segunda-feira, 22 de junho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 23/06/2020


EQUIPE GESTORA
2020


PROFESSORA GABRIELLA - LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO  1A, B, C, D e E


https://drive.google.com/file/d/1gCzcPW8vkKrvLmSIoVBroe2CW4IFiNvg/view?usp=sharing

PROFESSORA GABRIELLA - LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO  1A, B, C, D e E


https://drive.google.com/file/d/1t64Lm7Gmob7DBBnpe202afvnEqpSVhnk/view?usp=sharing

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)


Pessoal do 6º Ano, pra quebrar um pouco o gelo, assistam este filme, numa próxima aula eu passarei perguntas sobre ele ok?! Bom filme!




Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                            Série: 8°B - 8°C               





  
Foco narrativo: é a forma que a história vai ser narrada.



Foco narrativo em 1° pessoa: o narrador é um dos personagens da história.

Foco narrativo em 3° pessoa: o narrador não participa diretamente dos acontecimentos narrados.



   Quando decidimos que o narrador participará da história, temos um foco narrativo em 1° pessoa. Nesse tipo de texto, o narrador será também um personagem, que pode ser protagonista (personagem principal) ou coadjuvante (personagem secundário)


   Entretanto, quando queremos que o nosso narrador não participe da história, adotamos o foco narrativo em terceira pessoa. Dessa forma, o narrador não está presente nos acontecimentos narrados e, por isso, assume uma postura objetiva diante dos eventos ocorridos.


   No foco narrativo em 3° pessoa, o narrador pode ser um mero espectador da história e apresentar os acontecimentos como se fosse uma câmera “filmando” os fatos conforme eles vão ocorrendo. Por isso, ele é chamado de narrador observador.


   Porém, há um tipo de narrador que conhece toda a história. Seu conhecimento vai além daquilo que se observa nas cenas da narrativa. Ele sabe tudo sobre o cenário, os fatos e os personagens, incluindo os pensamentos destes. Esse é o narrador onisciente.



                                                                      Exercício



1)     Leia os dois textos e identifique o foco narrativo de cada um. E justifique sua resposta.



Texto 1

          Continho

   Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo.

 - Você aí, menino, para onde vai está estrada?

 - Ela não vai não: nós é que vamos nela.

 - Engraçadinho duma figa! Como se chama?

 - Eu não me chamo não, os outros que me chama.

(Campos, Paulo Mendes)



Texto 2



(...)



  E eu? Eu fiquei, imóvel no meu lugar de uma fila que não mais existia. A final, eu tinha conseguido o segundo lugar, não tinha? Pois aquilo tinha de significar que eu merecia pelo menos o segundo prêmio do concurso, não tinha?

  Não tinha. A professora, vendo que nada mais havia a fazer, parou de berrar e pôs as mãos na cintura, num suspiro de desalento. De repente, deu pela presença daquele menininho ali, disciplinadamente imóvel, e falou:

 - Vá, menino! Va procurar os ovinhos.

 Saí correndo, já com a boca salivando na expectativa do chocolate.

(...).



Resposta:


e-mail: espinoli2020@bol.com.br




2ºA (Clayton - Português) Romantismo - filme.

Pra quebrar um pouco o gelo, assistam o filme a seguir: Romeu e Julieta (Romantismo) que na próxima aula vocês farão a interpretação ok?! Estou elaborando as questões! Bom filme!



2B-2E-3A- Eletiva: História em Quadrinhos

Olá alunos:

2B - Ana Luiza, Camila Eduarda
2E - Evandro Marques, Fabricio Machado, Jessica Marques, João Pedro, Kaiky Lopes, Leandro, Livia, Maryane, Mateus Domingos, Thyfane, Vinicius Silva, Vitoria Moraes
3A - Amanda Mariano, Brenda, Bruno Bonifacio, Deborah, Diego Cunha, Douglas, Edson, Erik Bianchi, Jenifer Conceição, Jonathan Gabriel, Julia dos Santos, Luiz Henrique Paiva, Marcella, Michael Douglas, Nathan Souza, Otavio Freitas, Rafael Barbosa, Raphael Silva, Rosa Flores, Sergio Ferreira e Sergio Murilo.

 Pesquisa sobre:
-  Histórias em Quadrinhos no Brasil
- O Papel das Tirinhas nos Jornais


Assitir ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=LR6oowrtL0o

  Enviar para: esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br