quinta-feira, 25 de junho de 2020

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C


Atividade sobre as aulas transmitidas nos dias 15/06 e 22/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Identificar a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História e da Ciência.

Conteúdos: Células e suas funções.


Atividade
1-      O que é uma célula?

2-      Quais são as funções das células?

3-      De que são constituídos os seres vivos?

4-      Quais as partes principais de uma célula?

5-      Como é uma célula procarionte? Quais seres vivos possuem este tipo de célula.

6-      Como é uma célula eucarionte? Quais seres vivos possuem este tipo de célula.

7-      O que são seres unicelulares? Cite um exemplo.

8-      O que são seres pluricelulares? Cite um exemplo.

9-      Diferencie a célula animal da célula vegetal.

10-   Identifique as células nas imagens seguintes, marcando um X nos parênteses.

a)     
I.                    ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.                   ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal   ( )Bactéria




                    B) 
I.  ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.  ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria



                    C)
I.  ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II. ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria


 Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

 Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 02/07 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL




TECNOLOGIA - COMUNIDADES - 2C - Profª Alice

Um dos temas que vamos trabalhar com frequência nas nossas aulas é o letramento digital.

O que é letramento digital?

Muitas são as definições e concepções acerca do letramento digital, que focam desde o uso proficiente de ferramentas digitais até o tratamento crítico de conteúdos que circulam nos ambientes digitais. Incluem também, desde o ler e escrever em contextos digitais, em uma perspectiva funcional (o que envolve o trato com diferentes linguagens e mídias), até participação crítica e ética nas práticas sociais próprias das culturas digitais.
Fonte: São Paulo. 2019. Diretriz Curricular de Tecnologia e Inovação

Na definição encontramos termos como ética e participação crítica. Por qual motivo eles são tão importantes? Na internet, assim como na vida presencial, vivemos em comunidades, nos relacionamos com outras pessoas.
Estudo da aula de hoje

Assista os seguintes vídeos sobre comunidades virtuais:

https://www.youtube.com/watch?v=m9r6xAuoYMI

https://www.youtube.com/watch?v=Xm_7RdifX0c