sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Recuperação de Químican 1º Anos 4º Bimestre

 Olá Pessoal. Recuperação de Química 4º Bimestre. Tivemos 5 atividades no 4º Bimestre. Todas estão disponíveis no link a seguir: 

https://drive.google.com/drive/folders/1pHrIdtVmaH0Cn_LEUHrZfLhACn3X9Fb2?usp=sharing 

Como recuperação para os Alunos que não me entregaram nenhuma atividade nesse bimestre, me envie pelo menos 2 atividades respondidas pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com até o dia 07/12

 Professor: Sandro Espinoli                                          ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA


Esta aula pretende levar os alunos a desenvolver ainda mais o senso crítico para apreciação consciente de uma obra de arte. Desenvolver habilidades de sustentação e de opinião é algo muito importante  no processo de aprendizagem de gêneros textuais argumentativos, como é o caso da resenha. Nesta aula, os estudantes são levados a relacionar um gênero predominantemente descritivo (a sinopse) e um preeminentemente opinativo (resenha).


O que é tipologia textual? 

  São as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções comunicativas. Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a finalidade do texto: contar, descrever, argumentar, informar...

Tipologia Narrativa: Narrar uma história Exemplos: Contos, fábulas, romances...

Tipologia dissertativa argumentativa ou expositiva: a finalidade é trazer uma informação com exposição ou opinião sobre determinado assunto. 

Exemplos de dissertativa-argumentativas: artigo de opinião, resenha, manifesto.

Exemplos de dissertativa-expositivos: resumo, jornais, apostilas escolares, sinopse... 

- Resenha Crítica e sinopse 

 Inúmeros tipos de textos se caracterizam por apresentar informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outros textos. Outros, além de apresentar essas informações, também apresentam comentários e avaliações. Os primeiros são resumos ou sinopse e os segundos são resenhas. A resenha difere do resumo por conter elementos avaliativos, ou seja, comentários do resenhista sobre a obra resenhada. Como no caso do resumo a resenha é um texto sobre outro texto. Assim, é natural que haja menções ao texto original, o que, no caso da resenha, vem acompanhado de comentários feitos pelo resenhista.

Texto 1

Disponibilizado no YouTube, o curta-metragem de animação da Pixar, “Kitbull”, conta a história de amizade de um gatinho e um pitbull. A intenção é combater o estereótipo de que os cães da raça são violentos e perigosos.

No filme de aproximadamente oito minutos, um gatinho abandonado encontra abrigo em uma caixa de papelão em um quintal onde um pitbull passa o dia todo, muitas vezes acorrentado. No primeiro contato, os dois se estranham.

O pitbull tenta uma aproximação, mas o gatinho se assusta. Numa noite, o tutor do pitbull o espanca e o chuta para fora de casa em um dia chuvoso. O gatinho então percebe que o cão quer apenas companhia e, assim como ele, revela grande carência e desejo de ter um amigo.

No dia seguinte, quando eles ouvem a porta se abrindo, o medo é tão grande que o gatinho se prepara para partir, mas não sem antes mostrar ao pitbull que eles devem ir embora juntos. Para saber o que acontece a partir daí, é só assistir ao curta Kitbull – uma lição sobre a inocência, carência e docilidade animal.

  Com a leitura desse texto, é possível vislumbrar um panorama geral sobre a história que o filme se propõe a contar. Por meio dele, conhecemos os personagens principais e os acontecimentos mais marcantes do enredo. Note que tudo isso é apresentado sem entregar o famoso "spolier", que acaba estragando a graça de surpreender  com os finais das narrativas. Portanto, trata-se de uma sinopse. O texto apenas apresenta as descrições do filme. Ou seja o autor do texto não coloca sua opinião sobre a produção cinematográfica.

Leia a seguir uma resenha crítica que analisa a mesma produção.

Texto 2.

A boa e velha Pixar não decepciona quando o assunto é tocar o coração do espectador com histórias simples e cativantes. Sua nova iniciativa é uma série de curtas-animados independentes que fazem parte do projeto Pixar SparkShorts, minifilmes produzidos por empregados do estúdio durante seis meses, com orçamentos limitados e lançados no Youtube — e futuramente no Disney+. É deste espaço para experimentações — e possíveis talentos a serem descobertos — que Kitbull surge.

Dirigido por Rosana Sullivan, o curta de 9 minutos traz como protagonistas um gato de rua e um Pitbull recém-adotado. A dinâmica apresentada pelos dois é divertida, por serem “inimigos” naturais, ambos não se dão bem de cara — imediatamente nos remetendo à outra dupla do estúdio, presente desde o princípio, Woody e Buzz –, mas a aproximação dos dois ocorre de forma sutil e bela, com uma identificação mútua que surge de forma brilhantemente inocente, através de uma tampinha de garrafa, brinquedo incomum que acaba compartilhado pelos dois.

Nesse pouquíssimo tempo de duração, Sullivan nos conduz por um misto de sentimentos, trazendo temas como a solidão, o medo e a empatia para as telas utilizando apenas a animação e a trilha sonora. Como muitos curtas do estúdio, Kitbull não tem diálogos e apoia sua história completamente na experiência sensorial da obra. Portanto, não devem ser poupados elogios ao time de animadores, que optou por um traço a mão e um estilo 2D que veste a obra mais do que bem. De fato, apesar da Pixar revolucionar o mercado com seus gráficos 3D — cada vez mais perfeitos, por sinal –, é extremamente satisfatório retornar a uma animação 2D, principalmente uma que não utiliza o gráfico para apelar pela nostalgia do espectador.

A partir da animação, a equipe constrói uma história forte através de pequenos detalhes. O rabo do pitbull que se agita pela curiosidade e animação quando acompanhado, assim como o movimento sutil que o faz logo antes de alguém tentar acariciá-lo são pontos da obra que, embora pequenos, carregam muito significado, pois é possível captar a personalidade e um pouco da história do cão. O mesmo pode-se dizer da rima visual executada com o gato, cuja reação ao chamado de um humano condiz com sua “evolução” durante essa curta jornada. Ao combinar isso com a belíssima trilha sonora orquestrada por Andrew Jimenez, o resultado torna-se ainda mais tocante.

Kitbull, em sua curta duração, traz às telas o que há de melhor nos estúdios da Pixar. Uma história simples, mas cativante. Uma animação primorosa, mesmo utilizando uma técnica cada vez mais rara. Personagens marcantes, mesmo sem diálogo algum. Mais uma pequena obra-prima do estúdio que deve arrebatar o espectador e, possivelmente, arrancar algumas lágrimas dele. Algo que, afinal, também é característica recorrente nas obras do estúdio…

  Ao lermos esse texto, fica claro que a intenção do autor não era simplesmente apresentar ao leitor um resumo da história narrada em Kitbull. Ele desenvolve uma análise detalhada de vários aspectos da obra e da carreira da diretora  e também da trajetória do estúdio que a produziu. O crítico emprega palavras que expõe seu parecer a respeito do curta-metragem, que nesse caso é positivo. Vários elogios são expostos ao longo da resenha, entretanto pode-se notar, com maior clareza, a opinião defendida pelo autor no encerramento da crítica.








Professor: Sandro Espinoli                         Série: 2° E                              Matéria: Inglês

e-mail: sandroavant@gmail.com


Bom Dia, alunos e alunas!

O objetivo desta aula é apresentar a vocês uma atividade do Present Continuous valendo nota para o 4° bimestre. Os alunos deverão fazer os exercícios proposto e enviar para o meu e-mail.

Present Continuous


1- Complete as frases com os verbos no Present Continuous (utilize os verbos entre parênteses para completar as frases)

Exemplo:

Charles is doing (do) his homework

a) She ........ (drive) fast today.

b) They ...... (not talk) to each other today.

c) Why ........ (you read) the letter again? Because ...... (check) for spelling mistakes.

d) The sky ........ (get) dark. You'd better take an  umbrella.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

 

                  PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  04/12/2020


Equipe Gestora
2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português) - Devolutiva.

 

Devolutiva / Correção dos exercícios de: terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Questão 1

(Copese-2020) Todas as palavras da sequência estão grafadas CORRETAMENTE em:

a) Cizânia – ojeriza – apaziguar – deslizamento – envernizado.
b) Usura – reveses – despreso – maisena – grisalho.
c) Pretensão – suspenção – expansivo – conversível – defensivo.
d) Submissão – discussão – remissão – intercessão – restrissão.
e) Intervenção – exceção – presunsão – remição – contenção.

 

Alternativa correta: a) Cizânia – ojeriza – apaziguar – deslizamento – envernizado.

Todas as palavras da alternativa "a" são pronunciadas e escritas com "z". Nas outras alternativas, as palavras corretas são:

b) desprezo
c) suspensão
d) restrição
e) presunção

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Questão 2

(São Marcos-SP) Assinale a alternativa cujas palavras estejam corretamente grafadas:

a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame

 

Alternativa correta: d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada

As palavras corretas das outras alternativas:

a) xadrez, misto
b) obcecado
c) sarjeta, piscina, conciliar
e) pajé, xadrez, flecha, mexerico

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Questão 3

(Fundatec-2019) O vocábulo “ansiedade” é escrito com ‘s’. Qual das palavras abaixo está corretamente escrita com essa mesma letra?

a) Ansestral.
b) Pulseira.
c) Progreso.
d) Anoiteser.
e) Precausão.

 

Alternativa correta b) Pulseira.

Uma das regras para o uso do "s" é que ele utilizado depois de ditongo. Assim, a palavra pulseira é um ditongo, uma vez que possui uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba: pul-sei-ra.

As palavras corretas nas outras alternativas são:

a) Ancestral
c) Progresso
d) Anoitecer
e) Precaução

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Questão 4

(Quadrix-2019) Assinale a alternativa em que a grafia das palavras dos trechos está de acordo com as regras da ortografia oficial brasileira e com os significados apropriados.

a) Estou com dificuldade em absolver tanta informação.
b) Com este calor, não paro de suar.
c) Há novas medidas para combater o tráfego de drogas.
d) Não se preocupe, não vou dilatar ninguém.
e) É preciso ratificar estes dados errados.

Alternativa correta b) Com este calor, não paro de suar.

Nas outras alternativas foram utilizadas palavras parônimas, ou seja, que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no sentido.

a) o correto é "absorver": absolver (perdoar) e absorver (aspirar)
c) o correto é "tráfico": tráfego (trânsito) e tráfico (comércio ilegal)
d) o correto é "delatar": dilatar (alargar) e delatar (denunciar)
e) o correto é "retificar": ratificar (confirmar) e retificar (corrigir)

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Questão 5

(Quadrix-2019) Segundo as regras da ortografia oficial brasileira para o uso do “g” e do “j”, assinale a alternativa que apresenta vocábulo grafado corretamente.

a) estranjeiro
b) sarjento
c) berinjela
d) lage
e) tijela

 

Alternativa correta: c) berinjela

Das alternativas, a única palavra escrita corretamente é berinjela. Importante destacar que "beringela", com g, também está correto.

·         Berinjela, com j, é a forma correta de escrita no português do Brasil.

·         Beringela, com g, é a forma correta de escrita no português de Portugal.

A forma correta das palavras nas outras alternativas:

a) estrangeiro
b) sargento
d) laje
e) tigela

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Questão 6

(Cesgranrio-2018) As palavras juiz, suor e várzea, ao serem passadas para o plural, apresentam a seguinte grafia:

a) juízes; suores; várzeas
b) juizes; suores; varzeas
c) juízes; suóres; várzeas
d) juizes; suórs; varzeas
e) juízeis; suóreis; várzeeis

 

Alternativa correta: a) juízes; suores; várzeas

Na formação do plural, ao termo "juiz" é acrescido o sufixo -es pois é uma palavra terminada em -z. Ela leva acento agudo pois é uma paroxítona formada pelo hiato "ui": ju-Í-zes. No entanto, no singular, o termo "juiz" não leva acento pois é uma palavra oxítona, onde a última sílaba é tônica: ju-IZ.

Da mesma forma, na formação do plural da palavra "suor", é acrescido o sufixo -es (suores). Isso acontece com todas as palavras terminadas em -r, -z ou -n.

A palavra várzea é proparoxítona, onde a sílaba tônica é a primeira: vár-ze-a. Para formar o plural é acrescido o "s", pois se trata de uma palavra terminada em vogal.

TECNOLOGIA - PROF ALICE - 2C

Galera, já deixei 3 atividades para o bimestre. Portanto, usem o tempo agora para realizar as atividades já passadas, colocar em dia, pois o ano está acabando. Deixo o tempo da aula dessa semana para plantão de dúvidas no e-mail e realização das atividades já postadas que estão em atraso.


e-mail: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br

Prezados alunos, estamos na reta final para o término do ano letivo. Você tem a oportunidade de melhorar sua nota realizando a recuperação e as atividades que estão em atraso!

OBS: A data limite está descrito abaixo! 

Boa sorte a todos!!


 

2° Ano E - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 09/12/2020

Unidade Temática: Engenharia Genética e Produtos Geneticamente Modificados.


Instruções: 

1- 
Responder a Atividade de Recuperação.

2- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com


                       Atividade de Recuperação

 

1) (ENEM 2012) O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência:

(A) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.

(B) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.

(C) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.

(D) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.

(E) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

 

2) (ENEM 2011) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética”, uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.

GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically

synthesized Genome. Science v. 329, 2010 (adaptado).

 

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à:

(A) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais.

(B) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídios.

(C) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasma capricolum para sua distribuição em ambientes naturais.

(D) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas e biocombustíveis.

(E) capacidade da bactéria Mycoplasma capricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria.

 

3) (ENEM 2010) Biotecnologia: Segundo Jeffrey M. Smith, pesquisador de um laboratório que faz análises de organismos geneticamente modificados, após a introdução da soja transgênica no Reino Unido, aumentaram em 50% os casos de alergias. “O gene que é colocado na soja cria uma proteína nova que até então não existia na alimentação humana, a qual poderia ser potencialmente alergênica”, explica o pesquisador. Correio do Estado/MS. 19 abr. 2004 (adaptado).

Considerando-se as informações do texto, os grãos transgênicos que podem causar alergias aos indivíduos que irão consumi-los são aqueles que apresentam, em sua composição, proteínas

(A) que podem ser reconhecidas como antigênicas pelo sistema imunológico desses consumidores.

(B)  que não são reconhecidas pelos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores.

(C) com estrutura primária idêntica às já encontradas no sistema sanguíneo desses consumidores.

(D) com sequência de aminoácidos idêntica às produzidas pelas células brancas do sistema sanguíneo desses consumidores.

(E) com estrutura quaternária idêntica à dos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores.

 

4) (ENEM 2009) Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos. Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado).

A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,

(A) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.

(B) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.

(C) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.

(D) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.

(E) a criação de animais transgênicos.

 

5) (ENEM 2009) Biotecnologia: Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos

autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal.

Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão.

Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização

 

(A) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.

(B) do cromossomo X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número superior aos demais.

(C) do cromossomo autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material genético quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt.

(D) do cromossomo Y, pois, em condições normais, este é transmitido integralmente do pai para toda a prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino.

(E) de marcadores genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula, e os demais, em apenas uma.

 

6) (ENEM 2005) Biotecnologia: A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos. Uma linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais “estáveis”, com maior capacidade de gerar descendentes também resistentes. Esses descendentes são submetidos a doses de herbicida três vezes superiores às aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas uma delas é levada a testes de segurança. Os riscos ambientais da soja transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinização cruzada com outro tipo de soja é de apenas 1%.

 A soja transgênica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque

(A) a resistência ao herbicida não é estável e assim não passa para as plantas-filhas.

(B) as doses de herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes superiores às usuais.

(C) a capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente.

(D) a linhagem passou por testes nutricionais e após três anos foi aprovada.

(E) a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relação a sua segurança.