quarta-feira, 10 de junho de 2020


 2º Ano E Biologia Profa Solange

Unidade Temática: Hereditariedade: Transmissão da Vida - Mecanismos de Variabilidade Genética e Hereditária

Assistam o vídeo sobre Hereditariedade, e o vídeo Introdução à Hereditariedade (Khan Academy), além do vídeo realize uma pesquisa sobre (Material Genético: O Comando da Vida) respondam as questões propostas com atenção! A atividade deverá ser postada no blogger e no e-mail do professor  na data especificada. Período para realização das atividades à partir de  (10/06/2020 à 17/06/2020).




https://youtu.be/C5x073iElaA

https://youtu.be/M_GfECI_ZDA


Atividade sobre Hereditariedade 2º Ano E Biologia Profa Solange

1- O que é Genética?

2- O que é Genótipo? E Fenótipo?

3- Explique a influência do ambiente sobre o Fenótipo.

4- O DNA é o responsável pela Síntese (Produção) de proteínas necessárias ao funcionamento celular. Explique como podem ser as proteínas e como são formadas.

5- Há vinte aminoácidos diferentes em todos os seres vivos. Quais são esses aminoácidos?

3º Ano B - Biologia Profa Solange

Unidade Temática: Diversidade da Vida e Especificidades dos Seres Vivos

Assistam o vídeo Documentário "A Origem da Vida na Terra" respondam as questões propostas com atenção! A atividade deverá ser postada no blogger e no e-mail do professor  na data especificada. Período para realização das atividades à partir de  (10/06/2020 à 17/06/2020).


https://youtu.be/GvfLlHwBcb0


Atividade sobre Vida e Evolução 3º Ano B


Após assistir o vídeo “A Origem da Vida” responda as atividades propostas.


1- Qual é o elemento fundamental e essencial de todos os seres vivos?


2- Construir uma tabela com todas as Estruturas Celulares, suas funções em três tipos de células: Célula Bacteriana, Célula Animal e Célula Vegetal.


3-  Em que um vírus difere de uma bactéria?


4- Quais as diferenças entre células procarióticas e eucarióticas quanto ao núcleo e ao citoplasma?

5- Que organismos possuem células procarióticas? E que organismos possuem células eucarióticas? Explique.



3º Ano A - Biologia  - Profa Solange

Unidade Temática: Diversidade da Vida e Especificidades dos Seres Vivos

Assistam o vídeo Documentário "A Origem da Vida na Terra" respondam as questões propostas com atenção! A atividade deverá ser postada no blogger e no e-mail do professor  na data especificada. Período para realização das atividades à partir de  (10/06/2020 à 17/06/2020).


https://youtu.be/GvfLlHwBcb0


Atividade sobre Vida e Evolução 3º Ano A


Após assistir o vídeo “A Origem da Vida” responda as atividades propostas.


1- Qual é o elemento fundamental e essencial de todos os seres vivos?


2- Construir uma tabela com todas as Estruturas Celulares, suas funções em três tipos de células: Célula Bacteriana, Célula Animal e Célula Vegetal.


3-  Em que um vírus difere de uma bactéria?


4- Quais as diferenças entre células procarióticas e eucarióticas quanto ao núcleo e ao citoplasma?

5- Que organismos possuem células procarióticas? E que organismos possuem células eucarióticas? Explique.

Prof. Aline Rossi- Biologia/ 2° anos A,B,C,D

2° Bimestre

Atividade sobre a aula transmitida no dia 26/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Habilidades: Relacionar as funções vitais das células e seus respectivos componentes.

Conteúdos: Organelas celulares e processos de obtenção de energia pelos seres vivos (fotossíntese/respiração).

Atividade

            1- Escreva resumidamente as funções das organelas celulares a seguir:
a)      Núcleo:
b)      Membrana plasmática:
c)       Citoplasma:
d)      Reticulo endoplasmático rugoso (Ribossomos):
e)      Retículo endoplasmático liso:
f)       Complexo de Golgi:
g)      Lisossomos:
h)      Centríolos:
i)        Citoesqueleto:
j)        Mitocôndrias:
k)      Parede celular:
l)        Vacúolos:
m)    Cloroplastos:

3- Por que as proteínas são importantes?

4- Relacione os processos da fotossíntese e respiração.

Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/06 (próxima Quarta-feira) ou na turma do classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL





Prof. Aline Rossi-Biologia/ 1° anos A,B,C,D,E,F


2° Bimestre

Atividade sobre a aula transmitida no dia 26/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos de um ecossistema.

Conteúdos:  Ecossistemas, populações e comunidades; Características básicas de um ecossistema.

Atividade

1O que forma um ecossistema?

2-  Existe um ecossistema totalmente independente da luz? Qual a importância da luz em um ecossistema?

3-  Considere a imagem e indique exemplos de fatores bióticos e abióticos observados.
Podemos dizer que a imagem reflete um ecossistema? Por quê?


4- Defina os termos seguintes:
A)     Habitat:
B)      Nicho ecológico:
C)       População biológica:
D)      Comunidade Biológica:
E)      Bioma:

5-      Um estudante de Biologia pretende estudar uma espécie de planta que vive em uma região de serra de sua cidade. Os indivíduos dessa espécie, que são encontrados apenas nessa região, recebem a denominação de:
       a) comunidade.
             b) população.
             c) biosfera.
            d) sociedade.
            e) colônia.
            Justifique sua resposta:_________________________________

6-O golfinho-rotador é uma espécie que habita águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacifico e Índico, sendo, portanto, considerado uma espécie cosmopolita. A frase acima diz respeito:
      a)  ao nicho ecológico do golfinho-rotador.
b)     às relações entre o golfinho-rotador e os seres encontrados na água oceânica.
c)     ao habitat do golfinho-rotador.
d)     às relações intraespecíficas do golfinho-rotador.
e)     à sociedade dos golfinhos-rotadores.
Justifique sua resposta:________________________________

7-      O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006- Adaptado)
       Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu:
a) habitat.
      b) biótipo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.
           Justifique sua resposta:_________________________________

8- Em uma região do Cerrado, foram observados quatro grupos de indivíduos de espécies diferentes. Esses quatro grupos constituem quantas comunidades?
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
Justifique sua resposta:_________________________________


Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/06 (próxima Quarta-feira) ou na turma do classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL