sexta-feira, 26 de junho de 2020

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 7

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 7

Caras e caros alunos,

Vocês sabem como foi o Teatro no Iluminismo?

O Iluminismo é um movimento cultural que surge no final da Idade Moderna, em transição para a idade contemporânea, nos momentos que precedem o acontecimento da Revolução Francesa, entre os séculos XVII e XVIII. Seguindo historicamente o Renascimento, o Iluminismo defenderá o uso de razão, o desenvolvimento da intelectualidade, assim como ideais de liberdade econômica e política, igualdade e fraternidade.  



Grandes filósofos e pensadores do Iluminismo, como Voltarie, Diderot e Rousseau, também discutiram sobre a arte teatral, ou mesmo produziram peças. Não à toa, os palcos franceses durante o Iluminismo estiveram repletos de filosofia moral.  A reflexão, o sentimentalismo, a crítica e os dramas que tentavam se aproximar ao máximo da realidade foram características marcantes do teatro iluminista. Conforme o caráter de verossimilhança do teatro dos iluministas, acontece em suas montagens a renúncia aos elementos barrocos da Commédie Française de Corneille e Racine. 
Durante o período iluminista, a França teve autores de teatro importantes, como Marivaux, em suas peças de personagens femininas; Luiggi Racobonni, em sua comédia lacrimosa, que reunia magnanimidade e renúncia e combinavam em final feliz; ou mesmo Beumarchais, que escreveu peças de cunho revolucionário, invertendo os papéis de destaque de sua sociedade, revelando abismos sociais e anunciando a chegada da guilhotina na Revolução Francesa.


VOLTAIRE
Voltaire foi um dos principais filósofos do Iluminismo e também um grande nome do Teatro Francês. Produziu peças com tom de sermão, exaltando a virtude e a respeitabilidade. Reinterpretou peças clássicas, segundo o espírito da razão e do juízo exaltados pelo Iluminismo. Era um grande admirador de Shakespeare, tendo vivido algum tempo na Inglaterra e adotava características clássicas do teatro francês como o sofrimento em verso de Corneille e Racine. Produziu um drama sentimental burguês “O Pai de família”, mas suas produções eram na maioria comédias.


DIDEROT
Denis Diderot, também um importante filósofo iluminista, seguiu a linha de Voltaire ao acreditar no teatro como forma de educação. Para ensinar através do teatro, Voltaire pretendia abalar estruturas conhecimento prévios de seus espectadores, estabelecendo a razão. Dessa forma, Voltaire acreditava ser possível ensinar ao público a amar virtudes e detestar vícios. Segundo o paradoxo do comediante de Diderot, para tocar o público com a mensagem teatral, o comediante não pode se abalar sentimentalmente pelo personagem que interpreta, sendo ele nulo de sentimentos, poderia interpretar qualquer coisa e passar de maneira eficaz qualquer mensagem. 

ROUSSEAU
Rousseau, também importante filósofo Iluminista e contratualista, criticou tanto a comédia de Voltaire, quanto a produção de Diderot. Criticou também o teatro clássico francês. Para o autor, o teatro era lugar de tratar sobre paixões e não sobre a razão, refletindo os valores da sociedade no qual está inserido ao invés de ensinar qualquer coisa ao público. 
Além disso, Rousseau entende que a cena privada, na qual o teatro moderno iluminista está inserida, mais separa do que une os homens, deixando grandes parcelas da população de fora do contexto.


Na Inglaterra e na Alemanha, características do teatro iluminista também foram adotadas. Por exemplo, a comédia sentimental dos autores ingleses Richard Steele, Colley Cibber, Laurence Stern; ou mesmo o estilo natural de representação ou a harmonização da interpretação do alemão Konrad Ekhof. 
Houve também uma recuperação de Shakespeare na Inglaterra do século XVIII, com as reconhecidas montagens teatrais de Garrick, levando Shakespeare também à América do Norte. 

David Garrick interpretando Ricardo III, de Sheakespeare.

ATIVIDADE:

Leia o texto e responda:

1 - O que foi o Iluminismo?
2- Cite as principais semelhanças e discordâncias entre Voltaire, Diderot e Rousseau a respeito do Teatro. 
3- Pesquise na internet peças feitas por Voltaire. 

As atividades podem ser enviadas para o e-mail rebeca.ramos@unifesp.br ou pelo Whatsapp.

Até a próxima!
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa                              Série: 3°A -3°B -3°C



A diferença entre Some e Any

Some: algum, alguma, alguns, algumas, um pouco (quando não é algo contável)

Usamos some em frase afirmativas:

Exemplo: 
                  I got some new clothes.

  Podemos usar some em perguntas, quando estamos oferecendo algo ou pedindo algo.

Exemplo:
                 Would you like some coffee?

                 Can i have some coffee?

Usamos any em perguntas, nessse caso any significa Algum, Alguma.

                Exemplo:
                                   Do you have any friends?

                                 Do you have any question?

Usamos any em frases negativas, nesse caso Any significa Nenhum e nenhuma

                     Exemplo:  
                                      I don't have any friends.


   Usamos any em fases afirmativas com o significado de "qualquer"

                        Exemplo:

                                      I like any type of foods.

                                           Exercício

1) Complete as lacunas com as palavras some e any.

a) Did you buy               juice?

b) She bought           new clothes.

c) Would you like          tea?

d) I need        sugar in my coffee.

e) I like       type food.


Bom dia alunos e alunas;

O e-mail para enviar o exercícios vou colocar na próxima postagem, pois o e-mail está com problema.

Obrigado.

Próxima postagem - dia 3 de julho de 2020

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


                                
                                  

Prof. Aline Rossi- Biologia/ 2° anos A, B, C, D


Atividade sobre a aula transmitida no dia 23/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas.

Conteúdos: Mecanismos de variabilidade genética; concepções pré-mendelianas e as leis de Mendel; Experimentos de Mendel.

Atividade

1- O que é hereditariedade?

2- Sobre o experimento realizado por Mendel, responda:

a)      O cruzamento entre a GERAÇÃO PARENTAL (ervilhas de sementes verdes x ervilhas de sementes amarelas) resultou na GERAÇÃO F1 somente com ervilhas amarelas. O que aconteceu com a ervilha verde?

b)      Mendel plantou ervilhas da GERAÇÃO F1 (todas amarelas) e a autofecundação resultou em ervilhas amarelas e verdes (3:1). Por que a verde reapareceu?

3-  O que é uma característica dominante?

4- O que é uma característica recessiva?

5- Diferencie indivíduo puro (homozigoto) de indivíduo híbrido (heterozigoto).

6- Explique a 1° lei de Mendel.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Biologia ou a internet.


Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 02/07 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Prof. Aline Rossi- Biologia/ 1° anos A, B, C, D, E e F


Atividade sobre a aula transmitida no dia 23/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Identificar os fatores que controlam o tamanho de uma população e as variações na densidade em razão de mudanças ambientais ou de alterações nos fatores bióticos, com base em textos ou gráficos;
Reconhecer que a ação dos fatores bióticos e abióticos promove o equilíbrio dinâmico das populações, enquanto as características dos ecossistemas mantêm-se relativamente estáveis.

Conteúdos: Densidade e crescimento da população.

Atividade
1-      Observe a imagem e responda as questões seguintes:

 A) O que representam os pontos mais claros (iluminados) visualizados no mapa?
B) Como se apresenta a distribuição populacional humana em nosso planeta?
C) Seriam essas regiões as que apresentam maior devastação ambiental?

2-      Vários fatores podem interferir no número de indivíduos de uma população. Quais fatores contribuem para o aumento e quais contribuem para a redução do tamanho da população?

3-      Diferencie imigração e emigração.

4-      O que é densidade populacional?

5-      Compare o gráfico a seguir e o diagrama etário. Qual a situação do nosso país?

 
  
6-      Defina potencial biótico, resistência do meio e capacidade de suporte do meio.

7-      Quais são os fatores bióticos que regulam o tamanho das populações? Explique cada um deles.

8-      Escolha 2 fatores abióticos e explique como eles podem interferir na Biodiversidade de determinado Bioma.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Biologia ou a internet.

Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 02/07 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL