segunda-feira, 7 de setembro de 2020

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - (08 A 11 DE SETEMBRO) - PROFª ELIZABETH

ENVIE AS RESPOSTAS PARA O EMAIL: elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

 Responda às questões:

Questão 1

A tecnologia está, definitivamente, presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. Por esse motivo, especialistas alertam: o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. O problema, dizem os especialistas, é o usuário conseguir diferenciar a dependência do uso considerado normal. Hoje, a internet e os celulares são ferramentas profissionais e de estudo.

 MATSUURA, S. O. O Globo, 10 jun. 2013 (adaptado).

 O desenvolvimento da sociedade está relacionado ao avanço das tecnologias, que estabelecem novos padrões de comportamento. De acordo com o texto, o alerta dos especialistas deve-se à:

 A) insegurança do usuário, em razão do grande número de pessoas conectadas às redes sociais.

B) falta de credibilidade das informações transmitidas pelos meios de comunicação de massa.

C) comprovação por pesquisas de que os danos ao cérebro são muito maiores do que se pode imaginar.

D) subordinação das pessoas aos recursos oferecidos pelas novas tecnologias, a ponto de prejudicar suas vidas.

E) possibilidade de as pessoas se isolarem socialmente, em razão do uso das novas tecnologias de comunicação.

Questão 2

Oximoro, ou paradoxismo, é uma figura de retórica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão.

Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.

Considerando a definição apresentada, o fragmento poético da obra Cantares, de Hilda Hilst, publicada em 2004, em que pode ser encontrada a referida figura de retórica é:

A) “Dos dois contemplo rigor e fixidez. Passado e sentimento me contemplam” (p. 91).

B) “De sol e lua De fogo e vento Te enlaço” (p. 101).

C) “Areia, vou sorvendo A água do teu rio” (p. 93).

D) “Ritualiza a matança de quem só te deu vida. E me deixa viver nessa que morre” (p. 62).

E) “O bisturi e o verso. Dois instrumentos entre as minhas mãos” (p. 95).

Questão 3

                                                                                                                                                     

Iscute o que tô dizendo,

Seu dotô, seu coroné:

De fome tão padecendo

Meus fio e minha muié.

Sem briga, questão nem guerra,

Meça desta grande terra

Umas tarefa pra eu!

Tenha pena do agregado

Não me dêxe deserdado

Daquilo que Deus me deu

 

PATATIVA DO ASSARÉ. A terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008 (fragmento).

A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante:

A) escolarizado proveniente de uma metrópole.

B) sertanejo e morador de uma área rural.

C) idoso que habita uma comunidade urbana.

D) escolarizado que habita uma comunidade no interior do país.

E) estrangeiro que habita uma comunidade do sul do país.

Questão 4

Entrei numa lida muito dificultosa. Martírio sem fim o de não entender nadinha do que vinha nos livros e do que o mestre Frederico falava. Estranheza colosso me cegava e me punha tonto. Acho bem que foi desse tempo o mal que me acompanha até hoje de ser recanteado e meio mocorongo. Com os meus, em casa, conversava por trinta, tinha ladineza e entendimento. Na rua e na escola – nada; era completamente afrásico. As pessoas eram bichos do outro mundo que temperavam um palavreado grego de tudo.

Já sabia ajuntar as sílabas e ler por cima toda coisa, mas descrencei a pedir a influência de ir à escola, porque diante dos escritos que o mestre me passava e das lições marcadas nos livros, fiquei sendo uma quarta-feira de marca maior. Alívio bom era quando chegava em casa.

BERNARDES, C. Rememórias dois. Goiânia: Leal, 1969

O narrador relata suas experiências na primeira escola que frequentou e utiliza construções linguísticas próprias de determinada região, constatadas pelo:

 A) registro de palavras como “estranheza” e “cegava”.

B) emprego de regência não padrão em “chegar em casa”.

C) uso de dupla negação em ‘não entender nadinha”.

D) emprego de palavras como “descrencei” e “ladineza”. E uso do substantivo “bichos” para retomar “pessoas”.

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

GEOGRAFIA- 8A,8B,8C- PROFESSORA ADRIANA- TERCEIRO BIMESTRE

CAROS ALUNOS, VAMOS SEGUIR COM AULA DE GEOGRAFIA DESSA SEMANA.
PEÇO QUE LEIAM O TEXTO, RESPONDAM ATIVIDADE NO CADERNO OU PC, TIREM FOTOS E ENVIEM PARA EMAIL OU WHATSAPP. ENTREGAR ATÉ 10/09/2020. SE POSSÍVEL, ASSISTAM AS AULAS NO CMSP, OS ALUNOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES, ESTÃO RECEBENDO A DEVOLUTIVA E PONTOS DE PARTICIPAÇÃO QUE AJUDARÁ NO FECHAMENTO DAS NOTAS.
QUALQUER DÚVIDA, ESTOU À DISPOSIÇÃO.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
               

                              SEGREGAÇÃO SOCIOECONÔMICA NA AMÉRICA LATINA

Socieconômico é a junção do termo "sócio" com o termo "econômico", e a palavra tem um sentido que caracteriza a situação de isolamento espacial em função da situação econômica de um grupo de pessoas.
Segregação, significa separar, isolar.
A segregação socieconômica eleva as desigualdades e constitui para à esfarelação social e para os altos níveis de violência que caracterizam muitas cidades latinos-americanas,
A América Latina é o continente mais urbanizado e também o mais desigual do mundo.
Já o Brasil é qualificado como o país mais urbanizado do continente.

Atividade
1) Explique as condições das moradias da imagem:


GEOGRAFIA - 3A -PROFESSORA ADRIANA - TERCEIRO BIMESTRE
CAROS ALUNOS, SEGUIREMOS COM A NOSSA ATIVIDADE SEMANAL. PEÇO QUE LEIAM E ANALISEM O TEXTO EM QUESTÃO, RESPONDAM NO CADERNO OU PC, TIREM FOTO  E ENVIEM PARA EMAIL OU WHATSAPP. ENTREGAR ATÉ 10/09/2020
LEMBRANDO QUE TODOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES, ESTÃO TENDO A DEVOLUTIVA E PONTOS DE PARTICIPAÇÃO QUE AJUDARÁ NO FECHAMENTO DAS NOTAS.
ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA E ESCLARECIMENTOS.
adriana.barbosa33@yaho.com
95791-8631
                       

                                   ÁFRICA, O BERÇO DA HUMANIDADE

Por que se diz que a África é considerada o berço da humanidade? A África é considerada o berço da humanidade porque, foi neste continente que se encontraram os vestígios mais antigos (hominídeos), chamados de Australopitecos. Os hominídeos viveram na Namíbia, Botsuana e Tanzânia, a cerca de 3.500 anos atrás, onde atualmente apresenta condições climáticas favoráveis para a habitação do homem,
O trabalho era divido segundo o sexo e idade: os homens iam à caça, enquanto que as mulheres, os velhos 3 as crianças praticavam a recolecção ( atividade agropastoril que consiste na recolha dos bens que a Natureza oferece).
O produto conseguido no trabalho, era dividido por igual para todos.

Atividade

1) Defina o que é hominídeos:



2) É correto afirmar que  a África foi palco da primeira revolução tecnológica? Explique:

GEOGRAFIA-2E- PROFESSORA ADRIANA-TERCEIRO BIMESTRE

QUERIDOS ALUNOS, VAMOS SEGUIR COM AULA DE GEOGRAFIA DESSA SEMANA.
PEÇO QUE LEIAM O TEXTO,RESPONDAM NO CADERNO OU NO PC, TIREM FOTO, ENVIEM PARA O EMAIL OU WHATSAPP. ENTREGAR ATÉ 10/09/2020
OS ALUNOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES, ESTÃO  TENDO DEVOLUTIVA E OBTENDO PONTOS DE PARTICIPAÇÃO QUE AJUDARÁ NO FECHAMENTO DAS NOTAS.
QUALQUER DÚVIDA, PODEM CHAMAR QUE ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS E SE POSSÍVEL, ACOMPANHE AS AULAS DO CMSP.

     IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA), MOSTRA AS CORES DA DESIGUALDADE NO BRASIL

As estatísticas de cor ou raça produzidas pelo IBGE, mostram que o Brasil ainda está longe de se tornar uma democracia racial. Em média, os brancos têm os maiores salários, sofrem menos com o desemprego e são a maioria entre os que frequentam o ensino superior. Já os indicados socieconômicos da população negra e parda, assim como os dos indígenas, costumam mais desvantajosos.
A realidade do Brasil ainda é herança do longo período de colonização européia e do fato de ter sido o último país a acabar com a escravidão.
Reconhecer que o problema existe é o primeiro passo para tentar resolver essa dívida histórica. Por isso, a consideração de cor ou raça nas pesquisas produzidas pelo IBGE é fundamental.

Atividade 


1) Você reconhece que existe o problema da desigualdade racial no Brasil? Explique:

2) Analisando o texto e com base nos dados do IBGE, o que se pode ser feito no contexto das desigualdades raciais?

ATIVIDADE GEOGRAFIA 3°D RODRIGO LANÇA

GEOGRAFIA- 8A,8B,8C- PROFESSORA ADRIANA- TERCEIRO BIMESTRE

QUERIDOS ALUNOS, SEGUIMOS COM A NOSSA ATIVIDADE SEMANAL DE GEOGRAFIA, PEÇO  QUE LEIAM O TEXTO, RESPONDAM NO CADERNO,  TIREM FOTO, MANDEM PARA O EMAIL OU WHATSAPP. ENTREGAR ATÉ O DIA 10/09/2020.
QUALQUER DÚVIDA, ESTAREI À DISPOSIÇÃO PARA ATENDE-LOS, AQUELES QUE ESTÃO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES ESTÃO TENDO DEVOLUTIVA E PONTOS DE PARTICIPAÇÃO QUE AJUDARÁ NO FECHAMENTO DAS NOTAS.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
                           SEGREGAÇÃO  SOCIOECONÔMICA NA AMÉRICA LATINA

Socieconômico é a junção do termo " sócio" com o termo " econômico", a palavra tem um sentido que caracteriza a situação de isolamento espacial em função da situação econômica de um grupo de pessoas.
Segregação, significa separar, isolar:
A segregação socieconômica eleva as desigualdades e constitui para à esfarelação social e para os altos níveis de violência que caracterizam muitas cidades latinos-americanas.
A América Latina é o continente mais urbanizado e também o mais desigual do mundo.
Já o Brasil é qualificado como mais urbanizado do continente.
                                       
Atividade
1) Explique as condições de moradia da imagem:





GEOGRAFIA - 7A,7B,7C - PROFESSORA ADRIANA

QUERIDOS ALUNOS, SEGUIMOS COM A NOSSA AULA DE GEOGRAFIA DO TERCEIRO BIMESTRE. LEIAM O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO EM SEGUIDA RESPONDA ATIVIDADE NO CADERNO, TIREM FOTO ENVIEM PARA EMAIL OU WHATSAPP.
QUALQUER DÚVIDA, ESTAREI À DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS.
ENTREGA ATÉ 10/09/2020.
adiana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

                                    VOCÊ SABE O QUE É UMA INDÚSTRIA?

A indústria surgiu na Inglaterra, no final do século XVII e início do século XIX,período conhecido como a primeira Revolução Industrial, quando impostantes transformações tecnológicas foram introduzidas no processo produtivo, impactando diretamente a produção do período e repercutindo nas esferas econômicas e sociais da sociedade inglesa.Neste contexto, o sistema de produção artesanal, foi substituída pela manufatura e posteriormente pela indústria com a invenção da máquina a vapor, tornando a produção mecânica, padronizada e especialmente concentrada em torno das bacias carboníferas.
As indústrias podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios e quanto ao tipo de tecnologias empregada:

Atividade
1) Responda as seguintes questôes:
A) O que são indústrias de bens de produção? De alguns exemplos:
B) O que são indústrias de bens intermediários? De alguns exemplos:
C) O que são indústrias de bens de consumo?

                   
ELETIVA-COMUNICAÇÃO-1B, 1C, 2C, 3C -  PROFESSORA ADRIANA

QUERIDOS ALUNOS INSCRITOS NESTA ELETIVA, JÁ FOI POSTADA ATIVIDADE AQUI, PORÉM SOMENTE UMA ALUNA ENTREGOU. VOU ANEXAR UMA LISTA COM OS NOMES E SÉRIES DE CADA UM, E PEÇO POR GENTILEZA ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL OU WHATSAPP.
ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER EVENTUAL DÚVIDA.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631