quinta-feira, 20 de agosto de 2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

Devolutiva de: 6ºAnos: segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Exercícios de Ortografia – Correção.


1)      Complete as frases com SESSÃO ou CESSÃO.


a)      Moço, onde fica a seção de brinquedos?

b)      Que horas é a sessão de filmes na televisão?

c)       No Nosso Clubinho, você encontra muitos jogos interessantes na seção de games.

d)      Há uma promoção exclusiva em nossa seção de games.

e)      Pedrinho está fazendo sessão de fonoaudiologia para falar melhor.

f)       Estará passando o filme “A Era do Gelo 4” na sessão de filmes na televisão.

g)      Hoje, irá passar o filme do Bob Esponja na sessão da tarde.

h)      A sessão das 20:00h foi cancelada.

i)        Sempre trabalhamos na mesma seção.

j)        Aquela seção da biblioteca está desatualizada.

2°A,B,D TECNOLOGIA ATIVIDADE

BOM DIA,

ASSISTAM O FILME  "WIFI RALPH 2"

NOSSA AVALIAÇÃO FUTURA ,SERÁ REFERENTE ESSE FILME (DESENHO) DA DISNEY. TEM TUDO A VER COM NOSSA DISCIPLINA, E É UM DESENHO MUITO ENGRAÇADO.

O ALUNO QUE CONSEGUIR BAIXAR O ARQUIVO, ENTRE EM CONTATO COMIGO NO PV, PARA QUE EU POSSA DISPONIBILIZAR PARA SEUS COLEGAS.




OBG.
PROF TALI

2ºA (Clayton - Português) Devolutiva.



Devolutiva de: segunda-feira, 17 de agosto de 2020

 

1ª exercício de interpretação de texto – PUC-PR (2018)

[…]
          O menino ouviu a narrativa de um arqueiro que passou anos e anos treinando a arte do arco e flecha, até se tornar um especialista. Ao chegar a uma reunião com outros arqueiros, encontrou uma extensa parede com inúmeros alvos – e flechas cravadas bem no centro deles. O arqueiro ficou impressionado. Não acreditava que uma única pessoa havia feito aquilo. Era uma proeza. Uma multidão de flechas milimetricamente no centro dos alvos, quem realizou aquele feito? Havia um garotinho perto dos alvos e o arqueiro perguntou:
         “Você sabe quem lançou essas flechas?”. E o garoto disse: “Sim, fui eu”. O arqueiro não conseguia acreditar. Como assim? Aquele garotinho era o responsável por tamanha façanha? Então o menino contou como fez aquilo: “Primeiro eu jogo a flecha e depois pinto o alvo ao redor”. […]
          Disponível em: . Acesso em: 13/06/17. (Excerto).
         
 Os ditados populares e provérbios têm a propriedade de sintetizar interpretações sobre fatos da vida cotidiana, geralmente ilustrados por narrativas que contêm quebras de expectativa. Considerando essas informações, o possível provérbio que melhor sintetiza o texto é:

a) não adianta chorar sobre o leite derramado
b) água mole em pedra dura tanto bate até que fura
c) cada macaco no seu galho
d) quem com ferro fere, com ferro será ferido
e) em terra de cego, quem tem um olho é rei
Resposta do exercício 01 – E – Considere que questões como esta são muito frequentes, pois os examinadores querem saber se você consegue combinar o dito popular com o texto que acabou de ler. Assim eles avaliam duas coisas: se você compreendeu o texto e se consegue trazer uma frase que combine com ele.
___________________________________________________________

2ª exercício de interpretação de texto – FAMERP (2018)

[…] dia desses, uma equipe de reportagem de um canal por assinatura veio até minha casa para me entrevistar sobre a Era Vargas. O repórter que conduziria a conversa advertiu-me, antes de o operador ligar a câmera: “Pense que nosso telespectador típico é aquele sujeito esparramado no sofá, com uma lata de cerveja numa mão e o controle remoto na outra, que esbarrou na nossa reportagem por acaso, durante o intervalo de um filme de ação”, detalhou. “É para esse cara que você vai falar; pense nele como alguém com a idade mental de 14 anos.”
          Sou cortês, mas tenho meus limites. Quase enxotei o colega porta afora, aos pontapés. Respirei fundo e procurei ser didático, sem me esforçar para parecer que estava falando com o Homer Simpson postado ali do outro lado da lente. Afinal, como pai de duas crianças, acredito que há uma enorme distância entre o didatismo e o discurso toleirão, entre a clareza e a parvoíce.
          (“A TV virou um dinossauro”. Folha de S.Paulo, 09.07.2017.)


 Segundo o repórter, o telespectador típico:
a)      tem dificuldade para entender a Era Vargas
b)      é imaturo
c)       é capaz de entender qualquer explicação
d)      evita mudar de canal
e)      busca informações históricas ao acaso
Resposta do exercício 02 – B – Atente sempre para o enunciado da questão. Veja que apesar de o texto enfocar diversos aspectos e ter mais de um personagem, a pergunta é bem específica e versa sobre quem é o telespectador típico. Vá eliminando as opções que não fazem sentido e chegará à letra B. Ele é considerado imaturo porque de acordo com o próprio texto tem idade mental baixa, além de apresentar outros comportamentos que podem reforçar isso.
______________________________________________________________

3ª exercício (Fuvest – SP)

 

 “Diga ---- elas que estejam daqui----pouco-------porta da biblioteca”.

a) à, há, a
b) a, há, à
c) a, a, à
d) à, a, a
e) a, a, a
Questão  3
Alternativa “c”. 
___________________________________________________________

4ª exercício de interpretação de texto – UNIFESP (2017)

 

          Enquanto fugia de caçadores, uma raposa viu um lenhador e lhe pediu que a escondesse. Ele sugeriu que ela entrasse em sua cabana e se ocultasse lá dentro. Não muito tempo depois, vieram os caçadores e perguntaram ao lenhador se ele tinha visto uma raposa passar por ali. Em voz alta ele negou tê-la visto, mas com a mão fez gestos indicando onde ela estava escondida.
          Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus gestos, deram crédito às suas palavras. Ao constatar que eles já estavam longe, a raposa saiu em silêncio e foi indo embora. E o lenhador se pôs a repreendê-la, pois ela, salva por ele, não lhe dera nem uma palavra de gratidão. A raposa respondeu: “Mas eu seria grata, se os gestos de sua mão fossem condizentes com suas palavras.”
          (Fábulas completas, 2013.)


A moral mais apropriada para fechar a fábula seria:

a) esta fábula pode ser dita a propósito de homens desventurados que, quando estão em situações embaraçosas, rezam para encontrar uma saída, mas assim que encontram procuram evitá-las
b) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito daqueles homens que nitidamente proclamam ações nobres, mas na prática realizam atos vis
c) esta fábula mostra que os homens desatentos prestam atenção nas coisas de que esperam tirar proveito, mas permanecem apáticos em relação àquelas que não lhes agradam
d) assim, alguns homens se entregam a tarefas arriscadas, na esperança de obter ganhos, mas se arruínam antes mesmo de chegar perto do que almejam
e) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito de um homem frouxo que reclama de ínfimas desgraças, enquanto ela própria suporta, sem dificuldade, desgraças enormes
Resposta do exercício 04 – B – Se não sabe o que é uma fábula, pesquise a respeito. Você saberá que cada uma tem uma moral. A ideia é que você possa apontar, depois de ler a fábula, que moral ela quer nos apresentar.

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B


Atividade sobre as aulas transmitidas nos dias 14 e 17/08 pelo CENTRO DE MÍDIAS SP






Habilidades: Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, análise e comparação de indicadores de saúde- taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outros e de resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Conteúdo: Saúde

Objetivos: Conhecer as doenças de veiculação atmosférica com ênfase nas infecções virais; conhecer as doenças de veiculação atmosférica e hídricas com ênfase nas infecções bacterianas.

Atividade- Conhecendo vírus e bactérias

1-O que é um vírus? Quais suas principais características?

2- Como os vírus agem no organismo?

3- O que é uma bactéria? Quais suas principais características?

4- Como as bactérias agem no organismo?

5- Cite três doenças provocadas por vírus e explique como essas doenças são transmitidas.

6- Cite três doenças provocadas por bactérias e explique como essas doenças são transmitidas.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Entrega e dúvidas: até o dia 03/09 no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom institucional.



Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!


Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C


Atividade sobre as aulas transmitidas nos dias 14 e 17/08 pelo CENTRO DE MÍDIAS SP





Habilidades: Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Conteúdo: Órgãos dos sentidos- Visão

Objetivos: Perceber como os olhos captam a luz e formam a imagem, reconhecendo os fenômenos da reflexão e da refração, como também um defeito de visão associado; reconhecer os problemas de miopia e hipermetropia e as respectivas lentes corretivas.

Atividade


1-      Quais os fatores ou condições que nos possibilitam enxergar?

2-      Desenhe a estrutura do olho e depois responda as questões seguintes:
 Desenho olho:
a)      Qual é o nome da parte colorida do olho?

b)      Por que a pupila aumenta e diminui de tamanho?

c)       Qual é o papel da lente, retina e nervo óptico na visão?

3-      Como ocorre a formação e a interpretação das imagens?

4-      Cite dois problemas de visão que podem ser corrigidos com o uso de lentes corretivas, o que causam e como podem ser corrigidos.

5-      Desenhe o que ocorre com a luz quando ela atravessa uma lente convergente e uma lente divergente.
Desenho lente convergente:
Desenho lente divergente:


Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.

Obs.: Alguns alunos já fizeram esta atividade na semana passada, portanto não precisarão fazer novamente.

Entrega e dúvidas: até o dia 03/09 no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom institucional.



Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!




quarta-feira, 19 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  20/08/2020



EQUIPE GESTORA
2020



ATENÇÃO :  LINK PARA PRÉ INSCRIÇÃO  - ALUNOS QUE ESTÃO FORA DA REDE PÚBLICA



Prezados pais e responsáveis!


    A Secretaria de Estado da Educação desenvolveu o processo de inscrição on-line, onde responsáveis e interessados maior de 18 anos, que se encontram fora da rede pública, terá total autonomia para realizar a inscrição para escolas estaduais sem sair de casa. A referida inscrição destina-se a estudantes de escolas particulares, alunos de outros Estados / Países,  que não se encontram matriculados na rede pública em 2020.
     A Inscrição on-line está disponível na Plataforma Secretaria Escolar Digital - SED.

O processo de transferência entre escolas da rede pública está suspenso, nesse momento.  Essa atividade será retomada após retorno das aulas presenciais.



Acesse o link:
Acesse o link:


EQUIPE GESTORA
2020