Professor: Sandro R. Espinoli Série: 8°B e 8°C
Matéria: Língua Portuguesa
e-mail: sandroavant@gmail.com
Nesta aula, abordaremos um importante gênero textual narrativo: o conto. Nosso objetivo, além de apresentar o conceito e as principais características do gênero, é mostrar aos alunos sua relevância histórica, social e cultural.
A atividade dessa aula deve ser enviada para o meu e-mail. VALE NOTA PARA O 4° BIMESTRE.
Conto: é um gênero textual que apresenta enredo, personagem, narrador, espaço e tempo, diferenciando-se do romance pela extensão, já que costuma ser curto.
Vejamos a seguir mais algumas características desse gênero:
Ficção:
O conto A narrativa ficcional é construída com a intenção de entreter, emocionar, fazer
rir e, principalmente, impressinar
os leit os leitores como se a história contada
fosse real.
O conto é uma narrativa ficcional, pois o
enredo é construído a partir de uma história inventada por um autor que dá vida
a personagens fictícios, cenário imaginários, percepção de tempo, entre outras
ferramentas utilizadas para produzir um efeito envolvente.
Elementos da narrativa:
Os contos apresentam todos os elementos essenciais de um texto narrativo: enredo, narrador, personagem, tempo e espaço. Porém, a construção de cada um deles no texto pode variar de acordo com as intencionalidades discursivas do autor.
Enredo:
A composição do enredo no conto parte de um conflito que se desenvolve até sua resolução. Desse modo, a sequência de ideias deve ser transmitida de forma coerente para que o leitor acompanhe o curso da história.
Narrador
O conto pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa. A escolha de quem vai contar a história é muito importante para a definição do foco narrativo ou do ponto de vista a partir do qual a história vai ser contada.
Personagem
O personagem é aquele que vivencia as histórias narradas. Trata-se, por essência, de um ser de ficção, criado sob o tópico do narrador, com o qual interage e que ajuda a contar a história.
O conto apresenta número reduzido de personagens, já que a estrutura é de curta extensão.
Tempo:
O tempo de uma narrativa é caracterizado pela duração das ações. Os contos, de modo geral, apresentam uma duração curta em relação ao romance., nos quais os transcursos do tempo são ampliados. O tempo de uma narrativa pode ser classificado como:
Tempo cronológico: quando os fatos narrados seguem uma ordem natural dos acontecimentos. Pode ser medido pelo relógio, calendário, pelas estações do ano...
Tempo psicológico: quando os acontecimentos narrados são de natureza sentimental, subjetiva, revelados pelas emoções, pela imaginação e pelas lembranças do passado.
Espaço:
É o
local onde os fatos e os acontecimentos se desenvolvem no texto narrativo. Pode
ser caracterizado como:
Espaço físico: local
geográfico, materializado e presente, no
qual é ambientada e determinada cena. Pode ser uma escola, um jardim, um aeroporto e etc.
espaço interior: chamado
também de espaço psicológico, não
é material, físico;
existe apenas no plano da imaginação, do sonho, do pensamento.
Leia o texto a seguir para responder às questões.
Contaram-me que na rua onde mora (ou morava) um conhecido e antipático general de nosso Exército morava (ou mora) também um sueco cujos filhos passavam o dia jogando futebol com bola de meia. Ora, às vezes acontecia cair a bola no carro do general e um dia o general acabou perdendo a paciência, pediu ao delegado do bairro para dar um jeito nos filhos do sueco.
O delegado resolveu passar uma chamada no homem, e intimou-o a comparecer à delegacia.
O sueco era tímido, meio descuidado no vestir e pelo aspecto não parecia ser um importante industrial, dono de grande fábrica de papel (ou coisa parecida), que realmente ele era. Obedecendo a ordem recebida, compareceu em companhia da mulher à delegacia e ouviu calado tudo o que o delegado tinha a dizer-lhe. O delegado tinha a dizer-lhe o seguinte:
— O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste país pode logo ir fazendo o que quer? Nunca ouviu falar numa coisa chamada AUTORIDADES CONSTITUÍDAS? Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respeitar? Que negócio é este? Então é ir chegando assim sem mais nem menos e fazendo o que bem entende, como se isso aqui fosse casa da sogra? Eu ensino o senhor a cumprir a lei, ali no duro: duralex! Seus filhos são uns moleques e outra vez que eu souber que andaram incomodando o general, vai tudo em cana. Morou? Sei como tratar gringos feito o senhor.
Tudo isso com voz pausada, reclinado para trás, sob o olhar de aprovação do escrivão a um canto. O sueco pediu (com delicadeza) licença para se retirar. Foi então que a mulher do sueco interveio:
— Era tudo que o senhor tinha a dizer a meu marido?
O delegado apenas olhou-a espantado com o atrevimento.
— Pois então fique sabendo que eu também sei tratar tipos como o senhor. Meu marido não e gringo nem meus filhos são moleques. Se por acaso incomodaram o general ele que viesse falar comigo, pois o senhor também está nos incomodando. E fique sabendo que sou brasileira, sou prima de um major do Exército, sobrinha de um coronel, E FILHA DE UM GENERAL! Morou?
Estarrecido, o delegado só teve forças para engolir em seco e balbuciar humildemente:
— Da ativa, minha senhora?
E ante a confirmação, voltou-se para o escrivão, erguendo os braços desalentado:
— Da ativa, Motinha! Sai dessa…
(Fernando Sabino)
ATIVIDADE
1- No primeiro parágrafo do texto, o autor dá pista de que a história contada não pode ser real, já que apresenta os fatos de modo impreciso. Que trechos desse parágrafo revelam tal imprecisão?
2- Como se pode explicar a expressão "(...) como se isso aqui fosse a casa da sogra?"?
3- Qual é a reação do delegado ao ouvir as declarações da mulher do vizinho do General?
4- Indique os elementos da narrativa do texto?
Espaço 1- 5- O conto caracteriza-se por ser um texto de
curta extensão, com poucos personagens e que se desenvolve a partir de um conflito único. Identifique o conflito presente no conto.
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Os
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