sexta-feira, 24 de julho de 2020

Atividade de Tecnologia 2ºE, 3ºABC - Profª Scarlet

Olá pessoal, tudo bem? 
Essa será a nossa ultima atividade do bimestre. Semana que vem já iniciamos o terceiro bimestre.
Portanto, é ESSENCIAL que TODOS façam essa atividade final para garantir a nota do segundo bimestre.
Atividade: Leia atentamente o Texto abaixo, assista o vídeo que está no final da página, e faça uma redação sobre "O que é certo ou errado no uso da internet?"
Envie a foto da redação ou se preferiri enviar o arquivo em Word, para o email: scarletfs@hotmail.com ou pelo Classroom.

TEXTO: O que é certo ou errado no uso da internet?
De forma muito simples, ética trata da forma como as pessoas se relacionam.
E internet é mais uma forma desse relacionamento ocorrer.
Há pessoas que não fazem diretamente certos comentários, mas têm coragem de postar ofensas e agressões nas redes sociais.
A sensação de anonimato e de invisibilidade no uso da internet é falsa, pois por meio do IP (PROTOCOLO DE INTERNET) é possível se descobrir de que máquina uma determinada ofensa foi publicada. Os especialistas reconhecem que isso dá trabalho, mas que é possível se chegar ao local de onde houve a publicação.
E isso dá trabalho porque, apesar das legislações existentes, há pouca fiscalização. Como exemplo, lembro que há uma lei que obriga as LAN HOUSES a solicitarem a identificação dos usuários das máquinas.
E sabemos que há milhares de LAN HOUSES no país.
Mas nem sempre o atendente confere a autenticidade do documento apresentado. Essa falha de segurança faz com que muitas vezes o anonimato seja garantido.
O IP da máquina será rastreado, mas nem sempre será possível alcançar o mau usuário.
Muitas ofensas são originadas de e-mails falsos.
Ou ainda utilizando-se de e-mails válidos, mas roubados por meio de programas espiões em máquinas disponíveis em locais de uso público como bibliotecas e LAN HOUSES.
Por isso é importante a troca frequente das senhas como uma política de TI. Por isso é preciso manter os programas anti vírus atualizados. Também é recomendável a formatação dos computadores periodicamente.
Abrir mensagens de origem duvidosa ou fazer downloads de arquivos em determinados sites são atitudes de alto risco.
Segundo a ONG SaferNet, de 2007 para 2008, houve aumento de 238% em infrações cometidas na web. Os crimes que mais crescem são os de racismo, homofobia e pornografia infantil.
Os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) também não param de crescer. Junto destes há ainda crimes como furtos, extorsão, ameaças, violação de direitos autorais, estelionato, fraudes com cartão de crédito e desvio de dinheiro de contas bancárias.
O mundo virtual não é um mundo sem lei como alguns podem pensar. Há a Lei que trata das interceptações de comunicações em sistemas de telefonia, informática e telemática.
Há ainda a Lei 9609 que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programas de computador.
Além dessas leis, o Código Penal pode ser amplamente aplicado para combater os crimes na internet. Por exemplo: insultar a honra de alguém (calúnia – artigo 138), espalhar boatos eletrônicos sobre pessoas (difamação – artigo 139), insultar pessoas com apelidos grosseiros (injúria – artigo 140), desvio ou saque indevido de dinheiro (furto – artigo 155), comentários negativos sobre raças e religiões (preconceito ou discriminação – artigo 20 da Lei 7716/89), enviar fotos de crianças nuas (pedofilia – artigo 247 da Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente), usar cópia de software sem licença (crime de pirataria – artigo 12 da Lei 9609/98).
Fonte: Olhar digital
No campo ético, o mais importante é não fazer com as outras pessoas o que não gostaríamos que fizessem conosco.
Às vezes um comentário pode parecer inocente, mas pode macular a honra de outra pessoa. E isso pode trazer consequencias danosas de difícil reparação posterior.
O uso de textos de outras pessoas pode parecer algo corriqueiro (plágio), mas sabemos que não é certo. Atualmente a prática do CONTROL C e CONTROL V (copiar e colar) vem ganhando da conhecida “cola”.
Todos gostamos que nossas idéias sejam disseminadas. Para isso existe a possibilidade de se citar as referências bibliográficas. Ninguém gosta quando suas idéias são literalmente roubadas por outras pessoas.
Falar mal dos professores e demais servidores pela internet pode parecer engraçado para os estudantes. Mas já tomei conhecimento de casos em que esses comentários levaram pessoas à depressão.
Agora imagine se essa pessoa fosse nossa mãe ou nosso pai. Ninguém ficaria feliz com isso não é mesmo?
Há muitas formas de se faltar com ética no uso de redes sociais. Há pessoas que criam perfis falsos para prejudicar outras. Há pessoas que postam vídeos comprometedores de ex-namoradas. Há pessoas que utilizam a internet para praticar bullying.
Por isso vale a reflexão.
Além dos problemas éticos, o mundo virtual está cheio de perigos e de criminosos.
Para saber mais, acesse:

Atividade Avaliativa de Química 2ºA

Olá Pessoal, tudo bem? Hoje é a nossa prova! É importante que TODOS respondam até o dia 28/07! Caso você tenha contato com algum colega de turma que não está no Classroom, envie o link da prova para que ele não fique sem nota! ATENÇÃO 1.Você fará a prova em casa, procure um lugar tranquilo e sossegado; 2.Verifique a conexão da internet para evitar problemas durante a execução da prova; 3.Deixe seus materiais próximos e organizados (livros, calculadoras, folhas em branco, entre outros), caso possa consultar, você não perderá tempo procurando material; 4.Leia as questões com atenção!!!! A leitura é muito importante para a compreensão correta da questão.

Clique no link para acessar a prova: https://forms.gle/S7bsLYDs5rsQ3B2y8 Boa Prova!

1°F Port. Semântica aula 2

BOM DIA, ( fazer no  caderno)
PARA FINALIZAR, ESSA AULA De HOJE FALAREMOS DE SINONÍMIA e ANTONÍMIA 

SINONÍMIA:
São palavras que mantêm relações de sinonímia e que representam, basicamente, uma mesma ideia. Ou seja, é a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS.

Veja a relação a seguir:

* casa, moradia, lar, abrigo.

* residência, sobrado, apartamento, cabana

Todas essas palavras representam a mesma ideia: lugar onde se mora. Logo, trata-se de uma família de ideias.

Observe outros exemplos:

revista, jornal, biblioteca, livro.

serra, rio, montanha, lago, ilha, riacho, planalto. 

cômico - engraçado.

_________________________________

Antonímia 
É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários - ANTÔNIMOS.

Exemplos:

economizar - gastar
bem - mal

bom - ruim

Obg, 
prof Tali


Prof. Sandro Rodrigo
Matéria: Língua Inglesa                                     Série: 2° E


Bom Dia, turma!

Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa para a nota do 2° bimestre.

VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE!!!!!

Essa atividade deve ser enviada para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br

  

                                        ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE O SIMPLE PAST

1) Faça perguntas utilizando os interrogativos entre parêntese:

a) He drank three cups of tea. (How many)

b) They left early because they were tired. (Why)

c) Paul smoked a cigar after lunch. (What)

d) She lay in bed all day long. (How long)




Prof. Aline Rossi/ Biologia- 1° anos A, B, C, D, E, F e 2° anos A, B, C,D

Lembrete

Olá alunos!

Não esqueçam que as atividades de Biologia estarão somente no Classroom Institucional. Eu não postarei mais as atividades aqui no blog.

Eu já enviei o convite da minha sala de Biologia para todos os meus alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!

Obs.: Caso alguém não recebeu o meu convite ou tenha algum problema para acessar o Classroom Institucional, por favor, entre em contato comigo no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br que eu ajudarei vocês.

Atividade de Teatro - Professora Rebeca Righetti Ramos - 11

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 11

Caras e caros alunos,

Vocês sabem como tem sido o Teatro no Brasil a partir do século XX? (PARTE 2)

ARIANO SUASSUNA E O TEATRO POPULAR
Como já citado na aula sobre Autos, Ariano Suassuna funda, em 1970, o Movimento Armorial. O movimento nasce com a intenção de reunir elementos culturais nacionais, como a literatura de cordel, a xilogravura, música e danças tradicionais da região nordeste e a pintura, à cultura erudita.
Como sabemos, as peças de autoria de Ariano Suassuna contam com elementos religiosos, cômicos e da cultura regional. Peças como Auto da Compadecida e Uma mulher vestida de Sol dão renome à carreira do autor.

Foto de Ariano Suassuna.

ASDRÚBAL TROUXE O TROMBONE
A companhia de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone foi fundada no Rio de Janeiro, em 1974, por Regina Casé e Hamilton Vaz Pereira. A maior característica do teatro produzido por esta companhia é a montagem de peças de comédia. Além disso, é notável a presença de um ator que experimenta em cena, sendo capaz de criar através de improvisação e jogos, ao passo que o diretor comanda a escolha das cenas mais interessantes.
Ainda que inicialmente a companhia tenha assumido uma postura pouco preocupada com a venda de ingressos, acabou adotando com o tempo uma forma de fazer teatro menos reflexiva e mais acessível, o que seria chamado de “Teatro besteirol”.
Alguns dos nomes importantes da companhia são: Patrícia Pillar, Luis Fernando Guimarães, Evandro Mesquita, Cacá Dionísio e Gilda Guilhon.

Grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone.

TEATRO DO ORNITORRINCO
A companhia teatral Teatro do Ornitorrinco foi fundada em 1977 por Maria Alice Vergueiro, Cacá Rosset e Luiz Galiza. Com musicais inspirados em Brecht, peças dedicadas à vida e à obra de Moliére, além de montagens de peças de Shakespeare, é uma das companhias mais premiadas do país, vencedora vários prêmios internacionais.
A companhia atua até hoje, no centro da cidade de São Paulo.

TEATRO DA VERTIGEM
A companhia teatral brasileira Teatro da Vertigem surgiu em 1991, provocando curiosidade do teatro brasileiro com sua linguagem inovadora. A companhia montava peças com a temática homem moderno versus homem religioso, utilizando como base para suas intervenções artísticas textos de autores como Franz Kafka e o filósofo Gilles Deleuze.
Com 30 anos de experiência, a companhia já realizou diversos espetáculos de sucesso, tendo recebido por eles dezenas de prêmios.

Cena de “Estudo sobre o Masculino: Primeiro Movimento”. Fonte: spescoladeteatro.org.br

ATUALIDADE
Algumas das companhias e grupos teatrais citadas nestas últimas duas aulas ainda estão em atividade na cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, temos em cena musicais importados da Broadway, além de peças acessíveis economicamente em espaços de coletivos e em centros culturais municipais, espalhados por diversas regiões da cidade. O centro de São Paulo abriga peças de todos os gêneros, com destaque para a cena teatral que rodeia a praça Franklin Roosevelt, no bairro da Bela Vista. 

Eis uma pequena lista de lugares e companhias que oferecem teatro de qualidade a preços acessíveis em SP:

Centro Cultural São Paulo (ao lado do metrô Vergueiro) 
Centro Cultural Banco do Brasil (no centro de SP)
Sesc SP (em quase todas as unidades espalhadas por São Paulo e região)
Teatro do Ator (Praça Franklin Roosevelt)
Cia Naturalis
Cia do Caminho Velho (Unifesp Guarulhos) - oferece curso de Iniciação Teatral grátis e aberto ao público no Campus de humanidades da Universidade Federal de São Paulo, no bairro dos Pimentas, em Guarulhos. Basta se inscrever no começo de cada semestre, pela página do Facebook, e ter completado 16 anos.


Foto do Centro Cultural São Paulo.

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Oficina de Escrita     -   ELETIVA

                                             
                                                          DISSERTAÇÃO

Análise de temas (Enem)

   É possível que um aluno que domina a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e que apresente excelente repertório cultural, bom uso dos recurso coesivo e das técnicas de argumentação obtenha uma nota muito baixa num texto? A resposta é “sim.” Basta que ele tenha escrito sobre algo que não foi proposto. Sem dúvida, uma das competências a serem desenvolvidas para escrever boas redações diz respeito à compreensão do tema.   

Diferenciar assunto x tema:

Assunto: Referência genérica ou fato.

Tema: Um direcionamento, um recorte.

TEMA DE RESAÇÃO: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
                                               (ASSUNUNTO)                      (TEMA)

. Os efeitos da implantação da lei seca no Brasil
             (ASSUNTO)                      (TEMA)

. Publicidade infantil em questão no Brasil
  (ASSUNTO)               (TEMA)

Diferença entre temas objetivos e temas reflexivos 

   Enquanto os temas reflexivos buscam a reflexão, os objetivos discutem assuntos sociais, políticos, culturais e científico. São questões que são acessíveis diariamente através de jornais, revistas, televisão e internet. Por isso, os temas objetivos são mais fáceis, pois uma pessoa bem informada consegue escrever sobre essas temáticas pelo conhecimento de mundo adquirido ao longo da vida.

TEMAS REFLEXIVOS:

 A importância do passado para compreender o futuro

. Imagem e realidade


TEMAS OBJETIVOS (Enem)

. Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

 . Como se pode explicar o recrudescimento do preconceito no Brasil

 . Quais as causas para o aumento do racismo no Brasil?

TEMAS OBJETIVOS: aborda aspectos mais concretos, ligados à realidade ou à atualidade.

TEMAS REFLEXIVOS: aborda aspectos mais sensíveis, ligados à essência humana.