Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA
Alunos e alunas,
A aula de hoje vai ter continuidade na próxima semana com alguns exercícios sobre coesão. Hoje, vamos aplicar a teoria e um exercício para reforçar o conteúdo da aula.
Um texto precisa apresentar ideias bem articuladas para formar um todo coerente. No texto, o uso de determinados recursos de ligação entre as partes deixa claro a sua progressão, o que auxilia na defesa do tema proposto de uma redação do Enem.
Esses elementos de ligação, que chamamos de recursos coesivos, são os responsáveis por construir a argumentação na superfície do texto.
Agora, vamos dar início a explicação do conteúdo com um exercício. Na próxima semana, vou aplicar uma lista de exercícios para colocarmos em prática o uso da coesão em nossos textos.
O que é coesão?
Coesão é a estratégia de conexão das partes do texto. Seria a porção microscópia da nossa redação. Garantir que as
palavras estejam bem conectadas em uma progressão de compreensão simples é garantir a coesão. O corretor não espera
um texto cortado por frases soltas, sem conjunção ou um elemento de retomada. Ele espera que você saiba empregar os
termos disponíveis na língua a fim de garantir a amarração do parágrafo, estruturalmente falando.
Como faz a coesão?
A resposta é simples: basicamente, empregando pronomes, conjunções, sinônimos e outros elementos textuais de
retomada. Lembre-se de que - em um texto dissertativo para a prova do Enem ou concurso – não é conveniente deixar
as frase soltas, deixando que o corretor tenha capacidade de conectá-las.
Coesão referencial (ou remissiva)
É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outra já citado (anáfora) ou ainda a ser
citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a
seguir
Coesão por substituição gramatical
Ocorre quando, gramaticalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Para a efetivação dessas remissões,
são empregados, em geral, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
EXEMPLOS:
- O mundo moderno é profundamente marcado pela dualidade. Ele é, simultaneamente, cada vez mais simples e, por
isso, cada vez mais complexo.
O pronome “ele” em destaque, substitui “o mundo moderno”, citado antes. (coesão por pronome)
- O grande problema é este: a infantilização do adulto moderno.
Repare que o pronome “este” anuncia a ideia do adulto moderno.
- A casa era por aqui... Onde? Procuro a e não acho. (Manuel Bandeira)
Dessa forma, uma substituição gramatical – que foi retomada por um pronome.
Coesão por reiteração (referencial)
Ocorre quando, lexicalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Pode-se estabelecer por exemplo, por
meio de sinônimos, hipônimos, hiperônimos e expressões nominais.
Coesão por hipônimo e hiperônimo.
Hipônimos – especifico Cardiologista
Hiperônimo – Genérico Médico
Texto 1
Peixe-boi: história e lenda
É provável que o peixe boy tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos
com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava
os pescadores a temerem o animal.
Sempre a coesão por hipônimo e hiperônimo começa do especifico para o genérico.
O termo peixe-boi é um hipônimo, retomado pelos hiperônimos mamífero e animal. Como há três termos na relação,
o termo médio mamífero é hiperônimo em relação a peixe boi, mas hipônimo em relação a animal. O comum é que a
retomada de um termo se dê pelo hiperônimo e não pelo hipônimo. Como o termo mais especifico já foi introduzido,
retomá-lo pelo termo mais genérico não prejudica a legibilidade.
Veja o exemplo:
Texto 2
É provável que o animal tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com
o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os
pescadores a temerem o peixe-boi.
Substituição por sinônimo
Exemplo:
Uma menininha correu ao meu encontro. A garota abraçou me efusivamente.
Substituição por numeral
Exemplo:
O porta-voz militar norte-americano disse que dois soldados nigerianos das forças multinacionais e três marines foram
atingidos nos combates ontem. Os primeiros foram mortos e os segundos ficaram gravemente feridos. ( Folha de S.
Paulo, 26/2/93).
Exercício
1 Leia o texto abaixo e identifique os termos de coesão no texto e classifique que tipo de coesão se deu.
Graças a Deus eu não experimentei a força e eficiência do air bag, pois nunca fui vítima de um acidente. Mas sou
totalmente a favor do equipamento. Jamais soube de casos em que pessoas que dirigiam um carro com esse dispositivo
tiveram um ferimento grave. (...)
Na compra de um automóvel, o brasileiro deve levar em conta os diversos parâmetros de segurança, e não somente a
disponibilidade do air bag. Este último item, sozinho, não pode ser considerado o “salvador da pátria.”
(Istoé, 1996)
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 10 de julho de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário