segunda-feira, 22 de junho de 2020

SOCIOLOGIA (ADRIANO) 2°A,B,C,D,E - ENTREGA 29/06/2020, Novo


SOCIOLOGIA: TEMA II (CULTURA E COMUNICAÇÃO DE MASSA)

Entre o final do século XIX e o início da Primeira Guerra Mundial ocorreram algumas mudanças como o aumento do número de pessoas alfabetizadas, melhores condições de vida e desenvolvimento tecnológico que possibilitaram o surgimento de novos pensamentos e estilos de vida. Nesse contexto, ocorreu a penetração dos meios de comunicação em massa com uma configuração cultural específica que difere das manifestações culturais anteriores.
A característica mais imediata que diferencia a cultura de massa do que era produzido anteriormente é o alcance que esta tem possibilitada pela sua difusão em larga escala através dos diferentes meios de comunicação (rádio e televisão). Atingindo um número de pessoas cada vez maior e como jamais havia ocorrido. As manifestações artísticas e culturais vão ganhando novos contornos constituindo a indústria cultural.
O próprio termo “indústria cultural” demonstra a ideia de que assim como as indústrias fabricam determinados produtos (móveis, sapatos, refrigerantes, etc.), a produção em massa de bens culturais estava visando o consumo em grande quantidade, geração de lucros e adesão ao sistema dominante.

CULTURA DE MASSA

A cultura de massa teria impacto na sociedade ao produzir uma homogeneização dos indivíduos. Esse comportamento ocorreria, pois, ao conseguirem atingir um número de pessoas muito maior, os meios de comunicação fazem a difusão de modelos planificados de cultura reproduzindo padrões homogêneos e não levando em consideração as diferentes possibilidades de configuração de gostos e identidades. O “público consumidor” é visto assim, como uma “massa” homogênea.
Haveria então um obstáculo ao desenvolvimento do espírito racional, pois nesse processo de transformação da arte e cultura em mercadoria – e, portanto, sujeito as leis comerciais de procura e demanda – os produtos comerciais ofertados são respostas da vontade imediata de um público cada vez mais passivo e desencorajado a procurar novas experiências, como na arte erudita e popular. Ele consome o que é ofertado e tem comportamento acrítico diante das demandas.
Utilizando como estratégia o uso de apelos visuais e estéticos, seria possível conduzir os “consumidores” dessa cultura a uma espécie de fuga da realidade em direção a um mundo fantasioso de lazer e diversão. Essa fuga da realidade é apontada como um elemento de alienação que faz com que o indivíduo aceite a exploração capitalista.
Walter Benjamin (1886-1940) ponderou que a indústria de massa era responsável por tornar a arte mais acessível a um maior número de pessoas, não ficando mais restrita as classes sociais mais privilegiadas. Com a arte e a cultura chegando a um número maior de pessoas, haveria o desenvolvimento do conhecimento. Conclui-se, portanto que nesse processo descrito acima há, por um lado a massificação da cultura, mas por outro lado a ampliação do acesso aos bens culturais.



A partir do texto: Cultura e cultura de massa. Desenvolva:

1.Um trabalho de montagem para entregar;

2. Poderá ser feito em grupos (Máximo 4 pessoas), individual ou em duplas, trios, etc...

3. Montar um outdoor, capa de revista ou cartaz, que expresse através de imagens ícones do consumismo e da produção em grande escala.

4. Poderão ser utilizados um conjunto de imagens de produção que representam a ideia de consumo em grande escala, ou de vulgarização da produção de bens ou ideias para consumo das massas.

5. Esta montagem deverá representar uma ideia, uma forma de chamar a atenção para que aquela produção seja consumida por grande quantidade de pessoas.

6. O trabalho deverá ser entregue no dia 29/06/2019. Basta que apenas 1 aluno envie o trabalho com o nome dos participantes;

Exemplo para a criação da atividade:


Ao analisamos esta capa da Revista Vogue (Anos 80), percebemos que ela busca manter um padrão de elegância e charme ao mesmo tempo que dialoga com o novo. A mulher moderna é aquela que sabe ser refinada, mas ao mesmo tempo é sedutora, pertencente a vida urbana. Traz consigo uma ideia de empoderamento feminino, mas é claro sempre ligado aos seus produtos. A mulher moderna é aquela que consome Vogue.
A imagem traz a legenda (Hot weather holidays - Férias de clima quente).



A ideia do trabalho é fazer uma montagem como está ao lado, expressando ícones da cultura de massa. Imagens que representam uma dominação ideológica pelo consumismo.

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