quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Atividade de Educação Física. Turmas: 2ºanos.A,B,C,D,E,F. Prof. Luciana

 

 

São Paulo, 30 Setembro de 2020.

E.E Maria Montessori.

Atividade de Educação Física.

Turmas:   2ºanos.A,B,C,D,E,F.

Prof. Luciana

Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.

ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.

  Educação Física 3º Bimestre.

Data de entrega: 07/10/2020.

 

Queridos alunos, todos bem?

Segue as atividades para nosso processo de avaliação do 3° Bimestre. Peço por gentileza encaminharem para o e-mail acima na data estipulada.

 

 

3° BIMESTRE

Data para entrega 07/10/2020

 

TEMA: CORPO, SAÚDE E BELEZA

As propostas terão a finalidade de identificar e reconhecer em seus próprios hábitos de vida os fatores de risco para as doenças hipocinéticas e a relação entre baixos níveis de atividade física e doenças hipocinéticas. O objetivo é compreender os riscos de uma vida sedentária, optando por um estilo de vida saudável.

 

ATIVIDADE 1 - DOENÇAS HIPOCINÉTICAS

Nos bimestres anteriores, estudamos as relações entre os níveis de atividades físicas e do exercício no desenvolvimento das capacidades físicas. Vocês realizaram testes, para após sessões de treinos, fazer os comparativos. Construímos circuitos para que soubessem organizar os treinos e melhorar sua performance. Neste tema, vamos aprofundar nosso conhecimento sobre as doenças hipocinéticas. Você sabe do que estamos falando?

*        Você já ouviu falar sobre as doenças hipocinéticas, suas causas e conseqüências? Registre o que sabe.

 

ATIVIDADE 2 - FATORES DE RISCO MODIFICÁVEIS

Você sabe como identificar as doenças hipocinéticas? Como preveni-las? Faça uma pesquisa sobre essas doenças. Abaixo indicamos algumas fontes, entre outras que podem ser utilizadas:

 

 

Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas.

Fonte: Gualano, B. Tinucci, T. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 25, p. 37-43, 2011.Disponível em: http://www.scielo/br/pdf/rbefe/v25nspe/05.pdf

 

 

Sedentarismo. Fonte: Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nrWnNO95UmI&feature

 

 

Diabetes tipo 2 e sedentarismo - Dicas de Saúde.

Fonte: Drauzio Varella. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bH1itLcmxWQ&feature=youtu.be

 

 

Osteoporose em 6 perguntas - Marise Lazaretti.

Fonte: Drauzio Varella. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=YnjC6mZGQwA

 

 

Sarcopenia.

Fonte: Envelhecer com Saúde. Disponível em: https://youtu.be/i3usYPfQJgE

 

 

Diferença entre Arteriosclerose e Aterosclerose.

Fonte: Dr. Roderick. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-BchM-bxYLc

 

 

ATIVIDADE 3 - Agora que você já leu os textos e assistiu aos vídeos, responda em seu caderno:

 

*      Escreva aqui seus hábitos relacionados à atividade física. Quais favorecem sua saúde e quais são prejudiciais?

*      Talvez nem todas as maneiras de se exercitar propostas no vídeo “Sedentarismo” sejam adequados para você ou para onde mora. Então, quais estratégias podem ser adotadas pensando nos seus interesses, no local em que você mora e na sua rotina diária para o controle dos fatores de risco?

*      Pesquise na sua família se tem alguém com doenças hipocinéticas. Responda usando o quadro a seguir: ↓↓↓

 

Ficha pessoal de fatores de risco à saúde

Doenças hipocinéticas na família

Fatores de risco na vida cotidiana

 

(  )Diabetes

(  )Tabagismo

(  ) Obesidade

(  ) Alcoolismo

(  ) Colesterol elevado

(  ) Sedentarismo

(  ) Pressão alta

(  ) Estresse

(  ) Acidente vascular cerebral

(  ) Alimentação inadequada

(  ) Doenças do coração

(  ) Outros

(  ) Outras doenças circulatórias

 

IMC (em kg/m2)

Circunferência da cintura (em cm)

Igual ou superior a 27

(  ) Superior a 102 para o sexo masculino

(  ) Superior a 88 para o sexo feminino

         Atividades físicas habituais

Inativo (  )

Pouco ativo (  )

Fonte: SEE. Caderno do Professor - São Paulo faz escola: 2º Ensino Médio. SP. v2 p. 38 – 2014. 4.

 

*      Quais fatores de risco são modificáveis e quais são os não modificáveis? Para responder essa questão, acesse e leia o capítulo 5, pág. 8 a 13, do Manual Técnico de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar. Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10001021631.pdf

*      Discuta com a família como vocês podem melhorar a qualidade de vida.

 

ATIVIDADE 4 – MUDANDO HÁBITOS E CONSCIENTIZANDO A COMUNIDADE ESCOLAR

Praticar atividades físicas é uma escolha muito importante. Elas nos ajudam a conquistar uma vida melhor e muito mais saudável, além de evitar a obesidade e as doenças hipocinéticas. Sendo assim, é importante escolher atividades físicas que sejam prazerosas e que não representem um estresse adicional à sua vida. Já pensamos sobre os hábitos que favorecem nossa saúde e os que são prejudiciais, e sabemos que a atividade física tem grande importância na melhoria e manutenção da qualidade de vida, porém outros hábitos considerados saudáveis devem ser acrescidos à prática regular da atividade física. São os fatores modificáveis que podemos controlar. Agora que você conhece um pouco mais sobre as doenças hipocinéticas, fatores de risco e obesidade, construa um material em recurso áudio visual para convencimento da população sobre o tema. Você pode ajudar muita gente com este vídeo. Bom trabalho!

 

Para saber mais: Efeitos do Narguilé e do Álcool

Narguilé

O narguilé é um objeto usado para fumar tabaco e outras substâncias. O uso do artefato tem efeitos prejudiciais sobre o sistema respiratório, o sistema cardiovascular e a cavidade bucal, inclusive os dentes. Com o passar do tempo, o fumante terá incidência de doenças pulmonares. Já foi comprovado que a fumaça emitida diretamente do narguilé contém substâncias tóxicas. Normalmente, a queima do carvão é usada como fonte de calor nos narguilés e a fumaça contém produtos tóxicos emitidos tanto pelo carvão quanto pelo produto de tabaco, incluindo os aromatizantes. Assim, a composição do carvão e a do tabaco podem influenciar o conteúdo tóxico da fumaça. Estudos laboratoriais realizados durante a última década, com uso de modernos métodos analíticos e máquinas confiáveis de geração de fumaça e protocolos de amostragem, começaram a elucidar o conteúdo tóxico da fumaça do narguilé. Foram identificados diversos carcinógenos e substâncias tóxicas. Outros fatores que influenciam o conteúdo tóxico da fumaça de narguilé são a topografia das tragadas (ou seja, o número de tragadas dadas, o volume da tragada, a duração das tragadas e o intervalo entre as tragadas consecutivas). Evidências mostram que o consumo de tabaco em narguilé talvez esteja associado aos cânceres bucais, de esôfago e de pulmão e, provavelmente, aos cânceres gástricos e de bexiga. Também existem evidências de associações com doença respiratória, doença cardiovascular, doença periodôntica, baixo peso ao nascer, rinite perene, infertilidade masculina, refluxo gastresofágico e danos à saúde mental.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) - Ministério da Saúde. Uso do Narguilé: efeitos feitos sobre a saúde, necessidades de pesquisa e ações recomendadas para legisladores.

Disponível em: https://apps.who.int/iris/bits-tream/handle/10665/161991/9789241508469-por.pdf;jsessionid=1F4BEBDAF

 

Álcool

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países que mais consomem bebidas alcoólicas na América Latina. Os adolescentes são grande vítima desse problema. Com o passar dos anos, tanto os meninos como as meninas começam a beber mais cedo.

Álcool e drogas na adolescência: “O álcool na adolescência é extremamente desaconselhável porque o sistema nervoso central do jovem ainda está se desenvolvendo, além da possibilidade de atrapalhar seu amadurecimento normal pode causar alterações no desenvolvimento da personalidade e prejudicar funções como memória e atenção. Por sua vez, esses prejuízos podem levar a dificuldade de aprendizagem e piora no desempenho escolar. De acordo com um recente estudo realizado da Finlândia, adolescentes que bebem em excesso tendem a ter menos massa cinzenta no cérebro, que é a estrutura responsável pela memória, tomada de decisões e autocontrole.”

Fonte: BarsaSaber. Álcool e Drogas na Adolescência.

Disponível em: http://bra-sil.planetasaber.com/theworld/monographics/seccions/cards/default

 

Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.

Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que possamos fechar nosso bimestre.

 

Bom trabalho.

E-mail: Prof.luedfisica@yahoo.com.br

. Atividade de Educação Física. Turmas: 7°C Prof.Luciana

 

São Paulo,30 Setembro de 2020.

E.E Maria Montessori.

Atividade de Educação Física.

Turmas: 7°C

Prof. Luciana

Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.

Coloca nome, nº e serie.

 Data da entrega 07/10.

Atividade p/ nota e presença do 3° Bimestre.

Parte I.

ATIVIDADE 1 – CURIOSIDADES SOBRE A G.R.

Agora que você já retomou suas experiências referente à Ginástica Rítmica, propomos alguns textos para auxiliar sua compreensão.

 

 

TEXTO 1

A Ginástica Rítmica (G.R.) é um esporte com muitas possibilidades, pois possui movimentos corporais que combinam elementos do balé clássico. São realizados com harmonia e leveza, e devem ser coordenados com o manejo dos aparelhos próprios deste esporte. Seus gestos são realizados em consonância ao ritmo de uma música. Em seu histórico, já foi chamado de Ginástica Moderna, posteriormente de Ginástica Rítmica Moderna, de Ginástica Rítmica Desportiva, até finalmente ser reduzido para Ginástica Rítmica em 2003. Seus elementos são: corda, arco, bola, maças e fitas.

 

TEXTO 2

Palcos... é assim que eu vejo! Olhares concentrados, movimentos alternados... cores sob um espetáculo! Ao reproduzir um espetáculo que vos apreciem.

 Melancolia... alegria... são tantos sentimentos no ar, que logo começo a me movimentar, sempre com as faíscas em meu olhar e nos olhares alheios.

O começar do “show”, exaltado em minutos, toda a rotina exaustiva de treinos e dedicação. Exibições de alongamentos e equilíbrios, músicas e espelhos, onde os olhares se aproximam. O “se” aprimorar e o “se” preparar, para saltos efusivos[1] e convincentes, ginásticas e giros no ar... de pontas no pé, movimentando de forma sincronizada, encontrando aos que estão ao lado, a leveza da dança e o equilíbrio da alma.

Palcos, é assim que eu vejo! Luzes, vozes, firmeza, determinação... a forma como o meu braço se movimenta e encontra-se com o braço do companheirismo, a leveza em suas acrobacias e o pontear dos pés, formando com fitas e arcos, uma imensa magia. Palcos... laços que criamos, o qual só tenho a me orgulhar.

Sorrisos e companheiras que sempre irei levar com a mesma leveza, como uma pena no ar.

Autor: Jobel Cavalcante da Silva PCNP de Língua Portuguesa -Diretoria de Ensino Região Votorantim [1] efusivo (e. fu.si. vo) adj. 1. Em que há efusão. 2. Que é expansivo. 3. Que é entusiasta, veemente, fervoroso (BECHARA,2011).

 

Após a leitura dos textos, responda às questões:

*      Quais são as semelhanças entre o 1º e 2º texto? Explique destacando um trecho.

*      Quais movimentos da G.R. são citados? Explique com uma parte do texto.

*      Em relação aos sentimentos da atleta expressos no 2° texto, quais foram melhores descritos, possibilitando maior percepção? Explique com trechos do texto.

 

 

ATIVIDADE 3 – AMPLIANDO O SEU CONHECIMENTO.

Vamos fazer uma pesquisa sobre a G.R.? Escolha um tema

A pesquisa deverá conter textos, imagens e até desenhos sobre o esporte. Para auxiliar sua atividade, recomendamos o site oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ginástica Rítmica.

 Disponível em : https://www.cbginastica.com.br/ginastica-ritmica

 

Roteiro para a pesquisa

 

Tema 1 – Os principais gestos técnicos e movimentos da Ginástica Rítmica: Quais são eles? Quais são as suas características? Como devem ser realizados? Qual é a relação dos gestos com a música? Quais aparelhos são utilizados?

Tema 2 – As regras específicas que compõem a Ginástica Rítmica: Quais são os tipos de competição e de categorias existentes? Qual é o local de treino e de competição?

 

Tema 3 – Os elementos/aparelhos que caracterizam a Ginástica Rítmica: Quais são? Qual é a vestimenta utilizada?

Tema 4 – A valorização dos aspectos artísticos na Ginástica Rítmica.

 

Tema 5 – Como a Ginástica Rítmica tornou-se um Esporte Olímpico?

ATIVIDADE 4 – EXPERIMENTANDO A G.R.

 

Parte 1: Faça uma pesquisa sobre as possibilidades de confecção dos aparelhos que compõe a G.R. deverá criar pelo menos dois aparelhos obrigatórios. Nesta atividade, o importante é ser criativo!

Parte 2: Chegou o momento de experimentar e identificar os principais movimentos da G.R. Vamos utilizar os materiais que vocês criaram e explorar suas possibilidades de movimentos; Dica: Procure se lembrar dos movimentos básicos de: equilíbrio, giros, saltos, acrobacias, arremessos e lançamentos já vivenciados anteriormente.

 3° BIMESTRE – Data para entrega 08/10

PARTE 2 – SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - BOLICHE E BOCHA

 CONHECENDO UM POUCO MAIS. Agora iremos aprender sobre os esportes de precisão: Bocha e Boliche. A propósito, você já conhece os esportes Bocha e Boliche? Já os praticou na escola ou fora dela? Conhece os objetivos deste esporte?

O Boliche é um esporte que, com o auxílio de uma bola pesada, tem como principal objetivo a derrubada de 10 pinos dispostos em uma formação triangular que se encontram do lado oposto de uma pista. Este esporte é tido como um entretenimento milenar, pesquisas arqueológicas revelam que o esporte já era praticado no Egito, pois foram encontrados pinos e bolas em tumbas. É um esporte presente nos Jogos Pan Americanos desde 1991 e recebe apoio do Comitê Olímpico Internacional. Caracteriza-se também por propiciar muita diversão aos praticantes. Para muitos adeptos, tornou-se um lazer de fim de semana.

Já a Bocha é um esporte que surgiu no Império Romano e foi difundido entre os povos devido à dominação dos exércitos militares. Hoje é um esporte que atrai desde as crianças até os idosos. O seu objetivo é o lançamento de bolas para uma maior aproximação de um determinado ponto.

*      Agora que você já aprendeu alguns aspectos relacionados ao histórico da Bocha e do Boliche, iremos fazer uma pesquisa sobre esses esportes. A pesquisa deverá conter textos, imagens e até desenhos sobre o esporte. Para fundamentar sua pesquisa, recomendamos os sites das federações e confederações dos esportes estudados.

 

ATIVIDADE 1

Roteiro para pesquisa

Boliche

Bocha

Gestos técnicos;

Movimentos;

Principais características;

Competições;

Categorias;

Aparelhos;

Elementos utilizados;

Regras;

Local de competição;

Local de treino.

 

Bom estudo!

Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.

Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que possamos fechar nosso bimestre.

 

Obrigada

Professora: Luciana

E-mail: prof.luedfisica@yahoo.com.br

WhatsApp: 99894-0458

 

 





































































 


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