sexta-feira, 11 de setembro de 2020

 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                    Série: 8°B e 8° C

e-mail: espinoli@2020.com.br

Alunos e alunas,

Nesta aula vamos iniciar o estudo das figuras de linguagem. Abordaremos os principais recursos linguísticos responsáveis pela criação de sentido dentro de um texto. Nesse sentido, vocês perceberão que as figuras de linguagem serão fundamentais para dar mais expressividade aos textos.

Esse assunto será abordado em duas aulas. Nessas aulas será colocado o conteúdo das figuras de linguagem. Em seguida, faremos alguns exercícios.


COPIE O CONTEÚDO NO CADERNO!


Figuras de linguagem 

 São recursos empregados para transformar o conteúdo das mensagens. 

 Promovem algum tipo de efeito expressivo dentro da sentença. 

 Estão associadas à chamada função poética da linguagem. 

 Não ficam restritas à Literatura.

Há uma proposta para dividir as figuras de linguagem entre figuras de som, figuras de pensamento e figuras de construção. Vejamos de maneira simples e direta algumas das mais relevantes. Figuras de Pensamento: em que se busca explorar o significado dos termos empregados nas sentenças. 

Metáfora: trata-se de um tipo de comparação subentendida, sem utilizar conjunções comparativas. Ex.: A corrupção é um câncer. 

Ex.: Meu aluno é fera. 

Nesse esses exemplo, notamos que há um tipo de comparação que se faz de maneira subentendida, sem empregar um elemento comparativo direto – como uma conjunção comparativa. 

Metonímia: trata-se de um tipo de substituição com efeito expressivo. 

Alguns exemplos de metonímia são: 

a) De parte pelo todo: Todos os olhos da sala me olhavam. (Os olhos representam as pessoas) 

b) Continente pelo conteúdo: Bebeu duas garrafas de conhaque. (A garrafa contém o conhaque) 

c) Autor pela obra: Eu nunca havia lido Tomás Antônio Gonzaga. (Lê-se a obra, não o autor) 

d) Marca pelo produto: Eu tive de comprar uma Gilette. (O produto é a lâmina de barbear. Gilette é a marca)

Gradação: trata-se de uma sequência de palavras em ordem crescente ou decrescente que é empregada para atingir um sentido expressivo. 

Ex.: O bebê, a criança, o jovem, o adulto, o idoso representam todas as fases da vida que ele perdeu.


Antítese: consiste na tentativa de aproximar palavras com sentidos contrários, a fim de criar um sentido específico.

 Ex.: 

“Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, 

Depois da Luz se segue a noite escura, 

Em tristes sombras morre a formosura, 

Em contínuas tristezas a alegria. (Gregório de Matos) 

Note que no segundo  verso encontramos uma antítese.

Paradoxo: trata-se da figura que apresenta uma construção que contraria a lógica pela tentativa de fundir ideias contraditórias. (as palavras opostas ocorrem simultaneamente) 

Ex.: Esse cara já nasceu morto. (Se nasceu morto, não nasceu. Aí reside a construção ilógica) 

Ex.: Dinheiro não é tudo, mas é cem por cento. 

Eufemismo: trata-se da figura de linguagem em que se explora a tentativa de atenuar uma expressão que poderia parecer rude ou desagradável. 

Ex.: Depois de muita luta, Amadeu – finalmente – descansou. (para atenuar a mensagem de que morrera). 

Ex.: Acho que eu não sou muito arrumado para que ela me note. 

Hipérbole: figura que consiste na construção de uma expressão exagerada propositalmente, com sentido expressivo. 

Ex.: morrer de fome, 

chorar um rio de lágrimas, 

trabalhar até desmaiar etc


PRÓXIMA POSTAGEM - 14 DE SETEMBRO DE 2020.

COPIE NO CADERNO. 





BIBLIOTECA - AULA 2 - 11.09 ELETIVA

 


                       AULA 2 - O QUE É BIBLIOTECONOMIA


Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação, e gestão da informação e do conhecimento, em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa.


BIBLIOTECONOMIA...SAIBA TUDO SOBRE ESSA PROFISSÃO:

    Sabe quando você precisa achar aquela “brusinha” no meio do caos que é o seu quarto? Você não acharia muito mais fácil se as suas roupas fossem organizadas por cor, parte do corpo e estações do ano?

Eu também!

Obs.: Aceito indicações de quem faça isso.

Mas o que a Biblioteconomia tem a ver com a bagunça do meu quarto?

    É que a função do profissional da Biblioteconomia é quase como arrumar um quarto. A diferença é que ele faz isso com uma coisinha bem bacana chamada informação. Inicialmente, a função do bibliotecário era classificar, catalogar e organizar livros de um acervo, preservar e espalhar o conhecimento humano. Hoje, por causa da tal da tecnologia, a profissão avançou ainda mais.

    O bibliotecário agora também cuida da informação em qualquer suporte, inclusive digital, criando banco de dados e fazendo a mesma coisa que fazia com os livros, mas com arquivos digitais.

O Perfil de um Bibliotecário

O bibliotecário precisa, antes de tudo, ser uma pessoa organizada – se você é desorganizadão mas pira em seguir essa carreira, relaxa. O curso te ajuda a desenvolver essa habilidade.

    No mundo da Biblioteconomia, as regras foram feitas para serem SEGUIDAS. Portanto, o bibliotecário tem que ser metódico, ou seja, seguir as normas e regras criadas à risca. Além disso, o profissional precisa saber lidar com o galerão.

    Imagina se um estudante entra desesperado em uma biblioteca achando que é festinha e não sabe onde é a saída. BRINCADEIRA! A galera vai lá em busca de informação, logo, o profissional que é responsável por toda essa informação precisa conseguir ajudar essas pessoas.

O Curso de Biblioteconomia

    O curso de biblioteconomia dura no mínimo 3 anos. Durante a graduação, os alunos têm matérias de introdução à economia, contabilidade e até marketing. Se tiverem interesse, depois da facul podem fazer um mestrado e até um doutorado pra dar aulas em cursos técnicos de biblioteconomia e em universidades e faculdades.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), os assuntos que os alunos encontram no curso de Biblioteconomia são:

História Social do Conhecimento, das Bibliotecas, da Biblioteconomia e da Ciência da Informação; Produção e Circulação Social dos Registros do Conhecimento; Organização e Representação da Informação; Políticas de Organização; Geração e Organização de Instrumentos de Recuperação; Análise e Representação; Normas e Formatos Tradicionais e Eletrônicos; Serviços de Referência; Comunicação; Formação de Leitores; Competência em Informação; Indústria da Informação; Serviços de Recuperação e de Disseminação da Informação; Serviços de Provisão e de Acesso; Serviços de Extensão e Ação Cultural; Princípios e Evolução da Administração e da Teoria Organizacional; Formação, Desenvolvimento, Avaliação e Preservação de Coleções; Ética e Meio Ambiente;

Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Pra poder ganhar o diploma, os alunos precisam fazer estágio e o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Áreas de Atuação

Análise da Informação- Essa área aqui é a mais tradicional. Nela, o bibliotecário vai fazer todo o processo de seleção, classificação e organização de um determinado acervo, que pode estar em uma biblioteca, um museu, uma galeria de arte, etc.

Consultoria e Coordenação- O profissional dessa área vai comandar desde a criação de um novo acervo até a conservação em bancos de dados e empresas públicas e privadas.

Ensino- Existem poucos cursos de licenciatura em biblioteconomia no Brasil, mas também existe essa área de atuação. O profissional pode trabalhar formando novos profissionais para o mercado, além de lecionar em outras áreas do conhecimento.

Gestão do Conhecimento- Nessa área, o profissional da biblioteconomia vai desenvolver maneiras, digitais ou não, de organizar o conhecimento de uma determinada empresa, ONG, etc. e gerenciar isso depois. O objetivo dessa organização é facilitar a propagação/divulgação do conhecimento.

Gestão de Serviços de Informação- O trabalho aqui é administrar os serviços de organização de informação (bibliotecas, bancos de dados, etc.) em lugares como centros culturais, arquivos de jornais, empresas e outros.

Normalização- O profissional da biblioteconomia vai trabalhar com a montagem de bancos de dados e vai fazer a manutenção deles, tomando como base normas e padrões internacionais de organização, como a ISO (International Organization for Standardization), que você já deve ter ouvido falar, preparar originais para editoras, trabalhar com arquitetura da informação, etc..

O Dia a Dia de um Bibliotecário

    A rotina de um profissional da Biblioteconomia gira em torno de uma palavra: ORGANIZAÇÃO. Se você não contar a área de ensino, todas as áreas de atuação de um bibliotecário se baseiam em classificar e organizar informações, o que varia é a escala ou a forma que isso é feito.     O profissional pode ser responsável pela criação e manutenção de um acervo, pela aplicação de normas e padrões de organização, gerenciar os sistemas que organizam o bagulho todo ou então gerenciar toda a operação.

    Os horários e ambientes de trabalho mudam de acordo com a empresa em que o profissional da Biblioteconomia trabalha, logo, não podemos dizer nada definitivo sobre esses assuntos.

Mercado de Trabalho

    Até 2020, todas as instituições de ensino no Brasil precisam ter um acervo de pelo menos 1 livro por aluno e são necessários pelo menos 200 mil bibliotecários para atender a esta demanda. Bom, você não vai terminar a faculdade até 2020 (Se cursar um período por vez, claro). Mas isso não significa que essa não é uma boa notícia pra você que tá pensando em fazer o curso de Biblioteconomia.

Por que?

Pelo simples fato de que todas as instituições de ensino vão precisar de pelo menos 1 bibliotecário, ou seja, mais oportunidades de trabalho espalhadas por todo o Brasil. Além das escolas, os profissionais também encontram vagas no setor de tecnologia de empresas, gerenciando bancos de dados, que na era digital em que vivemos, são muito valiosos pras empresas nos momentos de tomada de decisão, principalmente se estiverem ligados no conceito de big data, e mineração de dados para a tomada de decisão.

Existe também a possibilidade do setor público. Os bibliotecários podem trabalhar em órgãos como a Defensoria Pública da União, o Tribunal de Contas da União, Congresso Nacional, etc. União = Governo Federal (bem resumidamente).

E OS SALÁRIOS?

Antes que você leia e se emocione, lembre-se que os valores aqui são MÉDIAS, ou seja, o seu salário poder ser maior ou menor que os mostrados aqui embaixo. Segundo o site Love Mondays (que calcula médias salariais de tudo que é emprego), a média salarial de bibliotecários no Brasil é de R$3 300,00.

Mitos e Verdades

“Quem faz o curso de Biblioteconomia só trabalha com livros” MITO. Como você já leu no texto aí de cima, o bibliotecário pode trabalhar com várias coisas além de livros. Como exemplo, o profissional pode atuar gerenciando bancos de dados, no setor de tecnologia de empresas ou com big data.

“Ninguém frequenta a biblioteca hoje em dia, já que existe o Google?” MITO. As bibliotecas não vão acabar (tão cedo) por causa do Google. Vou te dar 2 motivos: Existe muita informação falsa na internet; Um livro técnico dificilmente vai ser disponibilizado por inteiro e de graça na internet. O normal é que você compre a sua versão digital. A biblioteca te dá acesso temporário a vários livros diferentes ao mesmo tempo, sem precisar comprar nenhum deles.

“Você não precisa ler todos os livros da biblioteca, mas tem que saber sobre o que falam” VERDADE. É absurdo achar que o bibliotecário leu todos os livros disponíveis em um acervo, até porque existem muitos livros técnicos, específicos pra uma determinada área. Mas é muito necessário que o profissional da Biblioteconomia saiba do que se trata cada obra, pra poder fazer o seu trabalho, que é classificar, organizar todo o acervo e fazer com que a pessoa encontre a informação que precisa.

E aí, curtiria ser um Bibliotecário?


GRATIDÃO 

PROF. TALI

Eletiva Empreendedorismo 8º e 9º Anos - 11/09

 Olá alunos! Tudo bem?

Para realizar a atividade de EMPREENDEDORISMO dessa semana, siga os passos abaixo:

1º Assista a aula de empreendedorismo do CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=jJ4LFORc1-M. Anote as partes mais importantes no caderno.



2º Assista o vídeo "como fazer um mapa mental": https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA

3º Faça um MAPA MENTAL sobre o o tema da aula do CMSP "Comportamento Empreendedor".

4º Envie uma FOTO do MAPA MENTAL com seu NOME, Nº e SÉRIE para o e-mail: scarletfs@hotmail.com

LEMBRANDO QUE TODOS INSCRITOS NA MATÉRIA DEVERÃO FAZER AS ATIVIDADES PARA GANHAR NOTA E PRESENÇA!!

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA - SEGUNDO SEMESTRE - 4

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - SEGUNDO SEMESTRE - 4

Diversas montagens de peças com textos de Molière estão disponíveis no youtube. 

Hoje assistiremos à peça:

Cia de Teatro da Univille: O Doente Imaginário - Molière (2016) https://www.youtube.com/watch?v=cpvsRVE_kwI

Após assistir à peça, leia ao texto disponível no link abaixo e responda as perguntas colocadas.

https://drive.google.com/file/d/1eslYvBQEHlvWH_wWZofs4X5YSrZiyKd-/view?usp=sharing

2°A,B,C ATIVIDADE PARA DIA 18.09 CADERNO E CLASS - (PORT / LIT) PROF TALI

 PARA DIA 18.09 - Atividade no Caderno e no Class: 


Após a queda da escravidão e do Império, uma nova realidade surgiu no nosso país, com influencias de ideais europeus. 


1- Cite as mudanças dessa transição no Brasil: 


2- Em forma de tópicos, disserte sobre esses temas "liberalismo, socialismo, positivismo, cientificismo, determinismo, evolucionismo" máximo 05 linhas de cada.


BONS ESTUDOS!!

E GRATIDÃO...

PROF. TALI

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Inglês  

e-mail: espinoli2020@gmail.com                                        Série: 2° E

                                                            The Past Continuous        

FORMAÇÃO: Para o Past Continuous, você vai precisar do Simple Past do verbo to be, mais o Present Participle do verbo principal.


                                           to be (simple past)     +     Present Participle


Exemplo:


I was working in the garden when it began to rain.

Observe que o particípio é conseguido acrescentando-se a terminação - ing ao infinitivo do verbo principal.

Se o infinitivo terminar por e (não pronunciado), precedido de uma consoante, eliminamos essa letra, antes de acrescentarmos ing.

Exemplo:

have - having

Live - living

As formas negativa e interrogativa do Past Continuous são obtidas através do auxiliar be.

Exemplo:

She was not going to school when i saw her.

                                                    Exercícios


1- Para começar, vamos usar o Past Continuous para os verbos entre parênteses ( NÃO ESQUEÇAM DE ACRESCENTAR NO FINAL DO VERBO - ING)     


A- They (have) a wonderful time by the sea.

B- Jane (wait) for her husband when I met her.

C- While we (climb) the moutains we saw several eagles.

D- He (teach) Maths at the University.

E- The students (read) Shakespeare. 


Alunos e alunas,

Enviar os exercícios para o meu e-mail citado da parte de cima desse conteúdo.

Obrigado,

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA


Alunos e alunas,

O foco do aprendizado deve ser o reconhecimento da relação da concordância nominal na produção de um texto. Evitando, assim, construções inadequadas.


                                                 Concordância nominal 

  “Concordar”, de uma maneira geral, significa modificar as palavras de modo de elas se relacionem harmoniosamente em uma sentença. Essa harmonia está relacionada à flexão dos termos. Sempre existirá, nos casos de concordância, uma palavra que servirá de “orientação” para realizar a adequação da flexão. A flexão da concordância pode ser feita de: • Gênero: masculino e feminino. • Número: singular e plural.

                              Concordância verbal x Concordância nominal 

Verbal: É a relação do sujeito da frase com o verbo. 

Exemplo: João gosta de jogar bola. 

 João e Paulo gostam de jogar futebol. 

Nominal: É a relação do substantivo com seus determinantes. (artigo, numeral, pronome e adjetivo) 

Exemplo: 

Aqueles dois meninos estudiosos leram os livros antigos.


Regra Geral: o adjetivo, o numeral, o pronome e o artigo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. 

Exemplo: • O primeiro momento árduo por que passei foi aquele citado por você.


Casos especiais Se houver adjetivo referindo-se a vários substantivos do singular e no mesmo gênero: Se estiver posposto ao termo de referência: concorda com o plural e com o gênero do substantivo ou fica no singular: 

a) Ex.: Esforço, combate, resultado reunidos em apenas um dia.

 b) Ex.: Miséria e tristeza humana eram o que se via no mundo


Se estiver anteposto ao termo de referência: concorda com o mais próximo: 

Ex.: Especificada hora e situação, poderemos sair.


Palavra “bastante”. Para não errar seu emprego, basta entender a diferença de classificação morfológica:

• Advérbio: invariável.  O posicionamento do Governo mudou bastante. 

• Pronome indefinido: variável. Meu irmão estudou bastantes matérias.

• A palavra “meio”: pode ser variável, a depender da classificação. 

• Advérbio: Aquela menina parece meio abatida. (O advérbio incide sobre o adjetivo) 

• Numeral: Nhonho comeu meia melancia. (O numeral indica a metade)


Próxima postagem da matéria de ELETIVAS - 18/09/2020