Nome:
_________________________________________________Número: ____ Série: 2ºA
Atividade
de Português (Professor: Clayton)
Podem
enviar as respostas em anexo ou fotos para meu
e-mail:
objetivopereira3000km@yahoo.com
“Xenofobia
e Racismo”
O exercício de interpretação de
textos abaixo exige de você, aluno e vestibulando,
competências que serão cobradas no ENEM. Você deve,
não só ser um leitor competente como também inferir, relacionar e concluir a
partir das informações dadas. Pratique para que você veja se tem ou não
dificuldade e se está no caminho certo.
|
XENOFOBIA E RACISMO (fragmento)
As recentes revelações das
restrições impostas, há mais de meio século, à imigração de negros, judeus e
asiáticos durante os governos de Dutra e Vargas chocaram os brasileiros amantes
da democracia. Foram atos injustos, cometidos contra estes segmentos do povo
brasileiro que tanto contribuíram para o engrandecimento de nossa nação.
Já no Brasil atual, a imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado, enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos imigrantes.
Na Europa, a história se repete com o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser alvo da violência e da segregação.
Já no Brasil atual, a imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado, enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos imigrantes.
Na Europa, a história se repete com o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser alvo da violência e da segregação.
(O Globo, 13/7/01)
1) A seleção vocabular do
primeiro período do texto permite dizer que:
a) o adjetivo “recentes”
traz como inferência que as revelações referidas no texto ocorreram
nos dias imediatamente antes da elaboração do artigo.
b) ( ) a escolha do substantivo revelações se refere a um conjunto de informações que, para o bem do país, deveria permanecer oculto.
c) ( ) o substantivo restrições indica a presença de limitações oficiais na política migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) ( ) em razão das referências históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.
b) ( ) a escolha do substantivo revelações se refere a um conjunto de informações que, para o bem do país, deveria permanecer oculto.
c) ( ) o substantivo restrições indica a presença de limitações oficiais na política migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) ( ) em razão das referências históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.
2) Se as restrições de
imigração eram impostas a negros, judeus e asiáticos, podemos dizer que havia,
nesse momento, uma discriminação de origem:
a) (
) racial e religiosa.
b) ( ) exclusivamente racial.
c) ( ) econômica e racial.
d) ( ) racial e geográfica.
e) ( ) religiosa, econômica, racial, geográfica e cultural.
b) ( ) exclusivamente racial.
c) ( ) econômica e racial.
d) ( ) racial e geográfica.
e) ( ) religiosa, econômica, racial, geográfica e cultural.
3) Em relação ao primeiro
período do texto, o segundo:
a) ( ) explicita quais as revelações referidas.
b) ( ) indica, como informação nova, que os atos cometidos eram negativos.
c) ( ) esclarece qual a razão dos atos referidos terem chocado os brasileiros.
d) ( ) mostra a consequência dos fatos relatados anteriormente.
e) ( ) comprova as afirmativas iniciais do jornalista com dados históricos.
4) Ao classificar os atos
restritivos à imigração de injustos, o autor do texto mostra:
a) (
) somente a opinião dos brasileiros amantes da democracia
b) ( ) a sua opinião e a de alguns brasileiros
c) ( ) a sua opinião e a dos leitores
d) ( ) somente a sua opinião
e) ( ) a sua opinião e a dos brasileiros em geral
b) ( ) a sua opinião e a de alguns brasileiros
c) ( ) a sua opinião e a dos leitores
d) ( ) somente a sua opinião
e) ( ) a sua opinião e a dos brasileiros em geral
5) Ao escrever que os atos
injustos foram cometidos “contra esses segmentos do povo brasileiro…”, o autor
do texto mostra que:
a) (
) a população brasileira da era Vargas sofria pela discriminação
oficial.
b) ( ) negros, judeus e asiáticos são vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) ( ) o povo brasileiro é constituído de raças e credos distintos.
d) ( ) alguns segmentos de nosso povo foram autores de atos injustos.
e) ( ) o Brasil e seu povo já passaram por momentos históricos difíceis.
b) ( ) negros, judeus e asiáticos são vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) ( ) o povo brasileiro é constituído de raças e credos distintos.
d) ( ) alguns segmentos de nosso povo foram autores de atos injustos.
e) ( ) o Brasil e seu povo já passaram por momentos históricos difíceis.
6) O segundo parágrafo do texto
é introduzido pelo segmento “Já no Brasil atual…”; tal segmento indica:
a) (
) uma oposição de local e tempo
b) ( ) uma oposição de tempo
c) ( ) uma consequência do primeiro parágrafo
d) ( ) uma comparação de duas épocas
e) ( ) uma indicação das causas dos fatos relatados
b) ( ) uma oposição de tempo
c) ( ) uma consequência do primeiro parágrafo
d) ( ) uma comparação de duas épocas
e) ( ) uma indicação das causas dos fatos relatados
7) Ao escrever que a imigração
de estrangeiros parece “imune às manchas do passado”, o autor do texto quer
indicar que:
a) (
) os estrangeiros já esqueceram as injustiças de que foram vítimas.
b) ( ) a imigração ainda traz marcas dos atos injustos do passado.
c) ( ) os imigrantes atuais desconhecem os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) ( ) o processo migratório atual em nada lembra os erros do passado.
b) ( ) a imigração ainda traz marcas dos atos injustos do passado.
c) ( ) os imigrantes atuais desconhecem os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) ( ) o processo migratório atual em nada lembra os erros do passado.
8) De todas as ideias expressas
abaixo, aquela que NÃO está contida direta ou indiretamente no texto é:
a) (
) Os imigrantes são bem-vindos no Brasil de hoje.
b) ( ) A atual situação dos imigrantes na Europa faz prever conflitos futuros.
c) ( ) Os estrangeiros acabam sendo perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) ( ) A expansão econômica da Europa provocou a saída de emigrantes.
e) ( ) Os imigrantes são fator de colaboração para o progresso das nações.
b) ( ) A atual situação dos imigrantes na Europa faz prever conflitos futuros.
c) ( ) Os estrangeiros acabam sendo perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) ( ) A expansão econômica da Europa provocou a saída de emigrantes.
e) ( ) Os imigrantes são fator de colaboração para o progresso das nações.
9) Assinale a resposta em que o "porquê" está escrito “errado” na frase.
a) (
) Por que não foi ao curso?
b) ( ) Qual o porquê da sua demora?
c) ( ) Não foi embora ainda por quê?
d) ( ) Não fui ao curso por que estava com dores de dente.
e) ( ) Não entendo o porque da sua insistência.
b) ( ) Qual o porquê da sua demora?
c) ( ) Não foi embora ainda por quê?
d) ( ) Não fui ao curso por que estava com dores de dente.
e) ( ) Não entendo o porque da sua insistência.
10) O único plural “incorreto” é:
a) (
) cidadões.
b) ( ) açúcares.
c) ( ) quaisquer.
d) ( ) artesãos.
e) ( ) florezinhas.
b) ( ) açúcares.
c) ( ) quaisquer.
d) ( ) artesãos.
e) ( ) florezinhas.