segunda-feira, 29 de junho de 2020

Leia este texto sobre o livro “Meus dias com você”, escrito por Clare Swatman:

Quando o marido de Zoe morre, o mundo dela desaba. Mas e se fosse possível tê-lo de volta?
Numa fatídica manhã, Ed e Zoe têm uma discussão terrível, algo recorrente no seu casamento em crise, e ela acaba se despedindo de forma brusca quando ele sai para o trabalho.
Pouco tempo depois, um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o e deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito quanto o amava. Se tivessem ficado mais um pouco juntos aquela manhã, ele ainda estaria vivo? Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?
Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar. De luto, decide cuidar do jardim do marido, quando acaba caindo e desmaiando. [...]
Disponível em:

Questão 1 – No trecho “Mas e se fosse possível tê-lo de volta?”, o pronome oblíquo “lo” retoma:
a) o marido
b) o mundo
c) o trabalho
d) o amor

Questão 2 – Não se empregou um pronome oblíquo para se referir ao personagem Ed em:
a) “[...] um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o [...]”
b) “[...] deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito [...]”
c) “[...] quanto o amava.”
d) “[...] ele ainda estaria vivo?”

Questão 3 – Aponte os pronomes oblíquos presentes na questão anterior:
______________________________________________________________________________

Nas questões 4 e 5, assinale a classificação para o pronome destacado:

Questão 4 – “Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?”
(     ) pronome oblíquo átono
(     ) pronome oblíquo tônico
(     ) pronome oblíquo reflexivo

Questão 5 – “Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar.”
(     ) pronome oblíquo átono
(     ) pronome oblíquo tônico
(     ) pronome oblíquo reflexivo

Professora Ana Paula de Português

Leia este texto sobre o livro “Meus dias com você”, escrito por Clare Swatman:

Quando o marido de Zoe morre, o mundo dela desaba. Mas e se fosse possível tê-lo de volta?
Numa fatídica manhã, Ed e Zoe têm uma discussão terrível, algo recorrente no seu casamento em crise, e ela acaba se despedindo de forma brusca quando ele sai para o trabalho.
Pouco tempo depois, um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o e deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito quanto o amava. Se tivessem ficado mais um pouco juntos aquela manhã, ele ainda estaria vivo? Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?
Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar. De luto, decide cuidar do jardim do marido, quando acaba caindo e desmaiando. [...]
Disponível em:

Questão 1 – No trecho “Mas e se fosse possível tê-lo de volta?”, o pronome oblíquo “lo” retoma:
a) o marido
b) o mundo
c) o trabalho
d) o amor

Questão 2 – Não se empregou um pronome oblíquo para se referir ao personagem Ed em:
a) “[...] um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o [...]”
b) “[...] deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito [...]”
c) “[...] quanto o amava.”
d) “[...] ele ainda estaria vivo?”

Questão 3 – Aponte os pronomes oblíquos presentes na questão anterior:
______________________________________________________________________________

Nas questões 4 e 5, assinale a classificação para o pronome destacado:

Questão 4 – “Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?”
(     ) pronome oblíquo átono
(     ) pronome oblíquo tônico
(     ) pronome oblíquo reflexivo

Questão 5 – “Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar.”
(     ) pronome oblíquo átono
(     ) pronome oblíquo tônico
(     ) pronome oblíquo reflexivo

Professor Alex educação física - Danças Urbanas 7ºs A e B

Olá galerinha, segue informações da aula do CMSP do dia 25/06 - Danças Urbanas e suar formas de expressão. No final tem a atividade a ser feita.


7º ano aula CMSP 25jun danças urbanas e suas formas de expressão
Professoras Juliana e Mara
Habilidades
·         EF07EF11 – Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço e gestos)
Objetivos
·         Identificar os gêneros musicais rap e funk
·         Identificar os elementos constitutivos da dança(ritmo, espaço, tempo e gestos)

Pra começar – identificando conhecimentos prévios e retomada da aula passada.
Danças urbanas – hip hop
Este estilo e as diferenciações das danças urbanas têm o contexto histórico de influências dos diversos gêneros musicais, de artistas e de origem de lutas e protestos. Enquanto movimento, faz parte das danças urbanas, abrange a música, a dança, a cultura, a linguagem artística, enfim, possui diversas abordagens.
Gêneros musicais
·         Destacamos uma atenção especial aos gêneros musicais funk e rap
·         Tratam-se de gêneros que caracterizam uma identidade, assim como qualquer outra manifestação artística e cultural
·         No funk, as letras despertam uma intencionalidade textual
·         O rap possui duas batidas em seu tempo rítmico (uma lenta e uma mais rápida)
·         Cada música possui um BPM(Batida Por Minuto), uma unidade de frequência utilizada na música, ou seja, a velocidade
·         Vamos ouvir a música e entender o tempo dela?
·         Dylan Sitts – Memo  https://www.youtube.com/watch?v=fyhFVtK5dmk frases musicais (comentários)
Apresentação do vídeo da professora Michele e Thiago movimentos do break do kramp interação.
Elementos constitutivos
·         Ritmo – aquilo que flui, que se move. Combinação de sons e movimentos repetitivos, sequência de passos, intensidade do movimento e concentração.
·         Espaço – a dança acontece em diferentes:
o   Direções: para o lado, para a frente, para trás, nas diagonais, em cima e em baixo
o   Extensões: perto, médio e longe
o   Níveis (relacionado com à altura): alto, médio e baixo
o   Dimensões: pequeno, médio e grande
·         Tempo e Gestos
o   Tempo: representa uma mudança na velocidade do movimento (rápido, moderado e lento)
o   Gestos: expressa os movimentos realizados através do corpo (sentimento e forma).
Apresentação de dois vídeos da professora Michele e Thiago.
Vamos conversar – interação sobre a vivência junto com o vídeo.
Retomada
o   Conhecemos os gêneros musicais rap e funk
o   Conhecemos os elementos constitutivos da dança: ritmo, espaço tempo, e gestos.
Fim

Vocês podem fazer a Atividade 1 – Você já dançou? São três questões de resposta livre, da página 45 Caderno do Aluno vol. 2, componente curricular Educação Física.

Bora trabalhar pessoal!!

Professor Alex

Professor Alex educação física 6ºs A, B e C Danças Urbanas

Olá galera, segue informações da aula do CMSP de 25/06 - Danças Urbanas e no final a atividade a ser realizada.

6º ano aula CMSP 25jun danças urbanas elementos constitutivos
Professoras Mara e Juliana
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço e gestos)
Objetivos
·         Identificar os elementos constitutivos da dança
·         Conhecer o breakdance (estio de dança urbana)
·         Conhecer o mundo do rap
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Problematização
·         Conhecer o mundo do hip hop é entender a história dessa dança urbana e tudo que a envolve. Você consegue diferenciar esse movimento dos demais estilos existentes?
Hora da conversa sobre o conhecimento prévio do rap

Conceito – A palavra rap tem como significados ritmo e poesia. É uma mistura de ritmos intensos com rimas poéticas e letras que integram os contextos social, cultural e político em que o artista está inserido. Esse movimento também é composto por danças caracterizadas por movimentos rápidos e malabarismos corporais.
·         No Brasil, o rap surgiu por volta de 1986, na cidade de São Paulo
·         Na década de 80, no século 20, não era bem aceito pela maioria das pessoas
·         Era considerado um estilo de música muito violente e típico da periferia
·         Na década de 90, também no século 20, ganhou força com as rádios e a indústria fonográfica
Estilo musical – rap
É aquele que envolve o movimento hip hop
Nesse estilo de música, podemos encontrar dois elementos:
·         O DJ
·         O MC
O Break – relembrando o conteúdo da semana passada
É caracterizado por uma dança oriunda dos EUA, no período da guerra do Vietnã com movimentos e coreografias que expressavam situações da guerra como forma de protesto.
Após a guerra do Vietnã, esse estilo de dança continuou a existir como um movimento de protesto e resistência às situações de opressão ocorridas na sociedade, sendo utilizado também como estratégia para diminuir as brigas que ocorriam entre gangues de rua.
Por meio de competições denominadas “batalhas”, alguns grupos organizaram-se com o intuito de criar movimentos e coreografias para concorrer com outros ou gangues.
O break – vídeo1 da professora Michele: comentários/interação
Elementos constitutivos
·         Ritmo – aquilo que flui, que se move. Combinação de sons e movimentos repetitivos, sequência de passos, intensidade do movimento e concentração.
·         Espaço – a dança acontece em diferentes:
o   Direções: para o lado, para a frente, para trás, nas diagonais, em cima e em baixo
o   Extensões: perto, médio e longe
o   Níveis (relacionado com à altura): alto, médio e baixo
o   Dimensões: pequeno, médio e grande
·         Tempo e Gestos
o   Tempo: representa uma mudança na velocidade do movimento (rápido, moderado e lento)
o   Gestos: expressa os movimentos realizados através do corpo (sentimento e forma)
2 vídeos com retomadas dos movimentos/passos (footwork) da aula passada professora Michele
Retomada da aula
·         Os elementos constitutivos da dança
·         O break (estilo de dança urbana)
·         A música no hip hop e no rap
·         Movimentos da dança urbana
Fim


Vocês podem fazer a Atividade 1 – Mas, o que é dança? Questões de 1 à 6, da página 47/48 Caderno do Aluno vol. 2, componente curricular Educação Física.

Bora trabalhar pessoal!!

Professor Alex

3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português- O que muda na minha vida após a pandemia? Profª Ângela

Tema: O que muda na minha vida após a pandemia? ( Artigo de Opinião)   


Assista ao vídeo abaixo e comece a fazer um rascunho de um artigo de opinião sobre o tema acima, use seu caderno de português. Data entrega a definir mas será agora em Julho.





 

3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Variações Linguisticas II - Revisão - Profª Ângela

 Tema: Variações Linguísticas II - Revisão

 Assista ao vídeo sobre Variações linguísticas e faça os exercícios do 2ºvolume do Caderno do aluno nas páginas 113 a 115 e os exercícios apresentados no vídeo (responda em seu caderno)

    
  


  
 

                                                                             







6º Anos: A,B,C (Clayton – Português) Devolutiva da aula de terça-feira, 23 de junho de 2020




Correção das atividades da Apostila 2 parte 1
Apostila de Português Volume 2 (páginas: 27 à 30) Copiem as respostas no caderno e depois me enviem as fotos.


1.      Qual é o fato retratado na reportagem?

R: A exposição de Leonardo da Vinci

2.      É possível situar o fato no tempo e no espaço? Volte ao texto e indique quando e onde o fato ocorreu?

R: Em novembro deste ano, um novo espaço cultural com foco em exposições imersivas. Idealizado pelo MIS (Museu da Imagem e Som), o novo espaço, chamado MIS Experience,

3.      A foto que aparece na reportagem tem relações com o texto verbal? Por quê? Comente.

R: A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não- verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito. Portanto se trata de Linguagem não- verbal, pois é um retrato de uma mulher em forma de pintura.

4.    Discutiu-se anteriormente como o modo, o tempo e a pessoa verbal são importantes recursos de linguagem na organização de diferentes gêneros textuais. Diante disso, responda:

a)      Que tempo e modo verbal predominam na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.

R: Pretérito Perfeito do Indicativo (Ex: ganhou, recebeu, nasceu, faleceu, destacou, tornaram,  ficou)

b)    Que pessoa verbal (1ª, 2ª, 3ª) predomina na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.

R: 3ª pessoa do singular - Ele: ganhou, recebeu, nasceu, faleceu, destacou, ficou...

b)      Com base no que você respondeu na questão anterior, comente: por que a pessoa verbal identificada predomina nesse gênero textual?

R: No gênero textual reportagem há o predomínio do uso da 3ª pessoa, “Ele”.

5.    Leia o excerto seguinte: “Da Vinci é considerado o precursor da aviação e da balística”.
De acordo com esse trecho, e também com base na biografia de Santos Dumont, é possível inferir que:

a)      Leonardo Da Vinci e Santos Dumont desenvolveram, juntos, inventos relacionados à aviação.

R: Não, foram desenvolvimentos separados.

b)      Leonardo Da Vinci desenvolveu projetos de aviação, na Itália, e os enviou a Santos Dumont, no Brasil.
R: Não, pois não havia nenhuma possibilidade disto ter ocorrido pois ambos viveram em momentos e lugares diferentes.

c)      Leonardo da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação, porém em momentos e lugares distintos.

R: Sim

d)     Leonardo Da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação no mesmo momento e no mesmo lugar.

R: Não

6.    Considere o excerto:

“[...] Além de uma viagem que conta a vida e o legado de Da Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma incrível experiência multissensorial e interativa, através de experimentos científicos e projeções de vídeo em uma galeria exclusiva.

Na expressão em destaque, a palavra “incrível”

I. revela o ponto de vista do enunciador sobre a experiência propiciada pela exposição.
II. expressa uma apreciação positiva do enunciador.
III. expressa uma apreciação negativa do enunciador.
IV. pertence à classe dos adjetivos.
V. caracteriza e modifica o sentido do substantivo “experiência”.
São corretas as afirmativas:

a) I, II e IV, apenas.
b) I, III, e IV, apenas.
c) I, II, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas

ATIVIDADE 5 - DECIFRANDO ENIGMAS

1.      Analise a imagem da página 29 e responda: 

a)      A qual objeto do universo dos jogos a imagem remete?

R: À carta de baralho: “dama”. 

b)    Encontre na ilustração duas referências a Leonardo Da Vinci. Explique.

R: A Mona Lisa e Código da Vinci. 


b)      Qual a relação entre os números e a mensagem escrita na imagem?

R: A imagem dá a dica para decifrar o enigma, que é a soma dos números. Ambos se completam.
c)      Qual a função do acento agudo na palavra “Dá”, qual a modificação que este sinal promove?

R: O acento agudo transforma a preposição “da”(contração de + a) em um verbo (“dá”) mudando assim o sentido da frase.

d)     Qual a função da palavra “Código” na imagem?

R: Decifrar a imagem por meio dos números apresentados.

e)      A palavra Vinci, no contexto da ilustração, pode ser associada a quê?

R: À obra de Leonardo da Vinci, principalmente um de seus quadros mais famosos, a Mona Lisa, que foi recriada (parodiada) nessa ilustração.