- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
segunda-feira, 29 de junho de 2020
1º ABCDE - Língua Portuguesa - Professora Gabriella
1º SÉRIES - EM
Língua Portuguesa
Professora Gabriella
Na aula de hoje, ministrada diretamente pelo CMSP na quinta feira 18/06/2020, vamos aprender sobre Lusofonia.
Para tanto, assista no link abaixo e anote as informações que vocês acharem mais importantes no caderno.
Essa aula se encontra em seu CA do 1º Bimestre
https://www.youtube.com/watch?v=Tszz4IUXzg8
Após assistir a aula responda as seguintes questões em seu caderno:
1- O que é Lusofonia?
2- Quais países são considerados lusófonos?
3- Qual escritor citado na aula não escreve em língua portuguesa?
4- O que você entende por latim vulgar?
5- Conforme explicado durante a aula, o que significa a figura de linguagem antítese?
Todas as respostas se encontram dentro da própria aula enviada a vocês por meio do link acima.
Por favor assistam com atenção e realizem a atividade somente após a aula assistida.
Obrigada!
Profª Gabriella
Língua Portuguesa
1 ABCDE - Língua Portuguesa - Prof² Gabriella
1ª SÉRIES EM
Data 26/06/2020
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: GABRIELLA
Pessoal!
Na aula de hoje, ministrada diretamente pelo CMSP na terça feira 16/06/2020, vocês farão a revisão das atividades já dadas por mim nas aulas anteriores sobre o poema: "Quem conta um conto aumenta um ponto".
Para tanto, assista a aula no link abaixo e anote as informações que vocês acharem importantes no caderno.
Em seguida, aproveite para corrigir algumas das atividades do seu CA, conforme as instruções que serão dadas na própria aula.
https://www.youtube.com/watch?v=w9-sFQZAsJY
Atenção: Tenha em mãos o CA do 2º Bimestre antes de iniciar a aula.
Obrigada!
Profª Gabriella
Língua Portuguesa
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B - 8°C
Esta aula propõe o estudo dos contos policiais como forma de aprofundar as noções da tipologia textual narrativa. O objetivo não é só fornecer nomenclaturas e conceitos literários, mas fazer os alunos e alunas refletirem acerca de conhecimentos para ter uma leitura aprimorada sobre textos narrativos. Por essa razão, estou abordando nessa postagem as características dos gêneros textuais romance e conto.
Só lembrando: vamos nos aprofundar sobre o gênero conto. Na próxima postagem, vou dar continuidade sobre o mesmo assunto.
Alunos e alunas do 8°B e 8°C;
Copie no caderno o conteúdo abaixo.
Foco narrativo: é a forma que a história vai ser narrada.
Foco narrativo em 1° pessoa: o narrador é um dos personagens da história. Foco narrativo em 3° pessoa: o narrador não participa diretamente dos acontecimentos narrados.
Quando decidimos que o narrador participará da história, temos um foco narrativo em 1° pessoa. Nesse tipo de texto, o narrador será também um personagem, que pode ser protagonista (personagem principal) ou coadjuvante (personagem secundário) Entretanto, quando queremos que o nosso narrador não participe da história, adotamos o foco narrativo em terceira pessoa. Dessa forma, o narrador não está presente nos acontecimentos narrados e, por isso, assume uma postura objetiva diante dos eventos ocorridos. No foco narrativo em 3° pessoa, o narrador pode ser um mero espectador da história e apresentar os acontecimentos como se fosse uma câmera “filmando” os fatos conforme eles vão ocorrendo. Por isso, ele é chamado de narrador observador. Porém, há um tipo de narrador que conhece toda a história. Seu conhecimento vai além daquilo que se observa nas cenas da narrativa. Ele sabe tudo sobre o cenário, os fatos e os personagens, incluindo os pensamentos destes. Esse é o narrador onisciente.
Texto 1
Continho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo. - Você aí, menino, para onde vai está estrada? - Ela não vai não: nós é que vamos nela. - Engraçadinho duma figa! Como se chama? - Eu não me chamo não, os outros que me chama. (Campos, Paulo Mendes)
Texto 2 (...)
E eu? Eu fiquei, imóvel no meu lugar de uma fila que não mais existia. A final, eu tinha conseguido o segundo lugar, não tinha? Pois aquilo tinha de significar que eu merecia pelo menos o segundo prêmio do concurso, não tinha? Não tinha. A professora, vendo que nada mais havia a fazer, parou de berrar e pôs as mãos na cintura, num suspiro de desalento. De repente, deu pela presença daquele menininho ali, disciplinadamente imóvel, e falou: - Vá, menino! Va procurar os ovinhos. Saí correndo, já com a boca salivando na expectativa do chocolate. (...).
Romance x Conto Romance:
o fundamento do romance é “contar um fato” , que desencadeia outro fato, que ocasiona outro fato.
A estrutura do romance:
- Tem uma trama
- Tem vários personagens
- mais de um espaço
- um tempo narrativo
Conto: é uma narrativa curta e que se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura:
Há poucos personagens, nunca analisados profundamente; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge.
Espaço Físico: Lugar específico onde se passam os fatos. Trata-se do cenário
Espaço Social: Ambiente no qual os personagens atuam: atmosfera definida por condições sociais, políticas, econômicas, morais e psicológicas dos personagens.
Tempo Cronológico: “Tempo do relógio”, que segue uma linha reta, com durações determinadas. Abrange desde acontecimentos mais remotos até os mais recentes.
Tempo Psicológico: Varia de acordo com o estado de espírito do narrador. (ou personagem) e com a forma como as lembranças ou reflexões são expostas. Ocorrem idas e vindas no tempo, e a sensação temporal varia.
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B - 8°C
Esta aula propõe o estudo dos contos policiais como forma de aprofundar as noções da tipologia textual narrativa. O objetivo não é só fornecer nomenclaturas e conceitos literários, mas fazer os alunos e alunas refletirem acerca de conhecimentos para ter uma leitura aprimorada sobre textos narrativos. Por essa razão, estou abordando nessa postagem as características dos gêneros textuais romance e conto.
Só lembrando: vamos nos aprofundar sobre o gênero conto. Na próxima postagem, vou dar continuidade sobre o mesmo assunto.
Alunos e alunas do 8°B e 8°C;
Copie no caderno o conteúdo abaixo.
Foco narrativo: é a forma que a história vai ser narrada.
Foco narrativo em 1° pessoa: o narrador é um dos personagens da história. Foco narrativo em 3° pessoa: o narrador não participa diretamente dos acontecimentos narrados.
Quando decidimos que o narrador participará da história, temos um foco narrativo em 1° pessoa. Nesse tipo de texto, o narrador será também um personagem, que pode ser protagonista (personagem principal) ou coadjuvante (personagem secundário) Entretanto, quando queremos que o nosso narrador não participe da história, adotamos o foco narrativo em terceira pessoa. Dessa forma, o narrador não está presente nos acontecimentos narrados e, por isso, assume uma postura objetiva diante dos eventos ocorridos. No foco narrativo em 3° pessoa, o narrador pode ser um mero espectador da história e apresentar os acontecimentos como se fosse uma câmera “filmando” os fatos conforme eles vão ocorrendo. Por isso, ele é chamado de narrador observador. Porém, há um tipo de narrador que conhece toda a história. Seu conhecimento vai além daquilo que se observa nas cenas da narrativa. Ele sabe tudo sobre o cenário, os fatos e os personagens, incluindo os pensamentos destes. Esse é o narrador onisciente.
Texto 1
Continho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo. - Você aí, menino, para onde vai está estrada? - Ela não vai não: nós é que vamos nela. - Engraçadinho duma figa! Como se chama? - Eu não me chamo não, os outros que me chama. (Campos, Paulo Mendes)
Texto 2 (...)
E eu? Eu fiquei, imóvel no meu lugar de uma fila que não mais existia. A final, eu tinha conseguido o segundo lugar, não tinha? Pois aquilo tinha de significar que eu merecia pelo menos o segundo prêmio do concurso, não tinha? Não tinha. A professora, vendo que nada mais havia a fazer, parou de berrar e pôs as mãos na cintura, num suspiro de desalento. De repente, deu pela presença daquele menininho ali, disciplinadamente imóvel, e falou: - Vá, menino! Va procurar os ovinhos. Saí correndo, já com a boca salivando na expectativa do chocolate. (...).
Romance x Conto Romance:
o fundamento do romance é “contar um fato” , que desencadeia outro fato, que ocasiona outro fato.
A estrutura do romance:
- Tem uma trama
- Tem vários personagens
- mais de um espaço
- um tempo narrativo
Conto: é uma narrativa curta e que se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura:
Há poucos personagens, nunca analisados profundamente; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge.
Espaço Físico: Lugar específico onde se passam os fatos. Trata-se do cenário
Espaço Social: Ambiente no qual os personagens atuam: atmosfera definida por condições sociais, políticas, econômicas, morais e psicológicas dos personagens.
Tempo Cronológico: “Tempo do relógio”, que segue uma linha reta, com durações determinadas. Abrange desde acontecimentos mais remotos até os mais recentes.
Tempo Psicológico: Varia de acordo com o estado de espírito do narrador. (ou personagem) e com a forma como as lembranças ou reflexões são expostas. Ocorrem idas e vindas no tempo, e a sensação temporal varia.
MATEMÁTICA - 7 ano A e B - Professora Juliana
Bom dia,
A partir da próxima semana, entregas de atividades apenas via Classroom, então, comecem a ativar o e-mail institucional de vocês, que pode ser encontrado no site https://sed.educacao.sp.gov.br
Qualquer dúvida, peço que assistam esses vídeos:
Segue abaixo as atividades dessa semana, para serem entregues até 03/06 via e-mail ou Classroom.
Caderno do Aluno Volume 2 - Páginas 59, 60 e 61
APENAS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Para qualquer dúvida basta assistirem as vídeo aulas abaixo:
2ºE - A voz silenciada - Português - Profª Ângela
Tema: A voz silenciada
Assista ao vídeo abaixo e resolva as atividades do Caderno do Volume 2 - paginas: 114 a 118 e elabore um Podcasts data entrega até 17/07 enviar email professoraortega@yahoo.com não esqueça de colocar nome, número e série
2ºE - Português - Ainda é possível ser romântico? - Profª Ângela
Tema: Ainda é possível ser romântico?
Assista ao vídeo abaixo, utilize o caderno do aluno volume 2 paginas: 109 a 113 para esta aula. Em seguida, elabore um Artigo de Opinião com o seguinte tema: Todo relacionamento envolve algum tipo de interesse? - siga os passos dados nas paginas 112/113 para elaborar seu artigo de opinião. Envie a sua redação (artigo de opinião) para meu email professoraortega@yahoo.com Data entrega: 17/07. não esqueça de colocar nome, numero e série em seu e-mail
Acesse estes links com textos de apoio para a produção escrita:
https://rainhastragicas.com/2017/08/01/casamento-um-contrato-social-praticas-matrimoniais-no-brasil-oitocentista/
https://tj-pe.jusbrasil.com.br/noticias/100626023/artigo-casamento-por-interesse
7° A Professora Ana Paula português:
ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia:
É verdade que gatos têm medo de água?
Gatos não têm medo de água. Eles apenas não gostam de banho! Para fazer uma boa limpeza, é preciso pegá-los com cuidado, pois os bichanos são sensíveis e ficam inseguros em situações estranhas. Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.
E já reparou em como eles se lambem muito? Uma das razões para isso é se limpar. A língua dos gatos é áspera e tem, na superfície, saliências em forma de gancho que funcionam como um pente. Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a maciez. O comportamento também deixa o pelo impermeável (evita a entrada de água), o que dificulta a multiplicação de parasitas.
Disponível em:.
Questão 1 – O texto tem a finalidade de:
a) explicar
b) entreter
c) advertir
d) divulgar
Questão 2 – O termo em destaque desempenha a função e pronome oblíquo em:
a) “Eles apenas não gostam de banho!”
b) “Para fazer uma boa limpeza, é preciso pegá-los com cuidado [...]”
c) “Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.”
d) “E já reparou em como eles se lambem muito?”
Questão 3 – Identifique o referente do pronome oblíquo que compõe a frase assinalada anteriormente:
______________________________________________________________________________
Questão 4 – No trecho “Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a maciez.”, o termo “la” retoma:
a) a água
b) a limpeza
c) a língua
d) a sujeira
Questão 5 – No segmento “Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.”, a expressão grifada indica a ideia de:
______________________________________________________________________________
ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia:
É verdade que gatos têm medo de água?
Gatos não têm medo de água. Eles apenas não gostam de banho! Para fazer uma boa limpeza, é preciso pegá-los com cuidado, pois os bichanos são sensíveis e ficam inseguros em situações estranhas. Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.
E já reparou em como eles se lambem muito? Uma das razões para isso é se limpar. A língua dos gatos é áspera e tem, na superfície, saliências em forma de gancho que funcionam como um pente. Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a maciez. O comportamento também deixa o pelo impermeável (evita a entrada de água), o que dificulta a multiplicação de parasitas.
Disponível em:
Questão 1 – O texto tem a finalidade de:
a) explicar
b) entreter
c) advertir
d) divulgar
Questão 2 – O termo em destaque desempenha a função e pronome oblíquo em:
a) “Eles apenas não gostam de banho!”
b) “Para fazer uma boa limpeza, é preciso pegá-los com cuidado [...]”
c) “Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.”
d) “E já reparou em como eles se lambem muito?”
Questão 3 – Identifique o referente do pronome oblíquo que compõe a frase assinalada anteriormente:
______________________________________________________________________________
Questão 4 – No trecho “Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a maciez.”, o termo “la” retoma:
a) a água
b) a limpeza
c) a língua
d) a sujeira
Questão 5 – No segmento “Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.”, a expressão grifada indica a ideia de:
______________________________________________________________________________
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...