BOM DIA A TODOS!!!
SEGUE AS ATIVIDADES DO 3º BIMESTRE
JOGO E ESPORTE
APROXIMAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES ENTRE JOGO E ESPORTE
Educação e Produção do Conhecimento dos Processos Pedagógicos
Bruno Bonfante Colombo1
(bruno_bonfa_colombo@hotmail.com)
Bruno Milioli2
(bruno.milioli@gmail.com)
Isabela Natal Milak3
(bela_milak@hotmail.com)
Mirela Modolon4
(mirelamodolon@hotmail.com)
Introdução
O resumo busca compreender o Jogo e o Esporte, por meio de estudos e pesquisas
bibliográficas que utilizam referencial teórico embasado na teoria histórico-cultural de Vigotski
(2001), pois acreditamos que por meio do estudo da constituição histórica dos elementos é que
podemos realmente analisar seus conteúdos e formas. E assim entendermos a finalidade para
qual esses elementos estão voltados.
Esta análise faz-se necessária na medida em que esses dois conteúdos são centrais e os
mais utilizados nas práticas docentes da área, em que por não compreenderem, muitos
professores desconhecem a essência, tanto de jogo quanto de esporte, ou seja, quais as
características necessárias para constituí-los, de modo que, realmente, esses sejam atividades
em sua real essência, conteúdo e finalidade.
1
Acadêmico do curso de Educação Física/UNESC, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UNESC e membro do
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: Conhecimento e Intervenção (GEPEFE).
2
Graduado em Educação Física, Mestrando em Educação/ UFSC e membro do GEPEFE.
3
Graduada em Educação Física, Mestranda em Educação/ UNESC e membro do GEPEFE.
4
Acadêmica do curso de Educação Física/UNESC, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UNESC e membro do
GEPEFE.
2
Para isso, procuramos entender como se constitui, historicamente, tanto o Jogo quanto
o Esporte, sendo que sua essência, conteúdo, forma e finalidade se constituem por meio de sua
gênese. Em seguida iremos confrontar essas atividades de modo a identificar suas relações
presentes, permitindo maior compreensão e associação entre esses conteúdos.
Para facilitar as explanações nos concentramos de modo específico nos jogos com bola.
Por apresentarem, na história, distintas manifestações dessa especificidade de jogo, a obra de
Nascimento (2014) nos auxilia a compreender as relações essenciais da cultura corporal, o que
dá suporte para análise dos conteúdos em questão.
Jogo e Esporte
Partindo dos jogos chineses e romanos, jogos da sociedade asteca, praticados nos
meados do século II a.C., Nascimento (2014) afirma que possuíam um sentido de oposição no
qual havia certa relação de “controle da ação do outro”, no entanto, a autora defende que a
finalidade não era o jogo em si, como é nos dias atuais, sua finalidade era o treinamento para a
guerra, ou como substituto da necessidade de disputa, sendo esses os embriões para a
constituição da gênese do jogo, ou seja, a o jogo existia com um fim prático-utilitário.
Por isso, remetemo-nos aos jogos da idade média, caracterizado por sua prática
vinculada à classe trabalhadora e com fins festivos religiosos. A classe dominante, neste caso a
burguesia, se apropria desses jogos que, até então, eram práticas exclusivas da classe
trabalhadora. Fazendo com que os jogos pudessem ser desenvolvidos em suas máximas
potencialidades, desassociando dos fins prático-utilitários. Permitindo a busca pela maior
compreensão do controle da ação corporal do outro, dentro de cada especificidade, a partir da
autonomia de criar e recriar as possibilidades e meios para as suas variadas práticas, em que são
determinados os objetivos, onde e quando serão os jogos. Permitindo pela primeira vez na
3
história “intensificar, ampliar e desenvolver as relações internas de oposição que se
apresentavam nos jogos”. (NASCIMENTO, 2014, p. 109).
Já para a compreensão da gênese de esporte, Proni (2002) traz uma análise do esporte
moderno que surge na Inglaterra, no século XVIII, sendo resultado de um processo de
decadência dos chamados jogos populares, em que o movimento de urbanização e
industrialização passou a ditar um novo padrão de vida. Os jogos populares não mais supriam
as necessidades do povo inglês, que em concomitância com a Revolução Industrial, expansão
em nível mundial do capitalismo e dos conhecimentos científicos por meio das universidades
surge, ou melhor, emerge aquilo que se constituirá como esporte.
O esporte na compreensão do autor, esta “nova forma” das práticas corporais, vai
atender aos interesses de uma classe emergente, a burguesia, que passa, aos poucos, a dominar
o modo de produção capitalista, a se constituir a partir dele e a se consolidar. Servindo como
política “educacional” da classe burguesa, sendo ofertado em escolas públicas inglesas.
A prática esportiva nessas escolas passou a desenvolver “mecanismos de controle de
emoções, condizentes com um comportamento individual mais refinado”. (PRONI, 2002, p, 22)
Esse controle de emoções tinha como propósito evitar desentendimentos e discussões entre os
pares burgueses. Proni (2002) destaca a constituição de regras exatas e claras para os esportes.
Em seguida a busca se dá para a constituição do esporte como um espetáculo, por meio
da construção de locais propícios a espetáculos de massas. Sendo visto como um meio de obter
lucros, por intermédio da concentração das massas em torno de um evento como o esporte.
Tendo como fator significativo para a expansão do esporte à recriação dos jogos olímpicos5
.
Contudo, a discussão de Proni (2002, p.7), em torno desse desenvolvimento histórico
do esporte, volta-se para sua universalização, tentando identificar se, realmente, o esporte se
5
Em 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por Pierre de Fredy − Barão de Coubertin −.
4
universalizou ou está “deslocando-se para a área do lazer pago”. Portanto, nesse caminho, o
esporte, ainda, é controlado pela burguesia, pois não há espaços e/ou condições para sua prática.
Considerações Finais
A partir dos elementos colocados até o momento, conseguimos de modo geral elencar
algumas diferenças, como também semelhanças, existentes entre ambos os conteúdos da
Educação Física. No qual temos a apropriação dos jogos populares pela burguesia,
determinante tanto para o Jogo, como para o Esporte. Conforme Nascimento (2014), antes de
sua constituição como prática não utilitária, isto é, o Jogo em si, tinham-se os jogos populares
da época; e Proni (2002) destaca também essa relação do esporte com os mesmos jogos
populares, evidenciando a real constituição de ambas as práticas em um mesmo movimento e
período histórico.
No entanto, o esporte caminha em direção oposta ao Jogo, sendo um marco estritamente
particular da classe burguesa, atendendo aos desejos e objetivos da mesma, no qual se
estabelece ao olhar de Proni (2002) estar acarretado ao desenvolvimento industrial e às suas
estruturas.
Assim, embora o surgimento do Esporte, atrelado ao capitalismo, tenha desenvolvido as
atividades da cultura corporal nas suas máximas potencialidades, em contrapartida “ele se
constitui na forma hegemônica e particular de objetivação das relações capitalistas na esfera
das práticas corporais.” (NASCIMENTO, 2014, p. 75).
Referências
5
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A Atividade Pedagógica da Educação Física a
Proposição dos Objetos de Ensino e o Desenvolvimento das Atividades da Cultura
Corporal. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São
Paulo, 2014.
PRONI, Marcelo Weishaupt. Esporte: História e Sociedade. Campinas, SP: Autores
Associados, 2002. Pg. 248.
VIGOTSKI, Lev Seminovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo:
Martins fontes, 2001.
1) O que é jogo?
2) O que é esporte?
3) Qual a diferença entre jogo e esporte?
2) Qual a Finalidade do jogo?
3) Qual a finalidade do esporte?
4) Como funciona as regras do jogo?
5) Como funciona as regras do esporte?
6) Cite 4 tipos de Jogos
7) Cite 4 tipo de Esportes
9) Quem pode participar dos Jogos e por quê?
10) Quem pode participar dos Esportes e por quê?
11) Qual a diferença entre ATLETA E JOGADOR?
12) O que é um atleta de alto rendimento?
13) Quais são caracteristicas basicas para se tornar um atleta de alto rendimento?
14) Qual a relação entre jogos eletrônicos e educação física?
15) Como os jogos eletronicos podem contribuir para atividade física?
16) Qual a diferença do Jogador e o Atleta de jogos eletrônicos?