terça-feira, 19 de maio de 2020

Professora Maria Cristina - 2 anos A,B,C,D - Química

Assunto Abordado... Concentração de Soluções



Anvisa alerta sobre aumento de intoxicação por produtos de limpeza
A Agência pede mais atenção com as crianças


Publicado em 18/05/2020 - 08:06 Por Agência Brasil* - Brasília
A fim de reduzir os riscos à saúde causados pelo aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a Nota Técnica (NT) 11/2020, que alerta a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação.
De acordo com a Anvisa, embora não haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os esforços de higienização e desinfecção para evitar a disseminação da covid-19, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos.
O documento orienta também sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes domissanitários, ou seja, os saneantes de uso domiciliar que contêm substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção.
A nota foi elaborada com base nos dados dos centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). “Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril deste ano os CIATox receberam 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a 23,3%, comparado ao mesmo período de 2019, e de 33,68%, com relação a 2018”, informa a Anvisa. 
Crianças
No que se refere às crianças, foram registrados 1.940 casos, um aumento de 6,01% e de 2,7%, em relação a 2019 e 2018, respectivamente. De acordo com a Agência, os números mostram que os acidentes domésticos envolvendo exposição tóxica a substâncias químicas são mais frequentes com o público infantil e, portanto, há necessidade de dispensar mais cuidados às crianças.
Orientações básicas
1- Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.
2- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados. 
3- Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.
4- Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.
5- Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto.
6- Evite a mistura de produtos químicos.
7- Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.
8- Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.
9- Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox: 0800-722-6001.

*Com informações da Anvisa
Edição: Aécio Amado

Atividade:Pesquise a periculosidade dos produtos de higiene que você tem em casa.
Qual é o perigo ao misturarmos hipoclorito de sódio com amoníaco? Descreva com detalhes e cite a substância formada.
Entregue no email cristinamcma75@gmail.com  ( entregar na semana que vem)

segunda-feira, 18 de maio de 2020





PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 19/05/20




Equipe Gestora
2020




PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 18/05/20 






Equipe Gestora
2020





PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

GRADE HORÁRIA





Equipe Gestora
2020

Prô Ana Carla - FECHAMENTO DE NOTAS

ALUNOS, BOA NOITE!!

HOJE FIZ A POSTAGEM DAS ATIVIDADES DA SEMANA. 
VENHO LEMBRÁ-LOS QUE O PRAZO PARA ENTREGA DAS ATIVIDADES (ATUAIS E AS QUE ESTÃO EM ATRASO) DEVEM SER FEITAS ATÉ O DIA 22/05/20 (6A FEIRA). A PARTIR DO DIA 23/05, COMEÇO A FECHAR AS MÉDIAS REFERENTES AO 1º BIMESTRE. 

ESTEJAM ATENTOS AOS PRAZOS! 

QUALQUER DÚVIDA ME CHAMEM AMANHÃ NO GRUPO DO FACE!

OBRIGADA!

PRÔ ANA CARLA 

1°F -PORT.- PROF. TALI- LIÇÃO 5 E 6 TIPOS DE TEXTO



 Atenção- Esses dois tópicos são muito utilizados em trabalhos de faculdade. Procure ler com atenção.

Crônica 


Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.
Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.
No Brasil, a crônica tornou-se um estilo textual bem difundido desde a publicação dos "Folhetins" em meados do século XIX.
Alguns escritores brasileiros que se destacaram como cronistas foram:
Segundo o professor e crítico literário Antônio Cândido, em seu artigo “A vida ao rés-do-chão” (1980):
A crônica não é um “gênero maior”. Não se imagina uma literatura feita de grandes cronistas, que lhe dessem o brilho universal dos grandes romancistas, dramaturgos e poetas. Nem se pensaria em atribuir o Prêmio Nobel a um cronista, por melhor que fosse. Portanto, parece mesmo que a crônica é um gênero menor. “Graças a Deus”, seria o caso de dizer, porque sendo assim ela fica mais perto de nós. E para muitos pode servir de caminho não apenas para a vida, que ela serve de perto, mas para a literatura (...).
(...) Ora, a crônica está sempre ajudando a estabelecer ou restabelecer a dimensão das coisas e das pessoas. Em lugar de oferecer um cenário excelso, numa revoada de adjetivos e períodos candentes, pega o miúdo e mostra nele uma grandeza, uma beleza ou uma singularidade insuspeitadas. Ela é amiga da verdade e da poesia nas suas formas mais diretas e também nas suas formas mais fantásticas, sobretudo porque quase sempre utiliza o humor. Isto acontece porque não tem pretensões a durar, uma vez que é filha do jornal e da era da máquina, onde tudo acaba tão depressa. Ela não foi feita originalmente para o livro, mas para essa publicação efêmera que se compra num dia e no dia seguinte é usada para embrulhar um par de sapatos ou forrar o chão da cozinha.”  
Nesse trecho tão esclarecedor podemos destacar características fundamentais sobre a crônica, por exemplo, a aproximação com o público, na medida em que contém uma linguagem mais direta e despretensiosa.
Ao mesmo tempo que é marcada notadamente pelo tempo, ou seja, pela curta duração que possui esse tipo de texto.
A crônica foi inicialmente desenvolvida com caráter histórico (as crônicas históricas). Elas relatavam desde o século XV fatos históricos (reais ou fictícios) ou acontecimentos cotidianos (sucessão cronológica), algumas com toque de humor.
Mais tarde, esse tipo de texto despretensioso foi se aproximando do público e conquistando os leitores mundo afora. Hoje, esse fato é confirmado pela enorme difusão das crônicas, sobretudo nos meios de comunicação.

Principais Caraterísticas

  • Narrativa curta
  • Linguagem simples e coloquial
  • Poucos personagens, se houver
  • Espaço reduzido
  • Acontecimentos cotidianos

Tipos de Crônica

Embora seja um texto que faz parte do gênero narrativo, (com enredo, foco narrativo, personagens, tempo e espaço) há diversos tipos de crônicas que exploram outros gêneros textuais.
Podemos destacar a crônica descritiva e a crônica dissertativa. Além delas, temos:
  • Crônica Jornalística: mais comum das crônicas da atualidade são as crônicas chamadas de “crônicas jornalísticas” produzidas para os meios de comunicação, onde utilizam temas da atualidade para fazerem reflexões. Aproxima-se da crônica dissertativa.
  • Crônica Histórica: marcada por relatar fatos ou acontecimentos históricos, com personagens, tempo e espaço definidos. Aproxima-se da crônica narrativa.
  • Crônica Humorística: Esse tipo de crônica apela para o humor como forma de entreter o público, ao mesmo tempo que utiliza da ironia e do humor como ferramenta essencial para criticar alguns aspectos seja da sociedade, política, cultura, economia, etc. Importante destacar que muitas crônicas podem ser formadas por dois ou mais tipos, por exemplo: uma crônica jornalística e humorística.

Curiosidade

Do latim, a palavra “crônica” (chronica) refere-se a um registro de eventos marcados pelo tempo (cronológico); e do grego (khronos) significa “tempo”.

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Artigo de Opinião


O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema, e por isso recebe esse nome.
A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
Geralmente os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornais ou revistas - e abordam temas da atualidade.

Características do artigo de opinião

  • Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
  • Uso da argumentação e persuasão;
  • Geralmente são assinados pelo autor;
  • Produções veiculadas nos meios de comunicação;
  • Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;
  • Abordam temas da atualidade;
  • Possuem títulos polêmicos e provocativos;
  • Contém verbos no presente e no imperativo.

Estrutura do artigo de opinião

Geralmente os artigos de opinião seguem o padrão da estrutura dos textos dissertativos-argumentativos:
  • Introdução(exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo;
  • Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados;
  • Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.

Como fazer um artigo de opinião - passo a passo

1. Escolha e definição do tema

Para fazer um artigo de opinião, o tema, antes de mais nada, deve estar definido. Ele é o assunto sobre o qual o autor dissertará. Para isso, o artigo será feito para um meio de comunicação; já existe uma pauta definida, ou é um tema livre de um trabalho escolar?
Obs.: tema e título são duas coisas diferentes. O primeiro é o assunto, e o segundo é o nome que será dado ao texto.

2. Pesquisa e busca de argumentos

Não basta saber qual o tema, e não possuir argumentos sobre ele. Sendo um texto opinativo, é importante sustentar o ponto de vista baseado em argumentos. Por isso, a pesquisa profunda e atualizada, seja nos livros da biblioteca, ou nos sites da internet, deve ser o próximo passo para escrever um artigo de opinião.
Anote tudo o que for interessante e vá, aos poucos, construindo e dando corpo ao texto. Mas, não se esqueça: você deve formar sua opinião sobre o assunto e não copiar a de outros, pois isso é considerado plágio!

3. Recorte do tema

Imagine que o artigo de opinião para fazer é um tema dado pela professora e que é super abrangente: racismo no Brasil. Note que podemos falar muitas coisas sobre o racismo no Brasil, por exemplo, a origem, a história, alguns casos, o racismo na atualidade, etc.
Assim, é essencial fazer um “recorte” para focar somente em alguns aspectos do tema. Isso torna mais fácil a escrita do texto, evitando se perder em tanta informação.

4. Seleção do material

Agora que o “recorte” já foi definido, a seleção do material que será utilizado fica mais clarificada. Não se esqueça de selecionar tudo para depois utilizar, se necessário, a bibliografia, no final do texto. Importante ressaltar que a seleção feita deve conter dados atualizados sobre o tema.

5. Produção de texto

De acordo com a estrutura do texto de opinião - introdução, desenvolvimento e conclusão - é a hora de produzir o texto em linguagem formal. A coesão e a coerência são dois mecanismos fundamentais na construção de um texto inteligível.
A coesão está relacionada com a utilização correta das palavras na ligação entre frases, períodos e parágrafos, os chamados conectivos. Já a coerência, faz referência à lógica das ideias expostas no texto.

Super Dica

Uma dica muito importante que pode ajudar na escrita de um artigo de opinião é estar familiarizado com sua estrutura. Para isso, leia diversos artigos desse gênero em jornais e revistas, por exemplo.
Contudo, não basta ler, é muito importante fazer uma leitura racional e atenta. Analise, por exemplo, os títulos, as introduções, os desenvolvimentos (argumentos, opiniões) do texto e as finalizações. Se necessário, faça notas sobre algumas coisas que irão te ajudar na produção desse tipo de texto.

Exemplos de Artigos de Opinião

Para entender melhor esse tipo de texto argumentativo, seguem alguns exemplos de artigos de opinião:

Trecho de artigo de opinião sobre "Educação"

A educação no Brasil tem sido discutida cada vez mais, uma vez que ela é o principal aspecto de desenvolvimento de uma nação.
Enquanto nosso governo investe na expansão econômica e financeira do país, a educação regride, apresentando, assim muitos problemas estruturais.
É principalmente nas pequenas cidades que o investimento para a educação é mal aplicado e, muitas vezes, as verbas são desviadas.
Por esse motivo, o nosso país está longe de ser um país desenvolvido até que o descaso com a educação persista.
Os governantes do nosso país precisam ter a consciência de que enquanto a educação estiver à margem, problemas como violência e pobreza persistirão. Assim, o lema da nossa bandeira será sempre uma ironia. “Ordem e progresso” ou “Desordem e Regresso”?
Nosso grande educador Paulo Freire já dizia: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Trecho de artigo de opinião sobre "Drogas"

Atualmente, o problema das drogas tornou-se muito recorrente em diversas partes do mundo. O surgimento de novas substâncias entorpecentes tem levado ao aumento do número de dependentes químicos.
No Brasil, fica difícil mencionar o problema das drogas e não pensar na cidade de São Paulo, onde a Cracolândia se expande cada vez mais.
O crack tem demonstrado a forte dependência que causa nos indivíduos e os problemas estruturais que geram, dentre eles, a pobreza, o desemprego e a proliferação de doenças.
Em relação a isso, a negligência do governo é notória. Ou seja, o foco maior está em acabar com o problema do crack, ao invés de oferecer melhoria na vida dos viciados.
Sendo assim, os viciados em crack continuam vivendo em péssimas condições e infelizmente, ainda são tratados como "bandidos".

Trecho de artigo de opinião sobre "Racismo"

Embora grande parte da população brasileira seja descendente de negros, o problema do racismo está longe de ser resolvido no país.
No período colonial, Portugal trouxe os negros da África para trabalharem no país em condição de escravos. Desde então, o racismo esteve incutido na mente de muitos brasileiros.
Embora a Lei Áurea tenha libertado os africanos do trabalho escravo em 1888, a população negra apresenta os maiores problemas ainda hoje no país. Destacam-se, as condições de vida, acesso ao trabalho, a moradia, dentre outros.
Se observarmos as favelas do país ou mesmo as penitenciárias, o número de negros é sem dúvida maior. A grande questão é: até quando o racismo persistirá no nosso país?; pois mesmo séculos depois, ainda é possível nos deparamos com um racismo velado no Brasil.
A implementação de políticas públicas poderá resolver nosso problema, mas ainda temos muitos caminhos a percorrer. Infelizmente, creio que não estarei vivo para contemplar essa conquista.
GRATIDÃO - PROF. TALI


Professor: Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa

8° B  e 8°C

Meus caros;

     Esta aula inicia uma sequência que se propõe ao estudo das lendas e tem papel importantíssimo para o sucesso do aprendizado desse conteúdo. Isso porque ele traz as informações teóricas que funcionam como base para o estudo mais minucioso de lendas especificas e as influências mais incisivas para sua origem. Esse conhecimento das lendas é primordial para a formação literária dos alunos.

Copiar no caderno

LENDA:      Lenda é uma narrativa fantasiosa e transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico, as lendas combinam fatos reais com histórias com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana.       Podemos entender que a lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular: “Quem conta um conto aumenta um ponto”, as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

Exemplo: fessor – prô – em vez de professor, como os próprios alunos dizem. 

 Texto coletivo popular. 
 Transmitida oralmente por gerações. 
Constitui o folclore regional e nacional ao mesmo tempo. 
 Não se sabe ao certo onde e como foi criada.
 Mescla aspectos da realidade à fantasia.    
Tem personagens estranhos.

O que é a literatura fantástica?
       A literatura fantástica ocorre quando há hesitação do leitor entre a realidade do mundo natural e a “realidade” do mundo sobrenatural, essa última, regida por leis que são estranhas a nós.      O fantástico encontra-se, então, na linha de dois subgêneros: o fantástico estranho (explicação do sobre natural)  e o fantástico maravilhoso (aceitação do sobrenatural).

 Se o autor decide explicar os fenômenos por meio da realidade (coincidência, sonho, loucura, etc), a obra então pertence ao gênero fantástico-estranho. 
     Se ao contrário, ele decide que se deve admitir novas leis da natureza, pelas quais o fenômeno pode ser explicado, entramos no gênero fantástico-maravilhoso. 


                                                              Exercícios

Leia o texto a seguir para responder às questões A e B.

Quibungo

     As lendas diz que o Quibungo é uma espécie de bicho-papão (expressão mais comum no Sudoeste, compondo lenda regional de conteúdo semelhante) parecido com a forma de um lobo. Ele é uma espécie de monstro velho, de cabeça muito grande, sujo, faminto, feiticeiro e canibal. Tem uma boca enorme nas costas ou na barriga para pegar crianças rebeldes, malcriadas, mentirosas e que não gostam de dormir cedo.
     Os Quibungos mais malvados têm um olho só, e adoram carne fresca. Reza a lenda que, assim que a criatura engole a criança, ela já é digerida em seu estômago. Para destruir um Quibungo basta qualquer arma de fogo, mas apenas adultos podem mata-lo.

1) Essa é uma lenda amedrontadora, voltada para um público específico, o infantil.

A) O que se espera que essa lenda promova no comportamento das crianças que tomam conhecimento dela?

Resposta:




B) Quais são as informações da lenda que induzem o comportamento desejado?

Resposta:




A próxima postagem: 21/05/2020

e-mail: sandromm2020@bol.com.br