terça-feira, 29 de setembro de 2020

Professor Alex Ed Física: CMSP 24 set - resumo e atividades 6ºs A, B e C 3º bim

 

CMSP 6º ano – set24 “Práticas corporais de aventura urbana caracterização” (3º bimestre)

Professoras Mara e Juliana

Habilidades – (EF06EF18) experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

Objetivos – valorizar a própria segurança e a integridade física, bem como as dos demais.

Problematização: o risco é inerente às práticas corporais de aventuras urbanas. Então, como praticá-las de forma segura? (não precisa responder) interação no CMSP

Retomada dos conteúdos das videoaulas anteriores, parkour e slackline

        ·         O parkour é também conhecido como Le parkour

        ·         Atividade recreativa e esportiva: consiste em deslocar-se o mais rápido e eficientemente de um ponto a outro, usando habilidades atléticas para superar os obstáculos.

        ·         Slackline é um esporte de equilíbrio corporal, realizado sobre uma fita de nylon suspensa, estreita e flexível, presa entre dois pontos fixos (podendo ser praticado em qualquer lugar)

Características

Reflexão/Qual

Parkour

Slackline

Capac Física predominante

Agilidade

Equilíbrio

Parece ser mais fácil

Pergunta da atividade extra ao final...

Onde acontece

Parques

Árvores

Principal movimento

Saltos

equilíbrio

Parkour: saltos, desmonte, aterrissagem, equilíbrios, passagem por baixo da barra, passagem de muros e subidas

Slackline: caminhada simples, saltos, giros, surfing, andando de joelhos

Qual é o papel dos obstáculos do Parkour?

Desafiar os limites, realizando ultrapassagens em que o corpo precisa  se adaptar a cada obstáculo

Quais são os cuidados necessários durante a realização de uma prática de aventura urbana?

Atenção, respeitar os seus limites, utilização de equipamentos de segurança, etc.

Alguns riscos são inerentes durante as práticas, como as quedas e outro, é importante o uso de equipamentos e do auxílio de um profissional especializado que proporcionará a segurança necessária durante a prática dessas atividades.

Praticar esses esportes preferencialmente em grupo, pois, se alguma pessoa sofrer uma queda ou lesão, é mais fácil conseguir ajuda.

Podem ser praticadas por todos, desde que não tenham algum problema de saúde que não permita a realização delas, se tomo alguns cuidados, devido ao grau de risco oferecido por esses esportes e a exigência física durante a realização dessas práticas.

Benefícios dessa práticas:

        ·         Aumento da flexibilidade

        ·         Sensação de bem-estar

        ·         Motivação

        ·         Liberdade

        ·         Aumento da força muscular

        ·         Adrenalina

        ·         Interação, socialização e aumento da confiança

Caderno do Professor, Educação Física, 2020, 3º bimestre, 6º ano, p. 22 à 29

Prazo: 02/10 sexta-feira

Caderno do Aluno p. 56 Atividade 4 – Atitude!, questões de 1 à 4. Observe que algumas foram respondidas na aula do CMSP.

Atividade Extra, assistindo aos vídeos responda, você teria coragem de experimentar alguns desses esportes? Qual/is? Qual você acha que seria mais fácil de praticar?





#BORAFAZÊATIVIDADE, professor Alex

Professor Alex Ed Física: CAÇA PALAVRAS - 6ºs A, B e C, 7ºs A e B 3º Bimestre

 

Aê galera!! Que tal se divertir enquanto aprende, essa é uma novidade, uma atividade em forma de game, pelo aplicativo Wordwall, é o jogo da FORCA, siga as instruções e BORA JOGÁ!!

INSTRUÇÕES:

      1.    Leia o texto, servirá de apoio pra jogar

      2.    Acesse ao jogo copiando o link e acesse pelo seu navegador (NÃO PRECISA BAIXAR O APLICATIVO)

      3.    Ao acessar coloque o seu nome completo e a turma

      4.    Click em ‘Começar’

      5.    No canto superior direito você terá o seu tempo restante para terminar o jogo

      6.    São 4 frases tiradas do texto abaixo, o jogo só acaba quando acertar as 4 frases ou se ‘enforcar’

      7.    Tem uma tabela de classificação, assim vocês poderão competir entre si, basta ver a sua classificação na tabela

      8.    Para sair é só clicar no ‘X’

      9.    #BORAJOGÁ!!

 

Acesse o link para jogar: https://wordwall.net/play/4554/161/735

 

 

TEXTO 1 – PARKOUR

 

Parkour, também conhecido como Le Parkour, é uma modalidade de esporte que teve seu início na França por volta de 1980, por David Belle, que ajustou e criou técnicas para saltar obstáculos como rampas, muros, escadas, calçadas, corrimãos, árvores, qualquer lugar com apenas o movimento do corpo de forma ágil e superando seus limites. É uma atividade recreativa e esportiva, praticada em áreas urbanas ou rurais, que consiste em deslocar-se o mais rápido e eficientemente, de um ponto a outro, usando habilidades atléticas para superar os obstáculos. O significado da palavra parkour vem do francês e significa “percurso”. Pode ser praticada individualmente ou com outras pessoas. Os praticantes do parkour são reconhecidos como “traceur”. No Brasil, esta prática iniciou-se por volta de 2004 e reúne um número de pessoas para praticá-las juntas, sendo uma das características que faz o parkour ganhar seguidores pelo mundo. Apesar de ser considerado um esporte de risco, os praticantes mais experientes conseguem avaliar todos os perigos antes de realizarem suas manobras. Por isso, é considerado um esporte que requer muita dedicação, concentração e disciplina.

Esse esporte traz vários benefícios, como: desenvolver a agilidade e resistência, precisão, equilíbrio, a concentração, aumento da força, do fortalecimento dos músculos, do corpo e da mente. A filosofia de parkour é: “Primeiro faça. Depois faça bem. Depois faça bem e rápido”. Siga o mestre!

Glossário:

Traceur – nome dado aos praticantes do parkour, que significa “traçado”, ou aquele que constrói o

caminho ou percurso a ser percorrido.

Texto retirado do Caderno do Aluno do 6º Ano, p.54

 

Professor Alex

2° A, B, D - ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO URGENTE TECNOLOGIA

 Semana de recuperação e lançamentos

Alunos que estiverem devendo atividades, entrar em contato urgente no meu PV do Whatsapp, e solicitar a atividade referente a recuperação.


11.947363308 prof. Tali- Tecnologia

ou pelo e-mail: envieseutrabalho.tali@gmail.com


FAÇA A SUA PARTE COM VOCÊ, E PARA VOCÊ!





2°B,C,D - Atividade de recuperação de Português urgente.

 Semana de recuperação e lançamentos

Alunos que estiverem devendo atividades, entrar em contato urgente no meu PV do Whatsapp, e solicitar a atividade referente a recuperação.


11.947363308 prof. Tali- Português

ou pelo e-mail: envieseutrabalho.tali@gmail.com


FAÇA A SUA PARTE COM VOCÊ, E PARA VOCÊ!




2ºA (Clayton - Português)

 

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL (REALISMO) MACHADO DE ASSIS

LEIA O TRECHO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:

“Sem que deixasse transparecer sua angústia, Machado de Assis sofrera consigo alongado tormento com a visita de Ferrero. As despesas da acolhida, o programa de homenagens, a assistência ao visitante – tudo lhe havia sido entregue. E a tudo atendera com meticuloso cuidado. Uma infinidade de pequenas coisas, ele, o homem tímido, teve de resolvê-las quase sozinho – convites, cadeiras para o auditório, reserva de hotel, visitas, passeios, como se a saúde e o ânimo lhe sobrassem, nessa fase de velhice e solidão.”

(MONTELLO, Josué. O presidente Machado de Assis. 


1ª) A idéia central do trecho é

A) a velhice de Machado de Assis.
B) a visita de Ferrero a Machado.
C) uma série de providências que tinham de ser tomadas com a visita de Ferrero.
D) a doença e o desânimo, a velhice e a solidão de Machado.
E) o tormento e os trabalhos de Machado com a visita de Ferrero.

2ª) Dizendo que Machado sofrera consigo alongado tormento, o autor afirma que

a) Machado sofrera em silêncio.
b) Machado sofrera um tormento distante.
c) Machado sofrera por sua própria causa.
d) Machado sofrera por causa da velhice e solidão.
e) Machado sofrera de longe ema dor oculta.

3ª) Meticuloso significa

a) intrometido.
b) misterioso.
c) miúdo.
d) escrupuloso.
e) comedido.

4ª) Alongado tem no contexto significado de

a) profundo.
b) longínquo.
c) prolongado.
d) remoto.
e) adiado.

5ª) O que causou grande tormento a Machado de Assis?

Professora Maria Cristina - 6 e 7 Anos ELETIVA

 

Olá meus amores...

Saudades de vcs todos...

Difícil ficarmos presos atrás dos computadores, sem receber o bom dia de vcs.

Nessa semana eu não publicarei nenhuma tarefa diferente. Estarei aguardando as publicações ainda não realizadas por vcs nesse mês de setembro. OK?

Beijão e cuidem-se. Utilizem máscaras, sempre! 

Professora Maria Cristina - 6 Anos Projeto de vida

 Olá meus amores...

Saudades de vcs todos...

Difícil ficarmos presos atrás dos computadores, sem receber o bom dia de vcs.

Nessa semana eu não publicarei nenhuma tarefa diferente. Estarei aguardando as publicações ainda não realizadas por vcs nesse mês de setembro. OK?

Beijão e cuidem-se. Utilizem máscaras, sempre!