sexta-feira, 17 de julho de 2020

3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange




Período: 17/07/2020 à 22/07/2020

Após assistir os vídeos sobre Sistema Respiratório- Khan Academy ( Links disponíveis na descrição abaixo), faça uma pesquisa sobre as principais doenças que afetam o sistema respiratório, quais são os fatores determinantes e quais são as suas causas e em qual período do ano elas são mais frequentes.


https://youtu.be/rBrDmgL1N30
https://youtu.be/KDFSzVNjuDU
https://youtu.be/xqG6-Zyjo9U
https://youtu.be/Ag8sfGkQ5Ds
https://youtu.be/xGa9VEmhow0
https://youtu.be/E7CYkAClY80
https://youtu.be/yCrewS4fyDY
https://youtu.be/6CI4N2baOYw
https://youtu.be/kQxXgMBc72g









2° Ano E Biologia Profa Solange

Período: 17/07/2020 à 22/07/2020

Mecanismos de Variabilidade Genética - Reprodução Assexuada e Processo Meiótico 

Assistir os vídeos disponibilizados nos links abaixo (Khan Academy).

1- Faça uma pesquisa sobre "A Teoria Celular" e sobre a primeira célula do indivíduo - célula - ovo (ou zigoto) e sua origem.

2- Pesquise sobre as diferenças entre as células destinadas à reprodução (células reprodutivas, os gametas) e as demais células do corpo (células somáticas) 

https://youtu.be/5XOJREkLNBc
https://youtu.be/v5mKDTiF7CA
https://youtu.be/ljd6Mn0IuFg
https://youtu.be/ljd6Mn0IuFg
https://youtu.be/CcvN03H2_ic
https://youtu.be/BP3SG8YZ2m4
https://youtu.be/9REQTbtrwpc
https://youtu.be/m0tdMIz_UHA
https://youtu.be/Qd2n_vZdXuA
https://youtu.be/Z5GoBku8hUo
https://youtu.be/V5gO-PIQoJo
https://youtu.be/MyEFnkuxViU
https://youtu.be/XEfnBuNFfm4

Professor Alex Educação Física 7º A e B


AULA CMSP 16/7 – Conhecendo a Ginástica de Condicionamento Físico: vivenciando exercícios físicos
Professoras: Mara e Juliana
Habilidade
(EF07EF08) Propor e vivenciar exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade e agilidade)

Interação/vivência
Problematização – investigando os conhecimentos dos alunos

Retomada de conteúdo – analisando atividades físicas com as capacidades físicas.
Interação – dá pra fazer exercícios em casa para desenvolver as capacidades físicas??
Recomendação de fazer atividades/exercícios físicos sob orientação.

Vivência – Circuito de atividades físicas (capacidades físicas)
Interação – análise de imagem associando com as capacidades físicas.
Pra quem fez o circuito, suas sensações, facilidades e dificuldades.
Todo mundo pode se exercitar?
Estilo de vida ativo:
O exercício físico regular, quando realizado em idade escolar, ajuda na concentração e na fixação de conteúdo, desenvolve melhor o raciocínio lógico e a memória, proporciona reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades escolares ou acadêmicas.
Apesar de pesquisas já terem demonstrado esses benefícios, 81% dos adolescentes e jovens entre 11 e 17 anos não praticam nem uma hora diária de atividade física.
Ficou como gancho pra próxima aula.

Fim
SP FAZ ESCOLA 7º ano volume 2 parte 1
Fazer as atividades das págs. 45 à 50

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – DO HIP HOP AO STREET
DANCE – DANÇAS URBANAS E SUAS PARTICULARIDADES
ATIVIDADE 1 – VOCÊ JÁ DANÇOU?
Como falamos anteriormente, agora iremos aprender sobre as danças urbanas existentes.
Tente se lembrar de alguma dança que você já vivenciou ou que conheceu nos anos anteriores.
O objetivo é relembrar se você já assistiu, viu ou praticou alguma dança urbana na escola ou
fora dela. Suas respostas serão anotadas na lousa ou flip-chart como uma chuva de ideias. Abaixo,
seguem alguns questionamentos:
Você já praticou, viu ou assistiu alguma dança? Qual(is)?
Onde você teve esta oportunidade? Quando?
Quais destas danças citadas acima você considera serem urbanas? Explique.
Após esta primeira conversa, chegou a hora de realizar uma reflexão sobre as danças já
conhecidas pela turma. Sua participação é muito importante e irá contribuir com as ideias do
grupo! Faça uma tabela para evidenciar as respostas dos colegas que se diferenciam da sua.
Separe outras danças das danças urbanas.

ATIVIDADE 2 – AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE AS
DANÇAS URBANAS
Neste momento, vamos aprofundar o conhecimento sobre as danças urbanas: Hip Hop,
Street Dance e demais existentes. Para isto, leia o texto a seguir.
Texto: danças urbanas existentes (ler no caderno do aluno)

Após a leitura do texto, e em roda de conversa, reflita com sua turma sobre os aspectos
abaixo:
• Por que a dança hip hop tornou-se tão popular? Justifique conforme um trecho do
texto.
• O movimento hip hop não se manifesta apenas pela música. Justifique esta afirmação
completando com argumentos e trechos presentes no texto.
• Algum trecho do texto indica atos de valorização e respeito em relação aos diferentes
grupos sociais? Justifique com passagens do texto.
• Você ou alguém da sua turma consideram-se influenciados pela cultura hip hop? De
que forma? Explique.
• Você conhecia o trabalho e carreira dos cantores e performers James Brown e Michael
Jackson? Quais influências deles contribuíram para o ritmo do estilo street dance?

ATIVIDADE 3 – SE ELA (ELE) DANÇA EU DANÇO!
Nesta atividade será possível que você experimente e recrie alguns gestos característicos
das Danças urbanas.
DICAS: Aumente o som para sentir cada batida da música; utilize roupas que o
deixem à vontade (como roupas e calçados confortáveis); faça o alongamento inicial;
procure relaxar e não ficar tenso; fique de pé com as pernas afastadas umas das
outras na largura dos ombros; mantenha os braços ao lado do corpo; saiba mexer
os quadris. No hip hop os quadris são responsáveis por diversos gestos.
Para a prática corporal será necessário sua criatividade e improviso! Sua participação
e envolvimento também serão muito importantes. Serão realizados movimentos e
gestos característicos das danças urbanas, utilizando o espaço e ritmo todo o tempo.
“Bora” experimentar? Após a experimentação de alguns passos básicos dos estilos de
Street Dance, reflita com seus colegas a partir das perguntas a seguir:
• Qual foi ou quais foram suas sensações a respeito do ritmo da dança experimentada?
• Quais foram suas percepções acerca do espaço (tempo) durante a realização dos
movimentos?
• Quais movimentos e gestos você teve mais facilidade e dificuldade em realizar?
Por quê?

ATIVIDADE 4 – NO RITMO DO PASSINHO
Agora que você já compreendeu que o Hip Hop/Street Dance possui diversos estilos, vamos
conhecer um pouco mais sobre um deles: o Funk. Este estilo faz muito sucesso no Brasil e
conquistou espaço no cenário da música e da dança. Ele foi responsável por influenciar o surgimento
da Dança do Passinho. A proposta desta atividade é diferenciar as danças urbanas das
demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos
a elas por diferentes grupos sociais.

Texto: no embalo do passinho (ler no caderno do aluno)

Após a leitura do texto e observação dos vídeos que seu(sua) professor(a) irá exibir, responda
as questões abaixo:
• Sua equipe já conhecia a dança do Passinho? Antes de ler o texto havia um préjulgamento
deste estilo? Qual?
• Quais as diferenças e semelhanças da dança do Passinho com o Funk, ou com os outros
estilos de Street Dance? Explique.
• A que grupos sociais a dança do Passinho pertence comumente? Justifique explicando
os significados que a dança propiciou durante as discussões e leitura do texto.

Somente leitura, não precisa entregar a atividade – atividades 5, 6 e 7
ATIVIDADE 5 – O ESTILO DE DANÇA DO STREET DANCE
ATIVIDADE 6 – CRIANDO COREOGRAFIAS! 5, 6, 7 E 8…
ATIVIDADE 7 – PROBLEMATIZANDO AS DANÇAS URBANAS.

ATIVIDADE 8 – MÚSICA E RITMO DAS DANÇAS URBANAS.
Essa Unidade Temática está chegando ao fim, então é o momento de você registrar tudo o
que aprendeu! Por meio dos estudos e vivências realizadas, analise o trecho a seguir.
Texto: no embalo do passinho (ler no caderno do aluno)

Após a análise, elabore um texto articulando todo o seu aprendizado sobre as danças urbanas,
o street dance e seus estilos em relação ao espaço, ritmo e gestos do hip hop. Vale
destacar sua vivência na produção de texto!
DICA: Se permanecerem dúvidas sobre o tema, converse com seu(sua) professor(a).

Atividade de Química 17/07 - Profª Scarlet

Olá Pessoal! Estão se cuidando? Para realizar a atividade de Química dessa semana, assista a aula do CMSP de química dessa semana: https://www.youtube.com/watch?v=ZGuFB_SDdds
Em seguida, responda os Exercícios 5C, 5D, 5F e 5K das páginas 45 e 46 do caderno do aluno. Envie as questões respondidas pelo Classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com

Professor Alex Educação Física - 6º A, B e C


AULA CMSP 16/7 – Conhecendo a Ginástica de Condicionamento Físico: Capacidades físicas
Professoras: Mara e Juliana
Habilidade
Experimentar e fruir exercícios físicos da ginástica de condicionamento físico que solicitem diferentes capacidades físicas.

Objetivos
·         Experimentar exercícios físicos da ginástica que envolvam diferentes capacidades físicas (CF)
·         Identificar a capacidade predominante nas atividades propostas

Movimentos – momento de interação/vivência

Problematização -  quando falamos em ginástica, conseguimos saber qual capacidade física predomina em determinado exercício?

Interação – investigando os conhecimentos dos alunos sobre ginástica

Ginástica de Condicionamento Físico (GCF) – se bem orientada, não possui contraindicações, podendo ser direcionada para todos os grupos da população: crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos e gestantes, lembrando que as características e as particularidades de cada público devem ser respeitadas.
Mas o que é Ginástica de Condicionamento Físico (GCF)?
É a modalidade caracterizada por sessões planejadas de séries e repetições de exercícios que visam contribuir para a melhoria das capacidades físicas e promover melhor qualidade de vida.

Interação – capacidades físicas

As capacidade físicas são:
      1.       Força
      2.       Velocidade
      3.       Resistência
      4.       Agilidade
      5.       Flexibilidade
Força – é a capacidade de vencer uma resistência por meio de ações musculares.
Velocidade – é a capacidade de realizar movimentos no menor tempo possível, como em uma corrida de curda distância.
Resistência – É a capacidade de permanecer o maior tempo possível em uma atividade sem fadiga, como nas corridas de longas distâncias.


Agilidade – é a capacidade de realizar movimentos rápidos com mudança de direção.
Flexibilidade – é a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada.
Interação – práticas de GFC em todo lugar e como?

Vivência – Circuito de Atividades (5 estações),nas aulas presenciais os alunos seriam divididos em 5 grupos, um grupo em cada estação, após um determinado tempo os grupos trocam  de estação em uma determinada sequência.
O intervalo é a troca de estação.

Interação – questionamento de quais capacidades envolvidas no circuito.
Fim
SP FAZ ESCOLA 6º ano volume 2 parte 1
Fazer as atividades das págs. 47 à 52
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 –
O UNIVERSO DAS DANÇAS
Nesta situação de aprendizagem, você será apresentado ao Universo das Danças, e irá
descobrir como a dança influenciou diretamente as sociedades ao longo dos tempos, na maneira
de se vestir, falar e de viver.

ATIVIDADE 1 – MAS, O QUE É DANÇA?
Para começar, que tal conversar mais sobre o que você conhece das danças? Leia as perguntas a
seguir e responda-as no seu caderno. Após esta atividade, compartilhe sua produção.
1. O que é dançar?
2. Você já dançou na escola? Qual foi a dança?
3. Quais danças você sabe dançar?
4. Você sabe quais movimentos utilizamos quando dançamos?
5. Você poderia explicar onde a dança acontece (espaço)?
6. Você conhece os elementos da dança? Quais são eles?

ATIVIDADE 2 – A DANÇA E SEUS RITMOS
Nessa atividade você irá experimentar vários ritmos. Não importa se você sabe dançar, o importante é
que dançar faz bem ao corpo e à alma. Você está preparado(a)? Vamos começar!
Após a vivência, analise as seguintes questões e responda no seu caderno:
1. Você conhecia os ritmos vivenciados durante a aula? Qual você se identificou mais?
2. Quais ritmos você sentiu mais dificuldade em realizar? Por quê?
3. O que muda quando as músicas são trocadas?
4. Após observar os seus colegas dançando, você acredita que é possível todos dançarem?
Justifique?

ATIVIDADE 3 – OS DIFERENTES ESTILOS DE DANÇAS
Texto: dança como linguagem universal (ler no caderno do aluno)
Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e responda no seu caderno:
• De que maneira a dança envolve as pessoas?

ATIVIDADE 4 – QUE ÉPOCA É ESSA?
NA TRILHA DO CONHECIMENTO…
É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão sobre as principais Danças
de cada época e suas principais características. A seguir, anote no quadro suas respostas.
Década
Dança
Características
1970


1980


1990


2000


2010




Após a pesquisa, o resultado do trabalho deverá ser apresentado aos colegas. Para isso, o
grupo pode utilizar imagens, vídeos, filmes, fotos, reportagens, desenhos e até mesmo apresentar
uma coreografia de dança. É importante a socialização de todos da classe, a fim de verificar
as semelhanças e diferenças entre as danças e os ritmos de cada época, bem como as diferentes
abordagens e interpretações de acordo com o olhar de cada um. Não se esqueça de registrar as
semelhanças e diferenças no seu caderno.

ATIVIDADE 5 – DANÇAS URBANAS OU DANÇAS DE RUA?
Agora que você já experimentou alguns ritmos, terá a oportunidade de experimentar, fruir,
planejar e recriar as danças urbanas, como o Hip Hop. Vamos aprofundar nossos conhecimentos
acerca deste tema. Será que você conhece ou já ouviu falar do Hip Hop? Vamos começar!
Texto: o universo do hip hop (ler no caderno do aluno)

Você sabia!
A expressão Hip Hop vem do inglês e significa balançar os quadris.
Após a leitura do texto, vamos saber mais sobre o Hip Hop. Em duplas vamos realizar uma
pesquisa.
Para isso indicamos alguns sites que podem ser utilizados:
História da cultura Hip Hop – Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/
historia-da-cultura-hip-hop. Acesso em 26.11.2019.
A história do Hip Hop – Disponível em: https://ahistoria.info/historia-do-hip-hop/. Acesso
em 26.11.2019.
Após a leitura do texto em dupla responda as questões:
1 – Em que década surgiu o movimento?
2 – Qual era o perfil social das pessoas que organizaram o Hip Hop?
3 – Qual era o objetivo do Hip Hop?
Que tal criar um quadrinho sobre a História do Hip Hop? Pode ser em dupla, grupo ou individualmente.

Nas atividades 6 ao 10, vocês poderão fazer somente a leitura/estudo, não precisam entregar as atividades escritas.

Atividade de Química 17/07 - Profª Scarlet

Olá Pessoal! Estão se cuidando?

Para realizar a atividade de Química dessa semana, assista a aula do CMSP de química dessa semana:

https://www.youtube.com/watch?v=gMAnGw3BMMM

Em seguida, responda a página 41 do caderno do aluno (no vídeo há explicações de como resolver as questões dessa página).

Envie as questões da página 41 respondidas pelo Classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com

Prof. Aline Rossi- Biologia/ 2° anos A, B, C, D

Olá Alunos!

Acabei de postar a atividade desta semana no Classroom Institucional, a partir de hoje eu postarei as atividades somente lá!
Eu já enviei o convite da minha sala de Biologia para todos os meus alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!

Obs.: Caso alguém não recebeu o meu convite ou tenha algum problema para acessar o Classroom Institucional, por favor, entre em contato comigo no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br que eu ajudarei vocês.