- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 29 de maio de 2020
Atividade Artes - Professora Daniela Renzo - 6º anos
Olá meninos e meninas do 6º ano, tudo bem?
Espero que todos estejam bem e seus familiares também!
O que podemos constatar é que estamos vivendo um momento totalmente inusitado em
nossas vidas, novos hábitos, novas rotinas e novas formas de nos relacionarmos com as
pessoas. Infelizmente estamos em um isolamento social, estamos longe de algumas pessoas
que gostamos, mas também há um lado bom em tudo isso. Sim, há! Até nas dificuldades
podemos e devemos ver algo positivo. Estamos mais tempo em casa, ficando mais tempo com
quem amamos na medida do possível e também estamos curtindo coisas para passar melhor o
tempo que antes não fazíamos (ou não fazíamos tanto). Estamos mais conectados a filmes,
séries, ouvindo mais músicas... Não há como negar, estamos mais conectados com o mundo da
Arte em nosso cotidiano.
A Arte é uma maneira de nos comunicarmos, é uma linguagem, é uma maneira de nos
expressarmos e sermos compreendidos. Ela se manifesta através de 4 linguagens: Música,
Teatro, Dança e Artes. Todos já nos conectamos, vimos ou participamos de algumas dessas
linguagens, não é mesmo?
Neste momento vamos escolher uma dessas linguagens, talvez a que mais vocês conhecem e
consomem, admiram e até fazem, que é a Música. A Música nos impacta, nos causa sensações
e emoções, ela nos ajuda a viajar por caminhos que nem nos damos conta. Afinal, quem aqui
já não ficou feliz ou se emocionou com uma Música? Mas será que prestamos atenção nela?
Será que percebemos seus detalhes? Qual mensagem ela nos quer trazer?
Muitos filmes, principalmente as animações, se utilizam da Música para criarem uma
atmosfera, um “clima”. A Música pode tornar muito mais rica a experiência de assistir um
filme, a “vivenciar” mais um desenho animado, por exemplo.
Convido vocês para realizarem as seguintes atividades, será divertido e tenho certeza que
vocês aprenderão muito. A seguir, o passo a passo de como realizá-las.
Passo 1 - Vou aqui listar algumas SUGESTÕES de filmes de animação, ou se preferirem,
desenhos animados da DISNEY que foram premiados e reconhecidos pela crítica pelas suas
trilhas sonoras.
https://todateen.uol.com.br/musicas-desenhos-disney/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_filmes_da_Disney
https://www.youtube.com/watch?v=7AY2KdSeYMo
https://www.youtube.com/playlist?list=PLPj6_8bUD4NPTKRaSyFliM3CjdfFW_gv8
- O Rei Leão
- A Pequena Sereia
- Tarzan
- Mulan
- Hércules
- Toy Story
- Aladdin
- Mogli
- A Branca de Neve e os Sete Anões
- Cinderela
- Moana
- Lilo e Stitch
- Frozen
- Pocahontas
- Aristogatas
- Enrolados
- Dumbo
- Bambi
- Alice no País das Maravilhas
- A dama e o vagabundo
- Entre outros... Como disse anteriormente, apenas sugeri alguns, você também pode conhecer
outros que não estão nesta lista.
Passo 2: ESCOLHA E ESCREVA QUAIS ESCOLHEU.
Passo 3: ASSISTA (ou reveja) no MÍNIMO 1 (um) DELES ou outros que você goste, que você se
lembre das músicas. Podem ser inteiros ou apenas trechos em que a Música se faça presente.
Passo 4- RESPONDA as seguintes questões:
a- Quais foram TODAS as suas impressões ao ouvir as músicas, trilhas sonoras, ruídos e sons,
tudo que sonoramente está presente nos desenhos animados que assistiu?
b- Há sons agradáveis ou desagradáveis? Eles eram realmente necessários?
c- Como toda essa PAISAGEM SONORA influenciou no filme (será que todos esses sons
influenciam o filme)?
d- Se não houvesse nada disso para ser ouvido? Como será que seria essa sua experiência de
assistir à eles?
e- Você consegue identificar alguns instrumentos ou objetos que foram utilizados para
produzir estes sons?
Passo 5: NÃO É OBRIGATÓRIO (apenas uma ideia, um convite, um desafio...)
- Lanço aqui um desafio! Já que estamos cercados de lives, gravações de vídeos no Facebook,
Tik Tok, Instagram, desafio vocês a cantarem ou dublarem um trechinho de uma música de um
desses filmes ou desenhos animados. Vamos deixar a timidez de lado e gravar um áudio
cantando ALGUMA dessas músicas? Que tal? Será divertido! Lembrando que como se trata de
uma atividade valendo nota, oficial da escola que estudam, o RESPEITO e a BOA EDUCAÇÃO
DEVEM PREVALECER, sempre!
Passo 6: ENVIAR TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS COM NOME, NÚMERO, SÉRIE
CORRETAMENTE. TODAS AS PERGUNTAS RESPONDIDAS (E SE HOUVER ALGUMA GRAVAÇÃO
TAMBÉM) PARA O E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com
Qualquer dúvida, podem me mandar mensagem neste e-mail que coloquei acima, estou à
disposição. Não estou em nenhum grupo de whatsapp, portanto dúvidas e envios das
atividades devem ser feitas neste e-mail professoradaniela.montessori@gmail.com
Um abraço
Até breve!
Que Deus esteja com vocês e seus familiares!
Profa. Daniela
Arte
Atividade 3
Você recebeu um valor de R$15.000,00 para gastar como quiser
desde que 40% desse valor seja usado para sua educação/ formação profissional.
O restante deverá será investido como você quiser:
1) Especificar o
valor para educação/formação profissional.
2) Colocar o valor educacional (curso/ duração/local de estudo) se for um
intercambio, informar o país, período, valores gastos com passagem e moradia
(isso poderá ser feito por cotação).
3)Especificar os valores e as atividades dos outros
investimentos, como uma prestação de contas.
Orientações: A atividade é individual. Deverá ser
encaminhada para o e-mail:
janainasantos.ciebio@gmail.com
com os nomes e a disciplina ELETIVA – EVENTOS.
- Qualquer dúvida, mandar para o e-mail acima.
Atividade 2
Você organizará um Evento Beneficente para arrecadar cestas
básicas e roupas. Porém, no nosso cenário atual, não poderá ter aglomerações,
ou seja, não poderá ser um evento com a presença de pessoas. O que você faria para
arrecadar essas coisas? Qual tipo de mídia digital você usaria? As pessoas que
participassem do evento como teriam os produtos retirados de suas casas?
Orientações: A atividade proposta poderá ser feita em grupo,
até 5 alunos ou só, se preferir. Deverá ser encaminhada para o e-mail: janainasantos.ciebio@gmail.com
com os nomes e a disciplina ELETIVA – EVENTOS.
- Qualquer dúvida, mandar para o e-mail acima.
Língua Portuguesa 9A e 9B - semana de 26 a 29 de maio - professora Elizabeth
Nesta semana, as aulas do Centro de mídias fizeram revisões sobre os temas tratados anteriormente. Devido a isso e ao fato de estarmos em fechamento de notas, não há atividades de português nesta semana.
Agradeço aos alunos que responderam as atividades no meu email. E além dessas, considerei outras duas que fizemos em sala de aula, antes da quarentena.
Quem ainda não enviou, pelo email, o gabarito da prova AAP , faça o mais rápido possível. Ou entregue na escola. O 1º bimestre acaba nesta semana. Fiquem atentos ao 2º bimestre e às informações sobre ele. Abraço!
Graça e paz a todos.
Agradeço aos alunos que responderam as atividades no meu email. E além dessas, considerei outras duas que fizemos em sala de aula, antes da quarentena.
Quem ainda não enviou, pelo email, o gabarito da prova AAP , faça o mais rápido possível. Ou entregue na escola. O 1º bimestre acaba nesta semana. Fiquem atentos ao 2º bimestre e às informações sobre ele. Abraço!
Graça e paz a todos.
Professor: Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa
Funções da linguagem
Quando lemos um texto, ouvimos ou assistimos uma música ou assistimos a um filme, raramente nos damos conta de como a comunicação se estabelece. Isso acontece porque o processo comunicacional é espontâneo- nao nos preocupamos em analisar as estratégias ou as intençoes das mensagens.
Apesar disso, em qualquer processo interativo por meio da linguagematuam fatores que contribuem para o pleno entendimento de uma mensagem. Por exemplo, é fundamental para o êxito da comunicação a escolha de um canal adequal, que seja responsável pela transmissão, onde um códig apropriado.
Além disso, a linguagem empregada por um e emisso varia e se organiza de acordo com sua função, ou seja, o propósito que se pretede atingir. A linguagem pode se apresentar de diversas maneiras, dependendo do objetivo do emissor: expressar seus sentimentos, relatar uma notícia ou influenciuar o comportamento de outras pessoas, por exemplo. Ao estudarmos essas variações, passamos a compreender a relação entre as funções da linguagem e os elementos da comunicação.
Função emotiva:
Leia a letra da canção a seguir:
Eu sei que viu te amar
Eu sei que vou te amar Por toda minha vida, eu vou te amar Em cada despedida, eu vou te amar Desesperadamente, eu sei que vou te amar E cada verso meu será pra te dizer Que eu sei que vou te amar Por toda minha vida Eu sei que vou chorar Em cada ausência tua, eu vou chorar Mas cada volta tua há de apagar O que essa ausência tua me causou Eu sei que vou sofrer A eterna desventura de viver A espera de viver ao lado teu Por toda minha vida Ao ler essa letra de canção, é possível perceber que a linguagem empregada destaca as emoções de um eu presente no texto, conferindo um tom subjetivo e pessoal à mensagem transmitida. Nota-se também que a expressão dos sentimentoss do emissor é enfatizada pormeio do pronomes e verbos na primeira pessoa do singular.
Matéria: Língua Portuguesa
Funções da linguagem
Quando lemos um texto, ouvimos ou assistimos uma música ou assistimos a um filme, raramente nos damos conta de como a comunicação se estabelece. Isso acontece porque o processo comunicacional é espontâneo- nao nos preocupamos em analisar as estratégias ou as intençoes das mensagens.
Apesar disso, em qualquer processo interativo por meio da linguagematuam fatores que contribuem para o pleno entendimento de uma mensagem. Por exemplo, é fundamental para o êxito da comunicação a escolha de um canal adequal, que seja responsável pela transmissão, onde um códig apropriado.
Além disso, a linguagem empregada por um e emisso varia e se organiza de acordo com sua função, ou seja, o propósito que se pretede atingir. A linguagem pode se apresentar de diversas maneiras, dependendo do objetivo do emissor: expressar seus sentimentos, relatar uma notícia ou influenciuar o comportamento de outras pessoas, por exemplo. Ao estudarmos essas variações, passamos a compreender a relação entre as funções da linguagem e os elementos da comunicação.
Função emotiva:
Leia a letra da canção a seguir:
Eu sei que viu te amar
Eu sei que vou te amar Por toda minha vida, eu vou te amar Em cada despedida, eu vou te amar Desesperadamente, eu sei que vou te amar E cada verso meu será pra te dizer Que eu sei que vou te amar Por toda minha vida Eu sei que vou chorar Em cada ausência tua, eu vou chorar Mas cada volta tua há de apagar O que essa ausência tua me causou Eu sei que vou sofrer A eterna desventura de viver A espera de viver ao lado teu Por toda minha vida Ao ler essa letra de canção, é possível perceber que a linguagem empregada destaca as emoções de um eu presente no texto, conferindo um tom subjetivo e pessoal à mensagem transmitida. Nota-se também que a expressão dos sentimentoss do emissor é enfatizada pormeio do pronomes e verbos na primeira pessoa do singular.
Observe o trecho a seguir:
Eu sei que vou te amar
Eu: pronome pessoal na primeira pessoa.
vou: verbo na primeira pessoa do singular.
Por toda a minha vida eu vou te amar
Minha: pronome possessivo na primeira pessoa do singular.
Portanto, o objetivo da função emotiva é transmitir emoções, sensações e desejos, entre outros sentimentos. Para isso, são empregados diferentes recursos e estratégias que garantem mais expressividades à linguagem. Esta são algumas das estratégias:
. uso da primeira pessoa do singular ( pronomes e verbos);
.adjetivos e advérbios qualificadores;
.pontuação sugestiva - reticências e exclamação;
.interjeição.
Na próxima aula, eu vou continuar com o mesmo assunto - funções da linguagem.
Atenciosamente,
Prof. Sandro R. Espinoli
Copie a matéria e envie para o meu e-mail.
espinoli2020@gmail.com
Prof. Sandro R. Espinoli ELETIVA - OFINA DE ESCRITA
Eletiva: Oficina de escrita
Olá turma!
O texto dissertativo-argumentativo
Nesta aula, introduz-se o aluno no mundo do texto dissertativo-argumentativo, cobrado pelo Enem desde a sua primeira prova de Redação. Por isso, é importante que vocês compreendam os elementos básicos de produção desse modelo textual. Essa orientações fazem parte da competência 2 da prova: "compreender a proposta de redação."
Elementos essenciais do texto dissertativo-argumentativo
Estrutura
Basicamente, o texto dissertativo é composto de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma cumpre funções bem especificas e, somadas, elas representam o todo da redação. Normalmente, há de quatro a seis parágrafos, divididos de forma lógica na introdução, apresenta-se o tema, contextualizando-o para o leito; no desenvolvimento, as ideias são apresentadas e defendidas; na conclusão, reafirma-se o ponto de vista e dá-se o encerramento do texto.
Linguagem
Em geral, na dissertação, trabalha-se no nível impessoal da linguagem. Isso significa evitar marcas de pessoalidade, sendo o mais distanciado possível nesse sentido.
Pode-se entender isso, primeiro, de maneira lógica. Se o texto é de autoria de alguém, não há necessidade de reafirmar esse fato linguisticamente. Quem lê já espera que ali estejam contidos as ideias, o ponto de vista, a opinião do autor. Marcar a pessoalidade é, então, quase uma questão de obviedade e redundância. Além disso, há outras questões: o uso de uma linguagem menos pessoal dá um peso maior, um teor de verdade à informação. Portanto, também é uma questão de força argumentativa. Com esse distanciamento, aquilo que poderia soar como uma simples opinião dá a sensação de fato, de veracidade.
Note a diferença nos exemplos abaixo:
1) Deve-se tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.
2) Devemos tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.
No caso 1, a impressão que se tem é de quem deve tentar resolver o problema da fome são outras pessoas, fora do discurso, e não quem escreve ou quem lê. Já no caso 2, a ordem parece clara: todos - o leitor o autor e quem mais puder - precisam fazer algo para acabar com a fome.
Desse modo, a opção mudará de acordo com cada texto. Cabe avaliar qual será mais adequada, de acordo com o que está sendo dito e o que se pretende atingir.
Observação: no Enem, os alunos e as alunas devem optar pelo primeiro exemplo - frases sem marca de pessoalidade.
Norma padrão
Como não poderia deixar de ser, posto que se trata de um texto escrito em língua portuguesa, há uma preocupação grande das comissões avaliadoras dos vestibulares com a maneira como cada redação é escrita. Portanto, torna-se obrigatório o uso da norma-padrão. Isso implica bom conhecimento de gramática por parte do autor da redação, desde regras de acentuação e pontuação até regência verbal e concordância.
Ao mesmo tempo, também é essencial a inserção do chamado registro formal. O registro compreende a escolha adequada de termos em relação ao contexto do discurso. O que significa dizer, entre outras coisas, que temos orais e coloquiais devem ser evitados na redação.
Bem, na próxima postagem, vou dar continuidade ao mesmo assunto.
Dúvidas só encaminhar um e-mail para espinoli2020@bol.com.br
Eletiva: Oficina de escrita
Olá turma!
O texto dissertativo-argumentativo
Nesta aula, introduz-se o aluno no mundo do texto dissertativo-argumentativo, cobrado pelo Enem desde a sua primeira prova de Redação. Por isso, é importante que vocês compreendam os elementos básicos de produção desse modelo textual. Essa orientações fazem parte da competência 2 da prova: "compreender a proposta de redação."
Elementos essenciais do texto dissertativo-argumentativo
Estrutura
Basicamente, o texto dissertativo é composto de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma cumpre funções bem especificas e, somadas, elas representam o todo da redação. Normalmente, há de quatro a seis parágrafos, divididos de forma lógica na introdução, apresenta-se o tema, contextualizando-o para o leito; no desenvolvimento, as ideias são apresentadas e defendidas; na conclusão, reafirma-se o ponto de vista e dá-se o encerramento do texto.
Linguagem
Em geral, na dissertação, trabalha-se no nível impessoal da linguagem. Isso significa evitar marcas de pessoalidade, sendo o mais distanciado possível nesse sentido.
Pode-se entender isso, primeiro, de maneira lógica. Se o texto é de autoria de alguém, não há necessidade de reafirmar esse fato linguisticamente. Quem lê já espera que ali estejam contidos as ideias, o ponto de vista, a opinião do autor. Marcar a pessoalidade é, então, quase uma questão de obviedade e redundância. Além disso, há outras questões: o uso de uma linguagem menos pessoal dá um peso maior, um teor de verdade à informação. Portanto, também é uma questão de força argumentativa. Com esse distanciamento, aquilo que poderia soar como uma simples opinião dá a sensação de fato, de veracidade.
Note a diferença nos exemplos abaixo:
1) Deve-se tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.
2) Devemos tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.
No caso 1, a impressão que se tem é de quem deve tentar resolver o problema da fome são outras pessoas, fora do discurso, e não quem escreve ou quem lê. Já no caso 2, a ordem parece clara: todos - o leitor o autor e quem mais puder - precisam fazer algo para acabar com a fome.
Desse modo, a opção mudará de acordo com cada texto. Cabe avaliar qual será mais adequada, de acordo com o que está sendo dito e o que se pretende atingir.
Observação: no Enem, os alunos e as alunas devem optar pelo primeiro exemplo - frases sem marca de pessoalidade.
Norma padrão
Como não poderia deixar de ser, posto que se trata de um texto escrito em língua portuguesa, há uma preocupação grande das comissões avaliadoras dos vestibulares com a maneira como cada redação é escrita. Portanto, torna-se obrigatório o uso da norma-padrão. Isso implica bom conhecimento de gramática por parte do autor da redação, desde regras de acentuação e pontuação até regência verbal e concordância.
Ao mesmo tempo, também é essencial a inserção do chamado registro formal. O registro compreende a escolha adequada de termos em relação ao contexto do discurso. O que significa dizer, entre outras coisas, que temos orais e coloquiais devem ser evitados na redação.
Bem, na próxima postagem, vou dar continuidade ao mesmo assunto.
Dúvidas só encaminhar um e-mail para espinoli2020@bol.com.br
Eletiva de Teatro - professora Rebeca Righetti Ramos - 4
REVISÃO DO 1° BIMESTRE
PRINCIPAIS PONTOS ABORDADOS NAS AULAS O PRIMEIRO BIMESTRE
TEATRO GREGO
- O Teatro da Grécia antiga é considerado por muitos o berço do teatro ocidental.
- Os principais gêneros do Teatro Grego eram a Comédia e a Tragédia.
- As obras de teatro da Grécia Antiga influenciaram filósofos, estudiosos, autores e toda a cultura ocidental ao longo dos tempos, até hoje.
- A ideia e devir significa a forma, a característica pessoal de atuação das personagens no mundo ao longo da vida. Esse devir esta para além do controle das personagens nas tragédias de Sófocles.
SHAKESPEARE
- Shakespeare e um autor de língua inglesa com enorme influência na dramaturgia.
- Shakespeare escreveu em inúmeros gêneros literários e teatrais.
- As obras de Shakespeare até hoje possuem muitas adaptações no teatro e no audiovisual.
AUTOS
- Os Autos surgem na Europa Medieval como expressão teatral e forma de ensinamento dos dogmas e da moral católica da época.
- Gil Vicente, considerado o pai do Teatro Portugues, escreveu autos sacros e satíricos, enaltecendo a religião e criticando as faltas cometidas pela sociedade.
- Durante o período colonial, José de Anchieta e os Jesuítas escreviam autos como forma de pregação religiosa aos povos indigenas e aos colonos.
- Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”, mistura elementos medievais a elementos próprios da cultura nordestina em seu Auto repleto de crítica social e comicidade.
QUESTÕES DE REVISÃO
Atentando aos pontos colocados na revisão e relendo o conteúdo postado no blog nas aulas anteriores, responda:
1 - Quais os principais gêneros do Teatro da Grécia Antiga?
2 - Cite um autor de Tragédia Grega e uma obra ocidental posteriormente influenciada por ele.
3 - Quem foi Shakespeare?
4 - Cite 3 obras do autor e seus gêneros.
5 - O que e um auto?
6 - Quem foi Gil Vicente?
7 - O que fazia José de Anchieta através de seus Autos?
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...