segunda-feira, 8 de junho de 2020

Língua Portuguesa 9ºA e 9ºB - 08 a 12 de junho - professora Elizabeth


ATIVIDADE:
*OBSERVE AS CHARGES EM TODOS OS SEUS ELEMENTOS (IMAGENS, O QUE TIVER ESCRITO, EXPRESSÕES FACIAIS, CORES ETC).
*ELABORE UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE CADA UMA DELAS, EM QUE COMENTE SOBRE 2 PONTOS PRINCIPAIS:  QUAL A CRÍTICA EM CADA UMA, E POR QUE ELAS SÃO TÃO ATUAIS EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS SOCIAIS QUE TEMOS HOJE.

*ENVIE PARA O EMAIL: elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br
CHARGE 1
 
CHARGE 2



CHARGE 3
 
Prof. Sandro R. Espinoli                                    Série: 8°B e  8°C
Matéria: Língua Portuguesa

O que é texto?     

      Texto é unidade comunicativa w corporificado em algum gênero textual. Esses gêneros são os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Eles apresentam características sociocomunicativas definidas por seu estilo, função, conteúdo e canal de propagação.

     Conceito de charge    

     Charge é um tipo de cartum (maneira de omitir opinião sobre os acontecimentos do dia dia). Tem por objetivo a crítica humorística de um fato social. Por isso, para poder compreender, é necessário conhecer o assunto a que ele se refere.

Implícitos:    

     Em um texto, existe informações e sentido que não são percebidos pelos significados das palavras, mas sim por dados de contextos em que o texto está inserido (damos o nome de inferência), e mesmo por dados fornecidos pelo próprio texto. Essas informações recebem o nome de implícitos, e são fundamentais para boa e correta interpretação do texto.  Dois tipos de enunciados implícitos:

Pressupostos são informações implícitas que são marcadas lexicalmente na frase. Essas informações implícitas decorrem de palavras contidas nas frases – marcadores de pressuposição.

Exemplos:

 André é meu filho mais esperto. (pressuposto de que André tem mais irmãos espertos)

Raimunda continua emagrecendo. (pressuposto de que Raimunda está emagrecendo algum tempo)

Subentendidos são insinuações não marcadas lexicalmente. São produzidas durante a interação, por um conhecimento compartilhado entre os interlocutores.

Exemplo:
 Está um calor insuportável aqui dentro. (a informação implícita abre a janela ou ligue o ar, não é inferida por nenhuma marca lexical presente no enunciado, mas decorre de um raciocínio feito pelo enunciatário sobre o que está expresso).
                     
                                               

 1)  Leia a charge e responda à questão:                                  

Que tipo de crítica faz a charge?

Só Atividades...: ANÁLISE DA CHARGE "REDE SOCIAL"


e-mail: espinoli2020@bol.com.br

A próxima postagem será no dia 09 de junho de 2020 - terça-feira.



ELETIVA HISTORIA E CINEMA (ADRIANO)


O que define uma produção ser um “curta”, “média” ou “longa” metragem?

Saber definir se um filme é, ou não, um “curta” ou “longa” é uma dúvida bem comum. Vários veículos, impressos e digitais, anunciam alguns títulos como sendo um “curta” ou um “longa”, mas quando lê um artigo assim, sabe do que está se referindo?
Se a sua resposta foi sim, sem a necessidade de pesquisa, parabéns! Muito provavelmente você deve trabalhar na produção de vídeos e filmes, além de fazer parte de uma parte muito pequena da população que sabe diferenciar este conceito. Mas se a resposta para a pergunta acima foi negativa, este artigo é para que entenda o que a definição estabelece.
Antes de esclarecer os conceitos é imprescindível dizer que o “tamanho” da produção de um filme é dependente unicamente de três fatores:

·                    Complexidade;
·                    Recursos financeiros;
·                    Ambiente de projeção (imaginando que seja um cinema).

Por isso cabe aos produtores ponderarem sobre estes três pilares e estabelecer qual a duração que a obra terá. A qualidade depende da maneira que os produtores irão seguir dos principais conceitos de produção como enquadramento, composição fotográfica, roteiro, edição, etc.
A nomenclatura de “curta”, “longa” e “média” está ligado ao tamanho dos rolos de filmagem. Até pouco tempo atrás grande parte dos filmes eram feitos em película e eram comercializadas em rolo. Quanto maior a duração dos filmes, maior a quantidade de rolos para filmar uma produção. Quando editado e finalizado, o filme gerava um “rolo com X metros”. A partir disso criou o conceito do “tamanho” de um filme por sua “metragem” ocupada.

Curta metragem

Um filme curta-metragem, por definição, tem menos de 30 minutos de duração. Desta maneira uma produção “curta” pode ser de até 30 segundos. Não importa se foi gravada com câmera de celular em um quarto escuro e postado na Internet, ou filme feito em película, numa montanha linda, com 1.000 figurantes e dezena de atores. Cada produção exige um tipo diferente de elaboração e uma quantidade diferente recursos (leia-se dinheiro e profissionais trabalhando).
Nesta categoria de curta-metragem, encontra-se grande parte dos filmes outdoor da atualidade. Isso porque maioria deles são veiculados em festivais de filmes de montanha e, posteriormente, disponibilizados na internet. Um curta-metragem é o início de todo e qualquer produtor para experimentar linguagens e aprimorar técnicas. Para quem quer produzir algo grandioso é, sem sombra de dúvida, uma oportunidade de vivenciar uma produção e acumular um bom volume de experiência. Mas lembre-se: para realizar um filme de qualidade é necessário realizar vários, não somente um.

Média metragem

Um filme média-metragem é, por definição, uma produção que tem entre 30 e 69 minutos de duração. Naturalmente, esse tipo de produção exige uma produção maior e, consequentemente, mais trabalhosa. O média-metragem, até pouco tempo atrás, tinha uma abertura maior para ser exibido na televisão (que exigia parâmetros como faixa etária e duração máxima de 52 minutos). Atualmente com plataformas de streaming se firmando no mercado (anunciando o fim de alguns canais a cabo) estes valores podem ser mais maleáveis.
Longa metragem

Um filme longa-metragem é, por definição, uma produção com mais de 70 minutos (1h10min) de duração. Por razões óbvias é o tipo de produção que mais trabalho envolve, com um número muito grande de pessoas. Portanto sem uma equipe razoavelmente grande, além de bom tempo disponível para gravações e, como tudo nos dias atuais, dinheiro é quase impossível produzir um longa de qualidade. Nos dias atuais, que pessoas não gastam muito tempo editando cenas desnecessárias, vários “médias” tornam-se “longas” por imperícia dos produtores.

POR: Luciano Fernandes, abril 10, 2017 2:47 pm


Documentário

Ø  O que é documentário?

Documentário é um gênero do cinema que tem como objetivo a apresentação de uma visão da realidade por meio da tela. Para isso, esse gênero utiliza-se de arquivos históricos, imagens, entrevistas com pessoas envolvidas e outros recursos, permitindo que ele seja construído ao longo do processo de sua produção e somente seja finalizado com a edição. Assim, apesar de possuir um roteiro, o documentário não é escrito ou planejado, e sim construído processualmente de forma criativa e nem sempre fidedigna à realidade.

Como se produz um documentário?

A produção de um documentário é constituída de etapas que englobam determinadas atitudes antes, durante e depois das filmagens.

Antes das filmagens:

Ø  Definir o tema a ser abordado;

Ø  Estabelecer o público-alvo;

Ø  Pesquisar sobre o tema escolhido;

Ø  Elaborar um pré-roteiro, especificando as cenas, depoimentos e relatos necessários;

Ø  Elaborar contratos e declarações para a concessão de imagens e direitos;

Ø  Agendar as gravações.

Durante as filmagens:
Ø  Gravar as cenas nos cenários estabelecidos de acordo com o pré-roteiro;
Ø  Gravar as entrevistas com as pessoas escolhidas;
Ø  Gravar os depoimentos preestabelecidos;
Ø  Verificar se as cenas, entrevistas e depoimentos gravados estão de acordo com o pré-roteiro e com o objetivo do documentário;
Ø  Fazer as gravações que faltam para a construção do documentário.

Após as filmagens:

Ø  Edição das gravações com um roteiro da organização do documentário que contenha uma descrição detalhada das informações necessárias, como imagens, falas e créditos;
Ø  Colocar as imagens que foram citadas ao longo do roteiro de organização;
Ø  Edição das imagens na sequência estabelecida pelo roteiro de organização;
Ø  Verificação final.
Após esse longo processo de construção, a última coisa a ser feita é a publicação e a divulgação do trabalho. Isso pode ser realizado por meio da exibição do filme e da disponibilização na internet.

Recursos

Por possuir uma maior liberdade de construção, o autor do documentário pode utilizar-se de alguns recursos nesse processo, como:

Ø  Presença de um locutor (personagem ou narrador);
Ø  Construção do documentário apenas com depoimentos;
Ø  Contar a história por meio da reconstituição dos fatos;
Ø  Presença de personagens para uma maior dramaticidade;
Ø  Apresentação de documentação histórica que comprove os fatos, etc.


POR: Mariana Rigonatto,


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

  1. Curta Metragem: duração inferior ou igual a 15 minutos;
  2. Média Metragem: duração superior a quinze minuto e igual ou inferior a 70 minutos;
  3. Longa Metragem: duração superior a 70 minutos;
  4. Obra Seriada Não Titulada: produzida em capítulo que são identificados; apenas por numeração sequencial (ex: capítulo 1, capítulo, 2, etc.);
  5. Obra Seriada Titulada: produzida em episódios que possuem título próprio;
  6. Minissérie: mínimo de 3 capítulos e máximo de 26 capítulos com duração máxima de 1300 minutos;
  7. Telefilme: duração mínima de 50 minutos e máxima de 120 minutos para primeira exibição em meios eletrônicos;
  8. Documentário: 

Documentário

A.   Construção do documentário apenas com depoimentos;
B.   Construção do documentário apenas com depoimentos;
C.   Contar a história por meio da reconstituição dos fatos;



2° Bimestre
8°A Língua Portugues. Professora Ana Paula. Lição da semana dia 8 até 12/06