sexta-feira, 29 de maio de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli                       ELETIVA - OFINA  DE ESCRITA
Eletiva: Oficina de escrita

Olá turma!

                                                      O texto dissertativo-argumentativo 

      Nesta aula, introduz-se o aluno no mundo do texto dissertativo-argumentativo, cobrado pelo Enem desde a sua primeira prova de Redação. Por isso, é importante que vocês compreendam os elementos básicos de produção desse modelo textual. Essa orientações fazem parte da competência 2 da prova: "compreender a proposta de redação."

Elementos essenciais do texto dissertativo-argumentativo

Estrutura
     Basicamente, o texto dissertativo é composto de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma cumpre funções bem especificas e, somadas, elas representam o todo da redação. Normalmente, há de quatro a seis parágrafos, divididos de forma lógica na introdução, apresenta-se o tema, contextualizando-o para o leito; no desenvolvimento, as ideias são apresentadas e defendidas; na conclusão, reafirma-se o ponto de vista e dá-se o encerramento do texto.

Linguagem
     Em geral, na dissertação, trabalha-se no nível impessoal da linguagem. Isso significa evitar marcas de pessoalidade, sendo o mais distanciado possível nesse sentido.
     Pode-se entender isso, primeiro, de maneira lógica. Se o texto é de autoria de alguém, não há necessidade de reafirmar esse fato linguisticamente. Quem lê já espera que ali estejam contidos as ideias, o ponto de vista, a opinião do autor. Marcar a pessoalidade é, então, quase uma questão de obviedade e redundância. Além disso, há outras questões: o uso de uma linguagem menos pessoal dá um peso maior, um teor de verdade à informação. Portanto, também é uma questão de força argumentativa. Com esse distanciamento, aquilo que poderia soar como uma simples opinião dá a sensação de fato, de veracidade.
     Note a diferença nos exemplos abaixo:

1) Deve-se tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.
2) Devemos tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.

     No caso 1, a impressão que se tem é de quem deve tentar resolver o problema da fome são outras pessoas, fora do discurso, e não quem escreve ou quem lê. Já no caso 2, a ordem parece clara: todos - o leitor o autor e quem mais puder - precisam fazer algo para acabar com a fome.
     Desse modo, a opção mudará de acordo com cada texto. Cabe avaliar qual será mais adequada, de acordo com o que está sendo dito e o que se pretende atingir.

Observação: no Enem, os alunos e as alunas devem optar pelo primeiro exemplo - frases sem marca de pessoalidade.

Norma padrão
  Como não poderia deixar de ser, posto que se trata de um texto escrito em língua portuguesa, há uma preocupação grande das comissões avaliadoras dos vestibulares com a maneira como cada redação é escrita. Portanto, torna-se obrigatório o uso da norma-padrão. Isso implica bom conhecimento de gramática por parte do autor da redação, desde regras de acentuação e pontuação até regência verbal e concordância.
    Ao mesmo tempo, também é essencial a inserção do chamado registro formal. O registro compreende a escolha adequada de termos em relação ao contexto do discurso. O que significa dizer, entre outras coisas, que temos orais e coloquiais devem ser evitados na redação.

Bem, na próxima postagem, vou dar continuidade ao mesmo assunto. 

Dúvidas só encaminhar um e-mail para espinoli2020@bol.com.br

Eletiva de Teatro - professora Rebeca Righetti Ramos - 4



REVISÃO DO 1° BIMESTRE

PRINCIPAIS PONTOS ABORDADOS NAS AULAS O PRIMEIRO BIMESTRE

TEATRO GREGO

  • O Teatro da Grécia antiga é considerado por muitos o berço do teatro ocidental.
  • Os principais gêneros do Teatro Grego eram a Comédia e a Tragédia.
  • As obras de teatro da Grécia Antiga influenciaram filósofos, estudiosos, autores e toda a cultura ocidental ao longo dos tempos, até hoje.
  • A ideia e devir significa a forma, a característica pessoal de atuação das personagens no mundo ao longo da vida. Esse devir esta para além do controle das personagens nas tragédias de Sófocles.


SHAKESPEARE

  • Shakespeare e um autor de língua inglesa com enorme influência na dramaturgia.
  • Shakespeare escreveu em inúmeros gêneros literários e teatrais.
  • As obras de Shakespeare até hoje possuem muitas adaptações no teatro e no audiovisual.


AUTOS

  • Os Autos surgem na Europa Medieval como expressão teatral e forma de ensinamento dos dogmas e da moral católica da época.
  • Gil Vicente, considerado o pai do Teatro Portugues, escreveu autos sacros e satíricos, enaltecendo a religião e criticando as faltas cometidas pela sociedade.
  • Durante o período colonial, José de Anchieta e os Jesuítas escreviam autos como forma de pregação religiosa aos povos indigenas e aos colonos.
  • Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”, mistura elementos medievais a elementos próprios da cultura nordestina em seu Auto repleto de crítica social e comicidade.


QUESTÕES DE REVISÃO

Atentando aos pontos colocados na revisão e relendo o conteúdo postado no blog nas aulas anteriores, responda:

1 - Quais os principais gêneros do Teatro da Grécia Antiga?
2 - Cite um autor de Tragédia Grega e uma obra ocidental posteriormente influenciada por ele.
3 - Quem foi Shakespeare?
4 - Cite 3 obras do autor e seus gêneros.
5 - O que e um auto?
6 - Quem foi Gil Vicente?
7 - O que fazia José de Anchieta através de seus Autos?

Semana de Planejamento 01/06 a 05/06

Caros alunos:


A semana de 01/06 a 05/06 será destinada ao planejamento das atividades do 2º Bimestre.

Durante essa semana os professores estarão em reuniões com o Centro de Mídias, Diretoria de Ensino, Secretário da Educação e Gestores da escola.

Não haverá postagens de novas atividades no Blogger da escola nessa semana.

Aproveitem esse período e coloquem as atividades atrasadas em dia. Enviem aos professores, para que os mesmos possam fechar os conceitos e as faltas referentes ao  1º Bimestre.

As aulas no Centro de Mídias estão sendo ministradas normalmente. Assistam pelo aplicativo, TV, Facebook ou You Tube.

Retornaremos às atividades no dia 08/06.

Até breve.

Coordenação.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli                               Turmas: 3°A - 3°B e 3C
Matéria: Inglês


                                                
                                                         THE PRESENT CONTINUOUS
                                                         ( O PRESENTE CONTÍNUO)

FORMAÇÃO:

     Para obter o Present Continuous, você precisa do Simple Present do verbo to be, mais o Present Participle do verbo principal:


                                                to be (Simple Present)     +     Present Participle 


Exemplos:

They are going to London.

She is attending a course on computers.

     Observe que o present participle é conseguido acrescentando a terminação ing ao infinitivo do verbo:

Exemplos:

go      - going
work -  working

     Aliás, sempre que você encontrar a palavra continuous em um tempo verbal inglês, saiba que vai precisar do partícipio presente. Assim, como você vai empregá-lo muito, não custa darmos uma olhada nas regras que devemos observar, antes de acrescentar - ing ao infinitivo dos verbos.

A) Se o infinitivo terminar por e (não pronunciado), precedido de uma consoante, eliminamos esta letra, antes de acrescentarmos - ing.

Exemplos:

 have -  having
live   -  living

B) Ao acrescentarmos - ing ao infinitivo de um verbo que termina por consoante precedida de uma vogal, dobramos essa consoante final se o infinitivo tiver apenas uma sílaba; se o infinitivo tiver mais de uma sílaba, só dobraremos essa consoante final se a última sílaba for a tônica:

Exemplos:

cut    -    cutting
drop  -   dripping
occur -  occurring



Prezados alunos e alunas, copie esse conteúdo no caderno e envie para o meu e-mail.
Na próxima aula, vou dar continuidade ao assunto.

e-mail: espinoli2020@bol.com.br





PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 29/05/2020






Equipe Gestora
E.E.Maria Montessori

Quarentena filosófica

Filosofia   Prof. Ricardo

Primeiros anos :
Idealismo e Realismo

https://www.youtube.com/watch?v=O4n6JABIKJA
Assista ao vídeo;
Fale destes parâmetros filosóficos, ao que eles se referem?
Associe cada um destes parâmetros aos seus autores de acordo com o vídeo.

Segundos anos:
 Heráclito e o eterno devir

"Ninguém entra num mesmo rio pela segunda vez." (Heráclito)
 https://www.youtube.com/watch?v=Xe4FHMAehHg
Assista ao vídeo;
Quem foi Heráclito?
O que é Mobilismo?

Terceiros anos:   
Existencialismo
"A existência precede a essência." ( Jean Paul Sartre)
https://www.youtube.com/watch?v=TN6_IyWPgEk
"O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os oprimidos." (Simone de Beauvoir)
https://www.youtube.com/watch?v=4eS-ghvRN0A
Assistir aos dois vídeos e explicar as duas reflexões aqui citadas, a de Sartre e a de Beauvoir.

TECNOLOGIA - 2C- Prof. Alice

Tecnologia

Olá turma, 

Me chamo Alice e sou a nova professora de tecnologia de vocês. 

Vou deixar uma matéria publicada pela Carta Capital, peço que leiam com atenção, ela traz alguns questionamentos importantes sobre o desenvolvimento da tecnologia e as relações econômicas.

Segue o link:


A partir de 08/06 deixarei atividades no blog às quintas-feiras, dia da nossa aula, fiquem atentos.

Um abraço!

Alice