sexta-feira, 24 de julho de 2020

Prof. Sandro Rodrigo
Matéria: Língua Inglesa                                     Série: 2° E


Bom Dia, turma!

Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa para a nota do 2° bimestre.

VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE!!!!!

Essa atividade deve ser enviada para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br

  

                                        ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE O SIMPLE PAST

1) Faça perguntas utilizando os interrogativos entre parêntese:

a) He drank three cups of tea. (How many)

b) They left early because they were tired. (Why)

c) Paul smoked a cigar after lunch. (What)

d) She lay in bed all day long. (How long)




Prof. Aline Rossi/ Biologia- 1° anos A, B, C, D, E, F e 2° anos A, B, C,D

Lembrete

Olá alunos!

Não esqueçam que as atividades de Biologia estarão somente no Classroom Institucional. Eu não postarei mais as atividades aqui no blog.

Eu já enviei o convite da minha sala de Biologia para todos os meus alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!

Obs.: Caso alguém não recebeu o meu convite ou tenha algum problema para acessar o Classroom Institucional, por favor, entre em contato comigo no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br que eu ajudarei vocês.

Atividade de Teatro - Professora Rebeca Righetti Ramos - 11

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 11

Caras e caros alunos,

Vocês sabem como tem sido o Teatro no Brasil a partir do século XX? (PARTE 2)

ARIANO SUASSUNA E O TEATRO POPULAR
Como já citado na aula sobre Autos, Ariano Suassuna funda, em 1970, o Movimento Armorial. O movimento nasce com a intenção de reunir elementos culturais nacionais, como a literatura de cordel, a xilogravura, música e danças tradicionais da região nordeste e a pintura, à cultura erudita.
Como sabemos, as peças de autoria de Ariano Suassuna contam com elementos religiosos, cômicos e da cultura regional. Peças como Auto da Compadecida e Uma mulher vestida de Sol dão renome à carreira do autor.

Foto de Ariano Suassuna.

ASDRÚBAL TROUXE O TROMBONE
A companhia de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone foi fundada no Rio de Janeiro, em 1974, por Regina Casé e Hamilton Vaz Pereira. A maior característica do teatro produzido por esta companhia é a montagem de peças de comédia. Além disso, é notável a presença de um ator que experimenta em cena, sendo capaz de criar através de improvisação e jogos, ao passo que o diretor comanda a escolha das cenas mais interessantes.
Ainda que inicialmente a companhia tenha assumido uma postura pouco preocupada com a venda de ingressos, acabou adotando com o tempo uma forma de fazer teatro menos reflexiva e mais acessível, o que seria chamado de “Teatro besteirol”.
Alguns dos nomes importantes da companhia são: Patrícia Pillar, Luis Fernando Guimarães, Evandro Mesquita, Cacá Dionísio e Gilda Guilhon.

Grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone.

TEATRO DO ORNITORRINCO
A companhia teatral Teatro do Ornitorrinco foi fundada em 1977 por Maria Alice Vergueiro, Cacá Rosset e Luiz Galiza. Com musicais inspirados em Brecht, peças dedicadas à vida e à obra de Moliére, além de montagens de peças de Shakespeare, é uma das companhias mais premiadas do país, vencedora vários prêmios internacionais.
A companhia atua até hoje, no centro da cidade de São Paulo.

TEATRO DA VERTIGEM
A companhia teatral brasileira Teatro da Vertigem surgiu em 1991, provocando curiosidade do teatro brasileiro com sua linguagem inovadora. A companhia montava peças com a temática homem moderno versus homem religioso, utilizando como base para suas intervenções artísticas textos de autores como Franz Kafka e o filósofo Gilles Deleuze.
Com 30 anos de experiência, a companhia já realizou diversos espetáculos de sucesso, tendo recebido por eles dezenas de prêmios.

Cena de “Estudo sobre o Masculino: Primeiro Movimento”. Fonte: spescoladeteatro.org.br

ATUALIDADE
Algumas das companhias e grupos teatrais citadas nestas últimas duas aulas ainda estão em atividade na cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, temos em cena musicais importados da Broadway, além de peças acessíveis economicamente em espaços de coletivos e em centros culturais municipais, espalhados por diversas regiões da cidade. O centro de São Paulo abriga peças de todos os gêneros, com destaque para a cena teatral que rodeia a praça Franklin Roosevelt, no bairro da Bela Vista. 

Eis uma pequena lista de lugares e companhias que oferecem teatro de qualidade a preços acessíveis em SP:

Centro Cultural São Paulo (ao lado do metrô Vergueiro) 
Centro Cultural Banco do Brasil (no centro de SP)
Sesc SP (em quase todas as unidades espalhadas por São Paulo e região)
Teatro do Ator (Praça Franklin Roosevelt)
Cia Naturalis
Cia do Caminho Velho (Unifesp Guarulhos) - oferece curso de Iniciação Teatral grátis e aberto ao público no Campus de humanidades da Universidade Federal de São Paulo, no bairro dos Pimentas, em Guarulhos. Basta se inscrever no começo de cada semestre, pela página do Facebook, e ter completado 16 anos.


Foto do Centro Cultural São Paulo.

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Oficina de Escrita     -   ELETIVA

                                             
                                                          DISSERTAÇÃO

Análise de temas (Enem)

   É possível que um aluno que domina a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e que apresente excelente repertório cultural, bom uso dos recurso coesivo e das técnicas de argumentação obtenha uma nota muito baixa num texto? A resposta é “sim.” Basta que ele tenha escrito sobre algo que não foi proposto. Sem dúvida, uma das competências a serem desenvolvidas para escrever boas redações diz respeito à compreensão do tema.   

Diferenciar assunto x tema:

Assunto: Referência genérica ou fato.

Tema: Um direcionamento, um recorte.

TEMA DE RESAÇÃO: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
                                               (ASSUNUNTO)                      (TEMA)

. Os efeitos da implantação da lei seca no Brasil
             (ASSUNTO)                      (TEMA)

. Publicidade infantil em questão no Brasil
  (ASSUNTO)               (TEMA)

Diferença entre temas objetivos e temas reflexivos 

   Enquanto os temas reflexivos buscam a reflexão, os objetivos discutem assuntos sociais, políticos, culturais e científico. São questões que são acessíveis diariamente através de jornais, revistas, televisão e internet. Por isso, os temas objetivos são mais fáceis, pois uma pessoa bem informada consegue escrever sobre essas temáticas pelo conhecimento de mundo adquirido ao longo da vida.

TEMAS REFLEXIVOS:

 A importância do passado para compreender o futuro

. Imagem e realidade


TEMAS OBJETIVOS (Enem)

. Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

 . Como se pode explicar o recrudescimento do preconceito no Brasil

 . Quais as causas para o aumento do racismo no Brasil?

TEMAS OBJETIVOS: aborda aspectos mais concretos, ligados à realidade ou à atualidade.

TEMAS REFLEXIVOS: aborda aspectos mais sensíveis, ligados à essência humana.







Atividade Avaliativa de Química 1º ABCDEF

Olá Pessoal, tudo bem? Hoje é a nossa prova! É importante que TODOS respondam até o dia 28/07! Caso você tenha contato com algum colega de turma que não está no Classroom, envie o link da prova para que ele não fique sem nota! ATENÇÃO 1.Você fará a prova em casa, procure um lugar tranquilo e sossegado; 2.Verifique a conexão da internet para evitar problemas durante a execução da prova; 3.Deixe seus materiais próximos e organizados (livros, calculadoras, folhas em branco, entre outros), caso possa consultar, você não perderá tempo procurando material; 4.Leia as questões com atenção!!!! A leitura é muito importante para a compreensão correta da questão.
Clique no link e acesse a prova: https://forms.gle/xEfFBzK1m9oaDHxx5

Boa Prova!

Professor Alex Educação Física 7º A e B


CMSP – 23/07 – A prática de Exercícios Físicos dento e fora da escola
Profas. Mara e Juliana
Habilidades
EF07EF10 – Propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar . 
Objetivo
·         Propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar
Interação – problematização, tema da aula

Retomada
Estilo de vida – o exercício físico regular, quando realizado em idade escolar, ajuda na concentração e na fixação de conteúdo, desenvolve melhor o raciocínio lógico e a memória, além de proporcionar reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades escolares ou acadêmicas.
Apesar de pesquisas já terem demonstrado esses benefícios, 81% dos adolescentes e jovens entre 11 e 17 anos não praticam nem uma hora diária de atividade física (caderno do aluno pg. 53) – Gráfico do perfil do praticante de atividades física e esporte no Brasil.
A prática de atividades físicas regulares contribui para uma melhor qualidade de vida, posto que promove alterações fisiológicas que trazem benefício à saúde das pessoas, principalmente no que diz respeito à prevenção e ao tratamento de doenças.

Interação – investigando o ambiente onde mora, com relação a locais para a prática de atividades físicas.
Refletindo sobre esses ambientes – frequência, público, horários, locais públicos e privados, etc.
Na escola – adaptação dos espaços e materiais
Ambientes em que se pode praticar atividades físicas
Apresentação de vídeos com exercícios de musculação.
Adaptação dos exercícios com materiais alternativos.
Explicação de séries.

Atividade a ser entregue até 31/07 - sexta-feira
Preencha o quadro de adaptação de exercícios. (tem na aula do CMSP)
Academia
Outros Ambientes
Agachamento Hack (máquina)

Rosca Direta (barra com halteres)
usar garrafas com água ou areia como peso
Tríceps Francês (halter)



Caderno do Aluno – para entregar
Atividade 1 – pág. 51
Atividade 4 – pág. 53

Professor Alex Educação Física 6º A, B e C


CMSP – 23/07 – Os tipos de Ginástica e tipos de Condicionamento Físico
Profas. Mara e Juliana
Habilidades
EF06EF08 – Experimentar e fruir exercícios físicos da ginástica de condicionamento físico que solicitem diferentes capacidades físicas
EF06EF09 – construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos.

Objetivo
·         Experimentar e conhecer alguns exercícios de Ginástica de Condicionamento Físico
·         Conhecer e identificar, em atividades e exercícios físicos os tipos de condicionamento
·         Criar normas de convívio para a participação de todos numa aula de ginástica

Interação – retomando os conteúdos da aula passada – capacidades físicas e circuito
·         Conhecimentos anteriores sobre tipo de ginástica conhecida ou vivenciada

Tipos de ginástica
CrossFit
·         Aproximadamente uma hora ou até finalizar o WOD (work of the day - treino)
·         Peso corporal, barra fixa, kettlebell, bolas, barras olímpicas e anilhas (equipamentos)
·         Para todas as idades e sexos
·         O Brasil é o segundo país com mais boxes no mundo
Zumba
·         Aproximadamente de 50 minutos a um hora
·         Peso corporal e música (equipamentos)
·         Público predominante – mulheres
·         Criada em 1990, na Colômbia

Vamos pratica? – Caderno do aluno página 58 tabela (Musculação e Aeróbica – adaptado)
Interação – questionamento sobre as 2 ginásticas
Tipos de condicionamento
·         Anaeróbio
o   Tem a capacidade de aumentar as resistências cardiovascular e muscular
o   Envolve exercícios curtos e intensos, como pular corda e agachamento
·         Aeróbio
o   Tem como principais objetivos: reduzir o peso, aumentar a resistência e fortalecer o coração
o   Usa grandes grupos musculares por longos períodos de tempo
§  Caminhar
§  Corrida, bicicleta

Interação – situação problema
            1)      Davi participou dos jogos escolares em 2019 na categoria pré-mirim, e venceu a prova de 75 metros rasos com o tempo de 9’18”(9minutos e 18 segundos). Podemos dizer, então, que seu condicionamento _______ está em ótimas condições. (cad do aluno pg. 57)
            2)      A professora se sente cansada ao subir as escadas de sua escola. Pode-se afirmar que ela precisa melhorar seu condicionamento ______.

Atividade pra entrega até 31/07 - sexta-feira

A situação problema (1) tem algum erro? Se sim aponte qual?

Caderno do aluno para entregar
Atividade 1 – pág. 54
Atividade 2 – pág. 54
Atividade 5 – pág. 57