segunda-feira, 2 de novembro de 2020


                     PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 03/11/2020 




Equipe Gestora
2020

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - SEMANA DE 03 A 06 DE NOVEMBRO - PROFª ELIZABETH

 *Envie a atividade abaixo para o email elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

Faça uma pesquisa sobre os seguintes temas:

*Texto dramático

*Debate regrado

*Debate deliberativo

 

ENTREGA DOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS DO 4º BIMESTRE

 

PREZADOS PAIS, RESPONSÁVEIS E ALUNOS! 

Pensando no processo de aprendizagem dos nossos alunos e em todos os instrumentos facilitadores desse processo, disponibilizaremos:  Caderno do aluno do 4º bimestre, Material Aprender Sempre e todos materiais  e atividades disponíveis anteriores. Quanto a segurança de todos relacionamos os horários na tabela abaixo para recebimento desses materiais didáticos de apoio ao processo de aprendizagem. Pedimos que respeitem o dia e horário de cada série.

Solicitamos que venha de máscara, traga a sua própria caneta para assinar o protocolo de recebimento. A unidade escolar tomará todo cuidado quanto a organização do espaço físico para entrega dos mesmos.

Lembrando que todo material nesse momento é muito importante no processo de aprendizagem.

 

DATA

HORÁRIO

SÉRIE/ANO

03/11/20 TERÇA-FEIRA

13:00 ÀS 15:00 H

1º, 2º E 3º ANO - ENSINO MÉDIO

04/11/20 QUARTA-FEIRA

13:00 ÀS 15:00 H

6º E 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

05/11/20 QUINTA-FEIRA

13:00 ÀS 15:00 H

8º E 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

 

Neste dia, além da retirada dos materiais, poderão entregar as apostilas (respondidas) do 1º, 2º e 3º Bimestres, ou atividades propostas pelos professores, a fim de amenizar as dificuldades de acesso nas plataformas digitais educacionais.  

OBS: CONTAMOS COM SUA PRESENÇA, POIS TODA EQUIPE SE MOBILIZARÁ   NESSE DIA PARA ENTREGA DOS MATERIAIS.

QUALQUER DÚVIDA ESTAREMOS À DISPOSIÇÃO.

 

EQUIPE GESTORA

2020

 


sábado, 31 de outubro de 2020

Recuperação Português 8° A 1° bimestre

 Nome:  ______________________________________________

N°: _________ Série:________

Escolha dois texto de sua preferência e responda na folha ou no caderno. Pergunta e resposta.

O texto dissertativo-argumentativo deve expressar a ideia do seu autor de forma objetiva, ou 

seja, fazendo uso da 3ª pessoa do singular; deve conter introdução, desenvolvimento e 

conclusão, para sua organização. Tendo em vista a importância do texto argumentativo, sua 

estrutura e sua posição diante de determinado tema, para responder às questões de 01 a 04, 

disserte sua opinião sobre o assunto do texto abaixo, apresentando duas ideias que defenda seu 

ponto de vista. Mínimo de 05 linhas para ser considerado como resposta: 

QUESTÃO 01 

A CRIMINALIDADE INFANTIL

A ligação entre menores carentes e criminalidade não é algo novo no Brasil. O cinema 

já retratou isso em várias produções, como os filmes Pixote, Cidade de Deus e a recente 

adaptação do romance Capitães de Areia, de Jorge Amado. O perfil desses adolescentes quase 

sempre envolve a vida nas ruas, falta de estrutura familiar, miséria, drogas. Muitas vezes, por 

serem inimputáveis, os menores são considerados peças de valor em gangues criminosas. Se 

tiverem entre 12 e 18 anos, ainda podem ser encaminhados, por ordem judicial, para internação 

em estabelecimento educacional, mas se tiverem menos de 12 anos não podem sequer sofrer 

qualquer tipo de restrição à liberdade. Assim, amparados pelas proteções legais, esses pequenos 

infratores agem livremente, sem que ninguém consiga controlá-los. Para analisar as causas e 

consequências da criminalidade envolvendo crianças e adolescentes, leia os textos da coletânea 

e elabore uma dissertação em prosa que responda à seguinte questão:

Como resolver o problema da criminalidade infantil em nossa sociedade? 

https://pt.scribd.com/doc/236788688/Proposta-de-Redacao-8%C2%BA-Ano, acesso em 01/02/2016

Tema: Criminalidade Infantil.

QUESTÃO 02

“O jovem, que até então não apresentava nenhum problema na escola, começa a ter 

uma avaliação catastrófica dos professores. Perde a capacidade de entender o que lê fora do 

ambiente da rede. Sem entender, não tem condições de julgar, e sem posição crítica fica 

incapacitado de reflexões profundas sobre a realidade que o cerca. Os pais imaginam que o filho 

está mentalmente perturbado ou tomando drogas, mas ele apenas renunciou a seu potencial 

expressivo para adotar a linguagem estereotipada da internet.” (Revista Época)

“Os jovens estão escrevendo de forma totalmente diferente nos e-mails e nas 

mensagens rápidas. Está surgindo um novo idioma, completamente diferente. Um canal de tevê 

a cabo tem legendas nesse idioma e é difícil prestar atenção, seguir aquele negócio do jeito que 

o pessoal fala. O que potencialmente seria uma revitalização da palavra escrita virou um negócio 

muito precário. Não é bom.” (Revista ISTOÉ)

http://relatodehj.blogspot.com.br/2015/08/sugestoes-de-temas-para-producao-textual.html, 

acesso em 01/09/2016. 

Tema: A linguagem da internet pode ser uma ameaça para o desenvolvimento linguístico dos seus usuários.?

QUESTÃO 03 

De acordo com uma pesquisa do PNAD(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 

realizada pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), das crianças e adolescentes 

que trabalham executando tarefas domésticas, 93% eram do sexo feminino, 61% eram 

afrodescendentes e 45% tinham menos de 16 anos(idade mínima permitida por lei para um 

adolescente prestar serviço). 

http://relatodehj.blogspot.com.br/2015/08/sugestoes-de-temas-para-producao-textual.html, 

acesso em 01/09/2016. 

Tema: O trabalho infantil no Brasil.


QUESTÃO 04 

Os ditados populares, ou provérbios, cristalizam conceitos que parecem verdadeiros e 

universais, mas podem não resistir a uma argumentação bem fundamentada nem ao confronto 

com as situações vividas em contextos históricos diferentes daqueles em que foram produzidos. 

Tendo em vista isso, atente para o provérbio.

Tema: QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADES


QUESTÃO 05 

Narrativa é exposição de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais 

ou menos encadeados, reais ou imaginários, por meio de palavras ou de imagens. Com base na 

definição produza um texto narrativo sobre: “Meu jeito de mudar o mundo”, nessa narrativa ocê deverá apontar as iniciativas que levam ou deveriam levar para modificar o mundo de hoje 

em dia. Aponte posturas corretas e incorretas que os jovens tomam diante da realidade vivida 

em nosso mundo, frente à tantas catástrofes da natureza. Não se esqueça de situar tempo e 

espaço, apresentar os personagens que participam da história.

Mínimo de 5 linhas para ser considerado como resposta:




sexta-feira, 30 de outubro de 2020

 

PROCURE SEU PROFESSOR OU A DIREÇÃO DA ESCOLA



Notamos que alguns alunos deixaram de entregar as atividades por acharem que já estão aprovados. Pessoal, ainda estamos no período de digitação das notas! A frequência mínima segue como uma forma de avaliação e, no contexto de isolamento, as devolutivas são importantes para provar essa participação. Mesmo que alguns estudantes tenham rendimento abaixo do esperado, eles não serão reprovados, nesse caso o foco será a recuperação. A progressão não será automática para quem não entregou nenhuma atividade. Vale ressaltar que estamos analisando caso a caso, os alunos que não entregaram os deveres por falta de acesso ao ensino remoto, por exemplo, vão receber instruções e condições de acesso. Por isso, façam as entregas de exercícios e, em caso de dificuldades, entre em contato com a direção da sua escola ou fale com seus professores!


Equipe Gestora2020

Recuperação

 Professra Ana Paula 7° A, B, C recuperação.


Nome: ______________________n°  ______ série______

Recuperação 1° bimestre.

Leia com atenção e responda: 

Obs: pode ser na própria folha para quem imprimir ou copiar pergunta e resposta no caderno.


Satrápolis

Marjane Satrapi tinha tudo para não ser quadrinista. Nasceu no Irã em 1969; 

cresceu em meio à ascensão do rigor religioso em seu país, que vetava qualquer tipo 

de influência cultural estrangeira [...] e, se não bastasse, ainda por cima, era mulher. 

Não há um pingo de preconceito nessa frase, mas a simples constatação de que, sim, 

o mundo dos quadrinhos foi e continua sendo extremamente machista. Só que, 

adolescente, Marjane foi parar na França [...], talvez o único lugar do mundo onde os 

quadrinhos são considerados tudo de bom. Por homens e mulheres. 

O resultado é “Persépolis”, mistura de diário de infância da autora com reflexões 

precoces sobre política e religião, o islamismo, no caso. Dividido em quatro volumes (o 

segundo acaba de sair pela Companhia das Letras), muitas vezes soa leve e divertido, 

com uma série de informações curiosas sobre uma cultura diferente. Em outras, no 

entanto, o preto parece tomar conta da página e a leitura pode ser bem mais dolorida 

do que “uma simples história em quadrinhos” poderia proporcionar. Bem-vindo a 

Satrápolis. 

Marjane Satrapi nasceu no dia 22/11/1969 no Irã. Novelista e ilustradora , ficou 

famosa em sua novela em quadrinhos, Persépolis, que conta a difícil vida de uma 

menina de família progressista durante a Revolução Islâmica. Com o agravamento da 

Guerra Irã-Iraque, Satrapi se mudou para Viena aos 14 anos de idade, retornando ao 

Irã para a faculdade. De lá, migrou para a França, onde mora atualmente trabalhando 

como ilustradora e autora de livros infantis.

Folha de São Paulo, Folhateen, 18 de abril de 2005

Adaptado de www.duplipensar.net/materias/2003-08-satrapi

TEXTO 1

1.Qual a finalidade do texto 1?

2. Identifique um trecho do texto que expressa uma opinião.

3. O livro de Marjane Satrapi “mistura de diário de infância da autora com reflexões 

precoces sobre política e religião [...]” chama-se Persépolis. Qual a relação entre o nome 

do livro e o título da reportagem?

4. O que o trecho grifado em “Nasceu no Irã em 1969; cresceu em meio à ascensão do 

rigor religioso em seu país, que vetava qualquer tipo de influência cultural estrangeira 

[...] e, se não bastasse, ainda por cima, era mulher.” revela sobre a posição da mulher 

no Irã?