sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                                      Série: 8°B - 8° C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Boa Tarde, Turma!

Essa aula apresenta a vocês o uso do discurso direto e discurso indireto na produção do seu texto. O objetivo é torná-los capazes de reconhecer e diferenciar o uso deles na sua produção textual. Hoje eu vou  postar apenas a teoria do assunto e , na segunda-feira, posto os exercícios.

Obrigado.


DISCURSO DIRETO
     Observe:

TEXTO 1
     Um dia mamãe disse ao meu pai na hora, na hora do almoço:
      - Hoje me trouxeram um caso um caso difícil... Um rapaz viciado. Você vai emprega-lo. Seja tudo pelo amor de Deus. Ele me veio pedir auxílio... e eu tenho que ajudar. O pobre chorou tanto, implorou... contando a sua miséria. É um desgraçado.

No trecho, identificam-se duas vozes: a do narrador, que conta os fatos em1° pessoa (“Um dia mamãe disse ao meu pai na hora, na hora do almoço”) e da mãe do narrador (trecho que segue à fala do narrador, indicado pelo travessão).

     Observe que o narrador delega a voz à personagem, que expressa com suas próprias palavras. A voz da personagem é introduzida por um verbo de elocução (disse). A fala do narrador e da personagem estão separadas, por meio de sinais como os dois pontos, seguido de parágrafos e travessão.

    Verbos de elocução ou verbos de dizer é aquele usado para indicar fala de outro. São exemplo desse tipo de verbo: dizer, perguntar, responder, afirmar, concordar refutar etc. O verbo de elocução pode aparecer antes ou depois da fala do personagem.
     O discurso direto é facilmente reconhecível por marcas gráficas que estabelecem os limites entre o discurso citante e o discurso citado. Os recursos gráficos mais usados são as aspas, dois pontos e o travessão.

    Exemplo 1 (diálogo)
      O menino vendo a mãe, disse:
     -Mãe, ontem eu tive febre e eu não pude sair, mas hoje não tô mais, então eu posso, né?


 Exemplo 2 (citação – texto objetivo).

Afinal, conforme afirmou Rousseau: “a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos”.
 (redação do Enem 2019 – Mattheus Cardoso)

O verbo de elocução pode aparecer depois da fala do personagem. Nesse caso dispensa o uso dos dois pontos e coloca uma vírgula entre as aspas e o verbo.


Exemplo 3:
   “Enquanto a crise sanitária demanda unidade nacional, articulação e cooperação, a crise política tem como consequência natural a ruptura, como por exemplo um processo de impeachment que se desenrola, disse Julia.
( Jornal, O Estado De S. Paulo – 31 de maio de 2020)
    
   Discurso Indireto
     O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar suas próprias palavras. Portanto, nessa estrutura não se utiliza as aspas e nem os dois pontos para indicar no seu texto a voz de uma segunda pessoa. (compare com os textos que serve de exemplo na explicação do discurso direto)
  
Exemplo:
      Bakthin afirma ainda que a comunicação se efetue por meio de enunciados concretos, irrepetíveis, orais ou escrito, que têm origem nos integrantes de determinada esfera da atividade humana, refletindo, portanto, as condições e as finalidades dessa esfera.





Nenhum comentário:

Postar um comentário