quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C


Atividade sobre a aula transmitida no dia 10/08 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.




Habilidades: Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Conteúdos: Os cinco sentidos- visão.

Objetivos: Perceber como os olhos captam a luz e formam a imagem, reconhecendo os fenômenos da reflexão e da refração, como também um defeito de visão associado.

Atividade
1-      Quais os fatores ou condições que nos possibilitam enxergar?
2-      Desenhe a estrutura do olho e depois responda as questões seguintes:
a)      Qual é o nome da parte colorida do olho?
b)      Por que a pupila aumenta e diminui de tamanho?
c)       Qual é o papel da lente, retina e nervo óptico na visão?
3-      Como ocorre a formação e a interpretação das imagens?
4-      Cite dois problemas de visão que podem ser corrigidos com o uso de lentes corretivas, o que causam e como podem ser corrigidos.
5-      Desenhe o que ocorre com a luz quando ela atravessa uma lente convergente e uma lente divergente.

 Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.



Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!


Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.



PROF JAMES EDUCAÇÃO FÍSICA 1º A/B/C/D/E/F

BOM DIA A TODOS!!!

ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

CORPO SÁUDE E BELEZA -  ALONGAMENTO E FLEXIBILIADE


1) O QUE É ALONGAMENTO ?

2) O QUE É FLEXIBILIDADE? 

3) VOCÊ JÁ FEZ ALONGAMENTO ALGUMA VEZ?

4) VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO?

5) VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DA FLEXIBILIDADE?

6) QUAL A FUNÇÃO DO OTG(ORGÃO TENDINOSO DE GOLGI)?

7) QUAIS ESTRUTURAS QUE INTERFEREM NA FLEXIBILIDADE?

8) QUAIS OS TIPOS DE FLEXIBILIDADE?

9) O QUE É FLEXIBILIDADE ATIVA?

10) O QUE É FLEXIBILIDADE PASSIVA?

11) O QUE É FLEXIBILIDADE DINÂMICA?

12) O QUE É FLEXIBILIDADE ESTÁTICA?

13) QUAIS MATERIAIS UTILIZADOS PARA ALONGAMENTO  E FLEXIBILIDADE?

2ºA (Clayton - Português)

A aula do dia 13/08/2020 (quinta-feira - hoje) destinada para fazer a Avaliação de Aprendizagem em Processo - AAP de Língua Portuguesa do 2º Bimestre.

É importante fazer com calma, sem pressa, leiam os enunciados com atenção ok?!

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

A aula do dia 13/08/2020 (quuita-feira - hoje) destinada para fazer a Avaliação de Aprendizagem em Processo - AAP de Língua Portuguesa do 2º Bimestre.

É importante fazer com calma, sem pressa, leiam os enunciados com atenção ok?!

6ºAno C (Clayton - Português) Aula do dia 12/08/2020 (quarta-feira)

A aula do dia 12/08/2020 (quarta-feira) destinada para fazer a Avaliação de Aprendizagem em Processo - AAP de Língua Portuguesa do 2º Bimestre.

É importante fazer com calma, sem pressa, leiam os enunciados com atenção ok?!

                                                                                                           (professor Clayton)

Tecnologia - Prof Alice - 2C


Estudo da semana

1.Assistir ao vídeo que conta um pouco sobre a história do Instagram:

2.Ler o texto sobre algumas ferramentas do instagram:


Atividade

Durante o bimestre iremos realizar um trabalho em grupo de até 5 pessoas através do instagram. Utilizem o tempo dessa aula para formarem os grupos, e selecionarem um dos seguintes temas:

1. Sustentabilidade 2. Problemas no trânsito 3. Preconceito 4. Esportes 5. Saúde 6. Alimentação Saudável 7. Música 8. Meio Ambiente 9. Luta indígena 10. Política 11. Proteção animal 12. Democratização cultural

Me enviem a relação dos grupos e temas no email: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br

Caso alguém tenha algum impedimento em relação a criação de uma conta no instagram, me comunicar.




Recado: Pessoal notei que semana passada postei uma atividade duplicada no blog, peço desculpas pelo engano. 

PROF JAMES EDUCAÇÃO FÍSICA 9º A/B

BOM DIA A TODOS!!!

SEGUE AS ATIVIDADES DO 3º BIMESTRE

JOGO E ESPORTE


APROXIMAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES ENTRE JOGO E ESPORTE

 Educação e Produção do Conhecimento dos Processos Pedagógicos Bruno Bonfante Colombo1 (bruno_bonfa_colombo@hotmail.com) Bruno Milioli2 (bruno.milioli@gmail.com) Isabela Natal Milak3 (bela_milak@hotmail.com) Mirela Modolon4 (mirelamodolon@hotmail.com) Introdução O resumo busca compreender o Jogo e o Esporte, por meio de estudos e pesquisas bibliográficas que utilizam referencial teórico embasado na teoria histórico-cultural de Vigotski (2001), pois acreditamos que por meio do estudo da constituição histórica dos elementos é que podemos realmente analisar seus conteúdos e formas. E assim entendermos a finalidade para qual esses elementos estão voltados. Esta análise faz-se necessária na medida em que esses dois conteúdos são centrais e os mais utilizados nas práticas docentes da área, em que por não compreenderem, muitos professores desconhecem a essência, tanto de jogo quanto de esporte, ou seja, quais as características necessárias para constituí-los, de modo que, realmente, esses sejam atividades em sua real essência, conteúdo e finalidade. 1 Acadêmico do curso de Educação Física/UNESC, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UNESC e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: Conhecimento e Intervenção (GEPEFE). 2 Graduado em Educação Física, Mestrando em Educação/ UFSC e membro do GEPEFE. 3 Graduada em Educação Física, Mestranda em Educação/ UNESC e membro do GEPEFE. 4 Acadêmica do curso de Educação Física/UNESC, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UNESC e membro do GEPEFE. 2 Para isso, procuramos entender como se constitui, historicamente, tanto o Jogo quanto o Esporte, sendo que sua essência, conteúdo, forma e finalidade se constituem por meio de sua gênese. Em seguida iremos confrontar essas atividades de modo a identificar suas relações presentes, permitindo maior compreensão e associação entre esses conteúdos. Para facilitar as explanações nos concentramos de modo específico nos jogos com bola. Por apresentarem, na história, distintas manifestações dessa especificidade de jogo, a obra de Nascimento (2014) nos auxilia a compreender as relações essenciais da cultura corporal, o que dá suporte para análise dos conteúdos em questão. Jogo e Esporte Partindo dos jogos chineses e romanos, jogos da sociedade asteca, praticados nos meados do século II a.C., Nascimento (2014) afirma que possuíam um sentido de oposição no qual havia certa relação de “controle da ação do outro”, no entanto, a autora defende que a finalidade não era o jogo em si, como é nos dias atuais, sua finalidade era o treinamento para a guerra, ou como substituto da necessidade de disputa, sendo esses os embriões para a constituição da gênese do jogo, ou seja, a o jogo existia com um fim prático-utilitário. Por isso, remetemo-nos aos jogos da idade média, caracterizado por sua prática vinculada à classe trabalhadora e com fins festivos religiosos. A classe dominante, neste caso a burguesia, se apropria desses jogos que, até então, eram práticas exclusivas da classe trabalhadora. Fazendo com que os jogos pudessem ser desenvolvidos em suas máximas potencialidades, desassociando dos fins prático-utilitários. Permitindo a busca pela maior compreensão do controle da ação corporal do outro, dentro de cada especificidade, a partir da autonomia de criar e recriar as possibilidades e meios para as suas variadas práticas, em que são determinados os objetivos, onde e quando serão os jogos. Permitindo pela primeira vez na 3 história “intensificar, ampliar e desenvolver as relações internas de oposição que se apresentavam nos jogos”. (NASCIMENTO, 2014, p. 109). Já para a compreensão da gênese de esporte, Proni (2002) traz uma análise do esporte moderno que surge na Inglaterra, no século XVIII, sendo resultado de um processo de decadência dos chamados jogos populares, em que o movimento de urbanização e industrialização passou a ditar um novo padrão de vida. Os jogos populares não mais supriam as necessidades do povo inglês, que em concomitância com a Revolução Industrial, expansão em nível mundial do capitalismo e dos conhecimentos científicos por meio das universidades surge, ou melhor, emerge aquilo que se constituirá como esporte. O esporte na compreensão do autor, esta “nova forma” das práticas corporais, vai atender aos interesses de uma classe emergente, a burguesia, que passa, aos poucos, a dominar o modo de produção capitalista, a se constituir a partir dele e a se consolidar. Servindo como política “educacional” da classe burguesa, sendo ofertado em escolas públicas inglesas. A prática esportiva nessas escolas passou a desenvolver “mecanismos de controle de emoções, condizentes com um comportamento individual mais refinado”. (PRONI, 2002, p, 22) Esse controle de emoções tinha como propósito evitar desentendimentos e discussões entre os pares burgueses. Proni (2002) destaca a constituição de regras exatas e claras para os esportes. Em seguida a busca se dá para a constituição do esporte como um espetáculo, por meio da construção de locais propícios a espetáculos de massas. Sendo visto como um meio de obter lucros, por intermédio da concentração das massas em torno de um evento como o esporte. Tendo como fator significativo para a expansão do esporte à recriação dos jogos olímpicos5 . Contudo, a discussão de Proni (2002, p.7), em torno desse desenvolvimento histórico do esporte, volta-se para sua universalização, tentando identificar se, realmente, o esporte se 5 Em 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por Pierre de Fredy − Barão de Coubertin −. 4 universalizou ou está “deslocando-se para a área do lazer pago”. Portanto, nesse caminho, o esporte, ainda, é controlado pela burguesia, pois não há espaços e/ou condições para sua prática. Considerações Finais A partir dos elementos colocados até o momento, conseguimos de modo geral elencar algumas diferenças, como também semelhanças, existentes entre ambos os conteúdos da Educação Física. No qual temos a apropriação dos jogos populares pela burguesia, determinante tanto para o Jogo, como para o Esporte. Conforme Nascimento (2014), antes de sua constituição como prática não utilitária, isto é, o Jogo em si, tinham-se os jogos populares da época; e Proni (2002) destaca também essa relação do esporte com os mesmos jogos populares, evidenciando a real constituição de ambas as práticas em um mesmo movimento e período histórico. No entanto, o esporte caminha em direção oposta ao Jogo, sendo um marco estritamente particular da classe burguesa, atendendo aos desejos e objetivos da mesma, no qual se estabelece ao olhar de Proni (2002) estar acarretado ao desenvolvimento industrial e às suas estruturas. Assim, embora o surgimento do Esporte, atrelado ao capitalismo, tenha desenvolvido as atividades da cultura corporal nas suas máximas potencialidades, em contrapartida “ele se constitui na forma hegemônica e particular de objetivação das relações capitalistas na esfera das práticas corporais.” (NASCIMENTO, 2014, p. 75). Referências 5 NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A Atividade Pedagógica da Educação Física a Proposição dos Objetos de Ensino e o Desenvolvimento das Atividades da Cultura Corporal. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. PRONI, Marcelo Weishaupt. Esporte: História e Sociedade. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. Pg. 248. VIGOTSKI, Lev Seminovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins fontes, 2001. 



1) O que é jogo?

2) O que é esporte? 

3) Qual a diferença entre jogo e esporte?

2) Qual a Finalidade do jogo?

3) Qual a finalidade do esporte?

4) Como funciona as regras do jogo?

5) Como funciona as regras do esporte?

6) Cite 4 tipos de Jogos

7) Cite 4 tipo de Esportes

9) Quem pode participar dos Jogos e por quê?

10) Quem pode participar dos Esportes e por quê?

11) Qual a diferença entre ATLETA E JOGADOR?

12) O que é um atleta de alto rendimento?

13) Quais são caracteristicas basicas para se tornar um atleta de alto rendimento?

14) Qual a relação entre jogos eletrônicos e educação física?

15) Como os jogos eletronicos podem contribuir para atividade física?

16) Qual a diferença do Jogador e o Atleta de jogos eletrônicos?