segunda-feira, 18 de maio de 2020


Professor: Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa

8° B  e 8°C

Meus caros;

     Esta aula inicia uma sequência que se propõe ao estudo das lendas e tem papel importantíssimo para o sucesso do aprendizado desse conteúdo. Isso porque ele traz as informações teóricas que funcionam como base para o estudo mais minucioso de lendas especificas e as influências mais incisivas para sua origem. Esse conhecimento das lendas é primordial para a formação literária dos alunos.

Copiar no caderno

LENDA:      Lenda é uma narrativa fantasiosa e transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico, as lendas combinam fatos reais com histórias com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana.       Podemos entender que a lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular: “Quem conta um conto aumenta um ponto”, as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

Exemplo: fessor – prô – em vez de professor, como os próprios alunos dizem. 

 Texto coletivo popular. 
 Transmitida oralmente por gerações. 
Constitui o folclore regional e nacional ao mesmo tempo. 
 Não se sabe ao certo onde e como foi criada.
 Mescla aspectos da realidade à fantasia.    
Tem personagens estranhos.

O que é a literatura fantástica?
       A literatura fantástica ocorre quando há hesitação do leitor entre a realidade do mundo natural e a “realidade” do mundo sobrenatural, essa última, regida por leis que são estranhas a nós.      O fantástico encontra-se, então, na linha de dois subgêneros: o fantástico estranho (explicação do sobre natural)  e o fantástico maravilhoso (aceitação do sobrenatural).

 Se o autor decide explicar os fenômenos por meio da realidade (coincidência, sonho, loucura, etc), a obra então pertence ao gênero fantástico-estranho. 
     Se ao contrário, ele decide que se deve admitir novas leis da natureza, pelas quais o fenômeno pode ser explicado, entramos no gênero fantástico-maravilhoso. 


                                                              Exercícios

Leia o texto a seguir para responder às questões A e B.

Quibungo

     As lendas diz que o Quibungo é uma espécie de bicho-papão (expressão mais comum no Sudoeste, compondo lenda regional de conteúdo semelhante) parecido com a forma de um lobo. Ele é uma espécie de monstro velho, de cabeça muito grande, sujo, faminto, feiticeiro e canibal. Tem uma boca enorme nas costas ou na barriga para pegar crianças rebeldes, malcriadas, mentirosas e que não gostam de dormir cedo.
     Os Quibungos mais malvados têm um olho só, e adoram carne fresca. Reza a lenda que, assim que a criatura engole a criança, ela já é digerida em seu estômago. Para destruir um Quibungo basta qualquer arma de fogo, mas apenas adultos podem mata-lo.

1) Essa é uma lenda amedrontadora, voltada para um público específico, o infantil.

A) O que se espera que essa lenda promova no comportamento das crianças que tomam conhecimento dela?

Resposta:




B) Quais são as informações da lenda que induzem o comportamento desejado?

Resposta:




A próxima postagem: 21/05/2020

e-mail: sandromm2020@bol.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário