segunda-feira, 29 de junho de 2020



PROGRAMA CONVIVA SÃO PAULO


ATENÇÃO PAIS, RESPONSÁVEIS E ALUNOS!


EQUIPE GESTORA
2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 30/06/2020





Equipe Gestora
2020





A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DE LER

A importância do hábito de ler, bem como seus múltiplos benefícios. A leitura apresenta uma importância vital como estratégia de melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site e baixar o pdf.


Boa leitura a todos.



https://drive.google.com/file/d/1n1LO33Cz84kUA8Fp-fNYnJUAznBP3nfJ/view?usp=sharing




Equipe Gestora
2020


1º ABCDE - Língua Portuguesa - Professora Gabriella



1º SÉRIES - EM

Língua Portuguesa

Professora Gabriella


Na aula de hoje, ministrada diretamente pelo CMSP na quinta feira 18/06/2020, vamos aprender sobre Lusofonia.
Para tanto, assista no link abaixo e anote as informações que vocês acharem mais importantes no caderno.
Essa aula se encontra em seu CA do 1º Bimestre

https://www.youtube.com/watch?v=Tszz4IUXzg8

Após assistir a aula responda as seguintes questões em seu caderno:
1- O que é Lusofonia?
2- Quais países são considerados lusófonos?
3- Qual escritor citado na aula não escreve em língua portuguesa?
4- O que você entende por latim vulgar?
5- Conforme explicado durante a aula, o que significa a figura de linguagem antítese?

Todas as respostas se encontram dentro da própria aula enviada a vocês por meio do link acima.
Por favor assistam com atenção e realizem a atividade somente após a aula assistida.

Obrigada!
Profª Gabriella
Língua Portuguesa

1 ABCDE - Língua Portuguesa - Prof² Gabriella


1ª SÉRIES EM

Data 26/06/2020

LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA: GABRIELLA

Pessoal!

Na aula de hoje, ministrada diretamente pelo CMSP na terça feira 16/06/2020, vocês farão a revisão das atividades já dadas por mim nas aulas anteriores sobre o poema: "Quem conta um conto aumenta um ponto".
Para tanto, assista a aula no link abaixo e anote as informações que vocês acharem importantes no caderno.
Em seguida, aproveite para corrigir algumas das atividades do seu CA, conforme as instruções que serão dadas na própria aula.



https://www.youtube.com/watch?v=w9-sFQZAsJY


Atenção: Tenha em mãos o CA do 2º Bimestre antes de iniciar a aula.


Obrigada!

Profª Gabriella
Língua Portuguesa

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa              Série: 8°B - 8°C

Esta aula propõe o estudo dos contos policiais como forma de aprofundar as noções da tipologia textual narrativa. O objetivo não é só fornecer nomenclaturas e conceitos literários, mas fazer os alunos e alunas refletirem acerca de conhecimentos para ter uma leitura aprimorada sobre textos narrativos. Por essa razão, estou abordando nessa postagem as características dos gêneros textuais romance e conto.

Só lembrando: vamos nos aprofundar sobre o gênero conto. Na próxima postagem, vou dar continuidade sobre o mesmo assunto.

Alunos e alunas do 8°B e 8°C;

Copie no caderno o conteúdo abaixo.


Foco narrativo: é a forma que a história vai ser narrada.

Foco narrativo em 1° pessoa: o narrador é um dos personagens da história. Foco narrativo em 3° pessoa: o narrador não participa diretamente dos acontecimentos narrados.

   Quando decidimos que o narrador participará da história, temos um foco narrativo em 1° pessoa. Nesse tipo de texto, o narrador será também um personagem, que pode ser protagonista (personagem principal) ou coadjuvante (personagem secundário)    Entretanto, quando queremos que o nosso narrador não participe da história, adotamos o foco narrativo em terceira pessoa. Dessa forma, o narrador não está presente nos acontecimentos narrados e, por isso, assume uma postura objetiva diante dos eventos ocorridos.    No foco narrativo em 3° pessoa, o narrador pode ser um mero espectador da história e apresentar os acontecimentos como se fosse uma câmera “filmando” os fatos conforme eles vão ocorrendo. Por isso, ele é chamado de narrador observador. Porém, há um tipo de narrador que conhece toda a história. Seu conhecimento vai além daquilo que se observa nas cenas da narrativa. Ele sabe tudo sobre o cenário, os fatos e os personagens, incluindo os pensamentos destes. Esse é o narrador onisciente.


Texto 1          
Continho    Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo.  - Você aí, menino, para onde vai está estrada?  - Ela não vai não: nós é que vamos nela.  - Engraçadinho duma figa! Como se chama?  - Eu não me chamo não, os outros que me chama. (Campos, Paulo Mendes)

Texto 2    (...) 

  E eu? Eu fiquei, imóvel no meu lugar de uma fila que não mais existia. A final, eu tinha conseguido o segundo lugar, não tinha? Pois aquilo tinha de significar que eu merecia pelo menos o segundo prêmio do concurso, não tinha?   Não tinha. A professora, vendo que nada mais havia a fazer, parou de berrar e pôs as mãos na cintura, num suspiro de desalento. De repente, deu pela presença daquele menininho ali, disciplinadamente imóvel, e falou:  - Vá, menino! Va procurar os ovinhos.  Saí correndo, já com a boca salivando na expectativa do chocolate. (...). 

                                              Romance x Conto Romance:
o fundamento do romance é “contar um fato” , que desencadeia outro fato, que ocasiona outro fato.

A estrutura do romance:
 - Tem uma trama
- Tem vários personagens
- mais de um espaço
 - um tempo narrativo

Conto: é uma narrativa curta e que se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura: 

 Há poucos personagens, nunca analisados profundamente; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge.


Espaço Físico: Lugar específico onde se passam os fatos. Trata-se do cenário

Espaço Social: Ambiente no qual os personagens atuam: atmosfera definida por condições sociais, políticas, econômicas, morais  e psicológicas dos personagens.

Tempo Cronológico: “Tempo do relógio”, que segue uma linha reta, com durações determinadas. Abrange desde acontecimentos mais remotos até os mais recentes.

Tempo Psicológico: Varia de acordo com o estado de espírito do narrador. (ou personagem) e com a forma como as lembranças ou reflexões são expostas. Ocorrem idas e vindas no tempo, e a sensação temporal varia.

MATEMÁTICA - 7 ano A e B - Professora Juliana


Bom dia,

A partir da próxima semana, entregas de atividades apenas via Classroom, então, comecem a ativar o e-mail institucional de vocês, que pode ser encontrado no site https://sed.educacao.sp.gov.br

Qualquer dúvida, peço que assistam esses vídeos:






Segue abaixo as atividades dessa semana, para serem entregues até 03/06 via e-mail ou Classroom.

Caderno do Aluno Volume 2 - Páginas 59, 60 e 61
APENAS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1



Para qualquer dúvida basta assistirem as vídeo aulas abaixo: