Prof. Sandro R. Espinoli ELETIVA - OFINA DE ESCRITA
Eletiva: Oficina de escrita
Olá turma!
O texto dissertativo-argumentativo
Nesta aula, introduz-se o aluno no mundo do texto dissertativo-argumentativo, cobrado pelo Enem desde a sua primeira prova de Redação. Por isso, é importante que vocês compreendam os elementos básicos de produção desse modelo textual. Essa orientações fazem parte da competência 2 da prova: "compreender a proposta de redação."
Elementos essenciais do texto dissertativo-argumentativo
Estrutura
Basicamente, o texto dissertativo é composto de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma cumpre funções bem especificas e, somadas, elas representam o todo da redação. Normalmente, há de quatro a seis parágrafos, divididos de forma lógica na introdução, apresenta-se o tema, contextualizando-o para o leito; no desenvolvimento, as ideias são apresentadas e defendidas; na conclusão, reafirma-se o ponto de vista e dá-se o encerramento do texto.
Linguagem
Em geral, na dissertação, trabalha-se no nível impessoal da linguagem. Isso significa evitar marcas de pessoalidade, sendo o mais distanciado possível nesse sentido.
Pode-se entender isso, primeiro, de maneira lógica. Se o texto é de autoria de alguém, não há necessidade de reafirmar esse fato linguisticamente. Quem lê já espera que ali estejam contidos as ideias, o ponto de vista, a opinião do autor. Marcar a pessoalidade é, então, quase uma questão de obviedade e redundância. Além disso, há outras questões: o uso de uma linguagem menos pessoal dá um peso maior, um teor de verdade à informação. Portanto, também é uma questão de força argumentativa. Com esse distanciamento, aquilo que poderia soar como uma simples opinião dá a sensação de fato, de veracidade.
Note a diferença nos exemplos abaixo:
1) Deve-se tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.
2) Devemos tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.
No caso 1, a impressão que se tem é de quem deve tentar resolver o problema da fome são outras pessoas, fora do discurso, e não quem escreve ou quem lê. Já no caso 2, a ordem parece clara: todos - o leitor o autor e quem mais puder - precisam fazer algo para acabar com a fome.
Desse modo, a opção mudará de acordo com cada texto. Cabe avaliar qual será mais adequada, de acordo com o que está sendo dito e o que se pretende atingir.
Observação: no Enem, os alunos e as alunas devem optar pelo primeiro exemplo - frases sem marca de pessoalidade.
Norma padrão
Como não poderia deixar de ser, posto que se trata de um texto escrito em língua portuguesa, há uma preocupação grande das comissões avaliadoras dos vestibulares com a maneira como cada redação é escrita. Portanto, torna-se obrigatório o uso da norma-padrão. Isso implica bom conhecimento de gramática por parte do autor da redação, desde regras de acentuação e pontuação até regência verbal e concordância.
Ao mesmo tempo, também é essencial a inserção do chamado registro formal. O registro compreende a escolha adequada de termos em relação ao contexto do discurso. O que significa dizer, entre outras coisas, que temos orais e coloquiais devem ser evitados na redação.
Bem, na próxima postagem, vou dar continuidade ao mesmo assunto.
Dúvidas só encaminhar um e-mail para espinoli2020@bol.com.br
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 29 de maio de 2020
Eletiva de Teatro - professora Rebeca Righetti Ramos - 4
REVISÃO DO 1° BIMESTRE
PRINCIPAIS PONTOS ABORDADOS NAS AULAS O PRIMEIRO BIMESTRE
TEATRO GREGO
- O Teatro da Grécia antiga é considerado por muitos o berço do teatro ocidental.
- Os principais gêneros do Teatro Grego eram a Comédia e a Tragédia.
- As obras de teatro da Grécia Antiga influenciaram filósofos, estudiosos, autores e toda a cultura ocidental ao longo dos tempos, até hoje.
- A ideia e devir significa a forma, a característica pessoal de atuação das personagens no mundo ao longo da vida. Esse devir esta para além do controle das personagens nas tragédias de Sófocles.
SHAKESPEARE
- Shakespeare e um autor de língua inglesa com enorme influência na dramaturgia.
- Shakespeare escreveu em inúmeros gêneros literários e teatrais.
- As obras de Shakespeare até hoje possuem muitas adaptações no teatro e no audiovisual.
AUTOS
- Os Autos surgem na Europa Medieval como expressão teatral e forma de ensinamento dos dogmas e da moral católica da época.
- Gil Vicente, considerado o pai do Teatro Portugues, escreveu autos sacros e satíricos, enaltecendo a religião e criticando as faltas cometidas pela sociedade.
- Durante o período colonial, José de Anchieta e os Jesuítas escreviam autos como forma de pregação religiosa aos povos indigenas e aos colonos.
- Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”, mistura elementos medievais a elementos próprios da cultura nordestina em seu Auto repleto de crítica social e comicidade.
QUESTÕES DE REVISÃO
Atentando aos pontos colocados na revisão e relendo o conteúdo postado no blog nas aulas anteriores, responda:
1 - Quais os principais gêneros do Teatro da Grécia Antiga?
2 - Cite um autor de Tragédia Grega e uma obra ocidental posteriormente influenciada por ele.
3 - Quem foi Shakespeare?
4 - Cite 3 obras do autor e seus gêneros.
5 - O que e um auto?
6 - Quem foi Gil Vicente?
7 - O que fazia José de Anchieta através de seus Autos?
Semana de Planejamento 01/06 a 05/06
Caros alunos:
A semana de 01/06 a 05/06 será destinada ao planejamento das atividades do 2º Bimestre.
Durante essa semana os professores estarão em reuniões com o Centro de Mídias, Diretoria de Ensino, Secretário da Educação e Gestores da escola.
Não haverá postagens de novas atividades no Blogger da escola nessa semana.
Aproveitem esse período e coloquem as atividades atrasadas em dia. Enviem aos professores, para que os mesmos possam fechar os conceitos e as faltas referentes ao 1º Bimestre.
As aulas no Centro de Mídias estão sendo ministradas normalmente. Assistam pelo aplicativo, TV, Facebook ou You Tube.
Retornaremos às atividades no dia 08/06.
Até breve.
Coordenação.
A semana de 01/06 a 05/06 será destinada ao planejamento das atividades do 2º Bimestre.
Durante essa semana os professores estarão em reuniões com o Centro de Mídias, Diretoria de Ensino, Secretário da Educação e Gestores da escola.
Não haverá postagens de novas atividades no Blogger da escola nessa semana.
Aproveitem esse período e coloquem as atividades atrasadas em dia. Enviem aos professores, para que os mesmos possam fechar os conceitos e as faltas referentes ao 1º Bimestre.
As aulas no Centro de Mídias estão sendo ministradas normalmente. Assistam pelo aplicativo, TV, Facebook ou You Tube.
Retornaremos às atividades no dia 08/06.
Até breve.
Coordenação.
quinta-feira, 28 de maio de 2020
Prof. Sandro R. Espinoli Turmas: 3°A - 3°B e 3C
Matéria: Inglês
THE PRESENT CONTINUOUS
( O PRESENTE CONTÍNUO)
FORMAÇÃO:
Para obter o Present Continuous, você precisa do Simple Present do verbo to be, mais o Present Participle do verbo principal:
to be (Simple Present) + Present Participle
Exemplos:
They are going to London.
She is attending a course on computers.
Observe que o present participle é conseguido acrescentando a terminação ing ao infinitivo do verbo:
Exemplos:
go - going
work - working
Aliás, sempre que você encontrar a palavra continuous em um tempo verbal inglês, saiba que vai precisar do partícipio presente. Assim, como você vai empregá-lo muito, não custa darmos uma olhada nas regras que devemos observar, antes de acrescentar - ing ao infinitivo dos verbos.
A) Se o infinitivo terminar por e (não pronunciado), precedido de uma consoante, eliminamos esta letra, antes de acrescentarmos - ing.
Exemplos:
have - having
live - living
B) Ao acrescentarmos - ing ao infinitivo de um verbo que termina por consoante precedida de uma vogal, dobramos essa consoante final se o infinitivo tiver apenas uma sílaba; se o infinitivo tiver mais de uma sílaba, só dobraremos essa consoante final se a última sílaba for a tônica:
Exemplos:
cut - cutting
drop - dripping
occur - occurring
Prezados alunos e alunas, copie esse conteúdo no caderno e envie para o meu e-mail.
Na próxima aula, vou dar continuidade ao assunto.
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Matéria: Inglês
THE PRESENT CONTINUOUS
( O PRESENTE CONTÍNUO)
FORMAÇÃO:
Para obter o Present Continuous, você precisa do Simple Present do verbo to be, mais o Present Participle do verbo principal:
to be (Simple Present) + Present Participle
Exemplos:
They are going to London.
She is attending a course on computers.
Observe que o present participle é conseguido acrescentando a terminação ing ao infinitivo do verbo:
Exemplos:
go - going
work - working
Aliás, sempre que você encontrar a palavra continuous em um tempo verbal inglês, saiba que vai precisar do partícipio presente. Assim, como você vai empregá-lo muito, não custa darmos uma olhada nas regras que devemos observar, antes de acrescentar - ing ao infinitivo dos verbos.
A) Se o infinitivo terminar por e (não pronunciado), precedido de uma consoante, eliminamos esta letra, antes de acrescentarmos - ing.
Exemplos:
have - having
live - living
B) Ao acrescentarmos - ing ao infinitivo de um verbo que termina por consoante precedida de uma vogal, dobramos essa consoante final se o infinitivo tiver apenas uma sílaba; se o infinitivo tiver mais de uma sílaba, só dobraremos essa consoante final se a última sílaba for a tônica:
Exemplos:
cut - cutting
drop - dripping
occur - occurring
Prezados alunos e alunas, copie esse conteúdo no caderno e envie para o meu e-mail.
Na próxima aula, vou dar continuidade ao assunto.
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Quarentena filosófica
Filosofia Prof. Ricardo
Primeiros anos :
Idealismo e Realismo
https://www.youtube.com/watch?v=O4n6JABIKJA
Assista ao vídeo;
Fale destes parâmetros filosóficos, ao que eles se referem?
Associe cada um destes parâmetros aos seus autores de acordo com o vídeo.
Segundos anos:
Heráclito e o eterno devir
"Ninguém entra num mesmo rio pela segunda vez." (Heráclito)
https://www.youtube.com/watch?v=Xe4FHMAehHg
Assista ao vídeo;
Quem foi Heráclito?
O que é Mobilismo?
Terceiros anos:
Existencialismo
"A existência precede a essência." ( Jean Paul Sartre)
https://www.youtube.com/watch?v=TN6_IyWPgEk
"O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os oprimidos." (Simone de Beauvoir)
https://www.youtube.com/watch?v=4eS-ghvRN0A
Assistir aos dois vídeos e explicar as duas reflexões aqui citadas, a de Sartre e a de Beauvoir.
Primeiros anos :
Idealismo e Realismo
https://www.youtube.com/watch?v=O4n6JABIKJA
Assista ao vídeo;
Fale destes parâmetros filosóficos, ao que eles se referem?
Associe cada um destes parâmetros aos seus autores de acordo com o vídeo.
Segundos anos:
Heráclito e o eterno devir
"Ninguém entra num mesmo rio pela segunda vez." (Heráclito)
https://www.youtube.com/watch?v=Xe4FHMAehHg
Assista ao vídeo;
Quem foi Heráclito?
O que é Mobilismo?
Terceiros anos:
Existencialismo
"A existência precede a essência." ( Jean Paul Sartre)
https://www.youtube.com/watch?v=TN6_IyWPgEk
"O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os oprimidos." (Simone de Beauvoir)
https://www.youtube.com/watch?v=4eS-ghvRN0A
Assistir aos dois vídeos e explicar as duas reflexões aqui citadas, a de Sartre e a de Beauvoir.
TECNOLOGIA - 2C- Prof. Alice
Tecnologia
Olá turma,
Me chamo Alice e sou a nova professora de tecnologia de vocês.
Vou deixar uma matéria publicada pela Carta Capital, peço que leiam com atenção, ela traz alguns questionamentos importantes sobre o desenvolvimento da tecnologia e as relações econômicas.
Segue o link:
A partir de 08/06 deixarei atividades no blog às quintas-feiras, dia da nossa aula, fiquem atentos.
Um abraço!
Alice
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...