segunda-feira, 27 de abril de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  28/04/2020.










QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO CONOSCO, ATRAVÉS DO 
BLOGGER OU WHATSAPP NOS GRUPOS DE SALA..



 AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM!


                                                                                Equipe Gestora 2020


PROF° LUCIANA EDUCAÇÃO FÍSICA ATIVIDADES PARA 7º ANO C


E.E Maria Montessori.
Trabalho de Educação Física 7°C
Tema: Brincadeiras e jogos.
Dia 27/04 Parte:1
1° BIMESTRE

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – JOGOS: DO TRADICIONAL AO ELETRÔNICO. Neste primeiro bimestre daremos continuidade aos nossos estudos com a Unidade Temática: Brincadeiras e Jogos.  Agora no 7º ano, vamos tratar especificamente de os jogos de tabuleiro e os jogos eletrônicos, Lutas e Praticas Corporais de Aventura.
Hoje iremos iniciar com atividades Jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos .                             
                                          Figura 1: Jogos eletrônicos e Jogos de tabuleiro



ATIVIDADE 1 – VAMOS TESTAR SEUS CONHECIMENTOS?
1. Quais jogos você já vivenciou? De que forma aprendeu a jogá-los?
 2. Em que locais eles podem ser desenvolvidos?  
3. É necessário algum recurso material (como tabuleiro, dado, videogame) para praticá-los?


Faça um rascunho numa folha, para posterior discussão com seus colegas de classe no retorno.  Aproveitando as contribuições dos demais estudantes, elabore um gráfico no seu caderno com O auxílio dos amigos e dos pais sobre os diferentes locais utilizados para a vivência dos jogos. Exemplo: Gráfico 1: Locais de prática de jogos.

                Exemplo:            
                        Gráfico 1: Locais de prática de jogos.

                                                                  Locais




                  O Residência - OO Rua – OOO Praça – OOO  Projeto Social

                                    Fonte: CÁCERES, CASTRO (2019).

Após essa construção coletiva (gráfico), reflita sobre as questões a seguir: • O que faz com que determinados locais sejam mais citados do que outros? • As transformações ocorridas na sociedade ao longo dos anos promoveram mudanças nos contextos de vivências dessas práticas (como do público para o privado)? • Nesta investigação, surgiram jogos de tabuleiro e/ou jogos eletrônicos nos depoimentos de seus colegas? Se sim, quais foram citados?  ATIVIDADE 2 – VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO?
 Pesquise a respeito dos jogos de tabuleiro e dos jogos eletrônicos, de modo que os dois assuntos sejam contemplados. É importante que cada pesquisa traga para o debate os aspectos que estruturam tais jogos, no intuito de apresentar à classe diferentes possibilidades de vivência dessas práticas e sua viabilidade.

 Para tornar esse momento mais dinâmico, elabore a pesquisa com bons argumentos para a explanação em aula no retorno presencial. 


Após este exercício, por meio de uma roda de conversa, apresente aos demais estudantes os argumentos que foram elaborados. Para auxiliar nesta missão, utilize o seguinte roteiro para a pesquisa roteiro para a pesquisa.



Após este exercício, por meio de uma roda de conversa, apresente aos demais estudantes os argumentos que foram elaborados. Para auxiliar nesta missão, utilize o seguinte roteiro para a pesquisa roteiro para a pesquisa.

                           Roteiro para a pesquisa.
______________________________________________________________________ 
Jogos de Tabuleiro                               Jogos Eletrônicos.
    
            Tipos;                                                          Tipos;
Principais características;                              Principais características;
                Regras;                                                      Regras;    
Estratégias do jogo.                                              Evolução dos jogos.
Durante a contribuição de seus  colegas, pais registre em uma folha, como no exemplo abaixo, as estratégias dos diferentes jogos de tabuleiro e as principais mudanças que ocorreram nos jogos eletrônicos desde sua criação.
                                                 Registros da pesquisa.

Jogos de Tabuleiro – Estratégias             Jogos Eletrônicos  - Evolução















ATIVIDADE 3 – TÚNEL DO TEMPO.
 Depois de conhecer um pouco mais sobre jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos, sua vontade de experimentá-los pode ter aumentado. Fique tranquilo, porque essa hora tão aguardada chegou! É claro que, diante da diversidade de jogos presentes, fica inviável vivenciar todos, porém é possível estabelecer critérios para esta seleção. A seguir, é apresentada uma estratégia que, além de organizar esse aprendizado, pode contribuir para o entendimento das transformações sofridas por esses jogos ao longo da história. Na linha de tempo abaixo, é possível agrupar os jogos de acordo com as décadas em que foram criados ou apresentados. Para que você possa realizá-la, inicie criando e preenchendo o quadro do modelo abaixo, no seu caderno. Ele irá subsidiar essa tarefa.
Nome do jogo.               Nome do jogo.              Nome do jogo.          Nome do Jogo.
    



Ano.                                 Ano.                           Ano.                        Ano.



Anotações.               Anotações.                 Anotações.             Anotações.






4- Faça uma pesquisa sobre a história dos jogos eletrônicos e  do jogo de tabuleiro.
5- Elabore uma pesquisa com seus pais, irmãos, tios quais tipos de jogos eletrônicos e jogo de tabuleiro que ele jogavam na  infância .
Boa tarde.
Fazer o trabalho enviar por e-mail.
Colocar nome, nº série.
     Data de entregar para 04\05. Um ótimo trabalho.Obs: Escolham um representante de sala e este representante me manda a proposta no meu e-mail com numero do whatsapp, para criar grupo.





                              









Aula para o 2º Colegial A (Professor: Clayton - Português)


Conjunções

               Conjunções são palavras que atuam como elementos de ligação entre termos semelhantes de uma oração ou entre duas orações, estabelecendo relações de coordenação ou de subordinação. Vamos iniciar o aprendizado pelas "Conjunções Subordinativas" analisem com atenção o quadro a seguir:


Conjunções Subordinativas Temporais
Conjunções Subordinativas Condicionais
exprimem circunstância de tempo


exprimem condição
Quando, enquanto, depois que, logo que, sempre que, senão, quando, assim que, desde que, antes que, depois que, até agora, agora.

Se, salvo se, caso, contanto que, uma vez que, dado que, a menos que, sem que (=se não), a não ser que


Conjunções Subordinativas Causais
Conjunções Subordinativas Finais
Exprimem circunstância de causa


Expressam circunstância de finalidade
Porque, porquanto, visto que, visto como, como, já que, uma vez que, desde que.

Para que, a fim de que, porque (=para que), que.


Conjunções Subordinativas Comparativas
Conjunções Subordinativas Concessivas
Ao estabelecer comparação
Exprimem concessão


Que, do que(depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), qual (depois de tal), como, assim como, bem como, que nem, tanto mais que (mais do que) menos (que/ do que), tanto quanto.
Embora, ainda que, posto que, por muito que, nem que, conquanto, mesmo que, posto que, por mais que, por menos que, se bem que, nem que, dado que.



Conjunções Subordinativas Integrantes
Conjunções Subordinativas Conformativas
Pois com a segunda oração completam o sentido da primeira.
Ao expressar conformidade


Que, se, como

Como, conforme, consoante, segundo.



Conjunções Subordinativas Consecutivas
Conjunções Subordinativas Proporcionais
Exprimem com a segunda oração uma conseqüência ou resultado do que foi declarado na primeira oração
Quando indicam aumento ou diminuição que se faz paralelamente no mesmo sentido, ou no sentido contrário a outro aumento ou diminuição.
Tão, tal, tanto, tamanho, de sorte que , de modo que, de forma que, que (não)
Quanto mais...tanto mais, quanto menos, tanto menos, quanto mas, à medida que, à proporção que, quanto mais... mais, quanto mais... menos, quanto menos... mais.

Profº Luciana Educação Física atividade para os alunos 3 anos.


E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física  . 27\04
Turmas:   3ºanos .
3° A, B, C
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Salvar  numa pasta também.
 Coloca nome, nº e serie. Data da entrega. 07\05.

Fazer uma pesquisa sobre:

Contemporaneidade:
Situação de Aprendizagem:A invenção da roda e a criatividade sobre rodas
Habilidades – Identificar características especificas dos esportes radicais.

Relacionar experiências do Se - Movimentar para elaborar conhecimentos sobre o “estilo de vida” dos praticantes de esportes radicais.
Identificar, em textos ou imagens, características especificas dos esportes radicas (Skate, rafting, le parkour, rappel, bicicross, dounhil, BMX e feestyle
Rwlacionar experiências do Se - Movimentar côo estilo de vida dos praticantes de esportes radicais.  
                       Bom trabalho.
                    # FICA EM CASA#



Prof. Luciana Educação física atividades para 2º anos.


E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física  . 27/04
Turmas:   2ºanos .
2º A B C D E F.
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Salvar  numa pasta também.
 Coloca nome, nº e serie. Data da entrega. 07\05.
Fazer uma pesquisa sobre:
Contemporaneidade:
Corpo, cultura de movimento, diferença e preconceito.
Situação de aprendizagem – Musculação e Hipertrofia Muscular
Riscos e Benefícios
Identificar os diferentes tipos de  hipertrofia
Discriminar possíveis riscos, benefícios e recomendações quanto a pratica da musculação na infância e na adolescência
Discriminar possíveis benefícios e recomendações quanto a pratica da musculação por adultos e idosos.
Identificar os diferentes tipos de  hipertrofia
Discriminar possíveis riscos, benefícios e recomendações quanto a pratica da musculação na infância e na adolescência
Discriminar possíveis benefícios e recomendações quanto a pratica da musculação por adultos e idosos.
                        Bom trabalho.
                    # FICA EM CASA#

SOCIOLOGIA (COMUNICADO)

Caros, boa tarde a todos.

Desejo a todos um bom retorno as aulas neste primeiro momento. 

Foram publicadas atividades para serem executadas no final de Março/Abril. Mas até o momento poucos encaminharam esses exercícios. Sei que infelizmente a pontualidade não é um pratica muito comum para esta geração, mas temos que fazer valer neste momento o comprometimento para concluirmos o ano.

Portanto, ressalto a importância da conclusão e encaminhamento das atividades de sociologia para finalizarmos o 1°bimestre e darmos continuidade aos nossos conteúdos. Caso alguma sala queira otimizar melhor nossas aulas utilizando outras ferramentas de apoio tais como: (Google class room, Meet, Hangouts, Facebook ou afins!) Me encaminhem por e-mail a proposta e vejo a possibilidade de montarmos salas.

Obs: Escolham um representante de sala e este representante me manda a proposta.

Qualquer duvida quanto aos exercícios me encaminhem e-mails para que possa auxilia-los. Lembrando que todos devem acessar o aplicativo CMSP para acompanhar as aulas das demais disciplinas conforme cronograma e horários.

Abraços,

Adriano.

"Atenção" - Encaminha as atividades até dia 30/04/2020.




Matéria destinada ao: 6º ano A, 6º ano B, 6º ano C . (Professor: Clayton - Português)

Matéria destinada ao: 6º ano A, 6º ano B,  6º ano C


PONTO DE EXCLAMAÇÃO
Por que usamos esse ponto no final de algumas frases?

          Você já deve ter visto frases com essa pontuação, são frases exclamativas.
          Muitas vezes, ao conversarmos, damos entonações diferentes em nossa voz, deixando a fala mais clara, para que a outra pessoa compreenda o que estamos dizendo.
          Algumas dessas frases podem aparecer como medo, espanto, surpresa, entusiasmo, admiração, raiva, dor, etc.
          Exemplo: Que menino levado! (surpresa ou espanto)
          A forma escrita é representada por sinais e cada língua utiliza os sinais da sua cultura. No português usamos o alfabeto indo-arábico e o ponto de exclamação faz parte desses símbolos.
          As frases que usam o ponto de exclamação são chamadas de frases exclamativas.
          Quando vemos um acidente, ou levamos um susto, fazemos cara de espanto e dizemos alguma coisa que caracterize isso.
          Exemplo: Meu Deus, que horror!
          Veja outros exemplos:
          - Coitada da galinha d’angola! Não anda regulando da bola!
          - Puxa! Que menina inteligente!
          - Que carro bonito!
                                                                                                         Por Jussara de Barros
______________________________________________________________________

Linguagem formal e Linguagem informal

          Linguagem formal: caracteriza-se por ser a linguagem que obedece à gramática aos padrões da língua (linguagem padrão). É uma linguagem organizada e cuidada.

          Linguagem informal: caracteriza-se por conter expressões utilizadas na linguagem oral, de forma descontraída, sem preocupação de obedecer às normas gramaticais. É uma linguagem mais livre e espontânea.


Linguagem formal
Linguagem informal

Nós estamos muito cansados.
Estou perdido e não sei chegar no local.
Olá! Como você está ?


A gente tá muito cansado.
Caramba! Tô perdido e não sei chegar no local.
E aí ? Como cê anda ?