sexta-feira, 3 de abril de 2020

1° F - HUMANISMO - PROF TALI - PORT.

Adeus Trovadorismo , nossa próxima parada agora será no Humanismo.

HUMANISMO
1418 - 1527

assista:

Imprima e cole ou copie no caderno

TRANSIÇÃO IDADE MÉDIA PARA O RENASCIMENTO

Humanismo nos remete para "humano, ser humano" ou seja foi a fase em que o homem passa a ser o centro de tudo.

Como toda transição , carrega marcas e costumes da escola literária anterior, (Trovadorismo) e traz novas marcas, novos conceitos , o (antropocentrismo),o homem passa a ser o centro de tudo, o contrário do teocentrismo no qual Deus era o centro de tudo no trovadorismo, com isso o homem rompe com a igreja católica, ele passa a escolher seguir ou não as tais normas.
  • Influências

O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos.
Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade. Além disso, com a expulsão dos camponeses pelos senhores feudais, houve um período de muita fome e doenças, como a Peste Negra, que matou um terço da população da Europa. 
Essa época foi marcada também por um período político chamado Absolutismo, quando o poder, anteriormente descentralizado nas mãos dos senhores feudais, passou para as mãos dos reis.
Outra influência importante foi a queda da hegemonia da Igreja, a qual passou a ser criticada inclusive por seus seguidores, fato que colaborou para uma visão antropocêntrica em oposição ao teocentrismo, ou seja, o pensamento religioso, que até então possuía uma visão teocêntrica (teos = Deus – estaria no centro das preocupações humanas) deu lugar a uma visão antropocêntrica (anthropos = homem – estaria no centro das realizações do universo humano).

Características do movimento

  • Teocentrismo x Antropocentrismo;
  • Separação entre a música e a poesia;
  • Cientificismo;
  • Descrição da figura humana (inclusive a mulher), suas expressões, detalhes e proporções;
  • Descoberta da natureza, dos campos, das florestas, das montanhas, considerados refúgios para as mágoas do amor;
  • Descentralização do conhecimento, até então controlado pela Igreja Católica;
  • Apoio aos valores cristãos e medievais.

→ Principais produções literárias

  • Poesia humanista: possuía as mesmas características das cantigas trovadorescas, mas houve uma separação entre a música e a poesia, que passou a ser feita para ser declamada nos palácios e ficou conhecida como poesia palaciana.
  • Crônicas históricas: tinham como objetivo relatar a vida dos reis por meio de documentos históricos, por isso houve uma busca de rigor e objetividade, embora ainda se atribuísse aos reis toda a iniciativa pelos feitos históricos.
  • Novelas de cavalaria: eram histórias ficcionais, de aventuras, em que os personagens demonstravam heroísmo, lealdade e religiosidade.
  • Textos teatrais: eram divididos em autos ou farsas. Os autos eram peças curtas que representavam cenas bíblicas. As farsas tratavam do cotidiano da sociedade da época e possuíam comicidade exagerada ao retratar tipos e costumes sociais.

→ Principais autores

Estes dois últimos foram fortes referências ( Gil Vicente e Fernão Lopes)

Utilizavam suas peças para ironizar e criticar as mudanças, a troca de atitudes bondosas, manter a ordem e preceitos religiosos por viver os prazeres do homem da época do renascimento.

opcional copiar :

curiosidades 


Procure se possível na internet, a peça escrita "O alto da barca do inferno" e analise a forma em que foi escrita, depois veja o quadro abaixo






Boa sorte
Prof. Tali.



2° B, C, D PROF. TALI - PORT. - CORREÇÃO SUBSTANTIVOS

Correção exercícios substantivos 

1- Dê o feminino dos substantivos abaixo. 

Cavaleiro - amazona

Confrade- confrada ou confreira (mais usado)

Padrasto- madrasta

Cavalheiro- dama

Padre- madre

Bode- cabra

Frei - freira

Patriarca- matriarca

Burro- burra ou mula ( mais usado)

curiosidades: saiba a diferença entre: burro, mula, asno, jegue etc..
 https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-diferenca-entre-jumento-mula-burro-jegue-e-asno/


2-  construa uma tabela com três colunas e, na primeira , inclua os substantivos  masculinos da lista a seguir; na segunda os femininos; na terceira, os que podem ser indiferentemente, masculinos ou femininos. 
   
MASC.                                         FEM.                                         INDIFERENTES                               
guaraná                                        laringe                                                       sósia

telefonema                                    cólera                                                      personagem

cal                                                libído                                                      diabete(s)

dó                                                grama (ref campo e jardim)                      sabiá                                                                                                                                                                         
champanha                                     alface                                                     avestruz

grama (ref kilo, peso )                                                                           

                                                                     

                                                                                         

Prof. Cristiano - Projeto de Vida - 8º A

Boa tarde estudantes. Para dar continuidade nas discussões sobre profissões desenvoltosidades em sala de aula, proponho o acesso do site do Futuraplay e assistir os videos relacionado à profissão que cada um escolheu.

Atividade 1
Acessar site e assistir as profissões de interesse. São 4 temporadas, é possível mudar de temporada no canto superior direito da pagina.
http://www.futuraplay.org/serie/futura-profissao/

Atividade 2

Solicitei uma atividade em sala de aula, onde propus que fizessem a leitura do texto sugerido e depois fazer um resumo com as partes mais importantes. Assista o vídeo juntamente com a leitura do texto e elabore um Trabalho com as informações pertinentes a sua escolha.

- Capa
- Resumo 1 a 2 paginas.


2°A- TECNOLOGIA - PROF. TALI - PROTEÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

Entenda o processo de proteção para quem utiliza internet






curiosidades





Prof. José Luis - Geografia - 9º Anos



Trabalho no caderno


Tema: Comparar costumes e tradições de diferentes populações e grupos sociais inseridos
no seu bairro ou comunidade em que vive, comentando a importância do respeito às diferenças
das diversidades étnicas,geográficas e cultural.

Será corrigido no Retorno das aulas.

Prof. José Luis - Geografia - 2º Anos


- Fazer as atividades do caderno do aluno - Geografia - 1º Bimestre, Volume 1 --
- Fazer no Próprio Caderno do Aluno. Será corrigido no Retorno das aulas.

Prof. José Luis - Sociologia - 3º Anos B e C


- Fazer as atividades do caderno do aluno - Sociologia - 1º Bimestre, Volume 1 --
- Fazer no Próprio Caderno do Aluno. Será corrigido no Retorno das aulas.