quinta-feira, 18 de junho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 19/06/2020



EQUIPE GESTORA
2020



   7 C   -   MATEMÁTICA   -   PROFESSORA:     MARIA REGINA

                                               2 BIMESTRE
 

TEMA: FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS
 

DATA 18/06 /20 ENTREGA 24/ 06 /20
 

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
 

1)      RESUMO DAS AULAS DA SEMANA E CONCLUSÃO - CMSP OU DA TV CULTURA.
  


2)      O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE FRAÇÕES?
  


 3)      QUAL O SIGNIFICADO DE RAZÃO NA MATEMÁTICA?
  


4)      NA FRAÇÃO NUMERADOR TEM UM SIGNIFICADO QUAL É? E O
DENOMINADOR?
 

 5)      QUAL É O VALOR DE:
 

A)        7      DE  54
            6
 

B)        5     DE   20
            4


C)        7      DE  36
            4
  

6)      FELIPE REPARTIU UMA REGIÃO QUADRADA EM 4 PARTES IGUAIS E PINTOU 2 PARTES DE VERDE E 2 PARTES DE AZUL.
 

A)      QUAL FRAÇÃO REPRESENTA A PARTE PINTADA DE VERDE NESSA REGIÃO QUADRADA?


B)      QUE PARTE DO TODO ESSA FRAÇÃO REPRESENTA?
 

7)      EM UM CAMPEONATO DE HANDEBOL, A EQUIPE VENCEDORA GANHOU 3/4 DOS 20 JOGOS QUE DISPUTOU. QUANTOS JOGOS ELE GANHOU?
 

8)      SIMPLIFIQUE ATÉ NÃO DAR MAIS:
 

A)      72/ 20
            

B)      18/ 6
  

 C)      102/ 4
 

BOM ESTUDO!

 

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)


Prof. Aline Rossi- Ciências/ 7° anos A e B


Atividade sobre a aula transmitida no dia 12/06 e 15/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: - Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas;

- Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e conseqüências socioambientais causadas pela produção e uso destes.

Conteúdos: Máquinas térmicas e combustíveis.

Atividade


         1- O que é uma máquina térmica?

         2- O que faz o Trem “Maria Fumaça” se locomover?

         3- O que é Equilíbrio Termodinâmico?

                  4-  Qual é a relação entre as máquinas térmicas e a poluição ambiental?

         5- O que é combustível?

         6-   Que tipo de combustível é utilizado pelo Trem “Maria Fumaça”?

         7-Quais são os principais combustíveis que você encontra no seu dia a dia?

         8- Quais os problemas que a queima de combustíveis causa ao Meio Ambiente?

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.


Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 25/06 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C


Atividade sobre a aula transmitida no dia 12/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Habilidades: Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

Conteúdos: Materiais sintéticos.

Atividade

1- O que é um material sintético?

2- Diferencie material sintético de material de origem natural.

3-Cite três materiais sintéticos e três materiais naturais.

4-Qual é a relação entre o plástico e o petróleo?

5- Quais os problemas ambientais causados pelo excesso de uso de plástico pelos Seres Humanos?

6- O que podemos fazer para diminuir o impacto ambiental causado pelo uso do plástico?

7- Por que é importante fazer o descarte de materiais de forma correta e seletiva?

8-Você acha que a produção dos medicamentos sintéticos com ajuda da tecnologia é boa ou ruim? Comente.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

 Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 25/06 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL
Nome: Sandro R. Espinoli                                   Série: 8°B e 8°C
Matéria: Língua Portuguesa


Boa Tarde, 8°B e 8°C. Estou postando o conceito básico para trabalharmos com a pontuação. Existem diversos conceitos que podemos aplicar para pontuarmos em português.

   Estou convidando todos alunos e alunas para participarem do chat do aplicativo durante o horário das aulas de Língua Portuguesa. Só lembrando que a conversa deve girar entorno do assunto da matéria do dia.
Técnicas para produzir um texto




                                                Constituição textual
 

                                                Letras formam sílaba 
                                                Sílabas formam palavras,                                                  
                                                Palavras formam frases,                                                   
                                                Frases formam orações,      
                                               Orações formam períodos,                                                   
                                               Períodos formam parágrafos                                                   
                                               Parágrafos formam um texto. 

Frase é todo enunciado linguístico de sentido completo, capaz de estabelecer comunicação. 

Oração é a frase ou membro de frase que se organiza ao redor de um verbo.

Exemplo: 

Muitos alunos estudaram a matéria para a prova. 

Período é a frase constituída por uma ou mais orações. O período começa pela letra maiúscula e encerra com um destes sinais de pontuação (! ? ...   .)

Período simples: quando constitui de uma só oração. 
Exemplo:                    
                   O casarão todo dormia. 





Período composto: quando formado por duas ou mais orações.

 Exemplos:               
                   Raimunda juntou dinheiro e viajou pela Europa.                            
                   Conversamos com calma, quando eu voltar.
 
Pontuação

A vírgula entre orações 

As orações que compõe um período podem ser separadas por vírgula ou não.

As orações separam-se por vírgula (exceto as iniciadas pela conjunção e

Exemplos:

                 

Eles se esforçam muito, porém não obtiveram o resultado desejado.    
                              
Não tem vontade de come, estudar, sair.               

Não tem vontade de comer, estudar e sair. (Você só pode usar a conjunção e entre a penúltima e última oração). 

O Ponto final  e ponto simples ( . )

É chamado de ponto simples quando marca, no interior de um período ou parágrafo, o término de um sentido. Trazendo uma informação adicional sobre o mesmo assunto.

Exemplos:

Letícia foi estudar na Bélgica. Lá, Letícia estudou medicina.


  As duas reformas são estruturais e fundamentais. Mas adiar só irá dificultar as negociações. É preciso aproveitar agora que o governo conta com o apoio da sociedade e do congresso.                    
(O Estado de S. Paulo, jan. de 2003) 



Dois pontos (: ) 

 Os dois pontos são empregados antes de citação (geralmente depois dos verbos dizer, perguntar, responder...) 


Aspas (“ ”)  
  - São usadas no início e no fim de uma citação.    
-  Empregam-se aspas para assinalar neologismo e estrangeirismo   
 - Empregam –se aspas para isolar termos de gírias.

Exemplos:

Já dizia a minha avó: “Pedra que rola não cria limo.”

 
Marieta, ríspida, respondeu: nem eu, que sou de ferro!         

  A vida do “mouse” eletrônico é tão curta quanto a do animal.

 “Corta essa, meu!” Esse “bagulho” é ridículo.

                                                  Exercícios

1) Pontue as frases abaixo, usando ponto final, vírgula, dois pontos e as aspas. 

A) Tudo muda tudo passa o mundo permanece

B) O lutador colocou as luvas começou a lutar ganhou a luta

C)  Moleque Nicanor arregalou os olhos e eu pensei que ia ouvir as pancadas do seu coração 

D) Eles mesmo não sabem que no madeirame dos navios nas velas rotas dos saveiros está a terra de Aioca onde Janaína é princesa                (Jorge Amado)

E) Lembrando um poema de Vinícius de Moraes Tristeza não tem fim felicidade sim

F) A única coisa que tenho feito na vida é trabalhar estudar trabalhar 


Prezados alunos e alunas,

Enviar os exercícios para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Próxima postagem: 19 de junho de 2020

Fiquem atento nas próximas postagem!  Sempre no período da tarde.






 

6 ano: A - B - C - Matemática - 2 bimestre

 6¨ano:  A - B - C -                 2 bimestre         Matemática


Professora: Maria Regina


O ALUNO DEVERA SE IDENTIFICAR COM O SEU: NOME:  Nº : SÉRIE: DATA:


18 / 06 / 20  entrega 24 / 06


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA


1) RESUMOS DAS AULAS DE MATEMÁTICA  DA SEMANA DO CMSP OU DA TV

CULTURA  E CONCLUSÃO:



2) DE O ARREDONDAMENTO DOS VALORES:


A) 12  -----------     B) 19 ----------      C) 38  ----------       D) 52 ----------   E) 1279 ----------


3) DEFINIR O DENOMINADOR E O NUMERADOS DAS FRAÇÕES :


A)    7  ---------------------------
         9 ---------------------------


B)    15   -------------------------
        20  --------------------------


C)   13  --------------------------
         2  --------------------------


4) O NUMERADOR INDICA O QUE?



5) O DENOMINADOR INDICA O QUE?



6) PASSE CADA FRAÇÃO PARA O DECIMAL:



A)    2                   B)     12                C)     46               D)     66           E)        184      
      100                         1000                      10                       1000                    100



7) INDIQUE COM UM  ( X ) NO PARENTESES,  QUAIS FRAÇÕES SÃO EQUIVALENTES:
   


A)     4         (     )           B)      9       (    )           C)     5       (    )           D)    3        (    )
         6                                      5                                 15                               7




8) ONDE ENCONTRAMOS FRAÇÕES NO NOSSO DIA A DIA?
             


9) SIMPLIFIQUE AS FRAÇÕES ATE NÃO DAR MAIS;


A)    18                                      B)       36                                    C)      54     
         9                                                    4                                                6



BOM ESTUDO!