São Paulo, 30 Setembro de 2020.
E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas:
2ºanos.A,B,C,D,E,F.
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.
Educação
Física 3º Bimestre.
Data de entrega: 07/10/2020.
Queridos alunos, todos
bem?
Segue as atividades
para nosso processo de avaliação do 3° Bimestre. Peço por gentileza
encaminharem para o e-mail acima na data estipulada.
3° BIMESTRE
Data
para entrega 07/10/2020
TEMA: CORPO,
SAÚDE E BELEZA
As propostas terão a finalidade de identificar e
reconhecer em seus próprios hábitos de vida os fatores de risco para as doenças
hipocinéticas e a relação entre baixos níveis de atividade física e doenças
hipocinéticas. O objetivo é compreender os riscos de uma vida sedentária,
optando por um estilo de vida saudável.
ATIVIDADE 1 -
DOENÇAS HIPOCINÉTICAS
Nos bimestres anteriores, estudamos as relações entre
os níveis de atividades físicas e do exercício no desenvolvimento das
capacidades físicas. Vocês realizaram testes, para após sessões de treinos,
fazer os comparativos. Construímos circuitos para que soubessem organizar os
treinos e melhorar sua performance. Neste tema, vamos aprofundar nosso
conhecimento sobre as doenças hipocinéticas. Você sabe do que estamos falando?
Você já ouviu falar sobre as doenças
hipocinéticas, suas causas e conseqüências? Registre o que sabe.
ATIVIDADE 2 - FATORES DE RISCO
MODIFICÁVEIS
Você sabe como identificar as doenças hipocinéticas?
Como preveni-las? Faça uma pesquisa sobre essas doenças. Abaixo indicamos
algumas fontes, entre outras que podem ser utilizadas:
Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Fonte: Gualano, B. Tinucci, T. Sedentarismo, exercício físico e
doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo,
v. 25, p. 37-43, 2011.Disponível em: http://www.scielo/br/pdf/rbefe/v25nspe/05.pdf |
Sedentarismo. Fonte: Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nrWnNO95UmI&feature |
Diabetes tipo 2 e sedentarismo - Dicas de Saúde. Fonte: Drauzio Varella. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bH1itLcmxWQ&feature=youtu.be |
Osteoporose em 6 perguntas - Marise Lazaretti. Fonte: Drauzio Varella. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=YnjC6mZGQwA |
Sarcopenia. Fonte: Envelhecer com Saúde. Disponível em: https://youtu.be/i3usYPfQJgE |
Diferença entre Arteriosclerose e Aterosclerose. Fonte: Dr. Roderick. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-BchM-bxYLc |
ATIVIDADE 3 - Agora que você já leu
os textos e assistiu aos vídeos, responda em seu caderno:
Escreva aqui
seus hábitos relacionados à atividade física. Quais favorecem sua saúde e quais
são prejudiciais?
Talvez nem
todas as maneiras de se exercitar propostas no vídeo “Sedentarismo” sejam
adequados para você ou para onde mora. Então, quais estratégias podem ser
adotadas pensando nos seus interesses, no local em que você mora e na sua
rotina diária para o controle dos fatores de risco?
Pesquise na sua
família se tem alguém com doenças hipocinéticas. Responda usando o quadro a
seguir: ↓↓↓
Ficha pessoal de fatores de risco à saúde |
|
Doenças
hipocinéticas na família |
Fatores de
risco na vida cotidiana |
( )Diabetes |
( )Tabagismo |
( ) Obesidade
|
( )
Alcoolismo |
( )
Colesterol elevado |
( )
Sedentarismo |
( ) Pressão
alta |
( ) Estresse |
( ) Acidente
vascular cerebral |
( )
Alimentação inadequada |
( ) Doenças
do coração |
( ) Outros |
( ) Outras
doenças circulatórias |
|
IMC (em kg/m2) |
Circunferência
da cintura (em cm) |
Igual ou superior a 27 |
( ) Superior
a 102 para o sexo masculino |
( ) Superior
a 88 para o sexo feminino |
|
Atividades físicas habituais |
|
Inativo ( ) |
|
Pouco ativo (
) |
Fonte: SEE. Caderno do Professor -
São Paulo faz escola: 2º Ensino Médio. SP. v2 p. 38 – 2014. 4.
Quais fatores
de risco são modificáveis e quais são os não modificáveis? Para responder essa
questão, acesse e leia o capítulo 5, pág. 8 a 13, do Manual Técnico de Promoção
da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar. Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10001021631.pdf
Discuta com a
família como vocês podem melhorar a qualidade de vida.
ATIVIDADE 4 –
MUDANDO HÁBITOS E CONSCIENTIZANDO A COMUNIDADE ESCOLAR
Praticar atividades físicas é uma escolha muito
importante. Elas nos ajudam a conquistar uma vida melhor e muito mais saudável,
além de evitar a obesidade e as doenças hipocinéticas. Sendo assim, é
importante escolher atividades físicas que sejam prazerosas e que não
representem um estresse adicional à sua vida. Já pensamos sobre os hábitos que
favorecem nossa saúde e os que são prejudiciais, e sabemos que a atividade
física tem grande importância na melhoria e manutenção da qualidade de vida,
porém outros hábitos considerados saudáveis devem ser acrescidos à prática
regular da atividade física. São os fatores modificáveis que podemos controlar.
Agora que você conhece um pouco mais sobre as doenças hipocinéticas, fatores de
risco e obesidade, construa um material em recurso áudio visual para
convencimento da população sobre o tema. Você pode ajudar muita gente com este
vídeo. Bom trabalho!
Para saber
mais: Efeitos do Narguilé e do Álcool |
Narguilé O narguilé é um objeto usado para fumar tabaco e outras substâncias. O
uso do artefato tem efeitos prejudiciais sobre o sistema respiratório, o
sistema cardiovascular e a cavidade bucal, inclusive os dentes. Com o passar
do tempo, o fumante terá incidência de doenças pulmonares. Já foi comprovado
que a fumaça emitida diretamente do narguilé contém substâncias tóxicas.
Normalmente, a queima do carvão é usada como fonte de calor nos narguilés e a
fumaça contém produtos tóxicos emitidos tanto pelo carvão quanto pelo produto
de tabaco, incluindo os aromatizantes. Assim, a composição do carvão e a do
tabaco podem influenciar o conteúdo tóxico da fumaça. Estudos laboratoriais
realizados durante a última década, com uso de modernos métodos analíticos e
máquinas confiáveis de geração de fumaça e protocolos de amostragem,
começaram a elucidar o conteúdo tóxico da fumaça do narguilé. Foram
identificados diversos carcinógenos e substâncias tóxicas. Outros fatores que
influenciam o conteúdo tóxico da fumaça de narguilé são a topografia das
tragadas (ou seja, o número de tragadas dadas, o volume da tragada, a duração
das tragadas e o intervalo entre as tragadas consecutivas). Evidências
mostram que o consumo de tabaco em narguilé talvez esteja associado aos
cânceres bucais, de esôfago e de pulmão e, provavelmente, aos cânceres
gástricos e de bexiga. Também existem evidências de associações com doença
respiratória, doença cardiovascular, doença periodôntica, baixo peso ao
nascer, rinite perene, infertilidade masculina, refluxo gastresofágico e
danos à saúde mental. Fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
- Ministério da Saúde. Uso do Narguilé: efeitos feitos sobre a saúde,
necessidades de pesquisa e ações recomendadas para legisladores. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bits-tream/handle/10665/161991/9789241508469-por.pdf;jsessionid=1F4BEBDAF |
Álcool Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os
países que mais consomem bebidas alcoólicas na América Latina. Os
adolescentes são grande vítima desse problema. Com o passar dos anos, tanto
os meninos como as meninas começam a beber mais cedo. Álcool e drogas na adolescência: “O álcool na adolescência é
extremamente desaconselhável porque o sistema nervoso central do jovem ainda
está se desenvolvendo, além da possibilidade de atrapalhar seu amadurecimento
normal pode causar alterações no desenvolvimento da personalidade e
prejudicar funções como memória e atenção. Por sua vez, esses prejuízos podem
levar a dificuldade de aprendizagem e piora no desempenho escolar. De acordo
com um recente estudo realizado da Finlândia, adolescentes que bebem em
excesso tendem a ter menos massa cinzenta no cérebro, que é a estrutura
responsável pela memória, tomada de decisões e autocontrole.” Fonte: BarsaSaber. Álcool e Drogas na Adolescência. Disponível em: http://bra-sil.planetasaber.com/theworld/monographics/seccions/cards/default |
Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em
movimento.
Não esqueça a data da entrega que é de muita
importância para que possamos fechar nosso bimestre.
Bom
trabalho.
E-mail:
Prof.luedfisica@yahoo.com.br