quarta-feira, 10 de junho de 2020

2º BIMESTRE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR JAMES 1º ANO A - B - C - D - E - F


EMAIL PARA ENTREGA: jamesisee@outlook.com



Professor: James Alves
Disciplina: Educação Física
Serie: 1° anos – ENSINO MÉDIO

Questionário do 2º bimestre


Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica, as salas de musculação e o número de pessoas correndo pelas ruas.Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura por:
A) exercícios físicos aquáticos (natação/hidroginástica), que são exercícios de baixo impacto, evitando o atrito (não prejudicando as articulações), e que previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade de vida.

B)  mecanismos que permitem combinar alimentação e exercício físico, que permitem a aquisição e manutenção de níveis adequados de saúde, sem a preocupação com padrões de beleza instituídos socialmente.

C) Programas saudáveis de emagrecimentos, que evitam os prejuízos causados na regulação metabólica, função imunológica, integridade óssea e manutenção da capacidade funcional ao longo do envelhecimento.

D) exercícios de relaxamento, reeducação postural e alongamentos, que permitem um melhor funcionamento do organismo como um todo, bem como uma dieta alimentar e hábitos saudáveis com base em produtos naturais.

E) dietas que preconizam a ingestão excessiva ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que permitem um aumento de massa muscular e/ou modelar o corpo.



   
A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenários representativos. A dança, como manifestação e representação da cultura rítmica envolve a expressão corporal própria de um povo. Considerando-a como elemento folclórico, dança revela:

A) Manifestações afetivas, históricas, ideológicas, intelectuais e espirituais de um povo ,refletindo seu modo de expressar-se no mundo.

B) Aspectos eminentemente afetivos, espirituais e de entretenimento de um povo, desconsiderando fatos históricos.

C) Acontecimentos do cotidiano, sob influência mitológica e religiosa de cada região, sobrepondo aspectos políticos.

D) Tradições culturais de cada região, cujas manifestações rítmicas são classificadas em um ranking das mais originais.

E) Lendas, que se sustentam em inverdades históricas, uma vez que são inventadas, e servem apenas para vivência lúdica de um povo.




Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa “fama” é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a imensa repercussão de nível internacional de algumas delas. Danças trazidas pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais, danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o frevo. Outras foram criadas e são recriadas a cada instante: inúmeras influências são incorporadas, e as danças transformam-se, multiplicam-se. Nos centros urbanos existem as danças como o funk, hip hop, as danças de rua e de salão. É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos podem dançar, independentemente de biótipo, etnia ou habilidade, respeitando-se as diferenciações de ritmos e estilos individuais. GASPARI, T. C. Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado). Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais é uma:

A- Prática corporal que conserva inalteradas suas formas independentes das influências culturais da sociedade.

B- Forma de expressão corporal baseada em gestos padronizados e realizada por quem tem habilidade para dançar.

C- Manifestação rítmica e expressiva voltada para as apresentações artísticas, sem que haja preocupação com a linguagem corporal.

D- Prática que traduz os costumes de determinado povo ou região e está restrita a este.

E- Representação das manifestações, expressões, comunicações e características culturais de um povo.








O voleibol é um dos esportes mais praticados na atualidade. Está presente nas competições esportivas, nos jogos escolas e na recreação. Nesse esporte, os praticantes usam alguns movimentos específicos como: saque, manchete, bloqueio, levantamento, toque, entre outros.
Na imagem acima identificam-se os movimentos de:

A- Sacar e colocar a bola em jogo, defender a bola e realizar uma cortada como forma de ataque.

B- Arremessar a bola, tocar para passar a bola para o levantador e bloquear como forma de ataque.

C- Tocar e colocar a bola em jogo, cortar para defender e levantar a bola para atacar.

D- Passar a bola e iniciar a partida, lançar a bola ao levantador e realizar a manchete para defender.

E- Cortar como forma de ataque, passar para defender e bloquear como forma de ataque.



 Conceitos e importância das lutas. Antes de se tornarem esporte, as lutas ou as artes marciais tiveram duas conotações principais: eram praticadas com o objetivo guerreiro ou tinham um apelo filosófico como concepção de vida bastante significativo. Atualmente, nos deparamos com a grande expansão das artes marciais em nível mundial. As raízes orientais foram se disseminando, ora pela necessidade de luta pela sobrevivência ou pela ‘’defesa pessoal’’, ora pela possibilidade de ter as artes marciais como a própria filosofia de vida. Carreiro, E.A. Educação física na escola: Implicações para prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008(fragmento). Um dos problemas da violência que está presente principalmente nos grandes centros urbanos são as brigas e os enfrentamentos de torcidas organizadas, além da formação de gangues, que se apropriam de gestos das lutas, resultando, muitas vezes, em fatalidades. Portanto, o verdadeiro objetivo da aprendizagem desses Movimentos foi mal compreendido, afinal as lutas:

A) se tornaram um esporte, mas eram praticadas com objetivo guerreiro a fim de garantir a sobrevivência.

B) apresentam a possibilidade de desenvolver o autocontrole, o respeito ao outro e a formação do caráter.

C) possuem como objetivo principal a ‘’defesa pessoal’’ por meio de golpes agressivos sobre o adversário.

D)sofreram transformações em seus princípios filosóficos em razão de sua disseminação pelo mundo.

E) se disseminaram pela necessidade de luta pela Sobrevivência ou filosofia de vida.







 












 O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é:

A- a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em movimentação de intensidade máxima.

B- a resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável período de tempo, sem perda da qualidade da execução.

C- a flexibilidade que permite amplitude máxima de um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesões.

D- a agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção.

E- o equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.

  

Afinal, abrindo um jornal, lendo u ma revista ou assistindo à TV, insistentes são os apelos feitos em prol da atividade física. A mídia não descansa; quer vender roupas esportivas, propagandas de academias, tênis, aparelhos de ginástica e musculação, vitaminas, dietas... uma... uma relação infindável de materiais, equipamentos e produtos alimentares que, por trás de toda essa “parafernália”, impõe um discurso do convencimento e do desejo de um corpo belo, saudável e, em sua grande maioria, de melhor saúde. RODRIGUES,L. H.; GALVÃO, Z. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. ˆ Em razão da mídia no comportamento das pessoas, no que diz respeito ao padrão de corpo exigido, podem ocorrer mudanças de hábitos corporais. A esse respeito, infere-se do texto que é necessário:
A- Reconhecer o que é indicado pela mídia como referência para alcançar o objetivo de ter um corpo belo e saudável.

B- Valorizar o discurso da mídia, entendendo-o como incentivo à prática da atividade física, para o culto do corpo perfeito.

C- Diferenciar as práticas corporais veiculadas pela mídia daquelas praticadas no dia a dia, considerando a saúde e a integridade corporal.

D- Atender aos apelos midiáticos em prol da prática exacerbada de exercícios físicos, como garantia de beleza.

E- Identificar os materiais, equipamentos e produtos alimentares como o caminho para atingir o padrão de corpo idealizado pela mídia.

Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo — incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes —, de forma eficiente em suas atividades cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão física deve ser levada em conta. A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando
A) apresenta uma postura regular.
B) pode se exercitar por períodos curtos de tempo.
C) pode desenvolver as atividades físicas do dia-a-dia, independentemente de sua idade.
D) pode executar suas atividades do dia a dia com vigor, atenção e uma fadiga de moderada a intensa.
E) pode exercer atividades físicas no final do dia, mas suas reservas de energia são insuficientes para atividades intelectuais.        





Nunca se falou e se preocupou tanto com o corpo como nos dias atuais. É comum ouvirmos anúncios de uma nova academia de ginástica, de uma nova forma de dieta, de uma nova técnica de autoconhecimento e outras práticas de saúde alternativa, em síntese, vivemos nos últimos anos a redescoberta do prazer, voltando nossas atenções ao nosso próprio corpo. Essa valorização do prazer individualizante se estrutura em um verdadeiro culto ao corpo, em analogia a uma religião, assistimos hoje ao surgimento de novo universo: a corpolatria. CODO, W.; SENNE, W. O que é corpo(latria). Coleção Primeiros Passos. Brasiliense, 1985 (adaptado). Sobre esse fenômeno do homem contemporâneo presente nas classes sociais brasileiras, principalmente, na classe média, a corpolatria:

A) é uma religião pelo avesso, por isso outra religião; inverteram-se os sinais, a busca da felicidade eterna antes carregava em si a destruição do prazer, hoje implica o seu culto.

B) criou outro ópio do povo, levando as pessoas a buscarem cada vez mais grupos igualitários de integração social.

C) é uma tradução dos valores das sociedades subdesenvolvidas, mas em países considerados do primeiro mundo ela não consegue se manifestar porque a população tem melhor educação e senso crítico.

D) tem como um de seus dogmas o narcisismo, significando o “amar o próximo como se ama a si mesmo”. E existe desde a Idade Média, entretanto esse acontecimento se intensificou a partir da Revolução Industrial no século XIX e se estendeu até os nossos dias.
    



 2º Ano E Biologia Profa Solange

Unidade Temática: Hereditariedade: Transmissão da Vida - Mecanismos de Variabilidade Genética e Hereditária

Assistam o vídeo sobre Hereditariedade, e o vídeo Introdução à Hereditariedade (Khan Academy), além do vídeo realize uma pesquisa sobre (Material Genético: O Comando da Vida) respondam as questões propostas com atenção! A atividade deverá ser postada no blogger e no e-mail do professor  na data especificada. Período para realização das atividades à partir de  (10/06/2020 à 17/06/2020).




https://youtu.be/C5x073iElaA

https://youtu.be/M_GfECI_ZDA


Atividade sobre Hereditariedade 2º Ano E Biologia Profa Solange

1- O que é Genética?

2- O que é Genótipo? E Fenótipo?

3- Explique a influência do ambiente sobre o Fenótipo.

4- O DNA é o responsável pela Síntese (Produção) de proteínas necessárias ao funcionamento celular. Explique como podem ser as proteínas e como são formadas.

5- Há vinte aminoácidos diferentes em todos os seres vivos. Quais são esses aminoácidos?

3º Ano B - Biologia Profa Solange

Unidade Temática: Diversidade da Vida e Especificidades dos Seres Vivos

Assistam o vídeo Documentário "A Origem da Vida na Terra" respondam as questões propostas com atenção! A atividade deverá ser postada no blogger e no e-mail do professor  na data especificada. Período para realização das atividades à partir de  (10/06/2020 à 17/06/2020).


https://youtu.be/GvfLlHwBcb0


Atividade sobre Vida e Evolução 3º Ano B


Após assistir o vídeo “A Origem da Vida” responda as atividades propostas.


1- Qual é o elemento fundamental e essencial de todos os seres vivos?


2- Construir uma tabela com todas as Estruturas Celulares, suas funções em três tipos de células: Célula Bacteriana, Célula Animal e Célula Vegetal.


3-  Em que um vírus difere de uma bactéria?


4- Quais as diferenças entre células procarióticas e eucarióticas quanto ao núcleo e ao citoplasma?

5- Que organismos possuem células procarióticas? E que organismos possuem células eucarióticas? Explique.



3º Ano A - Biologia  - Profa Solange

Unidade Temática: Diversidade da Vida e Especificidades dos Seres Vivos

Assistam o vídeo Documentário "A Origem da Vida na Terra" respondam as questões propostas com atenção! A atividade deverá ser postada no blogger e no e-mail do professor  na data especificada. Período para realização das atividades à partir de  (10/06/2020 à 17/06/2020).


https://youtu.be/GvfLlHwBcb0


Atividade sobre Vida e Evolução 3º Ano A


Após assistir o vídeo “A Origem da Vida” responda as atividades propostas.


1- Qual é o elemento fundamental e essencial de todos os seres vivos?


2- Construir uma tabela com todas as Estruturas Celulares, suas funções em três tipos de células: Célula Bacteriana, Célula Animal e Célula Vegetal.


3-  Em que um vírus difere de uma bactéria?


4- Quais as diferenças entre células procarióticas e eucarióticas quanto ao núcleo e ao citoplasma?

5- Que organismos possuem células procarióticas? E que organismos possuem células eucarióticas? Explique.

Prof. Aline Rossi- Biologia/ 2° anos A,B,C,D

2° Bimestre

Atividade sobre a aula transmitida no dia 26/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Habilidades: Relacionar as funções vitais das células e seus respectivos componentes.

Conteúdos: Organelas celulares e processos de obtenção de energia pelos seres vivos (fotossíntese/respiração).

Atividade

            1- Escreva resumidamente as funções das organelas celulares a seguir:
a)      Núcleo:
b)      Membrana plasmática:
c)       Citoplasma:
d)      Reticulo endoplasmático rugoso (Ribossomos):
e)      Retículo endoplasmático liso:
f)       Complexo de Golgi:
g)      Lisossomos:
h)      Centríolos:
i)        Citoesqueleto:
j)        Mitocôndrias:
k)      Parede celular:
l)        Vacúolos:
m)    Cloroplastos:

3- Por que as proteínas são importantes?

4- Relacione os processos da fotossíntese e respiração.

Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/06 (próxima Quarta-feira) ou na turma do classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL