quinta-feira, 30 de julho de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli   
Matéria: Língua Portuguesa                              Série: 8°B e 8°C

Boa Tarde, Alunos e alunas!

Nesta aula, vamos estudar um fenômeno da linguagem: Denotação e Conotação. Amanhã, vou colocar uma atividade sobre o conteúdo de hoje.

Obrigado,


                                              DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

   As palavras de uma língua sempre operam em dois eixos: o eixo denotativo e o eixo conotativo. Esses eixos estão diretamente relacionados com a significação na língua.

   As palavras denotativas são comumente utilizadas em texto informativos, como os da esfera jornalística, editoriais, reportagens, classificados, artigos etc.

   Também em gêneros da esfera jurídica, como as sentenças dos tribunais, as palavras são utilizadas no sentido denotativo.

    As palavras denotativas também são utilizadas em contextos escolares, como as dissertações, os comunicados escolares e as declarações para todos os fins. Ou seja, utilizamos as palavras em sentido denotativo quando queremos que os leitores compreendam as palavras que proferimos de acordo com a primeira significação atribuída às palavras nos dicionários da língua.

Algumas características da linguagem denotativa:
1) seu único objetivo é informar,
2) quando empregadas no sentido denotativo, as palavras não geram emoção,
3) estão presentes em textos cujo propósito comunicativo é informar, ou seja, são informativos

   Até aqui falamos apenas das palavras em estado de dicionário, cuja significação é restrita e não dá margem para outras interpretações. Mas as palavras também operam em outro eixo, o da significação ampla.


Veja o exemplo a seguir e tente analisar as palavras presentes no exemplo.

O enunciado “Estamos devorando o planeta” só é compreendido dentro do sistema da língua se for compreendido conotativamente.


Da mesma forma, a palavra “mundo”, no enunciado:

“Água, carne, peixe: o mundo já consome mais do que a Terra pode oferecer”, só pode ser entendida se a interpretarmos não no seu literal, ou seja, devemos interpretar a palavra mundo no seu sentido amplo – conotativo- mundo enquanto totalidade de população.

 Isso quer dizer que o termo conotativo não se refere ao sentido próprio da palavra, mas, antes, ao sentido abstrato.

 Resumo:

Denotação: palavras usadas no seu sentido literal.

Conotação: palavra usada no sentido amplo, subjetivo.

Observação: Na próxima aula - 31 de julho, amanhã- vou colocar uma atividade sobre esse conteúdo.



Professor Alex Educação Física - 6º A, B e C


Aula CMSP – 30/07 Ginástica de Condicionamento Físico e Danças Urbanas - Retomada
Profas. Juliana e Mara
Habilidades
EF06EF08 – experimentar e fruir exercícios físicos da Ginástica de Condicionamento Físico que solicitem diferentes capacidades físicas
EF06EF11 – experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço e gestos)

Objetivos
             ·         Identificar exercícios físicos da Ginástica de Condicionamento Físico que solicitem diferentes   capacidades físicas
             ·         Identificar em exercícios físicos os tipos de condicionamento físico
             ·         Utilizar a aprendizagem de conceitos dos elementos constitutivos da dança para a construção de movimentos

Interação
 ·         Você consegue diferenciar as diferentes capacidades físicas predominantes e diferenciar os tipos de condicionamento físico?


             ·         É possível criar uma coreografia com o que você aprendeu?

Retomada de conteúdos
Ginástica – capacidades físicas – força, velocidade, flexibilidade, resistência e agilidade
Quiz condicionamento físico
           1.       Envolve exercícios curtos e intensos, como pular corda e agachamento. Tem a capacidade de              aumentar as resistências cardiovascular e muscular.
a.       Condicionamento aeróbio
b.      Condicionamento anaeróbio
           2.       Tem como principais objetivos: reduzir o peso, aumentar a resistência e fortalecer o coração.              Usa grandes grupos musculares por longos períodos de tempo.
a.       Condicionamento aeróbio
b.      Condicionamento anaeróbio

Danças Urbanas: Hip Hop
É um movimento social urbano, que reivindica as questões sociais da comunidade por meio de letras questionadoras, danças, pinturas e poemas.
Os quatro elementos que compõem o Hip Hop são:
           ·         MC – apresentador do evento
           ·         DJ – Disc Jockey produtor musical
           ·         Grafiteiro – aquele que expressa de forma gráfica a “cultura de rua”
           ·         B-boy e B-girl – dançarinos de rua
Elementos constitutivos – ritmo, espaço, tempo e gestos

Vivência do Hip Hop coreografia

Sem atividade para entrega.

Fim

6º Anos: A,B,C (Clayton- Português)




Continuação

Complete os espaços nas frases com: mau ou mal.

16. O ____  de Peterson é que ele não toma uma atitude digna.

17.
 ____ Ketlin chegou, Peter saiu.

18. Pedro é um homem muito ____.

19. Daniel comportou-se ____ durante a reunião.

20.
 Camila sofreu um ____ súbito.

21. Procure evitar o
 ____ humor, Marcio.

22. A população sofre de um ____ que não tem cura, a inflação.

23. Julia
 ____ compreendia o que estava acontecendo naquele dia.

24. Aquele era um ____ momento para uma conversa tão formal.

25.  Carlos não era um
 ____ profissional.

26. Kelvin sempre foi um homem ____. Tinha péssimas condutas.

27. Acordei passando muito
 ____  hoje.

28. David se tornou um
 ____ exemplo para os colegas.

29. Essa é  uma questão
 ____ resolvida.

30.
 Nunca devemos desejar o ____ do próximo.

31. Carlos jamais entenderá o ____ que nos causou a todos.

32. A loja da Maria possuía um ____ administrador.




6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)



Devolutiva de: terça-feira, 28 de julho de 2020

Complete os espaços nas frases com: mau ou mal.

01. O vereador foi mal recebido pela população. 

02. Ficamos preocupados até passei mal quando ouvi a notícia. 

03. Patrícia está com um mal incurável . 

04. O balconista era um homem muito mal-humorado. 

05. Mal saímos de casa nos deparamos com um assaltante. 

06. Antônio fala mal o Português. 

07. Não seja pessimista, nem todo político tem mau caráter. 

08. As forças do bem e do mal vivem em eterno combate. 

09. Sonia não sabe o mal que me fez. 

10. O mal está sempre à nossa volta, por isso precisamos vigiar 

11. Cristiano estava tão bravo que mal falou comigo. 

12. Não creio que Jeferson seja um mau sujeito. 

13. Mal entrou no consultório, João foi tranquilizado pelo médico. 

14. A luta contra o mal humor é preciso nesse recinto. 

15. A seleção brasileira jogou mal essa partida.

1°F NORMAS ABNT ( MELHORES RESPOSTAS)

E.E MARIA MONTESSORI

Samuel Victor Alves, 1° F, N° 37

A ABNT criou a norma NBR – 1287 que estabelece os princípios gerais para apresentação de projetos de pesquisa. Por se tratar de um trabalho de ensino médio, apenas alguns elementos que fazem parte da apresentação de uma pesquisa são cobrados como, capa, folha de rosto, sumário, introdução e bibliografia. É importante a cobrança por parte dos professores dessas normas em trabalhos escolares, pois assim o aluno conhecerá métodos de pesquisa e elaboração científicas que serão exigidas no ensino superior.
Citações dos elementos e formatação estabelecidas pela ABNT:
Elementos pré-textuais
Capa
Apresenta as informações transcritas na seguinte ordem:
a)    nome da entidade para a qual deve ser submetido, quando solicitado;
b)    nome(s) do(s) autor(es);
c)    título;
d)    subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente);
e)     local (cidade) da entidade, onde deve ser apresentado;
f)     ano de depósito (entrega).

Folha de rosto
Apresenta as informações transcritas na seguinte ordem:
a)    nome(s) do(s) autor(es);
b)    título;
c)    subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente);
d)    tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetido;
e)    local (cidade) da entidade onde deve ser apresentado;
f)     ano de depósito (entrega).

Sumário
Enumeração das divisões, seções e outras partes da publicação.

Elementos textuais
Os elementos textuais devem ser constituídos de uma parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s). É necessário que sejam indicados o referencial teórico que o embasa, a metodologia a ser utilizada, assim como os recursos e o cronograma necessários à sua consecução.

Elementos pós-textuais

Referências
São as informações indispensáveis à identificação do documento utilizados para a elaboração da pesquisa.

Formatação
Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados ou datilografados no verso das folhas, impressos em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para todo o texto. No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar, também, um recuo de 4 cm da margem esquerda. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espaço 1,5 entrelinhas. Na folha de rosto, o tipo de projeto de pesquisa e o nome da entidade a que é submetido devem ser alinhados do meio da mancha para a margem direita.

Com isso, cabe ao professor a aplicar o uso dessa norma. Orientando seus alunos que o trabalho não é uma mera forma de cópia, mas sim algo q ajudará a exercitar e melhorar sua capacidade de pesquisa.


 Fonte de pesquisa:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/normas-da-abnt-para-trabalhos-escolares/49076



 _____________________________________________________________________