situação do velho pote, e, com compaixão, falou:

— Quando retornarmos à casa do meu Senhor, quero que observes as flores ao longo do caminho.

De fato. À medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou muitas e belas flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas, no fim da estrada, o velho pote ainda se sentia mal, porque, mais uma vez, tinha vazado a metade da água, e, de novo, pediu desculpas ao carregador por sua falha.

O carregador, então, disse ao pote:

— Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado do caminho? Notou ainda que a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu Senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.


domingo, 9 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 10/08/2020


EQUIPE GESTORA
2020

sexta-feira, 7 de agosto de 2020


Hello!!




Equipe Gestora
2020

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 08/08/2020



EQUIPE GESTORA
2020

Geografia - África no mundo global - 3º Bim. - Semana 03/08 à 07/08 - Profª Andressa Zarrella


    

Boa Tarde, alunos das turmas 3ª B e 3ªC

Sou a Profª Andressa da disciplina de Geografia, estou em substituição do professor de vocês.
E como podem verificar no link abaixo ↓↓↓ ; vocês terão acesso a minha aula, que está disponibilizado no drive. Também estou no grupo de whatsapp da sala de vocês, e quero dizer que estou disponível, quaisquer dúvida me chamem no pv. 

Acesse o link da aula: 
↓↓↓↓↓



Atividade 1 - Semana 03/08 à 07/08 - 3º Bimestre  
     
Tema: África no mundo global

1) A África Mediterrânea está localizada ao norte do deserto do Saara e possui características físicas e humanas semelhantes às dos países do Oriente Médio. Seu clima é desértico, o idioma é o árabe e a principal religião é o Islamismo. Qual desses países africano não apresenta essas características, ou seja, não compõe a África Mediterrânea.  
 
a) Líbia
b) Egito
c) Marrocos
d) África do Sul
e) Argélia

2) As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.
a) A baixa expectativa de vida de grande parte da população.
b) O número significativo de africanos contaminados com a Aids.
c) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.
d) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias.
e) O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.


3) Marque o item que apresenta apenas países africanos.
a) Nigéria, Jamaica e África do Sul
b) Madagáscar, Angola e Argélia
c) Haiti, Somália e Zâmbia
d) Camarões, Egito e Trinidade e Tobago
e) Paquistão, Marrocos e Costa do Marfim


4) Na maioria dos países africanos, essa contradição provoca, principalmente, o seguinte efeito:

a) déficit comercial
b) instabilidade política
c) degradação ambiental
d) dependência financeira

 *** Dica para complementar seus estudos: Quem tiver a possibilidade; indico assistir ao filme “Diamantes de Sangue”. Refletindo sobre suas relações com o continente africano, em seus diversos aspectos.
  

Assim que concluir sua atividade, o aluno poderá encaminha-la para o meu e-mail institucional zarrella@prof.educacao.sp.gov.br ou para o meu e-mail pessoal 
Caso seja necessário entrar em contato (whatsapp): 96036.1635 (Prof.ª Andressa)

ATENÇÃO:(Muito Importante)Não esqueçam de colocar seu NOME e sua TURMA no e-mail da sua atividade.  

Atividade de Química 2ªA 07/08

Olá pessoal, tudo bem?

Para realizar a atividade de Química dessa semana, assista a aula do CMSP de química dessa semana:

https://www.youtube.com/watch?v=haowNMfolW0

Em seguida, responda as perguntas que estão no arquivo: https://drive.google.com/file/d/1ZR6JldCwdgP7za2hKrpkATlwU9LcHiNK/view?usp=sharing

Envie as questões respondidas pelo Classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com

Essa semana estarei migrando para o classroom matéria de química, os códigos para entrar nas turmas estão abaixo. Para acessar as turmas é necessário usar o e-mail institucional. Não sabe o seu e-mail institucional? Assista esse vídeo que explica acessar: https://www.youtube.com/watch?v=zMA7D-26xDw

SE MESMO DEPOIS DE ASSISTIR O VÍDEO VOCÊ NÃO CONSEGUIR O ACESSO AO E-MAIL INSTITUCIONAL, ME PROCURE POR EMAIL OU WHATSAPP.

Código das turmas do Classroom:
2ºA: secfjg6

Atividade de Química1º ABCDEF Profª Scarlet

Olá pessoal, tudo bem?

Para realizar a atividade de Química dessa semana, assista a aula do CMSP de química dessa semana:

https://www.youtube.com/watch?v=t_1HSjgAdag

Em seguida, responda as perguntas que estão no arquivo: https://drive.google.com/file/d/1MWcscK2qzV7ZYnesUNCtvi9s0AK-y0PW/view?usp=sharing

Envie as questões respondidas pelo Classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com

Essa semana estarei migrando para o classroom matéria de química, os códigos para entrar nas turmas estão abaixo. Para acessar as turmas é necessário usar o e-mail institucional. Não sabe o seu e-mail institucional? Assista esse vídeo que explica acessar: https://www.youtube.com/watch?v=zMA7D-26xDw

SE MESMO DEPOIS DE ASSISTIR O VÍDEO VOCÊ NÃO CONSEGUIR O ACESSO AO E-MAIL INSTITUCIONAL, ME PROCURE POR EMAIL OU WHATSAPP.

Código das turmas do Classroom:
1ºA: ae4vcv3
1ºB: bb4l6hh
1ºC: faptrr2
1ºD: rshqtzp
1ºE: pjrqxr3
1ºF: sjjza6l