quinta-feira, 3 de setembro de 2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português) Leitura e Interpretação de Conto.

 

O GÊNERO CONTO

                              ALADIM

 

Era uma vez, um velho tecelão, que tentava de todas as maneiras ensinar o ofício ao seu filho, Aladim. Mas Aladim não estava interessado. Um dia, o tecelão adoeceu e morreu. Dias depois, um Mercador chegou a procura do pai de Aladim.

- Meu pai está morto. Disse Aladim ao Mercador.

O Mercador chorou diante dos amigos de Aladim.

- E sua mãe, como está? Tenho aqui algumas moedas de ouro para ela! - Disse o Mercador.

O Mercador deu as moedas para a mãe de Aladim e disse:

- Levarei o rapaz e vou fazer dele um grande comerciante.

A mãe, vendo que o homem era bondoso, concordou.

O Mercador levou Aladim até o pé de uma montanha e mostrou-lhe uma caverna.

- Ali existe um tesouro que será seu. Disse o mercador.

- Ache uma velha lâmpada para mim e ficarei satisfeito.

Aladim desceu por uma corda. Lá dentro viu o grande tesouro e ficou maravilhado. Encheu os bolsos com joias e brilhantes, achou a lâmpada do Mercador e voltou. Mas o Mercador já havia retirado a corda.

- Primeiro dê-me a lâmpada! - Disse o Mercador.

- Não! Nada feito! - Disse Aladim.

O Mercador, raivoso, transformou-se em um bruxo e rogou uma praga, trancando Aladim na caverna.

Aladim ficou sozinho no escuro. Sem querer, esfregou a lâmpada e um Gênio apareceu.

- Agora, você é meu amo. Peça o que quiser! Surpreso com o Gênio, disse:

- Quero ir para casa! Num instante, Aladim estava em casa.

Alegre, contou para a sua mãe, que com a ajuda do Gênio fez um banquete para comemorar.

Um dia, Aladim viu passar a filha do Sultão e ficou apaixonado. Foi até o palácio e o ministro do Sultão disse:

- A Princesa merece quarenta baús cheios de joias! Aladim, então, pediu ao Gênio aquela fortuna. Depois entregou tudo ao Sultão, que, admirado por ver tantas joias, aceitou. Casaram-se e foram morar num palácio.

O Bruxo, vendo Aladim rico e casado com uma princesa, quis se vingar. Disfarçou-se de vendedor de lâmpadas e foi até o palácio. Chamou a Princesa e ofereceu a ela lâmpadas novas em troca das velhas.

A Princesa, então, trocou a lâmpada de Aladim. O Bruxo pegou-a e fez o Gênio aparecer. Ordenou que o palácio fosse dele e a Princesa ficasse sua prisioneira. O Gênio obedeceu.

Quando Aladim voltou, viu um portão imenso e guardas que não o deixaram entrar no palácio. Deu a volta no castelo e viu a Princesa na janela. Ela contou o que aconteceu e Aladim disse:

- Hoje, durante o jantar, ponha sonífero no vinho do Bruxo. A Princesa fez isso e o Mercador adormeceu.

Ela pegou a lâmpada, esfregou e depois ordenou ao Gênio:

- Deixe tudo como antes e mande o Bruxo para bem longe, na África.

Muito feliz, Aladim deu uma grande festa no seu castelo. E viveram felizes todos os anos de suas vidas.

 

(Texto de Cristina Marques e Roberto Belli. Histórias Encantadas. Editora Brasil Leitura.)

Professor Jean Rodrigues

 


1.    Após a leitura do texto, responda:

 

a)    Qual a profissão do pai de Aladim?

b)    Por que Aladim não aprendia o que seu pai lhe ensinava?

c)    Quem apareceu na história após a morte do pai de Aladim?

d)    Por que a mãe de Aladim achou que o mercador era bondoso?

e)    O que o mercador pediu para Aladim fazer?

 

2.    Ainda sobre o texto, explique:

 

a)    De acordo com pista do texto, qual a real intenção do mercador com Aladim?

b)    Quem realmente era o mercador?

c)    Qual o primeiro pedido de Aladim para o gênio?

d)    Como Aladim conseguir casar-se com a filha do sultão?

e)    O que o bruxo fez ao ver a felicidade de Aladim?

 

3.    Sobre o texto em analise, marque V para verdadeiro e F para falso:

 

(  ) O choro do mercador na frente das pessoas era fingimento.

(   ) A mãe de Aladim desconfiou do mercador.

(  ) O mercador queria deixar Aladim preso na caverna.

(   ) A princesa não caiu nos planos do bruxo.

(   ) O bruxo foi derrotado porque estava bêbado.

 

4.    O texto “Aladim” é considerado um:

 

a)    Conto

b)    Mito

c)    Lenda

d)    Sonho

e)    Notícia

 

5.    Segundo o texto, por que o bruxo resolveu se vingar de Aladim?

 

a)    Porque Aladim devia um favor a ele.

b)    Porque a mãe de Aladim não pagou as moedas.

c)    Para compensar o que o gênio fez com ele.

d)    Porque viu Aladim rico e casado com uma princesa

e)    Para recuperar a lâmpada.

 

6.    Nesse texto, há presença de um narrador:

 

a)    Personagem, pois Aladim conta sua própria história.

b)    Personagem, porque a mãe narra sua vida.

c)    Observador, porque Aladim conta a história e ainda faz parte dela.

d)    Observador, pois só ele apenas narra os fatos sem participar da história.

e)    Personagem, já que é narrada pelo gênio.

 

7.    Enumere os parênteses de acordo com cada personagem da história:

 

(1) Protagonista

(2) Antagonista

(3) Secundários

 

(   ) Bruxo

(   ) pai de Aladim

(   ) Mãe de Aladim

(   ) Princesa

(   ) Gênio

(   ) Aladim

2ºA (Clayton - Português) Exercícios

 

LITERATURA – VERSOS, ESTROFES E RIMAS

 

VERSO: Cada linha de um poema.

 

ESTROFE: Conjunto de versos separados por um espaço.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO  NÚMERO DE VERSOS POR ESTROFE

1 VERSO

MONÓSTICO

6 VERSOS

SEXTILHA

2 VERSOS

DÍSTICO

7 VERSOS

SÉTIMA

3 VERSOS

TERCETO

8 VERSOS

OITAVA

4 VERSOS

QUADRA

9 VERSOS

NONA

5 VERSOS

QUINTILHA

10 VERSOS

DÉCIMA

 

 

 

METRO-  Os versos classificam-se quanto ao número de silabas métricas.

 

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO  NÚMERO DE SÍLABAS

1 sílaba

Monossílabo

7 sílabas

Heptassílabo ou Redondilha maior

2 sílabas

Dissílabo

8 sílabas

octossílabo

3 sílabas

Trissílabo

9 sílabas

eneassílabo

4 sílabas

Tetrassílabo ou quadrissílabo

10 sílabas

decassílabo

5 sílabas

Pentassílabo ou redondilha menor

11 sílabas

hendecassílabo

6 sílabas

hexassílabo

12 sílabas

Dodecassílabo ou verso alexandrino

 

 

12 sílabas

Verso livre

 

Rima: A rima é a correspondência de sons em um poema. Os versos que rimam chamam-se versos rimados. Os versos que não rimam chamam-se versos soltos ou brancos.

 

Observe a classificação quanto à posição da rima em uma estrofe:


Rima cruzada

Os versos rimam alternadamente.

 
A cobra foi cobrar as contas  a

Que ela tinha que cobrar       b

Eram tantas, tantas contas,   a

Todas contas de um colar.     b

 

Rima emparelhada

Os versos rimam dois a dois.

 
Não me olhe de lado            a

que eu não sou melado.       a

Não me olhe de banda         b

que eu não sou quitanda.     b




 

Rima interpolada

Os versos que rimam estão separados

por dois ou mais versos que terminam de forma diferente.

 

 
Mas onde andará                a

Que não o vi?                     b

Nas águas de Lambari          b

Nos reinos de Canadá?         a

 

 Rima  pobre

Quando as palavras que rimam pertencem a mesma classe gramatical. No exemplo ao lado todas as palavras são substantivos.

 
Dependendo da escolha das palavras as rimas podem ser denominadas em pobre, ricas, raras ou preciosas. Observe os exemplos abaixo:

Uma pulga no cambito                             a
deu um pulo, virou cabrito                       a
Uma pulga na poupança                           b
deu um pulo e foi à França .                      b
[...]As aventuras da Pulga- Elias José

Rima rica

Quando as palavras que rima pertencem a classes gramaticais diferentes. Exemplo

mundo – substantivo

rodava - verbo

 

 
A ciranda rodava- Mário Quintana

A ciranda rodava no meio do mundo,            a
No meio do mundo a ciranda rodava.            b
E quando a criança passava um segundo,      a
Um grilo, sozinho no mundo, cantava...         b


 

Rima  Rara

Rima obtida com palavras que permitem poucas rimas, porque não há muitos vocábulos que permitem a aproximação sonora. Como no exemplo ao lado em que a palavra Elêusis não permite muita combinação sonora, salvo  com a palavra deuses.

 

Argila – Raul Leoni

 

 
Nascemos um para o outro, dessa argila
De que são feitas as criaturas raras;
Tens legendas pagãs nas carnes claras
E eu tenho a alma dos faunos na pupila...

Às belezas heroicas te comparas
E em mim a luz olímpica cintila,
Gritam em nós todas as nobres taras
Daquela Grécia esplêndida e tranquila...

É tanta a glória que nos encaminha
Em nosso amor de seleção, profundo,
Que (ouço ao longe o oráculo de
Elêusis)

Se um dia eu fosse teu e fosses minha,
O nosso amor conceberia um mundo
E do teu ventre nasceriam
deuses... 

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/r/argila.htm

Rimas mistas ou misturadas

São aquelas que não seguem uma “esquematização regular”, ou seja, não possuem esquema fixo.

 
 Meninas de bicicleta          a

Que fagueiras pedalais       b

Quero ser vosso poeta!      a


Ó transitórias estátuas       c

Esfuziantes de azul            d

Louras com peles mulatas  c

Princesas da zona sul         d

Balada das meninas de bicicleta ( Vinícius de Moraes)

As rimas também podem ser internas, ou seja, ocorrem no interior dos versos. Exemplo:

Admirável gado novo- Zé Ramalho

Vocês que fazem parte dessa massa
Que
passa nos projetos do futuro
É
duro tanto ter que caminhar
E
dar muito mais do que receber

E ter que demonstrar sua coragem
À
margem do que possa parecer
E
ver que toda essa engrenagem

Já sente a ferrugem lhe comer

Ê, ô, ô, vida de gado
Povo
marcado, ê!
Povo feliz!
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, ê!
Povo feliz!

https://www.letras.mus.br/ze-ramalho/49361/

Atividades

1.Pesquise: 2 poemas ou  2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor.  Após ,  faça a  classificação das estrofes quanto ao número de versos em cada texto.

 

2.Produza  um poema com tema livre, a escolha quanto ao número de versos em cada estrofe e o tipo de rima fica a seu critério, porém ao socializar com a turma você deverá explanar suas escolhas.

 

Leia o poema a seguir:

 

Sobre as ambições

 

Só

de pó

Deus o fez

Mas ele, em vez

De se transformar

Quis ser sol, quis ser mar,

e ser céu... __ ser tudo, enfim!

Mas nada pôde!E foi assim

Que se pôs a chorar de furor...

Mas___ah!___foi sobre a sua própria dor

Que as lágrimas tristes rolaram. E o pó

molhado, ficou sendo lodo___e lodo só!

Guilherme de Almeida.

Meus versos mais queridos,pág.64.

Rio de Janeiro:Ediouro,1984.

 

3.Qual é o tema proposto no poema?

 

4.Reflita qual o significado da palavra só no poema? Essa palavra pode representar fases da nossa vida? Quais?

 

5. Observe a disposição e a quantidade de palavras em cada verso do poema, após faça um paralelo com o título. Em seguida, responda o  que  aumento do número de palavras  sugere em relação a ambição humana?

 

6.Agora é a sua vez de criar releituras de poemas. Para tanto complete as lacunas dos textos com palavras que deem sentido e que rimam.  Após faça a classificação das rimas criadas. Atenção, após terminar a atividade você pode pesquisar o poema original.

a.Troco um passarinho na gaiola

Por um gavião_____________

Troco um passarinho na gaiola

Por uma gaivota ___________

Classificados poéticos- Roseana Murray

 

b.Pão mole logo se engole

O pão torrado é __________

O pão duro eu não aturo

O pão de forma é _________

Pão,pão...queijo,queijo – Ciça

 

c.O mundo é grande e_________

Nesta janela sobre o mar

O mar é grande e __________

Na cama e no colchão ____________

O mundo é grande – Carlos Drummond de Andrade

 

d.Onde está o rato

Que se escondeu no___________?

Onde estará o meu ____________

Que escondi perto ______________?

Tolas perguntas – Elias José

 

e.Um passarinho me ________

Que a ostra é muito__________

Que a cobra é muito__________,

Que a arara é _______________

E que o leão marinho e a_________

Xô, xô, passarinho, chega de____________!