sexta-feira, 14 de agosto de 2020

SOCIOLOGIA (2A,B,C,D,E) - ADRIANO 3°BIM ATIVIDADE I


Sociologia: 3° Bimestre
Orientações:

1.    Efetuar a leitura do texto e conceituar as definições de Trabalho;
2.    Executar as atividades conforme orientação do professor;
3.    Encaminhar as atividades através do email: adrlaurentino@gmail.com
4.    Data de entrega: 21/08/2020


As relações de trabalho e a sociedade
trabalho é a atividade por meio da qual o ser humano produz sua própria existência. Essa afirmação condiz com a definição dada por Karl Marx quanto ao que seria o trabalho. A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é por meio dele que produz os meios para manter-se vivo. Dito isso, o impacto do trabalho e do seu contexto exercem grande influência na construção do sujeito. Assim, existem áreas do conhecimento dedicadas apenas a estudar as diferentes formas em que se constituem as relações de trabalho e seus desdobramentos na vida de cada um de nós.
Não seria difícil, então, de se imaginar que, quando as relações de trabalho alteram-se no fluxo de nossa história, as nossas estruturas sociais também são alteradas, principalmente a forma como se estruturavam nossas relações, posições na hierarquia social, formas de segregação e, em grande parte, aspectos culturais erguidos em torno das relações de trabalho.
O trabalho no decorrer da história

Tomemos como exemplo o rápido processo de mudança que atingiu os países europeus no início do século XVIII, o qual hoje chamamos de Primeira Revolução Industrial. As relações de trabalho, anteriormente, eram fortemente agrárias, constituídas dentro do âmbito familiar. O ofício dos pais era geralmente passado aos filhos, o que garantia a construção de uma forte identidade ligada ao labor a que o sujeito se dedicava. O indivíduo estava ligado à terra, de onde tirava seu sustento e o de sua família. A economia baseava-se na troca de serviços ou de produtos concretos, e não no valor fictício agregado a uma moeda. Da mesma forma, o trabalho também estava agregado à obtenção direta de bens de consumo, e não a um valor variável de um salário pago com uma moeda de valor igualmente variável. A estrutura social era rígida, com pouca ou nenhuma mobilidade para os sujeitos, ou seja, um camponês nascia e morria camponês da mesma forma que um nobre nascia e morria nobre.
As mudanças trazidas pelo surgimento da indústria alteraram profundamente o sentido estabelecido para o trabalho e para a relação do sujeito com ele. A impessoalidade nas linhas de montagem que a adoção do Fordismo trouxe, em que milhares de pessoas amontoavam-se diante de uma atividade repetitiva em uma linha de montagem, sem muitas vezes nem ver o resultado final de seu esforço, passou a ser a principal característica do trabalho industrial.

O trabalho presente e futuro

As transformações de nossas relações de trabalho não pararam na Revolução Industrial, pois ainda hoje o caráter de nossas atividades modifica-se. Contudo, as forças que motivam essas mudanças são outras. A globalização é um dos fenômenos mais significativos da história humana e, da mesma forma que modificou nossas relações sociais mais íntimas, modificou também nossas relações de trabalho. A possibilidade de estarmos interconectados a todo momento encurtou distâncias e alongou nosso período de trabalho. O trabalho formal remunerado, que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios, hoje nos persegue até em casa e demanda parte de nosso tempo livre, haja vista a crescente competitividade inerente ao mercado de trabalho.
A grande flexibilidade e a exigência por uma mão de obra cada vez mais especializada fazem com que o trabalhador dedique cada vez mais tempo de sua vida para o aperfeiçoamento profissional. Essa é uma das origens das grandes desigualdades sociais da sociedade contemporânea, uma vez que apenas aqueles que dispõem de tempo e dinheiro para dedicar-se ao processo de formação profissional, caro e exigente, conseguem subir na hierarquia social e econômica.
A introdução da automação na produção de bens de consumo tornou, em grande parte, a mão de obra humana obsoleta, aumentando o tamanho do exército de trabalhadores e diminuindo o valor da força de trabalho nos países que dispõem de grande população, mas com baixa especialização. Como resultado, a situação do trabalho só piora, pois se preocupar com o bem-estar do empregado é algo caro e, na concepção que prioriza o lucro monetário, não é um investimento que garanta renda imediata.

Fonte: RODRIGUES, Lucas de Oliveira. "As relações de trabalho e a sociedade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-trabalho-futuro.htm. Acesso em 14 de agosto de 2020.



ATIVIDADE
1)    O QUE É TRABALHO?

2)    COMO SE COMPUNHA AS RELAÇÕES DE TRABALHO ANTES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

3)    QUAIS AS MUDANÇAS NO TRABALHO APÓS A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

4)    PORQUE A GLOBALIZAÇÃO É UM DOS FENÔMENOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA HISTÓRIA HUMANA?

5)    PODEMOS DIZER QUE O TRABALHO NO MODELO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO É A “EXPLORAÇÃO DO HOMEM, PELO HOMEM”. JUSTIFIQUE?


SOCIOLOGIA (1A,B,C,D,E,F) - ADRIANO 3°BIM ATIVIDADE I


Sociologia: 3° Bimestre
Orientações:

1.    Efetuar a leitura do texto e conceituar as definições de Identidade Cultural;
2.    Executar as atividades conforme orientação do professor;
3.    Encaminhar as atividades através do email: adrlaurentino@gmail.com
4.    Data de entrega: 21/08/2020


Identidade Cultural

identidade cultural ainda é bastante discutida dentro dos círculos teóricos das Ciências Sociais em face de sua complexidade. Entre as possíveis formas de entendimento da ideia de identidade cultural, existem duas concepções distintas que devemos destacar dentro dos estudos sociológicos mais recentes. Essas concepções de identidade são brevemente explicadas por Anthony Giddens, sociólogo britânico, e nos ajudarão a entender melhor esse conceito.

Conceito de cultura

Antes de falarmos sobre os diferentes conceitos de identidade cultural, devemos esclarecer primeiro a ideia geral de cultura e de identidade. A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e valores. Esses traços culturais possuem influência direta sobre a construção de nossas identidades, uma vez que elas constituem grande parte do conjunto de atributos que formam o contexto comum entre os indivíduos de uma mesma sociedade e são parte fundamental da comunicação e da cooperação entre os sujeitos.

Conceito de identidade

O conceito de identidade refere-se a uma parte mais individual do sujeito social, mas que ainda assim é totalmente dependente do âmbito comum e da convivência social. De forma geral, entende-se por identidade aquilo que se relaciona com o conjunto de entendimentos que uma pessoa possui sobre si mesma e sobre tudo aquilo que lhe é significativo. Esse entendimento é construído a partir de determinadas fontes de significado que são construídas socialmente, como o gênero, nacionalidade ou classe social, e que passam a ser usadas pelos indivíduos como plataforma de construção de sua identidade.
a)   Dentro desse conceito de identidade, há duas distinções importantes que devemos entender antes de prosseguirmos. A teoria sociológica distingue duas apreensões: a identidade social e a autoidentidade. A identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é. Portanto, o título profissional de médico, por exemplo, quando atribuído a um sujeito, possui uma série de qualidades predefinidas no contexto social que são atribuídas aos indivíduos que exercem essa profissão. A partir disso, o sujeito posiciona-se e é posicionado em seu âmbito social em relação a outros indivíduos que partilham dos mesmos atributos.
b)   O conceito de autoidentidade (ou a identidade pessoal) refere-se à formulação de um sentido único que atribuímos a nós mesmos e à nossa relação individual que desenvolvemos com o restante do mundo. A escola teórica do “interacionismo simbólico” é o principal ponto de apoio para essa ideia, já que parte da noção de que é diante da interação entre o indivíduo e o mundo exterior que surge a formação de um sentido de “si mesmo”. Esse diálogo entre mundo interior do indivíduo e mundo exterior da sociedade molda a identidade do sujeito que se forma a partir de suas escolhas no decorrer de sua vida.

Identidade cultural

Por fim, podemos estabelecer, diante do que já foi esclarecido, que o conceito de identidade cultural faz alusão à construção identitária de cada indivíduo em seu contexto cultural. Em outras palavras, a identidade cultural está relacionada com a forma como vemos o mundo exterior e como nos posicionamos em relação a ele. Esse processo é continuo e perpétuo, o que significa que a identidade de um sujeito está sempre sujeita a mudanças. Nesse sentido, a identidade cultural preenche os espaços de mediação entre o mundo “interior” e o mundo “exterior”, entre o mundo pessoal e o mundo público. Nesse processo, ao mesmo tempo que projetamos nossas particularidades sobre o mundo exterior (ações individuais de vontade ou desejo particular), também internalizamos o mundo exterior (normas, valores, língua...). É nessa relação que construímos nossas identidades.
Fonte: RODRIGUES, Lucas de Oliveira. "Identidade cultural"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/identidade-cultural.htm. Acesso em 14 de agosto de 2020.

ATIVIDADE

1)   O QUE É IDENTIDADE CULTURAL?

2)   COMO CONCEITUAMOS CULTURA?

3)   QUAIS AS DUAS DISTINÇÕES DENTRO DO CONCEITO DE IDENTIDADE?

4)   A IDENTIDADE CULTURAL PODE SER ESTUDADA DENTRO DA PSICOLOGIA. EXPLIQUE?

5)   FAÇA UMA PESQUISA NA INTERNET E RESPONDA: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DE SIGMUND FREUD PARA OS ESTUDOS DA IDENTIDADE?

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                                      Série: 8°B - 8° C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Boa Tarde, Turma!

Essa aula apresenta a vocês o uso do discurso direto e discurso indireto na produção do seu texto. O objetivo é torná-los capazes de reconhecer e diferenciar o uso deles na sua produção textual. Hoje eu vou  postar apenas a teoria do assunto e , na segunda-feira, posto os exercícios.

Obrigado.


DISCURSO DIRETO
     Observe:

TEXTO 1
     Um dia mamãe disse ao meu pai na hora, na hora do almoço:
      - Hoje me trouxeram um caso um caso difícil... Um rapaz viciado. Você vai emprega-lo. Seja tudo pelo amor de Deus. Ele me veio pedir auxílio... e eu tenho que ajudar. O pobre chorou tanto, implorou... contando a sua miséria. É um desgraçado.

No trecho, identificam-se duas vozes: a do narrador, que conta os fatos em1° pessoa (“Um dia mamãe disse ao meu pai na hora, na hora do almoço”) e da mãe do narrador (trecho que segue à fala do narrador, indicado pelo travessão).

     Observe que o narrador delega a voz à personagem, que expressa com suas próprias palavras. A voz da personagem é introduzida por um verbo de elocução (disse). A fala do narrador e da personagem estão separadas, por meio de sinais como os dois pontos, seguido de parágrafos e travessão.

    Verbos de elocução ou verbos de dizer é aquele usado para indicar fala de outro. São exemplo desse tipo de verbo: dizer, perguntar, responder, afirmar, concordar refutar etc. O verbo de elocução pode aparecer antes ou depois da fala do personagem.
     O discurso direto é facilmente reconhecível por marcas gráficas que estabelecem os limites entre o discurso citante e o discurso citado. Os recursos gráficos mais usados são as aspas, dois pontos e o travessão.

    Exemplo 1 (diálogo)
      O menino vendo a mãe, disse:
     -Mãe, ontem eu tive febre e eu não pude sair, mas hoje não tô mais, então eu posso, né?


 Exemplo 2 (citação – texto objetivo).

Afinal, conforme afirmou Rousseau: “a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos”.
 (redação do Enem 2019 – Mattheus Cardoso)

O verbo de elocução pode aparecer depois da fala do personagem. Nesse caso dispensa o uso dos dois pontos e coloca uma vírgula entre as aspas e o verbo.


Exemplo 3:
   “Enquanto a crise sanitária demanda unidade nacional, articulação e cooperação, a crise política tem como consequência natural a ruptura, como por exemplo um processo de impeachment que se desenrola, disse Julia.
( Jornal, O Estado De S. Paulo – 31 de maio de 2020)
    
   Discurso Indireto
     O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar suas próprias palavras. Portanto, nessa estrutura não se utiliza as aspas e nem os dois pontos para indicar no seu texto a voz de uma segunda pessoa. (compare com os textos que serve de exemplo na explicação do discurso direto)
  
Exemplo:
      Bakthin afirma ainda que a comunicação se efetue por meio de enunciados concretos, irrepetíveis, orais ou escrito, que têm origem nos integrantes de determinada esfera da atividade humana, refletindo, portanto, as condições e as finalidades dessa esfera.





Atividade de Tecnologia 2ºE, 3ºABC - 14/08/2020

Olá Pessoal! Bom dia Segue a atividade de tecnologia dessa semana disponível no link abaixo. Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://docs.google.com/document/d/1H_l1v7LHL8y3rFP5mN5qQ_SnGaaoGJbA_VsimKGsUoo/edit?usp=sharing Bjss. Deus abençoe a semana de vcs!

Atividade de Química 2ºA - 14/08/2020

Olá Pessoal! Bom dia
Segue a atividade de química dessa semana disponível no link abaixo. Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://docs.google.com/document/d/1cCqmkwUZNo3mrPPXSLVdMRdp4ufRBQmimzYBX6ZRg6c/edit?usp=sharing

Bjss. Deus abençoe a semana de vcs!

Atividade de Química 1º ABCDEF - 14/08

Olá Pessoal! Bom dia Segue a atividade de química dessa semana disponível no link abaixo. Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://docs.google.com/document/d/1qYpkJqhBU4r4DnXUm0G5ScgI_N1NKciXipfEgJg6Xjo/edit?usp=sharing Bjss. Deus abençoe a semana de vcs!

ELETIVA DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE - ATIVIDADE 1

ELETIVAS - TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS

ATIVIDADE PRÁTICA

Caras e caros alunos,

O Teatro da Grécia Antiga é considerado por muitos o berço da arte dramática ocidental, partindo do culto ao Deus mitológico grego “Dionísio” ao Teatro de Máscaras, tendo como principais gêneros a Tragédia e a Comédia.
A tragédia grega de Sófocles, “Édipo Rei”, influenciou o teatro ocidental ao longo dos últimos milênios. Já na modernidade, a obra serviu também de base para a famosa analogia feita pelo fundador da psicanálise, Sigmund Freud, a respeito da formação da psique humana, conhecida como “Complexo de Édipo”. Sendo Édipo Rei uma das principais obras do Teatro Grego e da literatura mundial, seu conhecimento é também parte do currículo de estudos para alunos de Ensino Médio. 
A característica principal de personagens das Tragédias gregas é possuir um devir- ou seja, uma forma de atuar no mundo - que está para além de seu controle. Isso quer dizer que as ações das personagens de uma Tragédia estão sempre previamente determinadas, como uma espécie de destino que culmina em fins desastrosos.  
Pensando nisso, é proposta a seguinte atividade teatral para a primeira semana de aula:
1- Faça download do PDF e leia o livro Édipo Rei, disponível em domínio público (gratuito) no seguinte endereço:
2- Escolha uma das personagens e interprete em voz alta algumas de suas falas, pensando na intenção com a qual foram elaboradas pelo autor da trama e na emoção que você deve passar na fala. 
3-  Escreva em seu caderno anotações a respeito  de suas impressões e imaginação sobre a vida, a personalidade e o passado de sua personagem. Responda para si o motivo de suas ações em meio à história narrada por Sófocles. 
4- Grave em vídeo a interpretação de suas falas.

A data máxima de entrega das gravações será uma semana antes do dia de culminância da eletiva, quando irei recolher os vídeos de todos, editá-los e juntá-los em um trabalho de culminância bem bonito com as interpretações de todos. 
As anotações no caderno deverão ser fotografadas e enviadas.
As formas de envio são: Google Classroom da sala, grupo de Whatsapp da turma, e-mail da professora: rebeca.ramos@unifesp.br
As próximas aulas terão como base o conteúdo escrito já postado no blog da escola, o qual também postarei no Google Classroom da turma, além de vídeo aulas e atividades. Vocês poderão tirar dúvidas comigo a qualquer momento.

Até breve!