segunda-feira, 13 de julho de 2020

Prof. José Luis - Sociologia - 3º Anos B e C - 2º Bimestre

Boa tarde estudantes.

 - Semana de recuperação para os alunos que não fizeram as atividades.

               
Entregar até dia 17/07 pelo email:

porto_2170@yahoo.com.br

2ºE - Língua Portuguesa - A construção do herói e da heroína no romantismo - Profª Ângela

Tema: A construção do herói e da heroína no romantismo

assista ao vídeo, responda ao questionário abaixo e envie para professoraortega@yahoo.com  data entrega: 21/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu e-mail

Responda de acordo com o vídeo acima
Texto sobre Inocência:
1. Neste excerto de Inocência, a personagem Pereira revela qual traço de sua personalidade? 
2.  Por que o autor , em sua opinião, fez uso dessas epigrafes? 
3. Qual traço da personalidade do narrador é revelado neste comentário acerca das opiniões de Pereira? 

Texto sobre Amor de Perdição:
1. O que revela o dialogo entre Teresa e seu pai?

Texto sobre O Guarani:
1. No excerto, a descrição do índio é idealizada? Justifique.

Texto sobre O Seminarista:
1. Quais são as diferenças entre as descrições das personagens masculinas das femininas nos textos românticos lidos nesta aula? 

Atualidade:
1. Existem diferenças na descrição das personagens do Romantismo das personagens das novelas, das series de TV e cinema atuais?

2ºE - Língua Portuguesa - Inteligência artificial e mercado de trabalho - Profª Ângela

Tema: Língua Portuguesa - Inteligência artificial e mercado de trabalho

Assista  ao vídeo abaixo e faça um resumo do conteúdo. Envie para o e-mail: professoraortega@yahoo.com   data entrega 21/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu email 

 

 

 


 

3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - O artigo de opinião é... - Profª Ângela

Temas: O artigo de opinião é.....  &     Coesão e Coerência 

Assista aos vídeos abaixo, resolva os exercícios das paginas 115 a 117 do Caderno do Aluno 2ºBimestre e copie o conteúdo de Coesão e coerência em seu caderno de portuguesa (revisão). Envie as fotos para professorarortega@yahoo.com   data entrega: 21/07 não esqueça de colocar nome,numero e serie em seu e-mail ou utilize o Classroom para enviar suas respostas. 




 

3ºD - Inglês - Natural disasters - Profª Ângela

Tema:  Natural disasters

 Assista ao vídeo abaixo e resolva aos exercícios das paginas 122 e 123 do Caderno do aluno Volume 2, envie as fotos para o e-mail professoraortega@yahoo.com   data entrega: 21/07 não esqueça de colocar seu nome, numero e serie em seu email 

 

 

2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Comparative adjectives - Profª Ângela

Tema: Comparative adjectives ( review)

Assista a aula abaixo, copie o conteúdo em seu caderno ( esta aula é uma revisão do conteúdo que já estudamos em sala de aula), mande as fotos da matéria copiada em seu caderno para professoraortega@yahoo.com  data entrega: 21/07 não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail 

 

 

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                             Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Alunos e alunas,

Vamos dar continuidade ao assunto da última aula - do dia 10 de julho.

Linguagem verbal e não verbal

   A combinação de elementos visuais e verbais torna a charge objeto de fascínio e exige do leitor interpretação cuidadosa, já que a interação entre essas linguagem é determinante para o entendimento pleno do texto. Assim, palavras e imagens compõe a base do gênero. Observe o exemplo a seguir:






   Essa imagem foi composta de imagens e palavras e exige do leitor conhecimento prévio do ditado popular "entra por um ouvido e saiu por outro", utilizado em situações em que determinada mensagem não é alvo de atenção por parte do interlocutor. Assim, a expressão facial do ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aliada à imagem de palavras entrando por um ouvido e saindo por outro, sugere que o ex-líder americano não deu a devida  atenção ao fato de que o Brasil desejava uma vaga no conselho de segurança da ONU.

    A charge nasce das notícias de jornal. Inspirados em fatos marcantes, os chargistas procuram ilustrar determinado acontecimento com um toque de emoção ou irreverência, imprimindo marcas subjetivas na mensagem. Assim, as charges costumam ter uma vida  útil relativamente curta, pois diariamente as notícias se renovam e, consequentemente, a charge torna-se distante do contexto apresentado.

















 Já na foto acima, podemos observar uma charge criada a partir da mesma notícia: o acidente aéreo, ocorrido em 29 de novembro de 2016, que matou mais de setenta pessoas, entre elas parte da delegação da Chapecoense.

  Nessa ilustração, os jogadores que foram vitimas do acidente encontram-se em um pódio feito de nuvens e, em vez de medalhas, recebem auréolas das mãos de um senhor com vestimenta branca e cabelo branco trazendo um significado de santidade, o que pode ser lido como uma sugestão de que o próprio Deus está premiando os jogadores.

Observação: Não esqueçam que para interpretarmos uma  charge é preciso de um conhecimento prévio do assunto. Devemos analisar a imagem e as frases contida na charge.


                                                                 EXERCÍCIOS 

Com base nas charges abaixo, reflita sobre o tema. Analise  cada uma das charges apresentada e identifique que mensagem está sugerida pelo chargista.

Charge 1

ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Mosquito ...















Charge 2

ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Dengue Brasil



Próxima postagem - 14 de julho de 2020 - Vamos finalizar esse assunto.