sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Recuperação de Química 2ºA

Olá Pessoal. Recuperação de Química 4º Bimestre. Tivemos 5 atividades no 4º Bimestre. Todas estão disponíveis no link a seguir: 

https://drive.google.com/drive/folders/1GWXLdrQcBuEGkwHvsg9ofppLEx4HLzYB?usp=sharing Como recuperação para os Alunos que não me entregaram nenhuma atividade nesse bimestre, me envie pelo menos 2 atividades respondidas pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com até o dia 07/12 



Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C

 Recuperação de Notas do 4° Bimestre

Olá alunos,

Estou repostando abaixo as atividades que passei para a nota do 4° bimestre. Os alunos que ainda não entregaram, devem fazer para recuperar a nota.

Obs. Não é necessário fazer novamente a atividade que já me enviou. Faça somente aquelas que ainda está devendo.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 09/12.

Atividade 1- Recuperação de Habilidades Essenciais

1-      Diferencie mistura homogênea e mistura heterogênea. Cite exemplos do seu cotidiano para cada tipo de mistura. 

2-      Como separar os componentes de uma mistura? Cite exemplos de separação de misturas que ocorrem no seu dia-a-dia. 

3-      Cite exemplos de transformações químicas que ocorrem no seu dia-a-dia. 

4-      Cite exemplos de transformações físicas que ocorrem no seu dia-a-dia. 

5-      Observe as situações abaixo: 

SITUAÇÃO 1- fusão do gelo;

 

SITUAÇÃO 2- Corrente enferrujada;


a)      Qual tipo de transformação (química ou física) está ocorrendo na situação 1? Justifique sua resposta.

b)      Qual tipo de transformação (química ou física) está ocorrendo na situação 2? Justifique sua resposta.

      Atividade 2- Recuperação de Habilidades Essenciais




      Atividade 3- Recuperação de Habilidades Essenciais




Atividade 4- O planeta Terra

1-      Como surgiu nosso Planeta?

2-      Qual é a idade da Terra?

3-       

4-      O que é uma rocha?

5-      Pesquise sobre os três tipos de rochas citados e preencha o quadro, com as principais características, origem e exemplo de cada um.

6-      Faça um desenho que represente como é o planeta Terra por dentro.

Atividade 5- Esfericidade da Terra

1-      Qual é a forma da Terra? Apresente um argumento seu para o formato da Terra.

2-     



 

 









 

ELETIVA DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE - PROFESSORA REBECA - AULA 14

 AULA 14

*Encerramento!!!*

A aula de hoje será concedida aos alunos para o término do trabalho de culminância, passado na nossa primeira aula deste semestre, no blog da escola. Quaisquer dúvidas, estarei disponível.

Agradeço a todas e todos!

Abraço,

Rebeca.

Professor: Sandro R. Espinoli                                       Série: 8°B e 8°C   

Matéria: Língua Portuguesa                            

e-mail: sandroavant@gmail.com

  Nesta aula, abordaremos um importante gênero textual narrativo: o conto. Nosso objetivo, além de apresentar o conceito e as principais características do gênero, é mostrar aos alunos sua relevância histórica, social e cultural.

  A atividade dessa aula deve ser enviada para o meu e-mail. VALE NOTA PARA O 4° BIMESTRE.


Conto: é um gênero textual que apresenta enredo, personagem, narrador, espaço e tempo, diferenciando-se do romance pela extensão, já que costuma ser curto.

Vejamos a seguir mais algumas características desse gênero:

Ficção: 

 O conto   A narrativa ficcional é construída com a intenção de entreter, emocionar, fazer rir e, principalmente, impressinar

os leit         os leitores  como se a história contada fosse real.

  O conto é uma narrativa ficcional, pois o enredo é construído a partir de uma história inventada por um autor que dá vida a personagens fictícios, cenário imaginários, percepção de tempo, entre outras ferramentas utilizadas para produzir um efeito envolvente.

Elementos da narrativa:

 Os contos apresentam todos os elementos essenciais de um texto narrativo: enredo, narrador, personagem, tempo e espaço. Porém, a construção de cada um deles no texto pode variar de acordo com as intencionalidades discursivas do autor.

Enredo:  

A composição do enredo no conto parte de um conflito que se desenvolve até sua resolução. Desse modo, a sequência de ideias deve ser transmitida de forma coerente para que o leitor acompanhe o curso da história.

Narrador

O conto pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa. A escolha de quem vai contar a história é muito importante para a definição do foco narrativo ou do ponto de vista a partir do qual a história vai ser contada.

Personagem

O personagem é aquele que vivencia as histórias narradas. Trata-se, por essência, de um ser de ficção, criado sob o tópico do narrador, com o qual interage e que ajuda a contar a história.

O conto apresenta número reduzido de personagens, já que a estrutura é de curta extensão.

Tempo:

O tempo de uma narrativa é caracterizado pela duração das ações. Os contos, de modo geral, apresentam uma duração curta em relação ao romance., nos quais os transcursos do tempo são ampliados. O tempo de uma narrativa pode ser classificado como:

Tempo cronológico: quando os fatos narrados seguem uma ordem natural dos acontecimentos. Pode ser medido pelo relógio, calendário, pelas estações do ano...

Tempo psicológico: quando os acontecimentos narrados são de natureza sentimental, subjetiva, revelados pelas emoções, pela imaginação e pelas lembranças do passado.

Espaço:

É o local onde os fatos e os acontecimentos se desenvolvem no texto narrativo. Pode ser caracterizado como:

Espaço físico: local geográfico, materializado e presente, no qual é ambientada e determinada cena. Pode ser  uma escola, um jardim, um aeroporto e etc.

espaço interior: chamado também de espaço psicológico, não é material, físico; existe apenas no plano da imaginação, do sonho, do pensamento.

Leia o texto a seguir para responder às questões.

  Contaram-me que na rua onde mora (ou morava) um conhecido e antipático general de nosso Exército morava (ou mora) também um sueco cujos filhos passavam o dia jogando futebol com bola de meia. Ora, às vezes acontecia cair a bola no carro do general e um dia o general acabou perdendo a paciência, pediu ao delegado do bairro para dar um jeito nos filhos do sueco.

 O delegado resolveu passar uma chamada no homem, e intimou-o a comparecer à delegacia.

 O sueco era tímido, meio descuidado no vestir e pelo aspecto não parecia ser um importante industrial, dono de grande fábrica de papel (ou coisa parecida), que realmente ele era. Obedecendo a ordem recebida, compareceu em companhia da mulher à delegacia e ouviu calado tudo o que o delegado tinha a dizer-lhe. O delegado tinha a dizer-lhe o seguinte:

— O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste país pode logo ir fazendo o que quer? Nunca ouviu falar numa coisa chamada AUTORIDADES CONSTITUÍDAS? Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respeitar? Que negócio é este? Então é ir chegando assim sem mais nem menos e fazendo o que bem entende, como se isso aqui fosse casa da sogra? Eu ensino o senhor a cumprir a lei, ali no duro: duralex! Seus filhos são uns moleques e outra vez que eu souber que andaram incomodando o general, vai tudo em cana. Morou? Sei como tratar gringos feito o senhor.
        Tudo isso com voz pausada, reclinado para trás, sob o olhar de aprovação do escrivão a um canto. O sueco pediu (com delicadeza) licença para se retirar. Foi então que a mulher do sueco interveio:
               — Era tudo que o senhor tinha a dizer a meu marido?
        O delegado apenas olhou-a espantado com o atrevimento.
        — Pois então fique sabendo que eu também sei tratar tipos como o senhor. Meu marido não e gringo nem meus filhos são moleques. Se por acaso incomodaram o general ele que viesse falar comigo, pois o senhor também está nos incomodando. E fique sabendo que sou brasileira, sou prima de um major do Exército, sobrinha de um coronel, E FILHA DE UM GENERAL! Morou?
        Estarrecido, o delegado só teve forças para engolir em seco e balbuciar humildemente:
        — Da ativa, minha senhora?
        E ante a confirmação, voltou-se para o escrivão, erguendo os braços desalentado:
        — Da ativa, Motinha! Sai dessa…

(Fernando Sabino)


                                                     ATIVIDADE



1-  No primeiro parágrafo do texto, o autor dá pista de que a história contada não pode ser real, já que apresenta os fatos de modo impreciso. Que trechos desse parágrafo revelam tal imprecisão?

2-  Como se pode explicar a expressão "(...)  como se isso aqui fosse a casa da sogra?"?

3- Qual é a reação do delegado ao ouvir as declarações da mulher do vizinho do General?

4- Indique os elementos da narrativa do texto?

Espaço 1-  5  O conto caracteriza-se por ser um texto de curta extensão, com poucos personagens e que se desenvolve a partir de um conflito único. Identifique o conflito presente no conto.


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Os contos   

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Recuperação de Químican 1º Anos 4º Bimestre

 Olá Pessoal. Recuperação de Química 4º Bimestre. Tivemos 5 atividades no 4º Bimestre. Todas estão disponíveis no link a seguir: 

https://drive.google.com/drive/folders/1pHrIdtVmaH0Cn_LEUHrZfLhACn3X9Fb2?usp=sharing 

Como recuperação para os Alunos que não me entregaram nenhuma atividade nesse bimestre, me envie pelo menos 2 atividades respondidas pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com até o dia 07/12

 Professor: Sandro Espinoli                                          ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA


Esta aula pretende levar os alunos a desenvolver ainda mais o senso crítico para apreciação consciente de uma obra de arte. Desenvolver habilidades de sustentação e de opinião é algo muito importante  no processo de aprendizagem de gêneros textuais argumentativos, como é o caso da resenha. Nesta aula, os estudantes são levados a relacionar um gênero predominantemente descritivo (a sinopse) e um preeminentemente opinativo (resenha).


O que é tipologia textual? 

  São as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções comunicativas. Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a finalidade do texto: contar, descrever, argumentar, informar...

Tipologia Narrativa: Narrar uma história Exemplos: Contos, fábulas, romances...

Tipologia dissertativa argumentativa ou expositiva: a finalidade é trazer uma informação com exposição ou opinião sobre determinado assunto. 

Exemplos de dissertativa-argumentativas: artigo de opinião, resenha, manifesto.

Exemplos de dissertativa-expositivos: resumo, jornais, apostilas escolares, sinopse... 

- Resenha Crítica e sinopse 

 Inúmeros tipos de textos se caracterizam por apresentar informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outros textos. Outros, além de apresentar essas informações, também apresentam comentários e avaliações. Os primeiros são resumos ou sinopse e os segundos são resenhas. A resenha difere do resumo por conter elementos avaliativos, ou seja, comentários do resenhista sobre a obra resenhada. Como no caso do resumo a resenha é um texto sobre outro texto. Assim, é natural que haja menções ao texto original, o que, no caso da resenha, vem acompanhado de comentários feitos pelo resenhista.

Texto 1

Disponibilizado no YouTube, o curta-metragem de animação da Pixar, “Kitbull”, conta a história de amizade de um gatinho e um pitbull. A intenção é combater o estereótipo de que os cães da raça são violentos e perigosos.

No filme de aproximadamente oito minutos, um gatinho abandonado encontra abrigo em uma caixa de papelão em um quintal onde um pitbull passa o dia todo, muitas vezes acorrentado. No primeiro contato, os dois se estranham.

O pitbull tenta uma aproximação, mas o gatinho se assusta. Numa noite, o tutor do pitbull o espanca e o chuta para fora de casa em um dia chuvoso. O gatinho então percebe que o cão quer apenas companhia e, assim como ele, revela grande carência e desejo de ter um amigo.

No dia seguinte, quando eles ouvem a porta se abrindo, o medo é tão grande que o gatinho se prepara para partir, mas não sem antes mostrar ao pitbull que eles devem ir embora juntos. Para saber o que acontece a partir daí, é só assistir ao curta Kitbull – uma lição sobre a inocência, carência e docilidade animal.

  Com a leitura desse texto, é possível vislumbrar um panorama geral sobre a história que o filme se propõe a contar. Por meio dele, conhecemos os personagens principais e os acontecimentos mais marcantes do enredo. Note que tudo isso é apresentado sem entregar o famoso "spolier", que acaba estragando a graça de surpreender  com os finais das narrativas. Portanto, trata-se de uma sinopse. O texto apenas apresenta as descrições do filme. Ou seja o autor do texto não coloca sua opinião sobre a produção cinematográfica.

Leia a seguir uma resenha crítica que analisa a mesma produção.

Texto 2.

A boa e velha Pixar não decepciona quando o assunto é tocar o coração do espectador com histórias simples e cativantes. Sua nova iniciativa é uma série de curtas-animados independentes que fazem parte do projeto Pixar SparkShorts, minifilmes produzidos por empregados do estúdio durante seis meses, com orçamentos limitados e lançados no Youtube — e futuramente no Disney+. É deste espaço para experimentações — e possíveis talentos a serem descobertos — que Kitbull surge.

Dirigido por Rosana Sullivan, o curta de 9 minutos traz como protagonistas um gato de rua e um Pitbull recém-adotado. A dinâmica apresentada pelos dois é divertida, por serem “inimigos” naturais, ambos não se dão bem de cara — imediatamente nos remetendo à outra dupla do estúdio, presente desde o princípio, Woody e Buzz –, mas a aproximação dos dois ocorre de forma sutil e bela, com uma identificação mútua que surge de forma brilhantemente inocente, através de uma tampinha de garrafa, brinquedo incomum que acaba compartilhado pelos dois.

Nesse pouquíssimo tempo de duração, Sullivan nos conduz por um misto de sentimentos, trazendo temas como a solidão, o medo e a empatia para as telas utilizando apenas a animação e a trilha sonora. Como muitos curtas do estúdio, Kitbull não tem diálogos e apoia sua história completamente na experiência sensorial da obra. Portanto, não devem ser poupados elogios ao time de animadores, que optou por um traço a mão e um estilo 2D que veste a obra mais do que bem. De fato, apesar da Pixar revolucionar o mercado com seus gráficos 3D — cada vez mais perfeitos, por sinal –, é extremamente satisfatório retornar a uma animação 2D, principalmente uma que não utiliza o gráfico para apelar pela nostalgia do espectador.

A partir da animação, a equipe constrói uma história forte através de pequenos detalhes. O rabo do pitbull que se agita pela curiosidade e animação quando acompanhado, assim como o movimento sutil que o faz logo antes de alguém tentar acariciá-lo são pontos da obra que, embora pequenos, carregam muito significado, pois é possível captar a personalidade e um pouco da história do cão. O mesmo pode-se dizer da rima visual executada com o gato, cuja reação ao chamado de um humano condiz com sua “evolução” durante essa curta jornada. Ao combinar isso com a belíssima trilha sonora orquestrada por Andrew Jimenez, o resultado torna-se ainda mais tocante.

Kitbull, em sua curta duração, traz às telas o que há de melhor nos estúdios da Pixar. Uma história simples, mas cativante. Uma animação primorosa, mesmo utilizando uma técnica cada vez mais rara. Personagens marcantes, mesmo sem diálogo algum. Mais uma pequena obra-prima do estúdio que deve arrebatar o espectador e, possivelmente, arrancar algumas lágrimas dele. Algo que, afinal, também é característica recorrente nas obras do estúdio…

  Ao lermos esse texto, fica claro que a intenção do autor não era simplesmente apresentar ao leitor um resumo da história narrada em Kitbull. Ele desenvolve uma análise detalhada de vários aspectos da obra e da carreira da diretora  e também da trajetória do estúdio que a produziu. O crítico emprega palavras que expõe seu parecer a respeito do curta-metragem, que nesse caso é positivo. Vários elogios são expostos ao longo da resenha, entretanto pode-se notar, com maior clareza, a opinião defendida pelo autor no encerramento da crítica.








Professor: Sandro Espinoli                         Série: 2° E                              Matéria: Inglês

e-mail: sandroavant@gmail.com


Bom Dia, alunos e alunas!

O objetivo desta aula é apresentar a vocês uma atividade do Present Continuous valendo nota para o 4° bimestre. Os alunos deverão fazer os exercícios proposto e enviar para o meu e-mail.

Present Continuous


1- Complete as frases com os verbos no Present Continuous (utilize os verbos entre parênteses para completar as frases)

Exemplo:

Charles is doing (do) his homework

a) She ........ (drive) fast today.

b) They ...... (not talk) to each other today.

c) Why ........ (you read) the letter again? Because ...... (check) for spelling mistakes.

d) The sky ........ (get) dark. You'd better take an  umbrella.