sexta-feira, 10 de julho de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portugesa                                            Série: 8°B - 8°C

Alunos e alunas;

A aula de hoje a a próxima, vamos trabalhar com gêneros textuais como: a charge, o cartum, a caricatura e o podcast.  Nessas aulas, vamos estudar três gêneros textuais que usam criatividade para provocar risos e a reflexão: a charge, a caricatura e o cartum.

   LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA (HÍBRIDA)

Linguagem verbal: É aquela que faz uso da língua, ou seja, vale se de palavras para comunicar. Ela pode ser escrita ou falada. Observe o texto abaixo, em que se utiliza exclusivamente a linguagem verbal.

Um louco se vira pro vizinho de quarto e comenta:
- Estou tentando ouvir o rádio, mas ele não dá sinal de vida. Você mexeu nele?
- Mexi, sim. Ele estava muito sujo, achei melhor lavá-lo.
- Ah! Vai ver que você afogou o locutor!
                                                                            (ZIRALDO. As aventuras do bichinho da mçã)

Linguagem não verbal: É aquela que se serve de imagens, sons, gestos, símbolos, cores, posturas corporal, entre outros recursos, como forma de comunicação.

Veja um exemplo:

Blog do Cartunista Arionauro | Lixo na rua, Aquecimento global ...

A imagem acima é um exemplo de linguagem não verbal. Apesar não utilizar nenhum enunciado (frases), ela passa uma comunicação para o leitor da charge: o perigo de jogar lixo nas vias públicas.

Observaram que apenas uma imagem  pode passar uma comunicação para o enunciatário?  Se essa imagem, seja qual for, ela estiver organizada dentro do seu objetivo social e for capaz de passar uma comunicação, ela se torna um texto não verbal.

Linguagem mista ou híbrida: É aquela que se caracteriza pelo uso simultâneo de linguagem verbal e não verbal no mesmo texto como meio de comunicação. As histórias em quadrinhos, as tirinhas, as charges e os cartuns são exemplos de gêneros textuais em que há, muitas vezes, uma linguagem híbrida. Leia a charge ao lado e perceba que o sentido se constrói graças ao diálogo entre os personagens que fazem parte do enunciado da charge.


Charges - Noticiantes


Aluno e alunas,

Notaram que essa charge tem dois personagens, um menino fantasiado e outro o mosquito da dengue?
O personagem fantasiado de Chapolin  elogia o mosquito pensando que seria uma pessoa fantasiada de dengue, mas no segundo balãozinho temos uma ironia, não se trata de uma fantasia, mas sim do mosquito da dengue. Esse é o objetivo de uma charge. Trazer uma informação para o leitor usando de ironia.

Na próxima, vamos dar continuidade sobre esse gênero textual.

PRÓXIMA POSTAGEM -   13 de julho de 2020

Um comentário: