Conteúdo alternativo, copiar ou imprimir é opcional, o importante é ler e entender.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 3 de abril de 2020
ELETIVA BIBLIOTECONOMIA - CURIOSIDADES -PROF. TALI
BIBLIOTECONOMIA...SAIBA TUDO SOBRE ESSA PROFISSÃO:
Sabe quando você precisa achar aquela “brusinha” no meio do caos que é o seu quarto?
Você não acharia muito mais fácil se as suas roupas fossem organizadas por cor, parte do corpo e estações do ano?
Eu também!
Obs.: Aceito indicações de quem faça isso.
Mas o que a Biblioteconomia tem a ver com a bagunça do meu quarto?
Você não acharia muito mais fácil se as suas roupas fossem organizadas por cor, parte do corpo e estações do ano?
Eu também!
Obs.: Aceito indicações de quem faça isso.
Mas o que a Biblioteconomia tem a ver com a bagunça do meu quarto?
É que a função do profissional da Biblioteconomia é quase como arrumar um quarto. A diferença é que ele faz isso com uma coisinha bem bacana chamada informação.
Inicialmente, a função do bibliotecário era classificar, catalogar e organizar livros de um acervo, preservar e espalhar o conhecimento humano. Hoje, por causa da tal da tecnologia, a profissão avançou ainda mais.
O bibliotecário agora também cuida da informação em qualquer suporte, inclusive digital, criando banco de dados e fazendo a mesma coisa que fazia com os livros, mas com arquivos digitais.
O Perfil de um Bibliotecário
O bibliotecário precisa, antes de tudo, ser uma pessoa organizada – se você é desorganizadão mas pira em seguir essa carreira, relaxa. O curso te ajuda a desenvolver essa habilidade.
No mundo da Biblioteconomia, as regras foram feitas para serem SEGUIDAS. Portanto, o bibliotecário tem que ser metódico, ou seja, seguir as normas e regras criadas à risca.
Além disso, o profissional precisa saber lidar com o galerão. Imagina se um estudante entra desesperado em uma biblioteca achando que é festinha e não sabe onde é a saída.
BRINCADEIRA!
A galera vai lá em busca de informação, logo, o profissional que é responsável por toda essa informação precisa conseguir ajudar essas pessoas.
O Curso de Biblioteconomia
O curso de biblioteconomia dura no mínimo 3 anos. Durante a graduação, os alunos têm matérias de introdução à economia, contabilidade e até marketing. Se tiverem interesse, depois da facul podem fazer um mestrado e até um doutorado pra dar aulas em cursos técnicos de biblioteconomia e em universidades e faculdades.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), os assuntos que os alunos encontram no curso de Biblioteconomia são:
- História Social do Conhecimento, das Bibliotecas, da Biblioteconomia e da Ciência da Informação;
- Produção e Circulação Social dos Registros do Conhecimento;
- Organização e Representação da Informação;
- Políticas de Organização;
- Geração e Organização de Instrumentos de Recuperação;
- Análise e Representação;
- Normas e Formatos Tradicionais e Eletrônicos;
- Serviços de Referência;
- Comunicação;
- Formação de Leitores;
- Competência em Informação;
- Indústria da Informação;
- Serviços de Recuperação e de Disseminação da Informação;
- Serviços de Provisão e de Acesso;
- Serviços de Extensão e Ação Cultural;
- Princípios e Evolução da Administração e da Teoria Organizacional;
- Formação, Desenvolvimento, Avaliação e Preservação de Coleções;
- Ética e Meio Ambiente;
- Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Pra poder ganhar o diploma, os alunos precisam fazer estágio e o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Áreas de Atuação
Análise da Informação
Essa área aqui é a mais tradicional. Nela, o bibliotecário vai fazer todo o processo de seleção, classificação e organização de um determinado acervo, que pode estar em uma biblioteca, um museu, uma galeria de arte, etc.
Consultoria e Coordenação
O profissional dessa área vai comandar desde a criação de um novo acervo até a conservação em bancos de dados e empresas públicas e privadas.
Ensino
Existem poucos cursos de licenciatura em biblioteconomia no Brasil, mas também existe essa área de atuação. O profissional pode trabalhar formando novos profissionais para o mercado, além de lecionar em outras áreas do conhecimento.
Gestão do Conhecimento
Nessa área, o profissional da biblioteconomia vai desenvolver maneiras, digitais ou não, de organizar o conhecimento de uma determinada empresa, ONG, etc. e gerenciar isso depois. O objetivo dessa organização é facilitar a propagação/divulgação do conhecimento.
Gestão de Serviços de Informação
O trabalho aqui é administrar os serviços de organização de informação (bibliotecas, bancos de dados, etc.) em lugares como centros culturais, arquivos de jornais, empresas e outros.
Normalização
O profissional da biblioteconomia vai trabalhar com a montagem de bancos de dados e vai fazer a manutenção deles, tomando como base normas e padrões internacionais de organização, como a ISO (International Organization for Standardization), que você já deve ter ouvido falar, preparar originais para editoras, trabalhar com arquitetura da informação, etc..
O Dia a Dia de um Bibliotecário
A rotina de um profissional da Biblioteconomia gira em torno de uma palavra:
ORGANIZAÇÃO.
Se você não contar a área de ensino, todas as áreas de atuação de um bibliotecário se baseiam em classificar e organizar informações, o que varia é a escala ou a forma que isso é feito.
O profissional pode ser responsável pela criação e manutenção de um acervo, pela aplicação de normas e padrões de organização, gerenciar os sistemas que organizam o bagulho todo ou então gerenciar toda a operação.
Os horários e ambientes de trabalho mudam de acordo com a empresa em que o profissional da Biblioteconomia trabalha, logo, não podemos dizer nada definitivo sobre esses assuntos.
Mercado de Trabalho
Até 2020, todas as instituições de ensino no Brasil precisam ter um acervo de pelo menos 1 livro por aluno e são necessários pelo menos 200 mil bibliotecários para atender a esta demanda.
Bom, você não vai terminar a faculdade até 2020 (Se cursar um período por vez, claro). Mas isso não significa que essa não é uma boa notícia pra você que tá pensando em fazer o curso de Biblioteconomia.
Por que?
Pelo simples fato de que todas as instituições de ensino vão precisar de pelo menos 1 bibliotecário, ou seja, mais oportunidades de trabalho espalhadas por todo o Brasil.
Além das escolas, os profissionais também encontram vagas no setor de tecnologia de empresas, gerenciando bancos de dados, que na era digital em que vivemos, são muito valiosos pras empresas nos momentos de tomada de decisão, principalmente se estiverem ligados no conceito de big data, e mineração de dados para a tomada de decisão.
Existe também a possibilidade do setor público. Os bibliotecários podem trabalhar em órgãos como a Defensoria Pública da União, o Tribunal de Contas da União, Congresso Nacional, etc.
União = Governo Federal (bem resumidamente).
E OS SALÁRIOS?
Antes que você leia e se emocione, lembre-se que os valores aqui são MÉDIAS, ou seja, o seu salário poder ser maior ou menor que os mostrados aqui embaixo.
Segundo o site Love Mondays (que calcula médias salariais de tudo que é emprego), a média salarial de bibliotecários no Brasil é de R$3 300,00.
Mitos e Verdades
“Quem faz o curso de Biblioteconomia só trabalha com livros”
MITO.
Como você já leu no texto aí de cima, o bibliotecário pode trabalhar com várias coisas além de livros. Como exemplo, o profissional pode atuar gerenciando bancos de dados, no setor de tecnologia de empresas ou com big data.
“Ninguém frequenta a biblioteca hoje em dia, já que existe o Google?”
MITO.
As bibliotecas não vão acabar (tão cedo) por causa do Google. Vou te dar 2 motivos:
- Existe muita informação falsa na internet;
- Um livro técnico dificilmente vai ser disponibilizado por inteiro e de graça na internet. O normal é que você compre a sua versão digital.
A biblioteca te dá acesso temporário a vários livros diferentes ao mesmo tempo, sem precisar comprar nenhum deles.
“Você não precisa ler todos os livros da biblioteca, mas tem que saber sobre o que falam”
VERDADE.
É absurdo achar que o bibliotecário leu todos os livros disponíveis em um acervo, até porque existem muitos livros técnicos, específicos pra uma determinada área.
Mas é muito necessário que o profissional da Biblioteconomia saiba do que se trata cada obra, para poder fazer o seu trabalho, que é classificar, organizar todo o acervo e fazer com que a pessoa encontre a informação que precisa.
E aí, curtiria ser um Bibliotecário?
REFERÊNCIA: https://quecurso.com.br/blog/biblioteconomia/
Até a próxima.
Prof. Tali
Filosofia Prof. Ricardo Passoli 3ºs anos A,B,C,D
Tema: Desafios éticos contemporâneos
Lembrando sempre que, segundo Aristóteles, não ser prisioneiro de paixões e apegos é uma condição reservada àqueles que se mantém estudantes e que se educam durante a vida toda, independentemente da idade em que estão, iniciamos o ano letivo tratando do que é para Gilles Lipovétsky a "sociedade pós-moralista".
De acordo com este filósofo, evoluímos para uma realidade em que valores morais e éticos não são vistos como tão importantes como eram vistos décadas atrás. Estaríamos hoje submetidos à moralidade minimalista em que os valores e a moral mudam de acordo com a situação; relativismo moral.
O sociólogo Bauman, ao se opor frontalmente, realça que preocupações em relação aos direitos humanos, justiça social, autoafirmação pessoal e outros problemas devem ser tratados com novas ferramentas visando o melhor encaminhamento para que a humanidade evolua de verdade.
Atividade escrita:
1) Qual é a possibilidade de estabelecermos relações sobre o pós-moralismo e as dificuldades de convivência que observamos hoje em dia?
2) Para Bauman, como deveríamos pensar e agir na busca de uma verdadeira evolução?
Lembrando sempre que, segundo Aristóteles, não ser prisioneiro de paixões e apegos é uma condição reservada àqueles que se mantém estudantes e que se educam durante a vida toda, independentemente da idade em que estão, iniciamos o ano letivo tratando do que é para Gilles Lipovétsky a "sociedade pós-moralista".
De acordo com este filósofo, evoluímos para uma realidade em que valores morais e éticos não são vistos como tão importantes como eram vistos décadas atrás. Estaríamos hoje submetidos à moralidade minimalista em que os valores e a moral mudam de acordo com a situação; relativismo moral.
O sociólogo Bauman, ao se opor frontalmente, realça que preocupações em relação aos direitos humanos, justiça social, autoafirmação pessoal e outros problemas devem ser tratados com novas ferramentas visando o melhor encaminhamento para que a humanidade evolua de verdade.
Atividade escrita:
1) Qual é a possibilidade de estabelecermos relações sobre o pós-moralismo e as dificuldades de convivência que observamos hoje em dia?
2) Para Bauman, como deveríamos pensar e agir na busca de uma verdadeira evolução?
1°F - PROF. TALI - CORREÇÃO EXERCÍCIOS TROVADORISMO
CORREÇÃO EXERCÍCIOS DO TROVADORISMO
1 - C
Nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino.
________________________________________________________________________
2- B (alternativa incorreta)
Durante o trovadorismo ocorre a separação de música e poesia.
_______________________________________________________________________
3- B
O poeta pratica a vassalagem amorosa, pois em postura platônica, expressa seu amor à mulher que ele ama.
1 - C
Nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino.
________________________________________________________________________
2- B (alternativa incorreta)
Durante o trovadorismo ocorre a separação de música e poesia.
_______________________________________________________________________
3- B
O poeta pratica a vassalagem amorosa, pois em postura platônica, expressa seu amor à mulher que ele ama.
quinta-feira, 2 de abril de 2020
Professora Ana Paula - Língua Portuguesa – 8ªA
Atenção:
Você poderá imprimir ou copiar as atividades no caderno.
Atividades:
LI ESSE LIVRO EM __________DIAS.
Após assistirem a vídeo aula: leia o texto e respondas as questões.
Tirinha A
Tirinha B
Tirinha C
Você poderá imprimir ou copiar as atividades no caderno.
Atividades:
Leitura do
livro: Infância roubada – Autores: Telma
Guimaraes e Júlio
Emilio Braz,
Como
combinado: Quem quiser pode comprar ou
baixar PDF.
Responda as
questões após a leitura do livro.
FICHA LITERÁRIA
NOME DO LIVRO:___________________________________________________
AUTOR(A)__________________________________________________________
ILUSTRADOR(A):_____________________________________________________
EDITORA____________________________________________________________
SOBRE O QUE FALA A HISTÓRIA? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ONDE ACONTECE A HISTÓRIA?____________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DESTA HISTÓRIA ?_______________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
DÊ A SUA OPINIÃO SOBRE A HISTÓRIA:___________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
ESCREVA A PARTE DA HISTÓRIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU:_________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
LI ESSE LIVRO EM __________DIAS.
DE 0 A 10, DOU NOTA________PARA ESSE LIVRO.
FAÇA A SUA ILUSTRAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA.
Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:
Uma amizade impossível
Amos e Bóris me convidaram para embarcar na sutileza de sua amizade desde o encontro com a capa. O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço bem delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem deles é o Amos e quem é o Bóris.
Pela ilustração já presumi que o livro era antigo e fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o que queríamos saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig, o que fez e como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então, para o início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.
De maneira sutil e aventureira, Steig narra, em um diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá. Sem subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o cientificamente com as leis da biologia e eventos da natureza as personagens vão nos contando da amizade impossível que criam. Amizade subversiva e perigosa, mas que ao mesmo tempo deve, ao final, ser submetida às leis da natureza.
Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme. Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele não podemos escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo sustentar a emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há o alento da constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na página em branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.
Irene Monteiro. Disponível em: <https://revistaemilia.com.br>.
.
Questão 1 – Identifique o objetivo da autora do texto lido:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) contar uma fábula.
Questão 2 – Em “Uma amizade impossível”, a que amizade o texto se refere?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 – No segmento “Pela ilustração já presumi que o livro era antigo [...]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
( ) “supus”.
( ) “descobri”.
( ) “compreendi”.
Questão 4 – A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:
( ) “O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente [...]”
( ) “Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme.”
( ) “[...] os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos [...]”
Questão 5 – Na frase “[...] a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá.”, a expressão grifada indica:
( ) um fato que soma ao fato anterior.
( ) um fato que é a causa do fato anterior.
( ) um fato que se contrasta com o fato anterior.
Questão 6 – Escreva por extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 7 – Na oração “[...] instigando-o cientificamente com as leis da biologia [...]”, o vocábulo “o” foi empregado para retomar:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 8 – Na parte “Amizade subversiva e perigosa [...]”, os vocábulos sublinhados:
( ) definem a amizade entre a baleia e o ratinho.
( ) comparam a amizade entre a baleia e o ratinho.
( ) caracterizam a amizade entre a baleia e o ratinho.
Questão 9 – No fragmento “[...] que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.”, o termo “que” relaciona-se com:
( ) “o ratinho sozinho”.
( ) “página em branco”.
( ) “um vazio de saudade”.
Assistam a vídeo aula abaixo:
Aula de Português – Interpretação de Textos – Implícitos e Pressupostos
Após assistirem a vídeo aula: leia o texto e respondas as questões.
Nome: ________________________Série:_________ nº______
Tirinha A
Tirinha B
Tirinha C
1. Sobre a tirinha A, responda:
a. Qual é a informação que pode ser pressuposta, na fala do
primeiro balão?
b. O que se pode inferir da resposta do Hagar no último
balão?
c. É possível estabelecer uma relação entre a resposta de
Hagar à pergunta que lhe foi feita e o sistema capitalista?
d. Qual é o conhecimento de mundo que o leitor precisa ter
para dar sentido à tira?
Observe
a tirinha B do
Hagar e responda:
a. Por que Hagar está dizendo ao filho que ele deve ser
bastante agressivo?
b. Qual é a ideia a respeito do casamento e das
mulheres pode-se inferir na fala de Hagar?
c. Estas informações estão explícitas no texto?
Observe a fala do Hagar na tirinha C e responda:.
a. A resposta de Hagar (segundo balão do primeiro
quadrinho) ao filho é possível? Por quê?
b. Qual é a ideia que as mulheres fazem do casamento?
Como você chegou a esta conclusão?
3. Há humor na fala de Hagar nas tirinhas (b) e (c)? Por quê?
Explique.
4. Há ironia na fala de Hagar (tirinhas b e c)? Explique.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...