segunda-feira, 13 de julho de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                             Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Alunos e alunas,

Vamos dar continuidade ao assunto da última aula - do dia 10 de julho.

Linguagem verbal e não verbal

   A combinação de elementos visuais e verbais torna a charge objeto de fascínio e exige do leitor interpretação cuidadosa, já que a interação entre essas linguagem é determinante para o entendimento pleno do texto. Assim, palavras e imagens compõe a base do gênero. Observe o exemplo a seguir:






   Essa imagem foi composta de imagens e palavras e exige do leitor conhecimento prévio do ditado popular "entra por um ouvido e saiu por outro", utilizado em situações em que determinada mensagem não é alvo de atenção por parte do interlocutor. Assim, a expressão facial do ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aliada à imagem de palavras entrando por um ouvido e saindo por outro, sugere que o ex-líder americano não deu a devida  atenção ao fato de que o Brasil desejava uma vaga no conselho de segurança da ONU.

    A charge nasce das notícias de jornal. Inspirados em fatos marcantes, os chargistas procuram ilustrar determinado acontecimento com um toque de emoção ou irreverência, imprimindo marcas subjetivas na mensagem. Assim, as charges costumam ter uma vida  útil relativamente curta, pois diariamente as notícias se renovam e, consequentemente, a charge torna-se distante do contexto apresentado.

















 Já na foto acima, podemos observar uma charge criada a partir da mesma notícia: o acidente aéreo, ocorrido em 29 de novembro de 2016, que matou mais de setenta pessoas, entre elas parte da delegação da Chapecoense.

  Nessa ilustração, os jogadores que foram vitimas do acidente encontram-se em um pódio feito de nuvens e, em vez de medalhas, recebem auréolas das mãos de um senhor com vestimenta branca e cabelo branco trazendo um significado de santidade, o que pode ser lido como uma sugestão de que o próprio Deus está premiando os jogadores.

Observação: Não esqueçam que para interpretarmos uma  charge é preciso de um conhecimento prévio do assunto. Devemos analisar a imagem e as frases contida na charge.


                                                                 EXERCÍCIOS 

Com base nas charges abaixo, reflita sobre o tema. Analise  cada uma das charges apresentada e identifique que mensagem está sugerida pelo chargista.

Charge 1

ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Mosquito ...















Charge 2

ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Dengue Brasil



Próxima postagem - 14 de julho de 2020 - Vamos finalizar esse assunto.

1ºF - Inglês - Passive voice - Prof Ângela

Tema: Passive voice

Assista a aula abaixo, copie o conteúdo em seu caderno de Inglês e resolva os exercícios da pagina 123 de acordo com o texto que está na pagina 122 letra B. Envie as fotos do seu caderno com o conteúdo para o e-mail professoraortega@yahoo.com   data entrega: 21/07 não esqueça de colocar seu nome, número e serie em seu email 

 

 

 

2BE 3A - Eletiva - História em Quadrinhos

Olá Temos professora nova dessa Eletiva, Profª Elaine, ela assumirá a partir de agora


A proposta de hoje é que vocês criem sua História em Quadrinhos ou uma tirinha.


(ver vídeos das aulas anteriores)



DEZ PASSOS PARA CRIAR SUA HQ


1- Escolha o tema
2- Escreva seu enredo
3- Crie seus personagens
4- Não esqueça que o formato dos balões tem um significado: pensamento, grito, raiva, etc...
5- Vamos usar as onomatopeias: pow, soc, buá, pá, pum, etc....
6- Faça numa folha sulfite ou no computador (ver aula anterior)
7- Fotografe as página e envie para o email: esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br
8- Entrega : até o dia 20/07/2020
9- Não esqueça do seu nome completo, número e série.
10- Bom trabalho!!!





9ºA,9ºB - Inglês - We’ve got the power! - Profª Ângela

Tema: We’ve got the power!

Assista ao vídeo abaixo e resolva aos exercícios das paginas 38 e 39 do Caderno do Aluno Volume 2  Parte 1  envie as fotos para professoraortega@yahoo.com  data entrega: 21/07 não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail 

 

8ªA,8ºB,8ºC - Inglês - Higher,further,faster - Profª Ângela

Tema: Higher, further, faster

assista ao vídeo abaixo e responda a atividade 4. b) na pagina 33 do Caderno do Aluno Volume 2 Parte 1 - envie a foto para professoraortega@yahoo.com  data entrega 21/07 não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail 



 

7ºC - Inglês - What's your daily routine? - Profº Ângela

Tema What's your daily routine?

Assista ao vídeo abaixo e responda aos exercícios das paginas 41 (activity 8) e 42 e 43 do caderno do Aluno Volume 2 Parte1, enviar foto para professoraortega@yahoo.com data entrega: 21/07 não esqueça de colocar nome, numero e série em seu email ou fazer a atividade pelo classroom. 


 

1ABCDE - Inglês - Prof. Ricardo

Olá Alunos:



Discurso de motivação para a realização de objetivos e metas de vida “Steve Jobs”


Tarefa 1: para ser realizada referente a semana de 06/07 a 10/07/2020 com Prazo para entrega até 19/07/2020

Tarefa1: Os alunos devem:

Assistir ao vídeo do discurso de “Steve Jobs”, conforme segue link, a princípio legendado em inglês e pesquisar todos os verbos presentes na legenda em inglês, escrevendo a tradução dos respectivos verbos em português.

OBS: O vídeo também pode ser encontrado, com a legenda em português, no youtube para facilitar a execução da atividade.

Utilizar também como material de apoio e pesquisa dos verbos o dicionário:

Tarefa 2: para ser realizada referente a semana de 13/07 a 17/07/2020 com Prazo para entrega até 26/07/2020

Tarefa 2: Os alunos devem:

Fazer um resumo em português, sobre o discurso de “Steve Jobs”, conforme segue link, destacando as suas percepções e compreensão da ideia principal do vídeo. Escrever, ainda, uma reflexão de como tal discurso, pode auxiliar, cada um dos alunos a realizar e alcançar os objetivos pessoais de cada um conforme sua própria vida. Tanto resumo, como reflexão poderão ser escritas, em português, em uma única atividade.


Enviar para: r.paula.rodrigues13@gmail.com